Assessoria completa no seu pomar


Engenheiro Agrônomo

Ricardo Martins

Sou especialista em assessoria para o cultivo da pitaya atendendo in loco e de forma remota diversos pomares em muitos estados do país e com experiências também em outros países que cultivam a fruta.

Por uma década venho estudando técnicas avançadas de plantio, manejo, colheita e pós-colheita desta cultura, bem como as especificidades do clima, solo e cuidados necessários para o sucesso de pomares rentáveis


Próximos Eventos

 

Fique por dentro

Artigos técnicos sobre a pitaya

abril 29, 2022

Epagri apresenta tecnologias para a cultura da pitaia em Simpósio Internacional no Peru

Sed venenatis. Morbi tincidunt. Nullam justo. Vestibulum ut justo a odio. Etiam et pede eget metus nonummy at, rhoncus dolor in interdum pellentesque quis, lacinia aliquet. In mauris sit amet leo. Aliquam erat consectetuer vestibulum varius.

 

 

Assessoria

Vamos melhorar a sua produção?

Os resultados do trabalho de Ricardo Martins são evidentes não apenas em termos de aumento da produtividade e qualidade da pitaya, mas também na satisfação dos clientes que confiam em sua expertise. Seu compromisso com a excelência e a inovação tem sido amplamente reconhecido pelos produtores que se beneficiam de sua orientação. O Eng. Agrônomo Ricardo Martins está disponível para consultorias, parcerias e colaborações em projetos de cultivo de pitayas em todo o país


A fruta

Sobre a Pitaya

A pitaya, popularmente conhecida como Dragon fruit ou Fruta-do-Dragão, pertence à família das cactáceas. Originária das florestas tropicais da América Central, a fruta possui diversos atributos nutritivos, principalmente vitaminas e minerais que funcionam como antioxidantes, auxiliando na imunização do organismo e proteção contra doenças.

A característica da fruta com sabor suave e doce, polpa firme e repleta de  sementes,  tem  despertado  interesse  nos  produtores,  tendo  em  vista  sua grande  aceitação  pelos  consumidores. As variedades de polpa vermelha são ricas em antioxidantes, embora as de polpa branca também sejam reconhecidas como preventivas de câncer,  diabetes e por  neutralizarem  substâncias tóxicas, reduzirem o colesterol e  a  pressão  sanguínea,  além  de  serem ricas em fósforo e cálcio.

De acordo com dados do Ceagesp (SP) os volumes de pitaya comercializados no Brasil vem apresentando franca expansão. O seu cultivo é recente no Brasil, onde o Estado de São Paulo se figura como o maior produtor da fruta, seguido por Santa Catarina e o Estado do Pará. 

A pitaya tem potencial para produzir em todas as regiões do Brasil. A  distribuição  geográfica apresentada pela espécie em diversos  países  mostra  sua  capacidade de  adaptação  a  condições  ambientais distintas, podendo ser encontrada desde em regiões quentes e úmidas, praticamente  ao  nível  do  mar  até  em  zonas altas e mais frias. Portanto, o cultivo comercial da fruta tem se mostrado como uma excelente alternativa de diversificação da pequena propriedade rural e também oportunidade para o agronegócio.