AÇÃO SOLIDÁRIA – Pedágio da Acevali é sucesso em Blumenau.


Centenas de pessoas voluntárias espalhadas por 17 pontos de arrecadação marcaram o sábado, 15 de setembro, em Blumenau (SC), para o Pedágio da Acevali, a Associação dos Cegos do Vale do Itajaí. Com faixas e camisetas alusivas nos pontos de arrecadação, quem colaborou recebeu um impresso com a palavra “Obrigado” destacada em braile.
Entre as 8h e as 12h de sábado foram arrecadados 33,5 mil reais, quantia que irá auxiliar a Acevali a pagar as despesas do seu orçamento e a garantir cursos de braile e de inclusão da pessoa cega, bem como de refeições, oferecidos diariamente na sede associação.
O dia do pedágio foi precedido de ações de marketing e divulgação. Entre elas, o trote solidário “experience day”, em que pessoas voluntárias passavam algumas horas de olhos vendados, sendo guiadas para acompanhar diversas ações na sede da Acevali. Entre as ações estavam uma caminhada pelo ambiente, uma aula de braile, almoço com os olhos vendados e outras. Estudantes do curso de Medicina da FURB se submeteram ao trote, que virou notícia na mídia.
A entidade, sem fins lucrativos, foi fundada em 1987 e tem cerca de 200 associados, com diversos graus de baixa visão a cegueira total. A instituição reabilita essas pessoas, desenvolvendo potencialidades e contribuindo para sua plena autonomia.

http://www.acevali.com.br

Educação, agora vai?

O futuro do Brasil está na educação. Quem ama este país sabe disso. Entretanto, mudar o quadro cronicamente esquálido da educação brasileira é uma meta quase inatingível. Todos os índices parecem desmentir os esforços até aqui realizados, e o quadro geral apresenta pouca alteração. Num lado, estão os alunos, que aprendem mal e abandonam a escola cedo demais. No outro, estão estruturas precárias e um quadro docente mal preparado, mal remunerado e tratado com extremo desrespeito, do ensino básico à universidade, que ensina mal e não tem na docência uma missão de vida. Num caldo de cultura desses, não há Plano Nacional de Educação (PNE)que reverta o quadro dramático.

Um olhar mais atento, entretanto, mostra que concluímos duas décadas de inclusão e universalização do ensino básico, reduzindo drasticamente o analfabetismo, que tanto mal tem causado ao país desde sua origem. O Brasil conseguiu sair de um persentual de 65% de crianças de 7 a 14 anos nas escolas nos anos 1980 para 98,5% de inserção na primeira década do século 21.

Esse esforço representa um avanço, sem dúvida. Mas há muito mais a ser feito. A nova etapa, ainda mais desafiadora, é o principal tema desta edição da Novolhar. A universalização da educação formal em todos os níveis está na pauta da nação, que tem 20 metas ousadas diante de si até o final da década no novo PNE, que foi aprovado pelo Congresso e, agora, já dois anos atrasado, vai ao Senado e, somente depois, para sanção presidencial. Uma das metas do novo PNE é aumentar os investimentos em educação de 7 para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020.

Educar, entretanto, não depende somente de dinheiro. No processo de construção do futuro do país, todos estamos envolvidos e temos responsabilidade, o que significa que precisamos parar de buscar culpados e assumir nossa parte no processo. Um país desenvolvido não se faz somente com crescimento econômico. O país somente pode crescer de fato com educação de qualidade. Isso será realidade quando a educação for o centro da discussão e da agenda dos diferentes setores: as famílias, o setor produtivo, os empresários, os educadores, os políticos e toda a população, enfim. O desafio é gigante, e a Novolhar quer ajudar no debate.

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Quiosque Chopp Brahma inaugura no Shopping Park Europeu e traz novidades no cardápio

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Acabamos de finalizar o novíssimo cardápio do Quiosque Chopp Brahma. O cardápio traz novos pratos de petiscos e comidinhas de boteco. A espetacular Giant Onion, Costelinha Barbecue e Tilápia a Milanesa são algumas das delícias que passam a integrar o cardápio impresso. Vale conferir, no recém-inaugurado Quiosque Chopp Brahma do Shopping Park Europeu, os pratos de almoço executivo que são servidos diariamente e a deliciosa feijoada de sábado, que é imperdível .

Metendo a colher na vida dos outros


Já está circulando a última edição da revista Novolhar, publicada pela Editora Sinodal e produzida pela Mythos Comunicação. O diretor da agência, Clovis Horst Lindner, é editor da revista e também responde pela diagramação e pelo projeto gráfico.
Esta edição da revista aborda as Crises Conjugais em sua reportagem de capa, desdobrada em diversas matérias. Segundo o editorial, “Até que a morte os separe é uma expressão muito antiga. De tão tradicional, contra entre as coisas cujo real valor se perdeu no tempo. Não faz muitos anos que histórias de separação, dramáticas e traumáticas, despertavam espanto e burburinho. Agora está tudo invertido. Histórias de casais unidos por décadas é que causam admiração e estranheza”.
Para os responsáveis pela revista, “as crises que abalam os relacionamentos sempre existiram. Atualmente, entretanto, parecem ter quase sempre a última palavra. Estamos menos propícios a enfrentá-las ou elas se agravaram, atingidas pelos respingos do consumismo que tudo rege em nossa sociedade hedonista?”.
A revista decidiu não dar ouvidos ao ditado que recomenda prudência no envolvimento com desavenças de relacionamento. “Acreditamos na força do amor e não temos dúvidas: ele pode durar até mesmo a vida toda. Metemos a colher nessa temática para fortalecer relacionamentos, reconstruir pontes, refazer laços rompidos e – por que não? – reafirmar que o amor é duradouro. Em última instância, é somente ele, o próprio amor, que é capaz de renovar amores feridos, embotados ou magoados”, afirma o editorial.
Você pode conhecer a revista e pesquisar todos os conteúdos das edições anteriores, no site www.novolhar.com.br, onde você também pode assinar a revista e recebe-la pelo correio.