Campo

Gramado da Arena Pantanal passa por demarcação

Escalinata

A escalinata será o ponto de encontro dos torcedores durante os jogos

Fachada lateral

Membrana perfurada está totalmente fixada na Arena Pantanal

Imagens aéreas

Confira fotos aéreas da Arena Pantanal

Sustentabilidade Social

Projeto pioneiro promove inserção social dos egressos do trabalho escravo

Imagens da obra

Fotos atualizadas para você acompanhar de perto a obra da Arena Pantanal

terça-feira, 17 de junho de 2014

Operários assistem primeiro jogo na Arena Pantanal e se orgulham de terem participado da obra


O primeiro jogo na Arena Pantanal realizado no dia 13.06, reuniu cerca de 2.200 operários que contribuíram para a construção do estádio, em Cuiabá. Após quatro anos de obras, eles se emocionaram ao vê-lo pronto e lotado de torcedores que vibraram com o jogo.

Serigrafista, Joelson Timotio Fortes Vasconcelos trabalhou na obra por 2 anos e 4 meses e se diz satisfeito por ter vivido cada etapa da obra. “Nosso trabalho para construir esta mega obra não foi nada fácil, mas valeu a pena cada suor, e olha que suamos muito com esse calor de Cuiabá”, diverte-se ele, que estava acompanhado no jogo pela sua equipe de trabalho, composta por haitianos.

Ellis Furlan trabalhou como auxiliar administrativo na Arena Pantanal por seis meses e para ela é um orgulho ver o estádio pronto, após tanto trabalho.

“Foi uma emoção única assistir ao primeiro jogo no estádio, pois vê-lo pronto, lindo, com tantas pessoas felizes participando deste evento mundial é emocionante, principalmente por saber que participei e me dediquei na construção dessa obra. Vou contar esta experiência para o meu filho quando ele ficar um pouco maior. Vai ser uma recordação linda, não só por ter participado, mas também pelas amizades que fiz trabalhando e durante o jogo. Viveria tudo novamente”.  

Com sua esposa, Rodrigo Bisse Cabral, que trabalhou por oito meses como auxiliar de engenharia, assistiu a partida no Setor Sul, localizado atrás do gol e vibrou por ver de perto os dois primeiros gols da partida, marcados pelos chilenos, que eram maioria entre os 40.700 torcedores presentes.

“É uma sensação sem igual ter participado desse projeto. Ter oportunidade de vivenciar a construção da Arena Pantanal e depois ser agraciado com os ingressos para assistir a um dos jogos da Copa do Mundo não tem preço. É aquele tipo de acontecimento que levamos na memória para toda vida”.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) destinou ingressos para os operários que construíram os 12 estádios nas cidades sedes. Em Cuiabá, os trabalhadores já haviam recebido ingressos, com direito a acompanhante, nos dois primeiros jogos-teste da Arena Pantanal, realizados no mês de Abril entre Mixto x Vasco e Luverdense x Santos.



    Joelson, entre os colegas de trabalho

   Ellis feliz

    Rodrigo e a esposa

   Marcelo Almeida com os dois filhos

    Haitianos que trabalharam na equipe da serigrafia




    Vado e esposa assistem ao jogo do Setor Sul

    Karina também trabalhou na obra

[+]

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pavimentação está concluída na Arena Pantanal

A pavimentação da área externa da Arena Pantanal está concluída. Concreto, piso intertravado, concreto poroso e brita graduada simples foram os materiais utilizados para pavimentar aproximadamente 93 mil metros quadrados.

Conforme o projeto, o concreto foi utilizado para pavimentar a maior parte da área externa, principalmente nos locais próximos às entradas de acesso ao estádio, onde há maior circulação de pessoas, formando uma grande esplanada para utilização da população, principalmente para atividades de esporte e lazer.

A área que recebeu o piso intertravado do tipo Paver, localizadas nos estacionamentos próximo ao Ginásio Aécim Tocantins, garantirá a permeabilidade do terreno da Arena, o que gera um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, na redução das ilhas de calor, na recarga dos aquíferos subterrâneos e na manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca. 

Já na área de estacionamento, próximo a escalinata, que tem capacidade para 2.831 vagas, o concreto poroso foi assentado na área onde os carros irão estacionar (cinza escuro) e a brita graduada simples (cinza claro), na área de circulação dos veículos, possui o mesmo objetivo das áreas revestidas com Paver, ou seja, permitir a infiltração da água da chuva no terreno. Confira a imagem aérea, por onde é possível verificar a diferença de coloração entre os materiais.



Fotos: Edson Rodrigues/Secopa






[+]

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Arena Pantanal oferece 12 elevadores para mobilidade dos torcedores

Os 12 elevadores da Arena Pantanal já foram utilizados durante os quatro jogos realizados no estádio. Instalados nos setores Leste e Oeste, os equipamentos tem capacidade para até oito pessoas e permitem mobilidade do subsolo até o último nível, sendo dois deles de uso exclusivo de cargas.

Adaptados para atender a todos os torcedores, inclusive aos Portadores de Mobilidade Reduzida (PMR), os elevadores dão acesso às áreas VIPs, Very Vips, camarotes, sala de imprensa e arquibancada do último nível. 

Sustentabilidade - Os diferenciais dos elevadores instalados na Arena Pantanal são os atributos sustentáveis. Um deles é a máquina sem engrenagem (gearless) acoplada ao sistema synergy (elevador sem casa de máquinas) que dispensa o uso de óleo lubrificante e opera com baixo nível de consumo de energia, até 30% menos em comparação aos modelos convencionais.

A outra particularidade são as corrediças verdes (peça importante para o bom funcionamento do elevador) que também não usam óleo. A cabina, modelo Amazon inox, com iluminação eletrônica por LED, completa os atributos ecológicos, pois além de reduzir os gastos com energia, as lâmpadas LED não contém mercúrio na composição e, portanto, não causam danos à natureza.



Fotos: Welton Cobra
   Elevadores disponíveis nos camarotes


   Elevadores instalados no subsolo do Setor Oeste

[+]

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vestiários estão concluídos na Arena Pantanal

Os dois vestiários, localizados no setor Oeste da Arena Pantanal, estão concluídos. Os locais contam com chuveiros, sanitários, cozinha, armários, bancos e televisores. Destinado aos jogadores e comissão técnica, em cada vestiário há 12 duchas e 12 banheiros. Ao todo são 25 armários que oferecem aos jogadores cabides e baú.

A Arena Pantanal irá receber quatro jogos da Copa do Mundo 2014. No dia 13 de junho a partida inaugural é entre Chile x Austrália, dia 17/06 duelam Rússia x Coréia do Sul. Já Nigéria x Bósnia se enfrentam no dia 21/06 e o último jogo do Mundial será entre Japão x Colômbia dia 24/06.


Fotos: Welton Cobra















[+]

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Público e técnicos aprovam estrutura da Arena Pantanal

A estrutura da Arena Pantanal foi aprovada pelo público e técnicos na partida entre Cuiabá e Internacional, realizada nesta quinta-feira (01.05). O acesso ao estádio, os serviços de lanchonetes, os banheiros e a segurança foram destacados pelo público, enquanto Abel Braga e Luciano Dias falaram sobre a modernidade da arena e a qualidade do gramado. 

A professora Karina Lima, que veio de Primavera do Leste, a 192 quilômetros de Cuiabá, só para assistir ao jogo do seu time do coração, o Internacional, gostou do que viu. “O estádio me surpreendeu, pois atendeu a todas as minhas necessidades. Desde a entrada, com as pessoas recebendo o público até a saída, achei bem organizado. Estamos com duas crianças e estamos tranquilos em questão de segurança, utilização do banheiro e para comprar as bebidas”. 

O empresário Leonardo Negreti é torcedor do Cuiabá e esteve no jogo com a namorada, com quem compartilhou da comodidade oferecida pelo estádio. “A Arena Pantanal é um lugar muito bonito e aconchegante. Ficamos muito bem acomodados e atendidos. Tudo muito bem informado e de fácil acesso. Está show de bola”. 

Ivan Rosa, cantor da dupla mato-grossense Dois a Um, veio pela primeira vez ao estádio e sentiu-se feliz por conhecer o patrimônio construído na capital do Estado. “Achei a Arena Pantanal maravilhosa. Nunca tinha visto nada igual. Fiquei surpreso, pois não sabia que o estádio tinha toda esta estrutura. Fico feliz por saber que nossa capital tem um patrimônio para receber jogos regionais e internacionais”. 

O técnico do Internacional, Abel Braga, avaliou profissionalmente o estádio, que, para ele, está estruturalmente pronto para receber jogos da Copa do Mundo. “O estádio, o gramado, as condições de vestiário e os banco estão bons. O público também se comportou bem e o estádio não fica devendo nada em nível de estrutura para a Copa do Mundo”. 

Luciano Dias, técnico do Cuiabá ressaltou a modernidade do estádio, onde seu time jogou pela primeira vez e foi o primeiro a marcar na partida, que ficou empatada em 1 x 1. “A arena é nova, moderna e maravilhosa. É um excelente estádio e o gramado é de muita qualidade para se praticar futebol”. 

Para garantir a segurança dos torcedores durante a partida, a Polícia Militar e Civil, bem como os stewards – seguranças de iniciativa privada, que cuidarão da segurança interna do estádio, durantes os jogos da copa – estavam presentes em todo o estádio. 

Nove ambulâncias também estavam disponíveis para os 22.443 torcedores presentes, mas não foi necessário utilizá-las. Quatro postos de saúde – um em cada setor – também estavam preparados com 130 profissionais de prontidão. Quanto à entrada e evacuação dos torcedores, a semelhança dos outros jogos, ocorreu de maneira rápida.

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT



[+]

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Instalação da membrana TPO está concluída nos pórticos

A instalação da membrana TPO está concluída nos pórticos de sustentação da cobertura, em formato de trave, de todos os setores da Arena Pantanal. Totalmente impermeável, o mesmo material também foi utilizado na cobertura principal das arquibancadas, atrás dos pórticos.

Resistente às ações dos ventos, a membrana, de coloração branca, atende as normas relativas à sustentabilidade e entre suas principais características está a durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. Também não possui incorporação de ingredientes plasticidas ou cloridratos e tem vida útil ilimitada, além de ser alto extinguível à ação do fogo.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Fotos: Welton Cobra




[+]

sábado, 26 de abril de 2014

Trabalhadores da Arena Pantanal recebem ingressos para assistir Luverdense e Vasco

Duas felicidades juntas. É assim que Ronilson Brito, vascaíno e pedreiro na Arena Pantanal define a sensação de assistir ao segundo jogo-teste, realizado neste sábado (26), no estádio que ajudou a construir. A partida entre Luverdense e Vasco foi comemorada pelos trabalhadores que receberam ingressos para assistir a partida vitoriosa para o time mato-grossense, pela série B do Campeonato Brasileiro.

“É uma felicidade muito grande e uma satisfação ter participado da construção do estádio e hoje assistir pela primeira vez, ao vivo, o Vasco jogando. São duas felicidades juntas”, diz o pedreiro que trabalha há 2 anos na Arena Pantanal.

Com 22 anos, Valmir Guerrero é o mais jovem trabalhador do estádio. Há 9 meses na função de auxiliar técnico na medição, ele conta que participa da torcida Ema Loka, do Luverdense. “São Paulo é meu time do coração e comecei a gostar do Luverdense depois dos jogos no ano passado com o Corinthians. Acompanhei o primeiro jogo de abertura da Arena e foi muito bom ver o Mixto e Santos jogarem, mas assistir meu time jogando dá mais emoção, vencendo do Vasco ainda é muito melhor”.

Manoel Silva é eletricista na obra desde 2011,  período em que o estádio começava a ganhar seu formato. “Cheguei para trabalhar aqui só tinha terra. Agora ver o estádio pronto, com o gramado é muito lindo e me deixa muito feliz. Ainda quero ver o Flamengo, que é meu time de verdade, jogando no estádio que trabalhei.

Cerca de mil operários também receberam ingressos para assistir ao primeiro jogo na Arena Pantanal, entre Mixto x Santos, pela Copa do Brasil, no dia 02 de abril.



 
Fotos: Gabriela Sant'Ana

    Ronilson Brito, pedreiro

    Valmir Guerrero, auxiliar técnico na medição

    Manoel Silva, eletricista



[+]