Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2009 - 11h01

Aparelho pequeno para projeção faz imagem forte

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S. Paulo

O M109S da Dell é portátil, mas nem tanto, e usa esse espaço a mais ao seu favor. Maior que o MPro110, da 3M, ele não cabe no bolso, mas faz imagens melhores e funciona em ambientes com um pouco de luz.

Divulgação
Projetor M109S da Dell não cabe no bolso, mas isso a seu favor: usa LED como fonte de luz, obtém imagens fortes, que vão longe
Projetor M109S da Dell não cabe no bolso, mas isso a seu favor: usa LED como fonte de luz, obtém imagens fortes, que vão longe

Com resolução de 800x600, ele usa LEDs como emissores de luz, tem brilho de 50 lumens (um projetor maior tem cerca de 2.000) e contraste de 800:1 (contra os 80:1 do MPro110). Na prática, isso significou imagens fortes e que chegam longe. Foi bom o resultado do teste de execução de vídeos, já que ele trabalha bem as cores e o contraste das imagens exibidas.

As imagens vão de 15 a 60 polegadas, e a distância entre projetor e parede vai de 0,6 a 2,4 metros. Uma desvantagem do produto é que ele só funciona ligado na tomada. Além disso, os fios adicionados ao aparelho quase dobram seu peso.

O aquecimento do aparelho começou a incomodar após 30 minutos de uso e a Dell recomenda que os usuários deixem o ventilador de resfriamento ligado antes do desligamento total. O pequeno ventilador não faz barulho que incomode.

Um fio central faz toda a conexão do projetor. Ele tem várias entradas (como VGA e composto) e funcionou bem com um laptop e um DVD. Mas esse fio que segura as conexões (inclusive com a tomada) falha bastante, o que interrompe a projeção algumas vezes.

O ajuste do foco é simples e feito com um botão giratório. Segundo o fabricante, o aparelho é vendido por R$ 1.599.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página