quinta-feira, 25 de setembro de 2014

É o fim, mas também o começo...


Faz muito tempo que não passo por aqui, mas é porque durante esse período que estive afastada muitas coisas aconteceram, tanto boas quanto ruins.

Acredito que nossa vida seja feita de ciclos, alguns passam rápidos, outros duram muito tempo e neste final de semana eu encerro um ciclo da minha vida que durou 13 anos, estarei realizando o meu último casamento como profissional de festas.

Durante esses anos vivi muitos momentos felizes, ajudei muitas pessoas a realizarem seus sonhos, vi também algumas frustrações, Vi um mercado que cresceu e evoluiu, vi profissionais e empresas crescerem e vi outras fecharem as portas.

Eu também cresci, amadureci, aprendi muito e sou grata a todas as oportunidades que o mercado de festas me deu, porém chega uma hora que queremos e precisamos avançar, Já há algum tempo que eu andava descontente - não com os clientes, pois sempre gostei desse contato direto e que por vezes parece tão intimo -  mas por sentir que neste mercado infelizmente conta mais a roupa que se usa do que o conhecimento que se tem, e foi então que decidi explorar novos caminhos e depois de uma longa busca finalmente encontrei o meu lugar.

Passei o último ano estudando e me aperfeiçoando para essa nova jornada que estou ansiosa para iniciar, deixo agora o mercado de festas mas antes quero deixar a vocês a minha última contribuição, algo que muitos esperam desde março, mas que segurei até agora porque decidi compartilhar com todos que tem interesse ao invés de vende-lo (por isso ele não estará disponível como livro impresso, mas como ebook). 

Espero que o livro Manual do Organizador de Festas (clique aqui para baixar), contribua para ampliar os conhecimentos de todos aqueles que desejam se aperfeiçoar nessa profissão.

Esse é o meu último post neste blog, mas não pretendo tirar ele do ar, pois sei que as informações que se encontram aqui pode ser valiosas para muitos profissionais, mas nessa despedida desejo a todos vocês muito sucesso e quem sabe nos encontramos por ai. :-)

Bjs

Andreza Novais





quarta-feira, 28 de maio de 2014

Relacionamento com o cliente no mercado de festas



No mundo corporativo muito se fala sobre relacionamento com o cliente, muitas planos e metas são traçados buscando aperfeiçoar a relação entre ambos, departamentos e cargos foram criados somente para pesquisar qual o real desejo do cliente e como superar suas expectativas, e isso é parte fundamental das estratégias de marketing das empresas.

Porém no mercado de festas esse trabalho ainda não está muito claro, muitos profissionais confundem relacionamento com o cliente com amizade e intimidade, quem já trabalha há algum tempo no mercado de eventos sociais sabe que como a maioria das festas trata de um momento especial em família, o atendimento ao cliente é muito pessoal e à linha entre profissional e pessoal é muito tênue.  E com isso muitos profissionais acabam avançando demais, forçando até certa intimidade e com tratamentos que nada tem de profissionais. Uma vez eu presenciei uma assessora de festas que tratava suas clientes como noivitchas.

Mas o que é na verdade relacionamento com o cliente?

Conhecido na área de marketing como CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente é um conjunto de ferramentas que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes. O CRM coloca o cliente no centro do processo dos negócios, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais.

Num mercado onde o boca a boca é fundamental para o desenvolvimento do negócio e a concorrência esta cada dia mais acirrada, estar atento às necessidades dos clientes e antecipa-los é algo que deixará sua empresa sempre à frente e se destacando das demais, mas é claro que para isso é necessário muito conhecimento, planejamento, estratégias e ferramentas apropriadas e não apenas tratando o cliente com intimidade ou achando que ele é seu melhor amigo.

Mas o eu quero incentivar hoje e o inicio de um relacionamento profissional com o cliente, reconhecendo os direitos e deveres de cada um nesta relação, fazendo com que você identifique as necessidades dele e trabalhe de forma a superar todas as suas expectativas sem invasões de privacidade ou abusos. 




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vem ai a 5ª edição do congresso Wedding Planner Brasil



O primeiro evento destinado a profissionais de eventos do Brasil foi criado em 2010 e esse ano chega a sua 5ª edição trazendo muitas novidades.

Neste ano o evento será realizado na Avenida Paulista, em pleno coração de São Paulo e está totalmente focado no conteúdo trazendo nomes já consagrados no mercado de eventos como Roberto Cohen, Andrea Nakane, Adriana Gunther e Carmem Zitta.


Programação
Dia 18
9h30 – Credenciamento
10h00 – Trajes e acessórios
12h00 - almoço
14h00 – Andrea Nakane – Segurança em Eventos
16h00 coffee break
16h20 Roberto Cohen – Festas Judaicas
18h00 encerramento

Dia 19
10h00 – Adriana Gunther – Festas de 15 anos
12h00 - almoço
14h00 – Janete Pimenta – Festa com estilo
16h00 coffee break
16h20 Carmem Zitta – Mestre de Cerimônia e Cerimonialista
18h00 encerramento

Para mais informações e inscrições clique aqui

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nova data do evento Wedding Marketing Brasil

Atenção a edição de São Paulo do Wedding Marketing Brasil, acontecerá em nova data, em breve repassaremos mais informações.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Wedding Planner Studio

Você já ouviu falar sobre wedding planner studio? 

Traduzido de forma literal o estúdio de planejamento de casamentos, têm crescido muito no mercado de festas norte americano, porém por aqui ainda é uma novidade.

Eu logo que conheci a proposta me apaixonei e pesquisei a fundo sobre o assunto, tanto que no momento estou envolvida no planejamento de um estúdio de eventos com esse perfil em SP, por isso vou compartilhar com vocês um pouco sobre como funciona esse nova forma de fazer negócios no mercado de casamentos.

Como funciona?

Em geral há duas formas de estúdio, o primeiro um escritório adaptado para atender as necessidades dos diversos segmentos do mercado de festas que atende com hora marcada e que pode ou não cobrar do cliente pela consultoria do planejamento do evento.

O segundo modelo costuma ser um galpão ou loja com diversos stands onde os fornecedores atendem por tempo integral.

Para o cliente os serviços de planejamento, ou mais conhecidos entre nos como assessoria/consultoria podem ser oferecidos de forma gratuita, ou mediante o pagamento de um valor fixo ou plano mensal.

Além disso, os fornecedores que desejam fazer parte do estúdio contribuem com uma taxa que pode ser mensal ou anual, ou há ainda aqueles estúdios que cobram uma porcentagem pelo serviço fechado, porém essa última forma de cobrança não é recomendada aos estúdios que mantém os dados dos fornecedores em seu site, por questões óbvias.

Vantagens

Para os fornecedores as vantagens de se atuar em estúdio é que além de se conseguir diminuir as despesas em estrutura de um escritório convencional, o investimento em marketing também pode ser compartilhado, para as noivas a vantagem é de se encontrar profissionais qualificados em um único local, além de possuir auxilio em todo o planejamento do evento na maioria das vezes de forma gratuita. Para  os profissionais de organização de eventos a oportunidade de continuar atendendo a noivas apenas com a consultoria sem comprometer os finais de semana e as madrugadas.

Desvantagens

As vantagens do estúdio parecem bem evidentes o que já não ocorre com as desvantagens, a mais recorrente é a de que como se recebe do fornecedor, ele passa de colega ou parceiro para cliente e será necessário atender as suas expectativas com relação a isso.
É também importante deixar claro aos noivos que o estúdio é mantido pelos fornecedores que ali estão, mas pode ocorrer em algum momento de o cliente não se agradar de algum fornecedor participante ou não encontrar ali um fornecedor que atenda ao seu perfil e neste caso é melhor levar em consideração os noivos do que comprometer o resultado do evento deles.

No geral acredito que é uma excelente oportunidade de ampliar os negócios e possuir um diferencial de atendimento.

Abaixo segue as fotos de um estúdio chamado Blu Bungalow que fica localizado em São Francisco Califórnia e também um vídeo institucional.










terça-feira, 13 de maio de 2014

Novidade Mentoring para profissionais de festas

É com grande alegria que compartilho uma novidade com vocês!

Auxiliar outros profissionais é algo que sempre me trouxe muita satisfação, poder compartilhar com outros um pouco de minha experiência é acompanhar seu desenvolvimento é sempre gratificante para mim. Porém tenho visto por ai o surgimento de diversos cursos e palestras que infelizmente não atendem as expectativas dos que participam e muitos tem chegado a mim decepcionados.

Por este motivo criamos um programa de mentoring que foi elaborado especialmente para profissionais do mercado de festas.

Mas o que é mentoring?

Mentoring é um trabalho de desenvolvimento de profissionais que vão se utilizar de da experiência e conhecimento de um profissional mais experiente para conseguir alcançar seus objetivos.

Se você está em busca de aperfeiçoar seu trabalho e conquistar seu espaço em um mercado tão competitivo, entre em contato e solicite uma apresentação do programa de Mentoring para profissionais, será um prazer para mim ajuda-lo a alcançar seus objetivos e sonhos.


terça-feira, 6 de maio de 2014

A ordem do cortejo de casamento

Uma das questões que mais geram dúvida no mundo dos casamentos é com relação a entrada da noiva e a ordem do cortejo da cerimônia. Essa com certeza é uma questão polêmica, mais eu vou apresentar aqui alguns fatos que visam elucidar essas questões.

Em primeiro lugar vamos analisar o que se diz e ensina por ai com relação a esse assunto.

A ordem do cortejo

- Quem entra primeiro o noivo e a mãe ou os pais dos noivos?

Há os que defendam que o noivo e a mãe devem ser os primeiros a entrar (conforme vemos no esquema abaixo) com a justificativa que "o noivo abre e a noiva fecha".


Outros já defendem que os pais devem entrar primeiro, justificando que eles "são os anfitriões do evento e quem pagam pela festa", o que em tempos modernos não condiz com a realidade.

E há ainda aqueles que seguem a "ordem de precedência", ou seja, do menor para o maior grau de importância, sendo assim os padrinhos entram abrindo o cortejo (conforme o esquema abaixo).


 Entrada da noiva

- E a noiva qual o lado correto????


Em alguns cortejos vemos a noiva no lado esquerdo do pai, na justificativa que é o lado que ela deve se posicionar no altar, outros preferem que a noiva entrem do lado direito pois assim o pai ou acompanhante não pisa na cauda do vestido nem no véu quando faz a entrega do noiva.



Antes de discutirmos o que é certo ou errado, vale lembrar uma regrinha básica:

"Cerimonial é flexível, protocolo é lei"

Ou seja, o cerimonial pode ser alterado conforme necessidades ou preferências, já o protocolo não pode ser alterado de forma alguma é uma lei que deve ser seguida e ponto.

Não existe protocolo com relação a ordem de entrada do cortejo ou relativo aos lados em que a noiva ou madrinhas devem entrar, existem até alguns livros que tratam sobre o assunto, eu mesma pesquisei 06 livros onde 02 informavam que a noiva entra do lado direito do pai,  02 que ela deveria entrar do lado esquerdo e os últimos 02 livros (sendo esses dos dois mais conceituados organizadores de eventos brasileiros) que tanto faz e não há regra.

Isso mesmo que você leu, mesmo a igreja católica não contém um protocolo (lei) tratando sobre esse assunto, alias no cerimonial católico nem existe entrada de cortejo, sendo assim aquele lance de assistir o casamento da novela e sair por ai dizendo que a noiva entrou do lado errado já era...rs

Isso justifica porque, pelo menos na cidade de São Paulo, cada igreja tem suas próprias regras com relação a entrada do cortejo. O que não muda, pelo menos na cerimônia cristã, é que no altar a noiva e sua família ficam posicionados do lado esquerdo e o noivo e sua família do lado direito (conforme esquema abaixo).