sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres em Ação!!!


Caros colegas,
Não poderia deixar de escrever sobre o dia Internacional das Mulheres, dia 08.03. É preciso lembrar sempre do episódio das companheiras que foram queimadas em uma fábrica em Nova Iorque lutando por direitos mínimos de sobrevivência.

Atualmente, muita coisa mudou, porém ainda existem muitas barreiras a serem vencidas. Vou começar resgatando um pouco a metáfora criada em 1935 por uma pesquisadora americana, o "teto de vidro". Sua importância foi ressaltada por aparecer em dois dos quatro relatórios da Comissão Federal do "teto de vidro" do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, presidido pelo Secretário do Trabalho. Essa comissão foi criada como parte do Ato dos Direitos Civis de 1991 que terminou em 1995, com o objetivo de realizar um estudo e preparar recomendações para eliminação de barreiras artificiais para o progresso das mulheres e proporcionar-lhes oportunidades e desenvolvimento de experiência em gestão. 
Mesmo em profissões dominadas por mulheres, elas enfrentavam esse teto de vidro. As mulheres têm o mesmo acesso para posições iniciais enquanto enfrentam essa barreira invisível e intransponível nos cargos mais relevantes. 
Em 1999, surge novo trabalho (Eagly e Carli, Harvard Business School, 2007) onde apresentam uma imagem alternativa ao teto de vidro, que é a de um labirinto, transmitindo a impressão de que existe uma viagem repleta de desafios ao longo do caminho e não apenas perto do topo. As autoras também reforçam que esse labirinto tem sido ultrapassado com sucesso pelas mulheres. 
MOTIVOS PARA REMOVER AS BARREIRAS 
A lacuna da liderança feminina é um fenômeno global em que as mulheres estão desproporcionalmente concentradas em níveis e posições inferiores de autoridade do que os homens. Existe um número importante de motivações para remover essas barreiras dos altos escalões da liderança, porém até o momento só existem iniciativas pontuais. A remoção de barreiras permitiria a todos a possibilidade de assumir papeis de liderança, desde a diretoria até o plenário do Senado, ou até mesmo a Presidência do País.  

A explicação da pesquisa para isso está concentrada em três pontos:  
- diferenças de capital humano - existe o estereótipo de que as mulheres teriam menos investimento em capital humano, o que não se confirma em relação aos cursos de pós-graduação, onde as mulheres já têm participações superiores aos homens. Existe uma evidência de que as mulheres têm um pouco menos de experiência profissional e menos continuidade de emprego do que os homens, impulsionado em grande parte pela assunção de responsabilidades desproporcionais, como a criação dos filhos e relação com tarefas domésticas, que ainda sobrecarregam as mulheres.  
- Diferenças de gênero - algumas pesquisas apresentam diferenças no estilo de liderança em relação ao comprometimento e motivação para liderar. As evidências demonstram que as mulheres não se autopromovem e negociam tanto quanto os homens.  
- Preconceito - estereótipo que gera expectativas de que as mulheres "cuidam" e os homens "assumem as responsabilidades". As mulheres que não estão confiantes em sua capacidade de liderar são mais propensas a se enquadrar nesse estereótipo. 
Nós, provavelmente, veremos mais mulheres em cargos de liderança no topo se forem adotadas mudanças nas organizações que implementem oportunidades de desenvolvimento para as mulheres; se houver uma maior equidade de gênero nas responsabilidades domésticas; se existir um poder maior de negociação das mulheres, especialmente quanto ao equilíbrio trabalho-casa, entre outros. Porém, antes de tudo, é preciso que as mulheres queiram se envolver em um processo de liderança, que desenvolvam sua paixão por liderar e comecem a eliminar as possíveis barreiras interiores. 
Vamos lembrar que quem educa os homens somos nós, mulheres. 
Tome Nota
 
Ø  As mulheres são mais que a metade da força de trabalho;
Ø  Elas estão sub-representadas nos escalões superiores de empresas no Brasil – 5,1% em conselhos administrativos;
Ø  No sistema político, nas eleições de 2010 foram os seguintes resultados: de 28 vagas para governador, 2 mulheres foram eleitas; Senado – 81 vagas, 7 mulheres eleitas; Deputado Federal – 513 vagas, 45 mulheres eleitas; Deputado Estadual – 1059 vagas, 136 mulheres eleitas. Nas eleições de 2012 para prefeito, foram eleitos 4.846 homens e 655 mulheres.
Ø  Em um ranking que avalia a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar, o Brasil ocupa o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.
Ø  Nível de instrução – 61,2% com mais de 11 anos de estudo em comparação aos homens, que representam 53,2%. Mais da metade dos ingressantes no nível superior são mulheres; 60% dos concluintes são mulheres.
Ø  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita em 2011 mostrou que as mulheres receberam, em 2010, em torno de 70,4% do rendimento de trabalho dos homens.
Ø  O volume de mulheres responsáveis pelo domicílio saltou de 9,048 milhões para 18,617 milhões entre 2000 e 2010. Já o número de homens chefes de família permaneceu praticamente inalterado, em 31 milhões (IBGE).

 

47 comentários:

  1. As minhas Queridas Colegas Aposentadas e Nossas grandes Guerreiras Pensionistas,

    A TI DEDICO:

    Hoje eu quero dedicar um bom tempo à você.

    À você que luta, que sofre e nunca deixa de acreditar em sua força,
    em seu poder, na sua vontade de querer ver o mundo com menos desigualdade.

    Enquanto muitos caminham tentando, quase que sem sucesso, usando forças e idéias de formas aleatórias.

    Você é a única que trilha seus caminhos sem se deixar corromper usando razões claras,iluminadas de forma a considerar o próximo
    acreditando sempre que ele tem o seu próprio lado a iluminar.

    Não se detenhas e nunca ouça dos outros aquilo que afronta as suas idéias porque na corrida do aprimoramento você conseguirá
    ver a luz de um novo tempo.

    Haverá sempre em você uma visão além,um sentimento que quase todos conhecem e muitos ignoram.

    O amor, ele se transforma e se divide no conhecimento pela vida,
    de forma a encarar o mundo com mais facilidade de saber.

    Parabenizo você pelo grande e importante papel o dom de ser mulher!!!

    Que tenhamos força para lutar por nossos direitos, nosso 100% pensionista, que nossa Associação ANAPLAB seja sempre nossos olhos e ouvidos em acreditar em dias melhores a todos nós,mas em especial as nossas Aposentadas, nossas Pensionistas, que os Varões aposentados olhem atentamente para as suas futuras pensionistas e não as deixe desamparadas,apenas com seus 60%, lute para que elas recebam seus 100% que hoje ainda é pouco para o sustento do seu lar.

    Um imenso abraço em cada colega aposentada ou pensionista dos planos PB-1 e Previ Futuro.

    Feliz dia da Mulher.

    São meus votos.

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,

    Mulher também quer dizer: amor, compreensão, sensibilidade, acolhimento, perdão e vida.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cecília,
    Como no ano passado você novamente deu destaque as mulheres que enfrentaram o mercado de trabalho, que se colocaram ao lado dos homens para ter também uma renda e ajudar no sustento das famílias e no delas próprias.Como no ano passado enalteço as mulheres como você que estudaram e fizeram uma carreira sem prejuizo do seu papel de mãe e esposa.Mulheres que antes da lei determinar também eram responsáveis pelo sustento das famílias.Essas são as guerreiras que merecem todas as homenagens.

    ResponderExcluir
  4. Pena que a Dilma sargentona não mereça meus parabéns. Envergonha a tão linda classe

    ResponderExcluir
  5. Caro colega anônimo das 13:27h,
    Eu lutei muito para superar essas barreiras criando dois filhos sozinha e sei como é difícil para as mulheres conseguir ultrapassar esse labirinto, mas eu sempre aproveitei as oportunidades que surgiam e nunca me acovardei diante de uma barreira e nos fracassos eu buscava forças para me levantar e prosseguir. Gosto de abordar essa questão das mulheres no mercado de trabalho (e não é diferente no Banco) porque em muitas situações, as mulheres deixam suas ambições de lado e é importante que cada mulher tenha a sua independência não só financeira. Não adianta só reclamar que os direitos são diferentes, que mulheres têm mais dificuldade, que os salários são diferentes. É importante também que queiramos mudar e enfrentar esse mercado de frente e é isso que essa turma nova vem fazendo, tanto que as mulheres das novas gerações estão postergando ter filhos para antes crescer profissionalmente. E isso é uma mudança muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Que bela mensagem, Rosalina. Muito grata por compartilhá-la conosco.

    ResponderExcluir
  7. Dona Cecilia Garcez será que a senhora viveria com os 60% de pensionista,m e responda por favor

    ResponderExcluir
  8. Prezada Cecilia:
    Excelente a sua mensagem, resgatando a evolução das mulheres na sociedade. Você, dentre tantas outras, é um exemplo de guerreira. Rendo minha homenagem a Você e a todas as mulheres dizendo:
    Todo dia é igual, mas este é especial.
    Dia de Flores, perfumes e de amores.
    Mulher guerreira e capaz.
    Mulher que luta, que busca e que faz. - EU. O Dr. Medeiros lembrou que na Diretoria da PREVI não existem mulheres.
    Observo que no Banco é igual. Dos 36 Dirigentes Estatutários ( 1 Presidente, 9 Vices e 26 Diretores) não existem mulheres. Discriminação ! ??? Sabemos e reconhecemos que existem mulheres competentes e comprometidas que podem e devem exercer cargos importantes em qualquer organização, podendo até fazer a diferença.
    Abraço,
    Carvalho

    ResponderExcluir
  9. Não sou machista, mas prefiro a dilma pilotando um fogão 6 bocas

    ResponderExcluir
  10. E Pensar que:
    na Diretoria e Vice-Pres. do BB não há nenhuma mulher !(Todos eram menor-estagiários)

    Que vergonha...
    Ainda quero ver uma mulher na presidência deste Banco e na PREVI!

    ResponderExcluir

  11. Foram postados vários comentários, retirados de alguma revista de economia francesa, que devem ter deixado apavorados alguns colegas mais crédulos.
    Entre outras sandices, dava a entender que o valor das ações que estão na carteira da PREVI poderiam “virar pó”, com valor zero. Isto é um absurdo, tais ações representam sociedade com empresas reais, que produzem bens e serviços, empregam milhões de pessoas, e distribuem parte de seus lucros aos acionistas, na forma de dividendos; pessoalmente, considero o recebimento de dividendos a parte mais sadia de uma economia forte, pois deriva da produção de bens e serviços, como seria se todos quisessem viver de renda fixa? De fato, as ações estão desvalorizadas, no Brasil, devido à política econômica do governo, mas isto não vai durar para sempre. Se os economistas franceses (devem ter sido professores de nosso genial ministro da fazenda, Guido Mantega) estiverem certos, quando as ações da Apple valerem zero, compro todas, hoje a empresa tem valor de mercado de 600 bilhões de dólares.
    Outra grande “misturada de estações” foi sobre liquidez. Específicamente, no caso da PREVI, entendo eu que ela representa o fluxo de caixa necessário para pagar, mensalmente, nossos benefícios. A liquidez da PREVI se apoia em tres pilares: 50% de nossos benefícios, mais ou menos, são pagos apenas com dividendos de ações e renda de aluguéis, 9,6% são cobertos pelo retorno das contribuições, os restantes 40% podem ser quitados com a utilização das aplicações em renda fixa. Este esquema pode se sustentar por mais de 30 anos, sem a necessidade de se vender uma única ação ou imóvel. Realmente, o nosso fundo está sobre-aplicado em renda variável, mas não acho que deva vender no momento, realizando o prejuízo. Podem me cobrar depois, mas quando este governo incompetente for chutado do poder, as ações vão subir mais de 100%, e teremos novos superávits.

    ResponderExcluir
  12. Causou-me grande decepção a colega Leopoldina Correa ter aceitado participar de uma chapa divisionista, cujo objetivo é desunir a oposição. Reconheço-lhes o direito de concorrer, mas em política é preciso ser realista, eles não têm a menor chance de vitória; se for feito um “bolão”, dou para eles 8% dos votos.

    ResponderExcluir
  13. Ô Cecília, guarde a fantasia e venha trabalhar, ou vamos perder esta eleição, também.

    ResponderExcluir
  14. Caro Colega Carvalho,
    Muito grata pela mensagem e pelo elogio.
    Realmente no Banco não há nenhuma mulher em cargo relevante, estratégico, as mulheres estão apenas nos cargos que precisa carregar o piano. Na Previ, até hoje só houve uma mulher na diretoria.

    ResponderExcluir
  15. Caro colega Wilson,
    O problema acontecerá se a Previ resolver se desfazer de posições neste momento. Parece que há previsão de uma grande venda de ações para 2014. Do jeito que anda a Bolsa de Valores, se eles fizerem isso realmente vão dar atestado de incompetência, pois estarão assumindo o prejuízo. Agora é momento de esperar por melhores cenários que, por enquanto, não está no radar do curto prazo. Já pensou vender ações da Petrobrás do jeito que está seu preço no mercado? É bomba na certa. Vamos acompanhar, pois com a atual gestão não duvido de nada.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega anônimo das 20:32h,
    Se você soubesse como estou trabalhando não falaria besteira. O meu carnaval foi trabalhando MUUUIIITTOOOO!!!

    ResponderExcluir
  17. Caro colega anônimo das 14:17h,
    Realmente seria muito bom ver mulheres em alguns cargos executivos, porém não podemos JAMAIS perder a ternura e a feminilidade, caso contrário, vamos virar um homem de saias.

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecília,

    Se eles pensam em vender grande quantidade de ações em 2014, sem necessidade, a PREVI passará a ter déficit em seu balanço, pois terá que realizar as perdas. Felizmente, acredito que não dará tempo de fazerem isto antes da posse dos novos diretores eleitos, a quem caberá defender nosso fundo, verificando os intere$$e$ que poderiam estar atrás desta negociata.

    ResponderExcluir
  19. A situação está ruim para muitos aposentados e pensionistas e não apenas para alguns.A Previ criou uma série de diferenças e situações e por isso não podemos determinar quem são os mais prejudicados. Por exemplo é o caso de algumas pensionistas que mesmo com 60% ganham mais que alguns aposentados.Tem uma pensionista que declarou ganhar em torno de R$ 8.000,00 que eu depois de contribuir por 31 anos não ganho.

    ResponderExcluir
  20. Prezado Roberto Brito

    Permita-me secundar os elogios formulados por nosso colega Carlos Valentim Filho, parabenizando-o por seu brilhante artigo. Desejo enfatizar que sao colegas como voce, com espirito critico e bem informados, que contribuem muito para a conscientizacao e mobilizacao dos menos esclarecidos. Precisamos amalgamar todos os aposentados e pensionistas numa mobilizacao efetiva na defesa de nosso patrimonio e, ate agora, o unico meio disponivel tem sido o espaco cedido nos blogs. Mas esse veiculo deve servir de "trampolim" para a obtencao de resultados concretos. Aqueles que nos cedem gentilmente esse espaco precisam acompanhar com atencao os pleitos demandados pelos colegas e se empenhar em acoes concretas, senao esse espaco nao passara de palavras atiradas ao vento.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecilia e Colegas,

    O candidato ou a Chapa que apresentar uma solucao para o fim do BET sera a vencedora do certame. Anotado?

    ResponderExcluir
  22. Ao anônimo das 09:56
    Colega, não tenho nada contra as pensionistas, mas as discrepancias no plano 1 são tantas que em alguns casos são verdadeiras aberrações. Por exemplo eu conheço uma pensionista de colega aposentado pré-97 (aposentou como gerente de agencia). que em 2012 recebia R$ 16.200,00. Pode???
    Então devemos nos unir para corrigir tais discrepancias, verdadeiras injustiças.

    ResponderExcluir
  23. Dra. Cecília,

    É verdade que existem B-0 (b zero) ocupando cargos diretivos no BB?
    Ex-MENORES APRENDIZ que não conseguiram eliminar todas as matérias no concurso fatiado e criado especialmente para essas mulas

    ResponderExcluir
  24. Resumindo o que foi comentado as 9:56 e as 17:18:
    Alguns colegas só pensam em si próprios e ainda têm o apoio dos donos dos blogs que abraçam as causas.Temos que pensar naqueles que estão muito abaixo da média que tanto podem ser pensionistas como aposentados.Tem gente vivendo na maior injustiça sofrendo calado e outros em situação infinitamente melhor gritando sem parar.A minha sugestão para os candidatos aos cargos da Previ é para que reflitam sobre essa situação pois perdem a credibilidade aqueles que defendem quem não está na faixa dos mais prejudicados.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega Carlos,
    Vamos ter cuidado com essas propostas mirabolantes. Vamos lembrar que a situação ganhou as eleições de 2012 defendendo a proposta de incorporar o BET.

    ResponderExcluir
  26. Cheguei a uma simples conclusão de que o BET não deve e nem pode voltar. Motivo: esta previsto em ilegal resolução e não quero dividí-lo com o patrocinador. Ganhará votos a chapa que prometer, quando possível, o realinhamento do plano de benefícios. Isto sim!

    ResponderExcluir
  27. Cecília,
    A apresentação de Recife será no dia 20/03, você virá??? e quando que começa a campanha autorizada???

    ResponderExcluir
  28. Cara colega e aposentada e Diretora, Cecilia, venho, se possivel mais uma vez dialogar no seu lido e esclarecedor Blog. Solicitei atraves do Fale Conosco, da Previ a suspenção do ES nos meses de abril, maio e junho/2014, pela segunda vez, e na primeira tentativa, a resposta da Previ foi um NÃO e estou aguardando outra resposta. Venho solicitar a tods colegas aposentados e pensionistas que façam o mesmo, para senbilisar os Diretores e Presidente Dan Conrado, já (espero) ciente das necessidades dos aposentados. Na esperança de dias melhores, desejo tudo de bom para voce , e demais colegas.

    ResponderExcluir
  29. Oi Antônia,
    A campanha só começará no dia 08.04, por isso não dará para ir em Recife na apresentação de resultados, mas eu irei durante a campanha e se pudermos nios encontrar seria ótimo. Meu email é ceciliagarcez@gmail.com. Me mande seus contatos.

    ResponderExcluir
  30. Prezada Cecilia e Colegas,

    Ha pouco tempo um colega afirmou em seu blog que o Presidente da PREVI, Dan Conrado, assegurara, por ocasiao da suspencao do ES, que, caso a adesao fosse expressiva, a medida seria renovada ate Junho.
    Outro colega, lembro-me, solicitou sua intercessao a respeito junto a Diretoria, a que voce acedeu prontamente, dizendo ainda ter certeza dessa renovacao, dadas as circunstancias. Todavia, ate o momento, nao mais se manifestou sobre o assunto nem tomei conhecimento de qualquer tratativa.
    Entendo que voce esteja envolvida na campanha e isso lhe tome muito tempo, entretanto nossos colegas e pensionistas necessitam de socorro urgente. Por isso reitero o apelo feito por esses colegas.
    Quando alguem esta se afogando, a primeira atitude eh atirar-lhe uma boia, para que nao afunde, e depois procurar o dano na embarcacao. Primeiro salvamos a vida, depois consertamos o barco.
    Muitos colegas, contudo, tem pregado o contrario, num pragmatismo economico que ignora a dimensao humana envolvida. A vida deveria ser a prioridade sagrada e a PREVI existe exatamente para nos assegurar, a nos todos associados, uma sobrevivencia digna e segura, inteiramente distante de toda essa comocao que nos assola.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  31. Roberto Martines 8670089-815 de março de 2014 às 18:46

    Por favor Cecilia pense alguma alternativa para os pós 97, esta ruim pra todos mas a diferenca é muito grande.

    ResponderExcluir
  32. Estou sensibilizada com a situação de nossos colegas que recebiam por ORPAG, realmente é desesperador.
    É um beco sem saída, a não ser que essas pessoas conseguissem na justiça que só fosse debitado em suas contas salário o valor correspondente a 30% de seus rendimentos, conforme dita a lei.
    Cecília,
    Informe a data de sua vinda, prá que eu possa organizar as visitas às agências ??

    ResponderExcluir
  33. Cecilia,
    Bom dia!!!
    Estou com problema na conta do Google, não sei se vc. vai visualizar. É um teste.
    Antonia.

    ResponderExcluir
  34. TSE retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN
    ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!

    LEIAM E REPASSEM

    VOTE NA DILMA - Arnaldo Jabor

    Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.
    Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.
    Não pense que a promoção termina aqui.
    Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.
    Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo.
    Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente: Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, DelúbioSoares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.
    E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colombia.
    Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos "Sem Terra", Pedro Stedile e José Rainha, além do
    Carlos Minc com uniforme
    de guerrilheiro e sequestrador.
    Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.
    Tudo isto e muito mais..
    TSE retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN
    ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!
    Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!

    ResponderExcluir
  35. Cara Antonia,
    Realmente mais um absurdo desse governo (dos trabalhadores) em relação aos aposentados e pensionistas - proibindo que os associados continuem recebendo seus benefícios por ORPAG. É revoltante, principalmente em um momento tão complicado, com o fim do BET e o retorno das contribuições.
    Envie uma mensagem para o "fale com Cecilia Garcez" que cai no meu email e me passe o seu.

    ResponderExcluir
  36. Caro Roberto,
    Quando a campanha às eleições da Previ começar, o que deverá ocorrer a partir do dia 08.04, você poderá observar as propostas. Infelizmente, no momento não poderei falar muito sobre o que se pode fazer para melhorar os benefícios dos associados para não criar problemas em relação à homologação da chapa.

    ResponderExcluir
  37. Caro Roberto,
    Quando a campanha às eleições da Previ começar, o que deverá ocorrer a partir do dia 08.04, você poderá observar as propostas. Infelizmente, no momento não poderei falar muito sobre o que se pode fazer para melhorar os benefícios dos associados para não criar problemas em relação à homologação da chapa.

    ResponderExcluir
  38. Caro colega Carlos,
    Segundo alguns colegas afirmaram, o atual diretor de Seguridade foi taxativo nos eventos promovidos pela Previ para apresentação dos resultados de 2013, de que a suspensão das parcelas do empréstimo simples não seriam prorrogadas. Infelizmente, é uma intransigência e insensibilidade atrás da outra.
    A solução é os associados encherem a caixa de e-mails da Previ solicitando a prorrogação. Essa pressão já deu resultado no passado e pode sensibilizar esse pessoal que estão achando que serão eternos no poder.

    ResponderExcluir
  39. -Corre notícia de que o BB reúne em Brasília, a partir de 17/3, 9.000 funcis Gerencia Média, inclusive com a participação da Previ (li no blog Ari). Participei da apresentação do resultado Previ na AABB/Brasilia e me chamou a atenção o nr.elevado de funcis da Ativa, bem com o grande número de membros do Sindicato. Não resta dúvida que iniciado o processo das eleições Previ eles virão com tudo pra cima do pessoal da Ativa para se manterem no poder. A briga vai ser feia, mas vamos a luta. Vai ser pressão do BB, Previ(situação), Sindicato, Cut, Governo, e outras cositas mais. E as Associações que se dizem representantes dos Aposentados/Associados como ficam?
    Guimarães - Brasilia -DF

    ResponderExcluir
  40. Prezada Cecilia e Colegas,

    Eh com tristeza e decepcao que exponho o que segue: Confirmando minha apreensao, desde que os candidatos se lancaram a campanha as questoes imediatas, de maior relevancia para os associados, foram praticamente relegadas ao ostracismo, nao merecendo mais do que reticentes respostas eivadas de dissimulado desinteresse. As respostas postadas nos blogs dos candidatos tem seguido a linha laconica e evasiva.
    A bomba relogio, com data marcada para detonar, foi depositada de volta no colo dos aposentados e pensionistas menos afortunados que, abandonados a propria sorte, estao sendo conclamados a resolverem sozinhos o terrivel dilema em que se encontram.
    Onde estao a humanidade e compaixao, a solidariedade devida aqueles que dela necessitam? O que aconteceu com o compromisso e a combatividade de nossos candidatos, que antes professavam empenho e agora se esquivam?
    Como adverte o conhecido proverbio: "Jogue-se um osso aos caes e, enquanto eles se engalfinham, a caravana passa".

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,
    A ANABB divulgou notícia sobre grupo de trabalho na Previ sobre os que entraram com ação de 7ª e 8ª hora. Se os valores a serem recolhidos pelo Participante e Patrocinador já foram definidos pelo Perito e determinado o depósito pelo Juiz, cabe à Previ contestar uma decisão judicial?
    Grato.
    Marcos - Brasília

    ResponderExcluir
  42. Colega,

    Esse Dan não manda nada.
    Quem manda é a dupla Sassedron/Marcel.

    ResponderExcluir
  43. Cecilia, acompanho seu blog há muitos anos.
    Meu voto será para você
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  44. Caro colega anônimo das 22:01h,
    Pelo que conheço da Previ ela tentará de todas as formas derrubar essa decisão. O certo também seria a Previ cobrar do Banco as contribuições que deveriam ter sido feitas em cima desses valores. Agora eu pergunto: vocês acham que em uma gestão onde metade é indicado pelo Banco e este tem o voto de minerva e os eleitos são do mesmo grupo político do governo. Logo, está tudo dominado. Pelo menos, por enquanto.

    ResponderExcluir
  45. Caro colega Guimarães,
    É necessário cobrar que as entidades representantes dos aposentados realmente lutem pelos seus direitos e não pelos direitos dos seus dirigentes.

    ResponderExcluir
  46. -Colega Cecília, obrigado pela atenção/referência ao meu comentário. Realmente chegou a hora de reportar-mo-nos às nossas associações (via email's, telefone, cartas, postagens diversas nos blogs)cobrando, questionando, alertando, para que as mesmas se posicionem sobre o que vem acontecendo.
    Guimarães - Brasília -DF

    ResponderExcluir

Poste seu comentário