Início

DESTAQUES – maio de 2024


TRABALHO VOLUNTÁRIO SOS MUSEUS CADASTRO DE INSTITUIÇÕES, ESPECIALISTAS E EMPRESAS PARA SALVAMENTO DE ACERVOS

Inscreva-se! Divulgue nas suas redes!
https://docs.google.com/forms/d/1ZlFWUInj3MvOQZA3kaUy8oOZ5WLynYmGdWuBEuCztOc/edit


Se você faz parte da Rede de Apoio para recuperação de acervos do RS, ou se tem interesse em colaborar com esta frente, não deixe de participar da Ação Emergencial de Orientações e Instruções para início do resgate dos acervos!

Serão 3 lives gratuitas e abertas, transmitidas no Canal do Youtube do Labcon-UFSC com os seguintes temas:

Primeiros passos para resgate de acervos em enchentes
Data: 15 de maio de 2024
Horário: 20h às 21h
Link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=O_PmDiWeg8U

Biossegurança no resgate de acervos em enchentes
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 20h às 21h
Link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rcxgz-FMBks

Desastres naturais e preservação de acervos no Brasil
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 20h às 21h
Link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6pUd3ObuwiM

Venha fazer parte dessa capacitação. Toda ajuda é necessária e importante!

🔸Divulgue, compartilhe, participe!🔸


DESTAQUEPUBLICAÇÃO CATÁSTROFE RS

Publicação de Fernanda Auada, Margot Crescenti, Marilúcia Bottallo e Tatiana Russo: “Orientações Emergenciais de Salvaguarda – Acervos e Coleções Museológicas – Catástrofe Ambiental no Rio Grande do Sul”



DESTAQUE – março de 2024
Inscrições encerradas! Todos os nossos Associados receberão o link de acesso à palestra. Aos demais inscritos, foi enviado e-mail por ordem de inscrição, de acordo com o número de vagas remanescentes.


Homenagens aos restauradores e conservadores do Iphan:



DESTAQUE – novembro de 2023.

DESTAQUE – março de 2023:

Curso Custos, Orçamento e Lucratividade

DESTAQUE – junho de 2022:


DESTAQUE – maio de 2022:

DESTAQUE – fevereiro de 2021:



DESTAQUE – 18 de outubro de 2021:

Os Encontros Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração são eventos bianuais organizados desde 2011 de forma intercalada por instituições brasileiras e portuguesas. Os Encontros têm como objetivo aproximar profissionais e instituições dos dois países, visando contribuir para um debate amplo sobre a preservação do patrimônio cultural, a formação e atuação do profissional conservador-restaurador, o desenvolvimento das áreas da conservação, conservação preventiva e restauração no campo científico, assim como compartilhar resultados de investigações e fortalecer parcerias entre instituições e profissionais.

Os profissionais associados à ACOR-RS, ACCR, ARCO-IT e ABER têm um desconto de 10% na inscrição como ouvinte. 

Antes de se inscrever, mande mensagem para o e-mail 6lusobrasileirocr@gmail.com informando qual é a sua associação. Enviaremos um código para ser preenchido no ato da inscrição.

Envie uma mensagem para o e-mail 6lusobrasileirocr@gmail.com informando a qual associação está afiliado para receber um desconto de 10% na inscrição como ouvinte no VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação: Conexões.

Mais informações em: https://www.even3.com.br/6lusobrasileiroconservacaorestauracaopelotas/


DESTAQUES:

DESTAQUE:

Sobre a palestrante:
Gabriela Ventura é Doutorada em Química e investigadora do INEGI, trabalha na área da Qualidade do Ar interior desde 1995, com foco na caraterização de materiais de construção e produtos de consumo como fontes emissoras de poluentes. Esteve na génese do LQAI-Laboratório da Qualidade do Ar Interior, que é um laboratório de valências únicas no país no que respeita à caracterização de emissões pelos materiais. Tem estado envolvida em vários projetos nacionais e europeus relativos à qualidade do ar interior, como são exemplos os Projetos Europeus SINPHONIE “Schools Indoor Pollution and Health: Observatory Network in Europe” (2010-2012); OFFICAIR “On the reduction of health effects from combined exposure to indoor air pollutants in modern offices” (2010-2013); EPHECT – “Emissions, exposure patterns and health effects of consumer products in the EU” (2010-2013). Foi coorientadora de diversos alunos de mestrado na FEUP, FCUP e Universidade da Madeira. Relativamente a apresentações públicas sobre o tema da qualidade do ar interior, de referir um webinar promovido pela AIPOR e INEGI no dia 15 de abril do corrente ano, denominada “A Qualidade do Ar Interior para além da COVID-19”. 

A ABER está participando da REDE TEMÁTICA sobre a Qualidade do Ar Interior em Museus, Bibliotecas e Arquivos (QAI-MBA), criada pelo CITAR, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica do Porto.

A rede temática QAI-MBA é uma rede multidisciplinar composta por instituições luso-brasileiras, acadêmicas e de memória (museus, bibliotecas e arquivos), públicas ou privadas, que tenham como interesse comum a investigação, a preservação do patrimônio, a monitorização e os estudos da QAI, o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimentos específicos, sobretudo em relação aos poluentes voláteis danosos ao patrimônio móvel, com a finalidade de conservação e prevenção de riscos.

Em 27/07 houve o webinar inaugural da REDE QAI-MBA, com os palestrantes Eduarda Vieira (CITAR), Patrícia Moreira (CITAR), Karen Barbosa (CITAR) e Virgínia Costa (convidada) e que em breve estará disponível.

Mais informações: redetematica.qai.mba@gmail.com


DESTAQUE – 17 de junho de 2021 :

Parecer Profa. Ana Virginia Pinheiro sobre expurgo de livros da biblioteca da Fundação Cultural Palmares

NOTA INTRODUTÓRIA

A ABER compartilha o parecer técnico elaborado pela Profa, Msc. e bibliotecária Ana Virgínia Pinheiro a respeito do relatório “Retrato do Acervo – A dominação marxista na Fundação Cultural Palmares 1988-2019. Relatório Público 01 – CNIRC”, de 11/06/2021. Tal relatório tenta justificar o expurgo de livros declarados inadequados da coleção da biblioteca da Fundação Palmares.

No entanto, conforme declara Ana Virgínia em seu parecer, pág.3,

“livros foram selecionados com o objetivo de descarte e não de construir ou desenvolver uma biblioteca – atividade que, efetivamente, requer habilitação, qualificação e isenção, à luz dos Princípios da Liberdade Intelectual, declarados pela International Federation of Library Associations and Institutions (1999)”

O parecer apresenta aspectos técnicos, científicos e éticos relacionados à biblioteconomia, formação, manutenção e expurgo de acervos e oferece rica bibliografia sobre os pontos discutidos.

A ABER, consoante com o parecer da Profa. Ana Virgínia, repudia veementemente esse expurgo baseado em princípios totalmente subjetivos, conforme explícito no Relatório e contra-argumentado no parecer.

———————————————————

DESTAQUE –  Código de Ética do Conservador-Restaurador
Em 2005, o grupo de instituições formado ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores), ACCR (Associação Catarinense), ACORRS (Associação do Rio Grande do Sul), APCR (Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais) e a ARCO (Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais) elaborou o Código de Ética do Conservador-Restaurador (clique para fazer download).