sábado, 24 de junho de 2017



IGUALDADE E SUPERAÇÃO


Acreditar é o verbo que nos impulsiona a viver, aliado ao fato de agir e compreender o nosso papel no mundo. Diante da gama das possibilidades  relacionadas aos estudantes com deficiência, infelizmente ainda encontramos pessoas com um discurso ultrapassado, reducionista e arraigado de preconceito, ocasionado muitas vezes pela falta de conhecimento e convivência.

É necessário que saibamos olhar a realidade por meio de um "prisma", só assim se pode ver as múltiplas facetas do ato de incluir, de saber que antes da deficiência existe uma pessoa com direitos, deveres e acima de tudo, repleta de sentimentos e sonhos. É imensurável a sensação de acompanhar o progresso de uma pessoa que apesar das limitações não desiste da caminhada.

Um exemplo que reflete orgulho e superação é o do estudante Isaac Ramos Figueredo, matriculado na Escola Estadual José Alves Quito, na cidade de Corguinho-ms. Devido á sequela de Paralisia Cerebral , o mesmo apresenta quadro de Deficiência Intelectual,  Física e Surdez e atualmente é participante de um Projeto da Fundesporte, nas modalidades de natação, na qual representará Mato Grosso do Sul nas Paraolimpíadas Escolares e Basquete com Cadeira de Rodas.


" Não diga que não somos capazes, apenas nos dê a missão".














quinta-feira, 8 de setembro de 2016

INCLUSÃO ESCOLAR


              O CONHECIMENTO É CONSTRUÍDO E PARTILHADO POR TODOS!


Corguinho (MS) – A partir do pensamento de que a inclusão escolar nunca foi tão debatida quanto nos tempos atuais, olhar e perceber o outro, enxergar possibilidades, compreender o que antes parecia incompreensível, nos faz seres humanos melhores, cientes de que a mudança que tanto almejamos deve começar por nós mesmos, e isso requer coragem, sabedoria, discernimento, mas, acima de tudo conhecimento, a equipe do Núcleo de Educação Especial (NUESP) de Corguinho promoveu atividades direcionadas para pais, professores e administrativos, demonstrando a importância do diálogo de saberes e da utilização dos espaços educadores para a concretização dos objetivos propostos.













quinta-feira, 24 de outubro de 2013

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mensagem linda!

O tijolo de Deus






Um jovem e bem sucedido executivo conduzia pela vizinhança, acelerando mais do que devia no seu novo Ferrari….De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral do Ferrari!

Travou bruscamente e fez marcha-atrás até o sítio de onde teria vindo o tijolo. Saltou do carro e agarrou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:

- Por que fizeste isso? Quem és tu? Que pensas que estás a fazer? Este é um carro novo e caro. Aquele tijolo que atiraste vai me custar muito dinheiro. Por que fizeste isto?

- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer!Implorou o pequeno menino.

- Ninguém estava disposto a parar e atender-me neste local.Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.

- É o meu irmão. Ele desceu sem o travão e caiu da sua cadeira de rodas e não consigo levantá-lo.Soluçando, o menino perguntou ao executivo:

- O senhor poderia me ajudar a recolocá-lo em sua cadeira de rodas? Ele está magoado e é muito pesado para mim.Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo “um nó imenso” dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o na sua cadeira de rodas. Tirou o seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.

- Obrigado e que Deus possa abençoá-lo – disse-lhe a grata criança.O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à casa.Foi um longo caminho de volta para o  seu Ferrari... um longo e lento caminho de volta.
Ele nunca consertou a porta amassada. Deixou amassada para se lembrar de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção...
Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações.Algumas vezes, quando nós não temos tempo de ouvir, ele tem que nos atirar um tijolo.

Fonte: http://deficienciavisualsp.blogspot.com

domingo, 2 de setembro de 2012

O educar!


O ato de educar é algo fascinante, você molda opiniões, forma personalidades e tem a decisão de ser aquele ou aquela  que faz a diferença ou ficar indiferente aos obstáculos que aparecem diante de nossos olhos sem pedir licença. Estudar, estudar e estudar, este é o "verbo" do momento o qual é preciso conjugar a cada dia para que nossas aulas sejam  comparadas pelos alunos a orquestras sinfônicas, shows e peças teatrais, não como audiência em um tribunal cujo foco é condenar ou libertar alguém. Incluir é preciso, porém antes da inclusão propriamente dita, é necessário incluir valores que em alguns momentos deixamos para trás, tais como amor, paciência, dedicação e caráter.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Em busca de igualdade. Estamos aqui! (TEXTO BASE)
“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades.”


No ano de 2012 a Fenapaes ( Federação Nacional das Apaes) propõe para o movimento uma reflexão sobre o tema da igualdade social, muito difundido por movimentos de classes e minorias étnicas, mas também é pauta das questões que envolvem defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O atual paradigma orientador da luta por direitos preconiza uma sociedade para todos que garantia um desenvolvimento positivo dos sujeitos, então nesta perspectiva a deficiência seria eliminada, pois cada sujeito estaria atendido em suas necessidades e teria garantiria de seu crescimento.

Para isso é necessário acabar com as barreiras que estigmatizam as deficiências e não abrem espaços para o desenvolvimento de habilidades e competências, fortalecendo os movimentos sociais de defesa de direitos, o investimento na criação de locais especializados no atendimento e prestação de serviços para este público, levando-se em consideração a especificidade de cada deficiência e o investimento no monitoramento das políticas públicas nos estados e municípios.

 



sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que é Atendimento Educacional Especializado?


O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.