Se os atentados de 11 de setembro marcaram a estréia oficial dos blogs como fontes de notícia, o mesmo acontece agora com os microblogs, que vêm ganhando força ao divulgar detalhes do incêndio que devastou mais de 166 mil hectares na Califórnia, em quatro dias. As informações são postadas tanto por jornais quanto por internautas que vivem perto das regiões atingidas.
Veja fotos do incêndio na Califórnia
Os microblogs são diários virtuais atualizados via
telefone celular – daí o termo “micro”, pois os textos são
geralmente mais curtos que os dos blogs. Atualmente, o Twitter é
o serviço mais popular. Esse cenário pode mudar, pois
recentemente o Google comprou o concorrente Jaiku (entenda
como funcionam os microblogs).
Nessa onda das mensagens curtas divulgadas
on-line, o jornal “Los Angeles Times” criou uma página no Twitter com notícias sobre as
queimadas. Nela, exibe frases que mantêm os leitores
atualizados: “parece Bagdá, mas não há tiros”, “moradores usam
secretária eletrônica para checar suas casas” e “escolas de San
Bernardino vão fechar nesta quarta por causa do incêndio, dizem
oficiais”, são algumas das curtas notícias produzidas pelo
jornal.
Além dos microblogs, outras ferramentas on-line já “tradicionais” na cobertura de desastres atualizam os internautas em tempo real. A enciclopédia virtual Wikipedia, por exemplo, ganhou um verbete sobre os incêndios na Califórnia. O fogo também virou assunto em diversos blogs: o Google Earth Blog, por exemplo, mostra imagens das áreas do incêndio, enquanto o blogueiro Olliver Willis faz um paralelo entre o acontecimento na Califórnia e a guerra no Iraque. Já o Digg, que reúne notícias de diversos sites, traz centenas de resultados quando se faz uma busca sobre o assunto.