SlideShare a Scribd company logo
1 of 31
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs Prof. Dr. Daniel Fábio Salvador Fundação CECIERJ/CEDERJ
O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? AVA SGA(LMS) ≠ SGC Ferramenta ou  sistemas Tecnologia  (solução) ≠
Custo Contexto institucional: Precisa integrar-se a outros sistemas de controle Facilidade Robustez Contexto visual: Simples e fácil de usar Conteúdos Contexto individual: Suporte instrucional Docentes Alunos
Qualidade do aprendizado e  Dimensões cognitivas Fonte: Peter Knight, The Open University
Objetos de aprendizagem Formas de controle Aquisição de informações Centrada no conteúdo Desenvolvimento de habilidades Formação de novos esquemas mentais Centrada no aluno Centrada no grupo Objetivos de aprendizagem, tecnologias e formas de controle Web 2.0 Tecnologias colaborativas Tecnologias interativas Tecnologias distributivas Rede Consumida Rede Produzida EaD 1.0 EaD 2.0
Características de bons AVAs: (a) navegação intuitiva; (b) clareza e consistência de ícones utilizados no projeto gráfico;  (c) projeto gráfico harmonioso e agradável;  (d) conteúdo adequado ao público alvo; (e) linguagem direta e simples;  (f) possibilidade de autoria;  (g) dialogicidade;  (g) interatividade (com o conteúdo, com a equipe de ensino e com outros participantes) etc.
Alguns exemplos de Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs)
Blackboard  http://www.blackboard.com/ Usuários: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
e-Proinfo  http://www.eproinfo.mec.gov.br/ Usuários: ,[object Object],[object Object]
Teleduc ,[object Object],http://www.teleduc.org.br/
Plataforma CEDERJ http://www.cederj.edu.br Usuários:
http://moodle.org Três formatos do   Moodle : Formato Semanal  - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;  Formato em Tópicos  - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.  Formato Social  – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal
E-mail ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Enviando e compartilhando materiais em diversas mídias
Material e ambiente (LMS) atrativos - (pdf, Html, animações flash)   As ferramentas
Aula lineares e não lineares
Porque usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Fóruns e salas de bate-papo Exemplo de AD em fórum: - Foram 982 postagens em 15 dias - 284 alunos  e seis tutores  - 113 participações dos 6 tutores
Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Testes e pesquisas de opinião
Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Coletando e revisando Atividades (tarefas)
 
 
Atividades a distância (ADs):  - Contextualizadas ao cotidiano do aluno  - Ciclo de ação e reflexão -  Identificando conceitos e suas relações - Usos de ferramentas colaborativas 2.0 - Avaliação formativa - Variação de formatos e técnicas pedagógicas
Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Registro e acompanhamento de notas
 
Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Multimídia e Ferramentas web 2.0
Recursos midiáticos animados
Vamos dar ferramentas de autoria para o professor?
OBS: Letras diferentes (a,b ,c,d ) na mesma linha representam diferen ç a estat í stica (p<0,05) pelo teste de Teste   2 . Participação dos alunos em 2006 a 2009   Categoria % 2006 2007 2008 2009 Observadores 60,1 a 54,7 b 50,9c 24,6d Participantes 39,9 a 45,3 b 49,1c 75,4d Concluintes  em rela ç ão aos participantes 46,1 a 47,0 a b 49,8ab 51,6b Evasão efetiva 53,9a 53,0ab 50,2ab 48,4b Concluintes em rela ç ão aos que iniciaram 18,4a 21,3b 24,4c 38,8d Evasão total 81,6a 78,7b 75,8c 61,2d
Obrigado!   [email_address] www.eadmoodle.com.br
FORMA (AVAs) CONTEÚDO COMUNIDADE Tutor Conteudista Apoio técnico / Design COORDENAÇÃO Como? O que? Com quem? Por que? Desenhista   instrucional

More Related Content

What's hot

Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de AprendizagemAmbientes Virtuais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de AprendizagemEwout ter Haar
 
Ambientes Virtuais De Aprendizagem
Ambientes Virtuais De AprendizagemAmbientes Virtuais De Aprendizagem
Ambientes Virtuais De AprendizagemKeillaSantiago
 
Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Ambientes Colaborativos de AprendizagemAmbientes Colaborativos de Aprendizagem
Ambientes Colaborativos de Aprendizagemregislima
 
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac Colombo
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac ColomboPlataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac Colombo
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac ColomboEDUCATE
 
A importância da interação no ava
A importância da interação no avaA importância da interação no ava
A importância da interação no avaCristiane Marinho
 
Ambientes virtuais de aprendizagem ead
Ambientes virtuais de aprendizagem eadAmbientes virtuais de aprendizagem ead
Ambientes virtuais de aprendizagem eadRada Ead
 
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais  de AprendizagemAVA Ambientes Virtuais  de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais de AprendizagemEAD Amazon
 
Plataformas teleduc e moodle
Plataformas teleduc e moodlePlataformas teleduc e moodle
Plataformas teleduc e moodleRulvoney
 
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem Sandra Oliveira
 
CPLP Plataformas de Aprendizagem
CPLP Plataformas de AprendizagemCPLP Plataformas de Aprendizagem
CPLP Plataformas de Aprendizagemcplp
 
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemJuFRodrigues
 
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemRoberto Cezar
 
Tarefa04 avmc
Tarefa04 avmcTarefa04 avmc
Tarefa04 avmcprmileo
 
Trabalhando com EVA 2017
Trabalhando com EVA 2017Trabalhando com EVA 2017
Trabalhando com EVA 2017Reuel Lopes
 
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de AprendizagemPlataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de AprendizagemCarina Mano
 
EVA - Espaço Virtual de Aprendizagem
EVA - Espaço Virtual de AprendizagemEVA - Espaço Virtual de Aprendizagem
EVA - Espaço Virtual de AprendizagemReuel Lopes
 
Trabalhando na Plataforma EVA
Trabalhando na Plataforma EVATrabalhando na Plataforma EVA
Trabalhando na Plataforma EVAReuel Lopes
 

What's hot (20)

Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de AprendizagemAmbientes Virtuais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Uma Alternativa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Uma AlternativaAmbientes Virtuais de Aprendizagem - Uma Alternativa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Uma Alternativa
 
Ambientes Virtuais De Aprendizagem
Ambientes Virtuais De AprendizagemAmbientes Virtuais De Aprendizagem
Ambientes Virtuais De Aprendizagem
 
Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Ambientes Colaborativos de AprendizagemAmbientes Colaborativos de Aprendizagem
Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
 
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac Colombo
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac ColomboPlataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac Colombo
Plataformas de aprendizagem no ensino Workshop Fnac Colombo
 
A importância da interação no ava
A importância da interação no avaA importância da interação no ava
A importância da interação no ava
 
Ambientes virtuais de aprendizagem ead
Ambientes virtuais de aprendizagem eadAmbientes virtuais de aprendizagem ead
Ambientes virtuais de aprendizagem ead
 
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais  de AprendizagemAVA Ambientes Virtuais  de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
Plataformas teleduc e moodle
Plataformas teleduc e moodlePlataformas teleduc e moodle
Plataformas teleduc e moodle
 
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
 
CPLP Plataformas de Aprendizagem
CPLP Plataformas de AprendizagemCPLP Plataformas de Aprendizagem
CPLP Plataformas de Aprendizagem
 
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
 
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
 
Tarefa04 avmc
Tarefa04 avmcTarefa04 avmc
Tarefa04 avmc
 
Moodle e teleduc
Moodle e teleducMoodle e teleduc
Moodle e teleduc
 
Trabalhando com EVA 2017
Trabalhando com EVA 2017Trabalhando com EVA 2017
Trabalhando com EVA 2017
 
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de AprendizagemPlataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
 
EVA - Espaço Virtual de Aprendizagem
EVA - Espaço Virtual de AprendizagemEVA - Espaço Virtual de Aprendizagem
EVA - Espaço Virtual de Aprendizagem
 
Trabalhando na Plataforma EVA
Trabalhando na Plataforma EVATrabalhando na Plataforma EVA
Trabalhando na Plataforma EVA
 
Tutor
TutorTutor
Tutor
 

Similar to AVAs

Blackboard Learn 9.0 - Descrição Funcional
Blackboard Learn 9.0 - Descrição FuncionalBlackboard Learn 9.0 - Descrição Funcional
Blackboard Learn 9.0 - Descrição FuncionalPedro Reis Coelho
 
Apresentação Plano De Investigação
Apresentação Plano De InvestigaçãoApresentação Plano De Investigação
Apresentação Plano De InvestigaçãoRodolfo Costa
 
Learning Design
Learning DesignLearning Design
Learning DesignLuiz Matos
 
Objetos aprendizagem
Objetos aprendizagemObjetos aprendizagem
Objetos aprendizagemSilvia Dotta
 
Apresentacao_Holon_Completa
Apresentacao_Holon_CompletaApresentacao_Holon_Completa
Apresentacao_Holon_Completalcolodete
 
Apresentacao-Formacao.pptx
Apresentacao-Formacao.pptxApresentacao-Formacao.pptx
Apresentacao-Formacao.pptxJean Marie Jhon
 
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhD
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhDApresentação à Comissão de Acompanhamento do PhD
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhDJoaquim Silva
 
Tarefa04 avmc
Tarefa04 avmcTarefa04 avmc
Tarefa04 avmcprmileo
 
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdfJulianaFlauzino1
 
Slideshare na Educação
Slideshare na EducaçãoSlideshare na Educação
Slideshare na EducaçãoGydyzany Pires
 
Os Sistemas de e-Learning no Ensino Superior
Os Sistemas de e-Learning no Ensino SuperiorOs Sistemas de e-Learning no Ensino Superior
Os Sistemas de e-Learning no Ensino SuperiorPaula Peres
 
Learning Design: Conceitos e Práticas
Learning Design: Conceitos e PráticasLearning Design: Conceitos e Práticas
Learning Design: Conceitos e PráticasJaime Balbino
 
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiria
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiriaModelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiria
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiriaNelson Jorge
 
Tutorial moodle trt rs
Tutorial moodle trt rsTutorial moodle trt rs
Tutorial moodle trt rsleonardo2710
 

Similar to AVAs (20)

Stcd texto1 s5
Stcd texto1 s5Stcd texto1 s5
Stcd texto1 s5
 
Blackboard Learn 9.0 - Descrição Funcional
Blackboard Learn 9.0 - Descrição FuncionalBlackboard Learn 9.0 - Descrição Funcional
Blackboard Learn 9.0 - Descrição Funcional
 
Apresentação Plano De Investigação
Apresentação Plano De InvestigaçãoApresentação Plano De Investigação
Apresentação Plano De Investigação
 
Learning Design
Learning DesignLearning Design
Learning Design
 
Objetos aprendizagem
Objetos aprendizagemObjetos aprendizagem
Objetos aprendizagem
 
Guia do cursista
Guia do cursistaGuia do cursista
Guia do cursista
 
Curso ead gtp
Curso ead   gtpCurso ead   gtp
Curso ead gtp
 
Apresentacao_Holon_Completa
Apresentacao_Holon_CompletaApresentacao_Holon_Completa
Apresentacao_Holon_Completa
 
Apresentacao-Formacao.pptx
Apresentacao-Formacao.pptxApresentacao-Formacao.pptx
Apresentacao-Formacao.pptx
 
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhD
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhDApresentação à Comissão de Acompanhamento do PhD
Apresentação à Comissão de Acompanhamento do PhD
 
Stcd texto2 s5_cap3
Stcd texto2 s5_cap3Stcd texto2 s5_cap3
Stcd texto2 s5_cap3
 
Tarefa04 avmc
Tarefa04 avmcTarefa04 avmc
Tarefa04 avmc
 
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf
41 Ferramentas Aulas Online - Planilhas Google.pdf
 
Slideshare na Educação
Slideshare na EducaçãoSlideshare na Educação
Slideshare na Educação
 
01 introducao-ao-moodle
01 introducao-ao-moodle01 introducao-ao-moodle
01 introducao-ao-moodle
 
Os Sistemas de e-Learning no Ensino Superior
Os Sistemas de e-Learning no Ensino SuperiorOs Sistemas de e-Learning no Ensino Superior
Os Sistemas de e-Learning no Ensino Superior
 
STNB-Projeto-EAD
STNB-Projeto-EADSTNB-Projeto-EAD
STNB-Projeto-EAD
 
Learning Design: Conceitos e Práticas
Learning Design: Conceitos e PráticasLearning Design: Conceitos e Práticas
Learning Design: Conceitos e Práticas
 
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiria
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiriaModelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiria
Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime EaD no IPLeiria
 
Tutorial moodle trt rs
Tutorial moodle trt rsTutorial moodle trt rs
Tutorial moodle trt rs
 

Recently uploaded

Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 

Recently uploaded (20)

Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 

AVAs

  • 1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs Prof. Dr. Daniel Fábio Salvador Fundação CECIERJ/CEDERJ
  • 2. O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? AVA SGA(LMS) ≠ SGC Ferramenta ou sistemas Tecnologia (solução) ≠
  • 3. Custo Contexto institucional: Precisa integrar-se a outros sistemas de controle Facilidade Robustez Contexto visual: Simples e fácil de usar Conteúdos Contexto individual: Suporte instrucional Docentes Alunos
  • 4. Qualidade do aprendizado e Dimensões cognitivas Fonte: Peter Knight, The Open University
  • 5. Objetos de aprendizagem Formas de controle Aquisição de informações Centrada no conteúdo Desenvolvimento de habilidades Formação de novos esquemas mentais Centrada no aluno Centrada no grupo Objetivos de aprendizagem, tecnologias e formas de controle Web 2.0 Tecnologias colaborativas Tecnologias interativas Tecnologias distributivas Rede Consumida Rede Produzida EaD 1.0 EaD 2.0
  • 6. Características de bons AVAs: (a) navegação intuitiva; (b) clareza e consistência de ícones utilizados no projeto gráfico; (c) projeto gráfico harmonioso e agradável; (d) conteúdo adequado ao público alvo; (e) linguagem direta e simples; (f) possibilidade de autoria; (g) dialogicidade; (g) interatividade (com o conteúdo, com a equipe de ensino e com outros participantes) etc.
  • 7. Alguns exemplos de Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs)
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 12. http://moodle.org Três formatos do Moodle : Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim; Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido. Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal
  • 13.
  • 14.
  • 15. Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Enviando e compartilhando materiais em diversas mídias
  • 16. Material e ambiente (LMS) atrativos - (pdf, Html, animações flash) As ferramentas
  • 17. Aula lineares e não lineares
  • 18. Porque usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Fóruns e salas de bate-papo Exemplo de AD em fórum: - Foram 982 postagens em 15 dias - 284 alunos e seis tutores - 113 participações dos 6 tutores
  • 19. Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Testes e pesquisas de opinião
  • 20. Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Coletando e revisando Atividades (tarefas)
  • 21.  
  • 22.  
  • 23. Atividades a distância (ADs): - Contextualizadas ao cotidiano do aluno - Ciclo de ação e reflexão - Identificando conceitos e suas relações - Usos de ferramentas colaborativas 2.0 - Avaliação formativa - Variação de formatos e técnicas pedagógicas
  • 24. Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Registro e acompanhamento de notas
  • 25.  
  • 26. Por que usar Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Multimídia e Ferramentas web 2.0
  • 28. Vamos dar ferramentas de autoria para o professor?
  • 29. OBS: Letras diferentes (a,b ,c,d ) na mesma linha representam diferen ç a estat í stica (p<0,05) pelo teste de Teste  2 . Participação dos alunos em 2006 a 2009 Categoria % 2006 2007 2008 2009 Observadores 60,1 a 54,7 b 50,9c 24,6d Participantes 39,9 a 45,3 b 49,1c 75,4d Concluintes em rela ç ão aos participantes 46,1 a 47,0 a b 49,8ab 51,6b Evasão efetiva 53,9a 53,0ab 50,2ab 48,4b Concluintes em rela ç ão aos que iniciaram 18,4a 21,3b 24,4c 38,8d Evasão total 81,6a 78,7b 75,8c 61,2d
  • 30. Obrigado! [email_address] www.eadmoodle.com.br
  • 31. FORMA (AVAs) CONTEÚDO COMUNIDADE Tutor Conteudista Apoio técnico / Design COORDENAÇÃO Como? O que? Com quem? Por que? Desenhista instrucional

Editor's Notes

  1. Diferente de LMS – Learning Management Systems ou Sistemas de gerenciamento da aprendizagem Por ser uma preocupação mais forte com os requisitos de sistemas e a arquitetura computacional. &amp;quot;No ciberespaço, essa união de cidadãos conectados, agrupados virtualmente em torno de interesses específicos, pode construir uma comunidade a partir do momento em que se estabelecem regras, valores, limites, usos e costumes, a netiqueta, com as restrições e os sentimentos de acolhimento e ‘pertencimento’ ao grupo.&amp;quot; (Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância – Kenski – pág 106)
  2. Entrega em rede (net delivery) – baseada na auto-instrução Trabalho em rede (network) – aprendizagem em grupo.
  3. Principais sistemas eletrônicos para o AVA Gratuito: http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ver-comunidade?community_id=31042 e-ProInfo software desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), é uma ferramenta para a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações. Dentro destas propriedades, o usuário pode promover cursos a distância, complementar cursos presenciais, projetos de pesquisa e outras formas de contribuir para a educação. O programa é todo desenvolvido em linguagem PHP e precisa ser instalado em um servidor Apache para funcionar. O e-ProInfo é dividido em dois sites: o do administrador e o do participante. O administrador disponibiliza as atividades que vão ser realizadas e o participante pode ver e fazer sua parte, virtualmente. A grande idéia deste programa é que ele é completamente livre; pode ser instalado em escolas públicas e privadas sem restrições. A razão desta liberdade é o fato de ser um software Open Source, ou seja, programas que são distribuídos gratuitamente e recebem contribuições de qualquer usuário interessado em melhorá-lo. No entanto, é preciso se cadastrar no site do Governo para poder fazer o download.
  4. ---------- Forwarded message ---------- Sou XXX , estou escrevendo este e-mail para dizer que gostei muito da plataforma do CEDERJ -EXTENSÃO que é muito diferente da plataforma do CEDERJ-GRADUAÇÃO. Gostei muito pois achei bem organizado, de fácil navegação, envio e recebimento de e-mail e tem um controle muito bom das tarefas e atividades, tanto por parte do administrador com do usuário(aluno). Gostaria de sugerir algumas ideias: a) Utilizar a plataforma da extensão também na graduação; b) Vídeos aulas de forma que sejam gravadas as aulas do professores presenciais e colocado na plataforma como forma de ajudar os alunos; c) Que os tutores utilizem seus tempos de aula para explicar os fundamentos e não só para tirar dúvidas de EPs e ADs. d) Que a carteira de estudante seja de melhor qualidade, envitando assim falsificações e também constragimentos por dos alunos na apresentação das mesmas. Obrigado por sua atenção e espero ajudar com as sugestões oferecidas. XXX
  5. http://ninehub.com/ http://www.moodle4free.com/ http://www.e-socrates.org/ Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância . Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle , como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet . Vale lembrar também que o Moodle possui uma leve semelhança com o mundialmente conhecido Orkut, com a diferença de ter seu direcionamento focado na educação e interação entre estudantes e professores. Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida: Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal; Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim; Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.
  6. Diferente de LMS – Learning Management Systems ou Sistemas de gerenciamento da aprendizagem Por ser uma preocupação mais forte com os requisitos de sistemas e a arquitetura computacional. &amp;quot;No ciberespaço, essa união de cidadãos conectados, agrupados virtualmente em torno de interesses específicos, pode construir uma comunidade a partir do momento em que se estabelecem regras, valores, limites, usos e costumes, a netiqueta, com as restrições e os sentimentos de acolhimento e ‘pertencimento’ ao grupo.&amp;quot; (Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância – Kenski – pág 106)
  7. aumento 26 ,2 % o n úmero de pa r ticipantes e 1 5,1 % de aprovados