Formul�rio de Busca

24/07/08 - 10h28 - Atualizado em 24/07/08 - 10h56

Apesar de rumores, Steve Jobs diz estar bem de saúde

Diretor-executivo da Apple afirma que preocupações são exageradas.
Segundo ‘NYT’, Jobs diz ter problemas de nutrição associados a uma cirurgia.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Foto: Reuters
Reuters
Steve Jobs, durante apresentação em São Francisco no início de junho. (Foto: Reuters)

Os rumores de que Steve Jobs, 53, diretor-executivo da Apple, estaria doente são exagerados, segundo o próprio Steve Jobs. Isso é o que diz uma reportagem do “New York Times”, segundo a qual o inventor do iPod tenta acalmar o mercado, conforme aumentam os rumores sobre sua saúde frágil e perda de peso. As preocupações ganharam força no início de junho, quando ele apresentou o iPhone 3G.

As preocupações, diz o “NYT”, aumentaram na segunda-feira (21), quando um funcionário da Apple afirmou que a saúde de Jobs era uma “questão pessoal”. No entanto, nas últimas semanas o diretor-executivo vem dizendo a pessoas próximas que está bem e que, quatro anos depois de uma operação para tratar um tipo raro de câncer pancreático, está livre da doença.

Ele teria afirmado, inclusive para alguns membros da diretoria da Apple, que está enfrentando problemas de nutrição relacionados à operação do câncer. Médicos confirmam que, em alguns casos, esse tipo de cirurgia leva realmente à perda de peso.

Blogs e observadores da indústria especulam, no entanto, se Jobs está sofrendo com o reaparecimento da doença ou de complicações causadas por ela. Parte da preocupação sobre a saúde de Jobs, diz a agência de notícias Reuters, é que a Apple não tem um plano de sucessão pronto. A empresa já divulgou que o executivo tem se tratado de um "problema comum" e está tomando antibióticos.

  Em sigilo

Pessoas próximas a Jobs, continua o jornal, disseram que ele passou por um procedimento cirúrgico neste ano para tratar do problema que estava causando sua perda de peso. Essas fontes do “NYT” não quiseram ser identificadas, porque não haviam sido autorizadas a comentar o caso. Procurada nesta terça-feira (22), a empresa não quis falar sobre o assunto.

Um executivo da indústria de tecnologia disse ao diário que, na semana antes de sua apresentação para anunciar o iPhone 3G, Jobs teve febre alta. Ele teria considerado cancelar sua aparição pública porque ainda se sentia debilitado, mas acabou cumprindo a agenda. Em entrevista logo após a apresentação de junho, o diretor-executivo disse que estava bem, ao responder uma pergunta sobre como estava se sentindo.

 

Foto: Reprodução/Reuters
Steve Jobs, durante a apresentação das duas versões do iPhone. A primeira, em janeiro de 2007, e a segunda, em junho de 2008. (Foto: Reprodução/Reuters)


Analistas se dividiram sobre quanto essas especulações podem ter afetado as ações da Apple. Depois de fecharem a US$ 166,29 na segunda-feira, elas abriram a US$ 162,02 na terça, queda de 2,6%. “A cada ligação que recebi de investidores, a saúde de Jobs acabava virando assunto”, disse ao “NYT” Charles Wolf, analista da Needham & Company.

  Doença

O blog Apple 2.0, da revista “Fortune”, fez nesta semana uma reportagem especial sobre a saúde de Jobs.

O texto lembra que, em 2003, ele descobriu ter um câncer maligno no pâncreas. Mas, enquanto o tipo mais comum de câncer pancreático dá expectativa de vida de um ano, o tumor de Jobs era mais raro e podia ser tratado apenas com cirurgia, sem a necessidade de quimioterapia.

 

No final de julho de 2004, ele passou por uma cirurgia para remover partes de seu sistema digestivo e, desde então, presumia-se que ele tinha se livrado do problema.

“Os efeitos dessa cirurgia provavelmente são suficientes para explicar a perda de peso de Jobs, sem considerar que o câncer tenha voltado”, diz a reportagem, que, no entanto, não descarta a possibilidade do reaparecimento da doença.

Leia mais notícias de Tecnologia

Enviar para amigo

Há problemas com o preenchimento do formulário.

A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.

  •  

Há problemas com o preenchimento do formulário.

Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.

Sucesso!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.

Formulário de envio para amigo
  • separar os emails por vírgulas

  • limitado em 600 caracteres



editorias


G1 especiais


serviços



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade