Aplicação da Tecnologia da Informação na Distribuição de Exercícios de Química Orgânica


Roberto Andrea Mueller (PQ), Elson Santiago de Alvarenga (PQ)

Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - Minas Gerais

Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas


palavras-chave

tecnologia da informação

química orgânica

internet


Objetivos

Estudar o possível efeito da utilização da tecnologia da informação ao distribuir exercícios sobre análise orgânica elementar individuais a três turmas de estudantes de graduação da disciplina de Laboratório de Química Orgânica, QUI-139 oferecida pela Universidade Federal de Viçosa em página na Internet e comparar com uma quarta turma que recebeu o exercício em folha impressa, de modo convencional.


Método

Cada estudante da disciplina QUI-139 de três turmas com diferentes horários de aula, denominadas aqui de A, B e C recebeu o endereço na Internet

http://www.ufv.br/deq/teleduc/anquor.html

e uma senha individual. Uma turma de contrôle, denominada D, recebeu os dados individuais impressos em folha de papel. O acesso ao exercício é reservado ao portador da senha conforme detalhado a seguir. Ao digitar a senha e acionar a tecla “Enter” a página chama o programa bus42a, em linguagem Java que além de verificar a validade da senha, gera os dados numéricos do exercício caso ela seja válida. O número de exercícios é maior do que o número de estudantes em cada turma. O texto em HTML junto com o programa ocupa menos de 20 KB no disco do computador. O exercício fornece a massa de uma amostra de um hidrocarboneto desconhecido para o aluno e a massa de CO2 e de H2O respectivamente que se forma ao queimar completamente a amostra em presença de excesso de oxigênio. Esta tarefa explora o processo de análise orgânica elementar desenvolvido por Antoine-Laurent Lavoisier (1743-1794) e aperfeiçoado por Justus Liebig (1803-1873) [1,2]. A correção foi feita comparando os resultados fornecidos pelos alunos com os impressos numa tabela em poder do professor, contendo as respostas para cada senha de acesso e o nome de cada estudante. A entrega do exercício resolvido ao professor pode ser via correio eletrônico ou impresso em papel. Para visitar a mencionada página na Internet foi reservada, em horário acessível para os estudantes, uma sala de micros bem equipada, localizada no Departamento de Informática da UFV, onde um dos autores ficou disponível para atendimento aos alunos. Alternativamente, seis microcomputadores estão diariamente disponíveis no prédio da Administação, no saguão onde funciona o Registro Escolar da UFV. Outra opção de acesso é a Biblioteca Central da UFV na qual existe um microcomputador conectado à rêde, acessível sob reserva antecipada. Numa terceira possibilidade os respectivos Departamentos de origem dos estudantes oferecem acesso a um número variável de aparelhos conectados à Internet.


Resultados

Os resultados encontram-se organizados na tabela-1.


Tabela-1. Resultados da Avaliação

Turma

No. de Alunos

Corretos, %

Incorretos, %

Não Fizeram, %

A

17

41

12

47

B

14

57

0

43

C

18

78

0

22

D

17

94

0

6


A turma A tem a maior porcentagem de êrros e de estudantes que não fizeram a tarefa. A turma B e C têm porcentagens crescentes de exercício corretamente resolvido e decrescente de pessoas que não o fizeram.

A turma D recebeu a tarefa impressa em folha de papel, tem a maior porcentagem de exercícios corretamente resolvidos e a menor dos que não o fizeram.


Comentários e Conclusão

Os estudantes da turma A não conseguiram receber antecipadamente o aviso da queima do servidor da sala de micros ocorrido algumas horas antes do horário marcado, exigindo o deslocamento dos interessados para os outros locais mencionados. A turma A, a primeira a receber a tarefa, foi prejudicada pelo imprevisto. As turmas B e C conseguiram um acêrto maior de exercícios, com 57 e 78 %, respectivamente, talvez esta melhoria seja devido à não frustração experimentada pela turma A. Por outro lado, a turma D revelou uma porcentagem inferior para os que não fizeram a tarefa, isto pode estar ligado à maior facilidade do exercício impresso entregue em mãos. Com este experimento pioneiro notou-se que a funcionalidade do sistema de acesso via Internet teve boa aceitação geral, apesar dos contratempos. Observou-se também a importância da existência de micros descentralizados. Será necessário mais um ciclo de aplicações a fim de conseguir avaliar de forma mais segura este poderoso método de distribuição de exercícios via Internet. Este sistema poderá ser ampliado para outras disciplinas, simplesmente substituindo o conteúdo do exercício, podendo ser extendido para outras Instituições conveniadas com a UFV.


Bibliografia

[1] Introduction to Organic Chemistry, A. Streitwieser Jr. e C.H. Heatchcock, Macmillan Pub. Co. Inc, (1976), p 36.

[2] Química Orgânica, N.L.Allinger, M.P. Cava, D.C. de Jongh, C.R. Johnson, N.A. Lebel e C.L. Stevens, LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. (1976), p 9.


Agradecemos à UFV a disponibilização de um PC 486, 40 MHz a R.A.M.