José Ranali, presidente do 28º Ciosp, comemora o sucesso do evento

4 02 2010

O professor-doutor José Ranali, presidente da 28ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, credita o sucesso do encontro à qualidade da grade científica. “Elaboramos uma programação de cursos com as principais novidades e com os temas mais discutidos atualmente na Odontologia, buscando atender todas as especialidades e todo tipo de profissional – cirurgiões-dentistas e técnicos, da área privada ou pública, além de estudantes”.

Além da programação, outro atração do Ciosp foi a feira paralela que, nos últimos anos, vem se transformando em um centro de negócios da América Latina. Este ano, ocuparam o espaço expositivo de 20 mil m² mais de 300 empresas do Brasil e de outros 18 países.

Após o balanço desta edição, José Ranali agradeceu a todos os participantes – profissionais, acadêmicos, ministradores, expositores, estudantes, além das pessoas envolvidas na organização.  “Espero encontrar todos no próximo Ciosp, que será realizado de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2011, ano no qual a APCD vai comemorar seu centenário”, concluiu.





Para o presidente da APCD, o ”Congressão” superou expectativas

4 02 2010

O presidente da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, entidade que realiza o Ciosp, Sílvio Cecchetto, diz que o evento superou as expectativas. “Nesta edição, tivemos um crescimento de 20% na participação de profissionais e estudantes na programação oferecida. O índice geral de ocupação das atividades chegou a 75%, um número recorde na história do Ciosp”, destaca Cecchetto.





28º Ciosp terminou nesta quarta com números superlativos

4 02 2010

Nos cinco dias do “Congressão”, o evento reuniu mais de 70 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Foram mais de 400 horas de atividades de atualização profissional em todas as especialidades da Odontologia.

Na edição da Fiosp deste ano, participaram mais de 300 expositores do Brasil e de outros 18 países, que apresentaram novidades em tecnologia, produtos e serviços.

Além da Feira, aconteceram outros eventos paralelos ao “Congressão”. Durante o 4o Enlec, foi lançado o livro Projeto Latino-Americano de Convergência em Educação Odontológica (PLACEO), elaborado por 27 autores e 16 colaboradores de 13 países, sob a coordenação dos professores Mariano Sanz Alonso, da Universidade Complutense de Madri, e João Humberto Antoniazzi, da USP.

Em edição bilíngue (português-espanhol), a obra propõe diretrizes e recomendações para a equivalência curricular nas 422 Faculdades de Odontologia para a formação de profissionais que atendam às necessidades da população da América Latina.

Outro importante livro lançado foi o Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro. Escrita pelas professoras Maria Celeste Morita (Universidade Estadual de Londrina), Ana Estela Haddad (diretora do Departamento de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde) e Maria Ercília de Araújo (ObservaRHOdonto), a obra traz, a partir do cruzamento de diversos banco de dados, um diagnóstico completo sobre o exercício da Odontologia no País. Entre os dados levantados é de que o Brasil possui 19% dos dentistas do mundo, dos quais 60% trabalham no Sudeste e mais da metade são mulheres.





Brasil tem o maior número de dentistas do mundo, diz livro lançado no Ciosp

4 02 2010

 Brasil conta com 19% dos dentistas do mundo. São 219.575 profissionais, dos quais 59% estão no Sudeste. Do total geral, 51,25% são mulheres. Três estados concentram 57% dos dentistas: 33,08% estão em São Paulo (72.508), 26.728 em Minas Gerais (12,19%) e 26.194 no Rio de Janeiro (11,95%). Os 197 cursos de Odontologia existentes formam por ano cerca de nove mil profissionais. A maior carência de profissionais está na região Norte.
Esses números fazem parte do livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro” lançado terça-feira (2) durante o 28o Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que termina nesta quarta-feira, no Anhembi, em São Paulo.

A publicação traz um diagnóstico completo sobre o exercício da Odontologia no País, com informações sobre os estados onde há maior concentração de profissionais, aqueles em que há carência de dentistas, que sexo predomina na categoria, qual o percentual que atua no setor público, quantos são autônomos, além de valores médios por hora trabalhada e principais especialidades.

Escrito pelas professoras Maria Celeste Morita (Universidade Federal da Londrina), Ana Estela Haddad (Departamento de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde) e Maria Ercília de Araújo (ObservaRHOdonto – Observatório de Recursos Humanos em Odontologia), o livro é resultado de uma ampla pesquisa realizada a partir do cruzamento de diferentes bases de dados, como a do Ministério do Trabalho, Ministério da Fazenda, Capes e entidades de classe, incluindo à da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, que promove o Ciosp.





Livro do Perfil do Cirurgião-Dentista Brasileiro é destaque na Folha de S.Paulo

3 02 2010

Folha de S.Paulo destaca lançamento de ontem do livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro” no 28º Ciosp. Além de entrevistar duas das autoras do livro, Maria Celeste Morita e Ana Estela Haddad, a matéria recebeu chamada na capa do jornal e na home do site.

 A notícia repercutiu também nos jornais Zero Hora e Agora.





Caiu e bateu o dente? Saiba como fazer até chegar ao dentista

3 02 2010

Acidentes envolvendo batidas e fraturas nos dentes são muito comuns, principalmente, em crianças e adolescentes.  Durante a palestra “Atendimento imediato do traumatismo dental”, realizada nesta segunda-feira (1/02) durante o 28º Ciosp, o professor titular da Universidade Federal do Paraná, Luciano Loureiro de Melo, explicou a importância do atendimento imediato e as condutas que podem ser feitas tanto pelos profissionais, quanto pelos pacientes.

De acordo com este especialista, o número de horas entre o momento do trauma e o atendimento feito pelo dentista é de extrema importância para o tratamento da lesão. Após a queda ou a batida, inicia-se um processo de reabsorção do dente, pois o organismo age como se este fosse um elemento estranho ao corpo.  Dependendo do traumatismo, que pode ter até quatro diferentes intensidades, esse processo é muito mais rápido e se nenhuma conduta for feita, o paciente corre o risco de perder o dente.

Caso haja fratura ou até extração de todo o dente, o professor ensina que o melhor método de conservação é mantê-lo em um recipiente com leite comum. O alimento é capaz de conservar o dente por até 6 horas.

Caso não tenha o produto ao alcance, a segunda melhor opção é deixá-lo dentro da boca, pois a saliva, apesar do risco de contaminação, ajuda a manter a estrutura dentária preservada por até 2 horas.





Empresas suíças participam do 28º Ciosp

1 02 2010

Instrumentos cirúrgicos revestidos com pó de diamante, gel dental infantil sem aditivos químicos e escovas dentais com mais de 5 mil cerdas – estes são alguns produtos do Pavilhão Suíço na 13ª Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo.

O Pavilhão contará com a presença das empresas Bien-Air, Coltène/Whaledent, Curaden, FGK, Geistlich Pharma, Jota, Metoxit, Renew Biocare e Weleda.





Dentes escurecidos após o clareamento dentário? Professor da USP explica essa e outras controvérsias da odontologia atual

31 01 2010

Analisando uma série de casos rotineiros na Odontologia, o professor-titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, Alberto Consolaro, ministrou hoje (domingo, 31 de janeiro) o curso “Controvérsias na Odontologia Atual – inquietações e dogmas clínicos”, dentro da programação do 28º Ciosp.

Entre os casos apresentados por Consalaro destaca-se o escurecimento dos dentes após o clareamento dentário. O professor da USP explica que, até hoje, não se sabe exatamente quais pigmentos ou moléculas são responsáveis pelo escurecimento dos dentes. Mas que, dentes escurecidos certamente não são provocados pelo clareamento.

Consolaro explica que dentes escuros são provenientes de dois tipos de casos: necrose pulpar asséptica ou metamorfose cálcica da polpa, ambos provocados por traumatismo dentário. O escurecimento dos dentes pode ocorrer até um ano após o paciente ter sofrido um traumatismo.

“O correto é que se faça uma radiografia antes do clareamento para diagnosticar algum tipo de concussão ocorrida no passado. Só assim o profissional poderá comprovar para o paciente que o problema já existia anteriormente ao clareamento”, conta o especialista.





Brasil Medic lança máscara de massagem facial com MP3

31 01 2010

A empresa Brasil Medic, especializada em produtos de massagem, vai lançar na 13ª Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo o Relax Eye, uma máscara de massagem facial que vem com MP3 para ser usada durante longos procedimentos cirúrgicos. Enquanto o dentista realiza a intervenção, diversas intensidades de compressão de ar vão relaxando os músculos faciais do paciente.





Colgate lança novo creme dental com arginina

31 01 2010

A Colgate lançará na 13ª Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo o novo creme dental COLGATE Sensitive Pro-Alívio™ com tecnologia Pro-Argin™, que contém arginina – um aminoácido presente na saliva – e carbonato de cálcio, atuando na hipersensibilidade dentinária.

O novo produto proporciona alívio instantâneo e duradouro da hipersensibilidade, por meio da vedação dos túbulos dentinários, canais que levam ao centro do dente. Além da escovação, o consumidor pode também aplicar uma pequena quantidade diretamente no dente sensível, massageando por 1 minuto.