Scroll to top

Grupo comemora 20 anos de palcos lançando seu quinto álbum de estúdio

Resgate e inovação com o melhor do samba-rock

SOBRE A BANDA

Criada para durar apenas uma festa, banda vira referência até no exterior.

O que era para durar apenas uma festa, se transformou, virou trabalho sério, fincou raízes, percorreu muita estrada – até no exterior – e se tornou uma referência no samba-rock, ditando tendência e levando alegria e boa música por duas décadas. O Clube do Balanço comemora 20 anos de palcos em 2019, lançando o seu quinto álbum de estúdio.

A banda tem como presidente o guitarrista e vocalista Marco Mattoli. Tereza Gama é a voz feminina. Completam a banda o trompetista Reginaldo 16, o trombonista “Maestro” Tiquinho, o percussionista Fred Prince, o baterista Eduardo “Peixe” Salmaso, o baixista Gringo Pirrongeli e o tecladista Marcelo Maita. Todos eles craques da música com vasta experiência ao lado de grandes nomes da cena brasileira.

O Clube do Balanço é considerado um dos precursores do novo samba-rock, sendo responsável pela propagação do gênero a partir da virada do século, o que levou ao surgimento de diversas casas especializadas, de novos grupos musicais e a redescoberta da dança.

Do primeiro show, na Zona Leste de São Paulo, até os bailes no bar Grazie a Dio, na Vila Madalena, foi um passo. O sucesso foi tanto, que eles se tornaram atração constante no local, sendo acompanhados muitas vezes por nomes como os de Paula Lima, Luis Vagner, Marku Ribas, Max de Castro, Simoninha e Seu Jorge, entre outros.

Foi ali também que conheceram o diretor da gravadora Regata, que em 2000 estava lançando CDs da Black Rio, do Seu Jorge e da Paula Lima. Contato feito, contrato assinado, no ano seguinte deixam o estúdio com seu primeiro álbum: “Swing & Samba-Rock”, que reinventa e mostra esta tradicional cultura paulistana para uma nova geração.

O disco abre com “Palladium”, passa por clássicos como “Coqueiro Verde”, tem canções inéditas como “Aeroporto” e termina com “Tequila” – com um arranjo especial do trombonista Bocato. Entre as participações pra lá de especiais, estão os parceiros de “canja” do Grazie a Dio, como Simoninha, Luis Vagner e Max de Castro, e ainda Erasmo Carlos e Bebeto.

De lá para cá já foram quatro álbuns lançados, sempre buscando novidades dentro do samba-rock, do balanço e de outras vertentes da black music. “Samba Incrementado”, chegou às lojas em 2004. Os dois últimos trabalhos foram “Pela Contramão”, de 2009, e “Menina da Janela”, de 2014.

Antes, o Clube do Balanço começou sua trajetória fora do país, depois de levar seu samba-rock a diversos estados brasileiros. Foi em 2006 que a banda fez parte de uma coletânea na Nova Zelândia, marcando seu primeiro feito distante da terra natal. O projeto “OE: Brazil” foi gravado na companhia de Max de Castro, Alda Rezende e Funky Buia, entre outros, e rendeu ao Clube do Balanço uma série de shows no país da Oceania, com a divulgação da música “Doin’ It for Brasil”.

O grupo ainda levou sua música para diversos países, entre eles Alemanha, Holanda, Áustria, Reino Unido, França, Espanha, Rússia, Austrália, China e Cingapura. E não parou mais, continuando a excursionar pelo Brasil e agora lançando seu quinto álbum, com a tour “Balanço na Quebrada”.

SHOWS

Balanço na Quebrada

Balanço na Quebrada

Popular e sofisticado, ‘Balanço na Quebrada’ traz Clube do Balanço mais clássico e ‘na pista’

Clube do Balanço

Clube do Balanço

Considerada a longevidade da banda, que já supera a da fase original do samba-rock, o Clube do Balanço mostra que a boa música popular cresce, contribui e evolui junto com a cultura brasileira.

Balanços Instrumentais

Balanços Instrumentais

o Clube do Balanço montou o projeto “Balanços Instrumentais”, em que a banda interpreta várias composições próprias e releituras de clássicos do estilo.

AGENDA

DISCOGRAFIA

Swing & Samba Rock

Swing & Samba Rock

2001

Samba Incrementado

Samba Incrementado

2004

Pela Contramão

Pela Contramão

2009

Menina da Janela

Menina da Janela

2014

Balanço na Quebrada

Balanço na Quebrada

2019

Histórico / biografia

A banda criada apenas para uma festa chegou ao seu quinto disco, trazendo como bagagem muitos shows apresentados pelo Brasil e pelo mundo. O Clube do Balanço já esteve em vários países da Europa (Alemanha, Holanda, Áustria, Reino Unido, França, Espanha, Ilhas Canárias e Moscou), na Oceania e Ásia (Nova Zelândia, Austrália, China, Cingapura e Moscou) e continuam fazendo shows por todo o Brasil para o público que os consagrou desde o nascimento da banda em 1999.

Inicialmente, eles se uniram apenas para fazer um baile como o que aconteciam na periferia de São Paulo nos anos 1970, a diferença era que ao invés de ter um DJ tocando vinis com clássicos do samba-rock, haveria uma banda tocando ao vivo essas músicas, respeitando o estilo e a sonoridade da época. A resposta do público foi tão boa que a brincadeira não parou mais. Desde então a banda já lançou cinco discos e seu mais recente trabalho é o “Balanço na Quebrada”.

O primeiro álbum do Clube do Balanço, Swing & Samba Rock, foi lançado em 2001 reapresentando o então desconhecido samba-rock para uma nova geração. Teve participações da velha guarda do balanço, Erasmo Carlos na faixa “Mané João”, Marku Ribas em “Zamba Bem”, Bebeto em “Só vejo a Crioula” e Luís Vagner guitarreando no disco inteiro, e também de novos artistas que se apaixonaram pelo estilo, Seu Jorge, Max de Castro, Simoninha, Paula Lima e Ivo Meireles, participando de novas versões de grandes clássicos do estilo.

Em 2004, o Clube do Balanço volta ao estúdio para gravar o álbum “Samba Incrementado” desta vez com músicas autorais como “Saudades da Preta”, “A Sereia e o Marujo” e “Balanço” de Marco Mattoli e outras em parcerias como “Vem cá Nega” de Marco Mattoli e Rodrigo Leão e “Primeiro da Ilha” de Marco Mattoli e Seu Jorge, buscando novas trilhas para este estilo clássico.

Em 2009, o Clube lança seu terceiro álbum 100% autoral intitulado “Pela Contramão”. O nome vem do fato de que muita gente achava que o Samba-rock era coisa do passado e o Clube do Balanço provou que não, vindo pela contramão lotando casas em São Paulo, levando o samba-rock para outras cidades e estados do Brasil e também para outros países.

Quatro anos depois, a banda investe no seu trabalho autoral, e de Maio a Dezembro de 2013 realizou ensaios abertos que serviram de berço para o seu quarto Álbum “Menina da Janela”. A receptividade do público nos ensaios levou a seleção final das músicas. Neste disco os dançarinos recebem uma justa homenagem com a música “Nó” de Roberta Gomes e Marco Mattoli.

O álbum “Menina da Janela”, assim como em todos os álbuns da banda, abre e fecha com músicas instrumentais, começando com “La Nave Vá” do trombonista Tiquinho, inspirada na Itália de Fellini, e encerrando com “Don Bocato” do baixista Gringo Pirrongelli. O grande destaque vai para as românticas, mas não menos dançantes “Menina da Janela” de Marco Mattoli e Luís Vagner e “Vício Perfeito” e “Baby Não Mora Mais Lá” de Marco Mattoli. “Time Contra” traz a parceria marcante de Marco Mattoli com dois grandes do samba, Nei Lopes e Magnu Sousá. “Menina da Janela” consagra o Clube do Balanço e sua trajetória de 15 anos animando os salões de dança do Brasil e do mundo. Considerada a longevidade da banda, que já supera a da fase original do samba rock, o Clube do Balanço mostra com este disco, que a boa música popular cresce, contribui e evolui junto com a cultura brasileira, atacada pelo vazio de modismos consumismo e ostentação.

O ano de 2019 marca duas décadas do primeiro encontro da banda com o lançamento do álbum “Balanço na Quebrada”.

time16x9

INTEGRANTES

Marco Mattoli

Marco Mattoli

Voz e Guitarra

Tereza Gama

Tereza Gama

Voz

Edu “Peixe” Salmaso

Edu “Peixe” Salmaso

Bateria

Leonardo “Gringo” Pirrongelli

Leonardo “Gringo” Pirrongelli

Contrabaixo

Tiquinho

Tiquinho

Trombone

Fred Prince

Fred Prince

Percussão

Marcelo Maita

Marcelo Maita

Piano Fender

Reginaldo “16″ Gomes

Reginaldo “16″ Gomes

Trompete

spotify

OUÇA NO SPOTIFY

Confira todos os álbuns da banda

Agende seu Show!

Entre em contato com a nossa equipe