domingo, 26 de abril de 2009

15 anos do Aikido Harmonia Dojô

Será comemorado no dia 1 de maio de 2009 o aniversário de 15 anos do Dojô Aikido Harmonia do José Bueno Sensei [4º Dan - Aikikai].
Quinze anos não são quinze dias. Soma-se experiência, alegrias, sacrifícios e outros fatores que solidificam um lider, um grupo.
Estamos muito felizes por também fazer parte desta História e de embarcarmos no dia 29 de abril para São Paulo prestigiar o nosso Sensei e treinar bastante. Seguirá para São Paulo os Sensei Paulo, Mário e Wilson, o 1º Kyu Luciano Ribeiro e três adolescentes do projeto Ação Harmonia Brasil, ou seja, será uma verdadeira comitiva.
Segue o cartaz do evento:
Conforme palavras do Bueno Sensei, o evento é aberto a todos que desejem participar e partilhar da idéia "harmonia".

Aiki-PE estaremos lá.

sábado, 25 de abril de 2009

Dia Internacional do Tai Chi Chuan - Parque da Jaqueira [25.04.09]

Essa foi a quinta participação do Aiki-PE no dia internacional do Tai Chi Chuan. Evento promovido pelo professor Carlos Gomes que durante anos vem desenvolvendo um trabalho sério e consistente na arte do Tai Chi Chuan.

O evento ocorreu no Parque da Jaqueira durante o horário da manhã, para quem não conhece a História e os dados desse belo parque segue um pequena descrição:

O Parque se destaca pela sua grandiosidade. Pista de cooper de 1.000 m, ciclovia de 1.100 m, pista de bicicross de 400 m, pista de patinação de 600 m. Localizado em área nobre de Casa Forte, diversos eventos são realizados em seu interior. Abriga em seu interior a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em estilo barroco. Essencial para quem quer manter a forma, quem é adepto a esportes radicais. Possui ainda diversas árvores frutíferas e ornamentais, playground, área verde e vários jardins projetados pelo paisagista Carlos Belani.

Kokyu [respiração] - Tudo a ver com a beleza deste parque

Paulo Gurgel Sensei aplicando uma técnica de Kokyu

Shomen Uti Dai Ikkyo Omote
Nage: Paulo Gurgel Sensei - Uke: Wilson Tenório Sensei

Larrimê [2º Kyu] interagindo com o pessoal da Capoeira
O mesmo era praticante desta arte

"Se atravessarmos nossas vidas convencidos de que a nossa é a melhor forma de agir no mundo,vamos acabar deixando passar todas as novas idéias que aparecem diariamente." - Akio Morita

É espetacular juntar Tai Chi Chuan, Aikido, Kung Fu e Capoeira em um mesmo evento sendo o cerne deste a questão da energia. Todas estas artes num mesmo evento sem a intenção de parecer uma melhor que a do outro. Pura harmonia.

Trocar idéias com instrutores de outras disciplinas é ver o que há de melhor no outro e adquirir experiência. Muito proveitoso.

O Aiki-PE agradece ao Professor Carlos por nos incluir neste grande evento.
Site do professor Carlos: http://www.taichipe.com.br/

Repetição

"Se você perde o espírito da repetição, sua prática se torna bastante difícil." Shunryu Suzuki - Mestre Zen

O aprimoramento de qualquer técnica apenas se dará com treinamento constante e repetitivo. É através da "prisão" do modelo que nos tornamos livres. Não existem atalhos ou meio termo, há apenas um caminho a ser seguido, a vontade de sempre fazer melhor do que ontém.

Nunca devemos nos esquecer de quando éramos iniciantes e o Ukemi era o nosso maior desafio. O tempo se passa e nem percebemos quantas etapas foram vencidas. Se pudessemos assistir um quadro a quadro do desenvolvimento dos rolamentos ficaríamos impressionados. O cotidiano é o maior inimigo que temos, pois ele nos cega quanto a essas vitórias e em conseqüência disso não há a compreensão suficiente para entender o que se passa com um Kohai.

Aquele que consegue visualizar a sua trajetória, ama a repetição, o fazer a mesma coisa de forma diferente sem que o modelo seja deturpado e esquecido.

Durante a minha prática tive a oportunidade de participar de quatro seminários do Massatake Fujita Shihan. No início não compreendia a razão pela qual ele mostrava exatamente as técnicas que o meu Sensei nos ensinava no Dojô. Ora, não era um seminário de um Shihan? não era pra haver técnicas extremamente complicadas e extraordinárias? O Sr. tempo me deu a resposta: Aquele simples Shiho Nage que o Fujita Shihan aplicava era extremamente complicado e extraordinário. Vejo que levarei muitos anos de repetição para conseguir fazer dez por cento do que ele fazia; e, pensava eu que fazia o mesmo no Dojô.

Massatake Fujita Shihan [8º Dan - Aikikai]
Uma palavra ecoa em minha mente: TREINAR.

Bueno Sensei certa vez disse para mim: "treinar é a única forma de refinar o Aikido". Gentil Sensei disse: "kimochi no treinamento, treinar é o que importa". E o Rogério Sensei era direto ao assunto: "treinar, treinar e treinar".

Temos que nos guiar pelos mais antigos, por aqueles que tem mais tempo de treinamento e responsabilidades do que nós.

"A experiência de vida, o exercício diário e a passagem do tempo enriquecem a sabedoria. Quando Ô Sensei ensinava Ikkyo, este parecia idêntico dez anos depois, mas, na verdade, era completamente diferente. Seu espírito era outro, a sua compreensão e filosofia tinham se aperfeiçoado mais ainda. Para Ô Sensei, o treinamento era a vida diária... Aqueles que só se preocupam coma forma não conseguem perceber o crescimento e a mudança interiores". Mitsugi Saotome Sensei - Aikido e a harmonia da natureza

Treinar - esse é o segredo do budo.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Treinando em Natal - Yudanshakai [18 e 19.04.09]

O desenvolvimento técnico deve ser sempre buscado pelo praticante. Treinar com outros grupos nos faz reviver os momentos em que iniciamos a arte, se bem que, sempre seremos iniciantes. Ter iniciativa de estar com pessoas diferentes do seu dia a dia de treino, do seu Dojô é o que faz ampliar seu Aikido quando se é um Yudansha. Nunca devemos pensar que estamos prontos, há sempre o que melhorar, o que aprender. Praticantes diferentes, vivências diferentes são fatores que nos levam a igualdade de pensamento, um mundo com a mente aberta e pronto para encarar a realidade.

Dentre as lições tão valiosas que aprendi do meu Sensei, uma se inclui neste contexto: "existem mais de cem formas de se aplicar um Shomen Uti Dai Ikkyo Omote, quantas você já tem em mente?". Entendi que só há uma forma de aprender: TREINANDO.

Por isso valeu muito a pena ir para Natal. Revi muitos colegas de treino como o Gabriel, Marcos, James e Sérgio que são todos Yudansha 3º grau. Todos eles foram alunos do Rodrigo Martins Sensei que vive hoje nos EUA e que foi um dos Sensei que marcou bastante minha vida como aikidoísta. Sua alegria e sinceridade durante os treinos nos deixava muito felizes com a prática, bons tempos. Ver hoje o grande legado do Rodrigo Sensei em seus alunos é bastante motivador para voltar para esta casa [Dojô], pois neles há receptividade e boa convivência.

Iniciando o Yudanshakai [Marcos Sensei]

Treinar - Melhor não há

Retribuindo o conhecimento


Treinando com o Sérgio Sensei

Muitos Ukemi [saber movimentar o corpo é extremamente importante]

Jô Dori - Movimentando o centro


Reflexão e encerramento

Kimochi [Sentimento do Ki]

"A correta atitude de respeito, sinceridade e modéstia, bem como a atmosfera adequada, são essenciais para o processo de aprendizado; e, como o Aikido é uma arte marcial, constituem ingrediente imprescindível para a segurança de cada indivíduo". Mitsugi Saotome Sensei - Aikido e a harmonia da natureza.

Sinceros agradecimentos aos amigos de Natal.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Bueno Sensei em Recife [13.02.09]

"Vede: como é bom, como é agradável habitar todos juntos, como irmãos." Sl 133, 1

Esse é o sentimento que tivemos neste dia, o qual foi muito importante para o grupo.

Contamos com a presença do nosso Sensei em terras Pernambucanas. Tivemos a honra da presença dos amigos da Tenchi: Antônio Cavalcante Sensei, Tadeu, Wilson e outros sete que nos prestigiaram. Nossos sinceros agradecimentos.

O Aikido é uma grande família onde há várias casas [Dojô] cuja ética é igual a todos e o que diferencia são os metodos de cada liderança. O aspecto da harmonia entre estas casas deve estar sempre presente, é o melhor termômetro para saber se os grupos de fato são saudáveis. Para o Aiki-PE a presença da Tenchi é de suma importância pois somos de casas diferentes, Aikikai e Tenchi respectivamente, mas antes disso somos todos Aikido.

Vejamos as palavras do mestre Zen Shuryu Suzuki:

"Expressar-se livremente, tal como você é, sem intenção de adaptar-se a alguma maneira de ser imaginária é o mais importante."

Treinamento entre casas diferentes não significa mudar sua técnica, sua maneira de pensar e agir. Na realidade é a melhor forma de conhecer o vizinho e dividir com ele o que você tem de melhor. Neste sentido dividir significa somar, bela matemática dos sentidos.

Só se está bem com os demais se está bem consigo. A comunicação é um dos pilares para se ter uma sociedade livre e saudável, a plena harmonia envolvida com todos os pontos diferentes que convergem para uma única linguagem, um único movimento circular. Isso é Aikido.

A presença do Bueno Sensei como head deste momento tão impar foi de grande importância, haja vista que ele sempre primou por este tipo de atitude. Viver em harmonia, eis o grande trunfo do Aikido.

Tenchi, Aikido Harmonia e Aiki-PE viveram neste dia uma grande dia, dias estes que se repetirão, eis o desejo do Aiki-PE.



Aos praticantes do Aiki-PE fica a aula deste dia como: "o mais importante é a comunicação".

Wilson A. Tenório

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Aiki-PE [Aikido em Pernambuco]

Objetivo

Divulgar a arte do Aikido em Pernambuco sob a orientação e supervisão do Gentil Sensei [5º Dan Aikikai Hombu Dojo], representando o Círculo de Aikido no estado.

Arte

Tendo em vista os belíssimos movimentos circulares e harmônicos existentes no Aikido, o praticante estará em contato direto com o conceito arte, sendo ele mesmo parte integrante da obra.

Filosofia

Os movimentos no Aikido são norteados pela filosofia japonesa onde a tranqüilidade e a disciplina correspondem a alguns dos pilares da cultura nipônica. O praticante estará convivendo em um ambiente onde o respeito e a amizade predominam, logo criando uma atmosfera de pura harmonia.

Esta filosofia deve ser algo que penetre o inconsciente do praticante, pois deverá permear a sua vida pessoal, dessa forma, desenvolvendo o lado humano tão desconfigurado nos dias atuais.

Terapia

Vivemos dias conturbados onde os olhares são de tristeza e preocupação. Um dos objetivos do Aikido é desenvolver a autoconfiança do indivíduo e a sua valorização como parte integrante de uma sociedade que depende dele para ser melhor. Ao fundirmos a arte com a filosofia teremos a fórmula ideal para quem precisa se desvincular do stress e dos problemas do dia a dia. O objetivo deve ser o aprimoramento dos movimentos para se chegar ao relaxamento da mente e logo a do indivíduo.

A Sinergia

Fundindo os três conceitos veremos que o objetivo final é o de vencer a si mesmo, pois nossos maiores inimigos estão dentro de nós, são eles: medo, ira, timidez, baixa estima e etc. No Aikido se diz que não é um que domina o outro através da técnica, mas sim que a técnica domina os dois praticantes através do movimento harmônico.