Caso Clínico – Substituição Prótese Parcial Removível ” Ponte ” por Implantes Dentários!

O paciente do sexo masculino M.A, procurou nosso consultório desejando trocar sua prótese parcial removível ” PONTE ” por implantes dentários, veremos no caso abaixo que para a substituição da prótese removível foram instalados quatro implantes individuais anteriores e um implante posterior, desta forma conseguimos devolver uma melhor estética e função mastigatória, muito próxima da que existia quando a paciente ainda possuia os dentes naturais.

ANTES

DEPOIS

Dr. Gustavo Camargo

Por quê algumas vezes notamos em algumas situações um escurecimento ao redor dos dentes, próximo à gengiva?

O principal motivo está relacionado principalmente a presença de coroas de porcelana metálicas e ao escurecimento da própria raiz do dente, que devido à transparência da gengiva extremamente fina nesta região, mostra uma sombra escura. Atualmente as coroas estéticas de porcelana são isentas de metal, melhorando ou eliminando este desconforto.

Qual a diferença entre as coroas de resina e porcelana?

A resina é um material mais simples com características de possuir maior desgaste e menor estabilidade em relação à manutenção da cor e brilho. Já a porcelana é um material mais duro, resistente e estável quanto à cor. Indubitavelmente quando o propósito é estético e durabilidade, a porcelana é infinitamente a melhor opção.

Clareamento Dental e Coroa Estética em Porcelana ( In Ceran )

Neste caso clínico realizado em nosso consultório, o paciente F.H 30 anos,  nos procurou insatisfeito c/ a estética de suas próteses dos dentes centrais superiores, foi proposto então que fosse feito o clareamento dental em conjunto com o tratamento enquanto o mesmo parmeceu com os provisórios até o término do clareamento.

Contraste provisórios dos dentes centrais superiores (11 e 21 ) com o restante dos dentes que naturais que passaram pelo processo de clareamento

Núcleo estético confeccionado em fibra de vidro diretamente no dente central superior esquerdo (11)

Coping em In Ceran para um estética favorável das proteses metal free

Vizualição do modelo de trabalho das próteses em In Ceran já com a porcelana aplicada

Coroas em In Ceran cimentadas logo após a remoção dos provisórios, notem que o tecido gengival ao redor das coroas ainda não cicatrizados e não totalmente adaptados ao contorno das mesmas

No caso clínico acima, optamos por utilizar  coroas unitárias em In Ceran ( metal free ), pela excelente estética que nos oferecem, assim conseguindo um quadro clínico favorável a expectativa e satisfação do paciente!

Agende sua consulta!

Dr. Gustavo Camargo

Como escovar os dentes!

Para manter os dentes bonitos e saudáveis, é necessário o uso do fio dental diariamente e uma boa escovação pelo menos 3 vezes ao dia, dê preferência à escovas de dentes com cerdas macias.

Dr. Gustavo Camargo

Implantes dentais, 10 razões de acertos e de erros!!!

RAZÕES PARA UM IMPLANTE DAR CERTO

1. Escolher um dentista capacitado para colocá-lo;
2. Optar por um implante de boa qualidade;
3. Seguir as instruções quanto à medicação;
4. Ter alimentação adequada no pós-operatório;
5. Não forçar a mastigação sobre ele;
6. Aguardar o tempo certo para colocar a prótese;
7. Adequar o tipo certo de prótese para o caso;
8. Retomar a mastigação progressivamente;
9. Não submetê-lo a esforços mastigatórios exagerados;
10. Atentar para o mais importante: a manutenção.

MOTIVOS PARA UM IMPLANTE DAR ERRADO

1. Indicação inadequada;
2. Contra-indicação presente;
3. Ser de má qualidade;
4. Estar com a superfície contaminada;
5. Procedimento cirúrgico deficiente;
6. Escolha da prótese errada;
7. Contato prematuro;
8. Uso desapropriado da prótese;
9. Desmotivação do paciente;
10. Má higienização

Fonte: Odontex

Dr. Gustavo Camargo

Em caso de acidente, guarde o pedaço do dente quebrado a sete chaves!!

Guarde o ” pedaço do dente ”  a sete chaves para posteriormente ser colado. Atenção! Às vezes, com o impacto, o pedaço do dente pode ser arremessado para fora da boca. Quando isso ocorrer, procure insistentemente o pedaço até achar. O tratamento fica mais natural e a vítima se sente menos mutilada.

Dr. Gustavo Camargo

Desconfie da qualidade dos Implantes Odontológicos!!!

Um tratamento de qualidade, seja na especialidade de Implantes ou qualquer  outra área, exige material de primeira!!!

Desconfie da qualidade dos serviços odontológicos de baixo custo. Você poderá gastar o dobro do tempo e do dinheiro refazendo o tratamento com outro dentista.

Dr. Gustavo Camargo

Como reconhecer um bom Dentista?

-Conhecer pessoas que se submeteram a tratamentos dentários bem-sucedidos com ele.
Limpeza do consultório impecável.
-Equipamentos odontológicos em perfeito estado de conservação. Fuja do consultório que tem o estofamento da cadeira clínica estragado ou remendado.
-Instrumental clínico esterelizado em estufas térmicas ou autoclaves. Caso tenha dúvida quanto à esterilização, pergunte ao dentista. Não se envergonhe. É a sua saúde que está em jogo. Quer saber a verdade? Dentista criterioso faz questão de mostrar como é feita a desinfecção do consultório.
– Toalhas só  de papel. Toalhas de tecido contaminam rapidamente.
-Agenda de horário organizada. 
-Pontualidade no atendimento.
-Vestuário limpo e dentes bem-cuiidados. De preferência, com um suave perfume. 
 
Dr. Gustavo Camargo

Espaço entre os dentes (Diastema) anteriores (da frente)

Existem  várias formas de se  tratar esse defeito chamado Diastema. A primeira delas, e também a mais conservadora, é a  colocação de um aparelho ortodôntico. Outra forma seria  preencher os espaços vazios com resina composta de uso direto. E, finalmente, uma terceira técnica (também considerada a mais agressiva), seria o preparo (desgaste) dos dentes envolvidos para a colocação de faceta ou coroa de porcelana.

Em alguns casos, uma combinação das terapêuticas descritas pode ser utilizada para melhorar a aparência dos dentes. Mas atenção, se você for portador desse problema, não fique desesperado para solucioná-lo. Às vezes, o resultado do tratamento pode não agradá-lo. Por isso, a conduta mais correta e sensata é marcar uma consulta com o dentista e pedir a ele que faça uma simulação do novo arranjo dental, ou melhor, do novo sorriso.

Essa simulação pode ser feita aplicando-se na superfície dentária adesivo e resina composta de uso direto (com pouca aderência superficial) ou, então, confeccionando-se no laboratório um jogo de facetas de resina acrílica (sem mexer nos dentes) e, em seguida, fixá-las sobre os dentes intactos. A técnica com facetas provisórias de resina acrílica é a que mais se aproxima do resultado final. Veja o exemplo abaixo: 

As fotos demonstram a sequência de tratamento de um Diastema com Facetas de Porcelana

Agende já sua consulta!!
Dr. Gustavo Camargo

 

 

     

       
 
 
 
 
 
//