Prato de saída

Minha ode ao milo foi tão fervorosa que vocês devem ter pensado que meu desaparecimento se deve a ela. Algo como provei Milo E NUNCA MAIS NADA SE IGUALOU A ESSE SABOR. É meio por aí, mas não completamente. :)

Na verdade, outras coisas surgiram, me casei, estou com outras prioridades, e esse blog infelizmente não faz mais parte delas. Também, depois de ter ganhado um livro da Dona Benta de presente de casamento, percebi que as receitas mais gostosas ainda são aquelas que têm a ver com nossa terra. Que tentar fazer um muffin de framboesa pode até ser divertido, mas que uma framboesa brasileira nunca vai ter o mesmo gosto que as europeias. E como o propósito desse blog era muito relacionado a descobertas gringas no Pinterest, essa descoberta matou um pouco minha ideia. :)

Assim, declaro o Cozinhando a Internet encerrado. Pelo menos agora, pelo menos por um tempinho.

A boa notícia é que você pode continuar seguindo um blog maravilhoso de receitas, muito menos atrapalhado e tão animado quanto esse. Falo do Peripécias na Cozinha, o blog da minha mãe.

A outra boa notícia é que você pode continuar acompanhando minhas aventuras, gastronômicas ou não, no meu Palitos de Fósforo. Que, veja você, fala de ideias, mas usa como alcunha um item muito visto em cozinhas.

Espero vocês por lá. E também na minha cozinha de verdade, que está sempre cheinha de coisas novas (esses dias, por exemplo, estourei minha panela de pressão, veja você) – e de muito amor.

Um beijo.

morning_coffee_and_kisses_goodbye_by_marisz-d6nsniw

Minha ode ao Milo

Estou vendo esse blog virar mais um diário culinário do que um teste de receitas. Não é minha intenção, no entanto. Em junho eu me caso e logo logo terei até utensílios para cozinhar, veja você! Além de público para provar minhas aventuras gastronômicas (e para ajudar também <3).

A verdade é que acho que finalmente estou voltando à rotina (para daqui três meses recomeçar tudo de novo). O TCC da pós já está 98 por cento pronto, o casamento também! E estou morando provisoriamente com uma amiga, antes de pular para minha casa final, com meu noivo e tudo o mais. No momento, o que está me impedindo de atualizar este blog é que estou numa mini bagunça de 3 computadores e um iPad. Baixo as fotos em um deles e lembro de publicar em outro, e quando vejo não tenho as fotos para publicar e já se passou mais 1 mês. :O

Então eu dedico esse post ao Milo.

MILO

Não, Milo não é meu noivo, nem meu cachorro, nem o cachorro do Tintin, nem o Milo Ventimiglia. Milo é uma espécie de Nescau que vende na Colômbia e pelo qual estou apaixonada. É que a amiga com quem estou dividindo o apê é colombiana e me apresenta essas coisas incríveis.

Não sei definir o Milo, a não ser como um Ovomaltine menos doce. Então imagine você: um Ovomaltine que não estraga as receitas com aquele gosto ovomaltínico forte. Um Ovomaltine do céu.

O problema é que não vende Milo no Brasil, então estamos racionando o Milo em casa. O que não me impediu de já provar um brigadeiro feito com Milo (juro que foi o melhor brigadeiro que já comi na vida – e olha que é uma vida com muitos brigadeiros) e encontrar uma receita de bolo de Milo recheado com sorvete.

Que eu fiz e vou dividir aqui com vocês, assim que sincronizar meus computadores.

E vamos que vamos!

Café com leite

É, eu sei, ando sendo uma “blogueira” meio café com leite. Não vou aqui repetir o tanto de coisas que estou fazendo extra-blog etc e tal (culinariamente, esses dias inventei um macarrão cozido no molho de tomate delicioso e aprendi a fazer bolo de cenoura, aliás!!!). Só vou dizer que, DE NOVO, perdi o cabinho da câmera. E o macbook não tem aquele espaço para inserir o cartão de memória etc. Então fico a pé e vocês ficam aí, famintos.

Por enquanto, fiquem com uma foto do bolo de banana com coco e chocolate que quero postar em breve. E com um feliz ano novo. Já amo 2014.

original

Beijões.

Da série receitas ruins que não deram certo porque são ruins

 

IMG_2738

Deixa eu falar uma coisa: tem vezes que a culpa não é minha. Tem coisas que você aprende na terapia e que servem também na cozinha. Tem vezes que eu faço tudo bonitinho, seguindo a receita, e a coisa não fica gostosa. Aí não vou fazer a vítima ou a incompetente e dizer que OH MEU DEUS EU NÃO SEI COZINHAR. Não. Tem vezes em que a internet é que não tá no ponto. E aí você cozinha e não fica gostoso. É o caso desse bolo-pão de abobrinha com chocolate, que, depois de assado, ficou com uma textura esquisitíssima.

Sei lá, vai ver é porque a receita era paleo, e eu não me dou bem com essas receitas sem glúten, sem bicho, sem alegria. Não que haja algo de errado com cozinhar isso, é claro. Aqui, sigo a máxima que uso há um bom tempo a respeito da vida amorosa alheia: cada um faz com sua boca o que bem desejar. Vale pra cozinha também.

Não vou passar a receita, porque não passo receita ruim. Mas as fotos ficaram boas e decidi dividir com vocês. Porque apesar dos pesares, essa receita tem um ponto positivo. Descobri: sim, bolo de chocolate com abobrinha fica gostoso! Só preciso achar a receita certa. E acho que já encontreeeeeeei. Aguardem.

IMG_2727

IMG_2729

IMG_2732

 

IMG_2733

IMG_2735

IMG_2736

IMG_2741   IMG_2737

Batalha de camarões: receita chique e desconhecida x receita conhecida

camaraoxcamarao

 

Vocês bem sabem que eu gosto de inventar moda com receitas chiquetosas da internet. Às vezes, acerto lindamente. Às vezes, erro feio. Hoje estou com o seguinte cenário: um pacote de camarões em casa descongelando na geladeira e a possibilidade de um jantar com meus tios que cozinham e sabem o que é comida boa. E as seguintes opções: uma receita de macarrão com camarão ao molho alfredo já testada por mim e super aprovada, ou uma receita gringa de macarrão ao molho alfredo, mais chique, mas nunca antes testada! É isso. Quero saber se vocês confiam em mim, querem rir de mim ou querem me trazer de volta à realidade e aprender a fazer a receita mais simples, de uma vez por todas. Deixe seu pedido nos comentários!

Receita de sopa creme de abobrinha da mamãe

IMG_2724

Sim, minha mãe tem blog. Não apenas um, mas dois blogs que são as coisas mais fofas desse universo online. Um deles, inclusive, é meu concorrente. O Peripécias na Cozinha é o blog de receitas da minha mãe – que, sem falsa modéstia, é a melhor cozinheira do mundo. É, com minha mãe é assim: em vez de eu ter um caderninho de receitas escritas à mão e copiadas de um livro embolorado dela, tenho todo um blog para me inspirar! Foi o caso dessa sopa creme de abobrinha. Eu ando numa fase meio abobrinhas (mais receitas em breve), e nesses últimos dias cinzas de primavera fria (GRAÇAS A DEUS), me bateu vontade de fazer uma sopa creme de abobrinha como a que a minha mãe faz. Não precisei nem discar. Bastou abrir o blog dela e procurar. Ah, as maravilhas do mundo moderno! Então, pra hoje não tem receita gringa, nem sofisticada nem cheia de traduções, não. Hoje tem receita gostosa, cheia de tradições. Aproveite.

—-

A receita original você encontra aqui. Vem do blog Peripécias na Cozinha.

sopacremede-mandioquinnha

O PROCESSO:

  • Primeiro, você olha a foto acima (foto da sopa da minha mãe, junto com pãezinhos feitos por ela), compara com a minha e chora. Porque não, de jeito nenhum, aquele pãozinho de milho da Panco NUNCA VAI CHEGAR AOS PÉS (ou seria miolos?) do pão da dona Marilúcia. Mas era o que eu tinha pro dia. Essa vida de quem saiu da casa dos pais com 17 anos sem pensar na quantidade de pães caseiros que perderia para sempre etc.

IMG_2725

  • Aí você respira fundo, faz a receita e se depara com o que sua mãe escreveu: “Acrescente creme de leite. Você é quem decide a quantidade. Prefiro colocar só meia caixinha para a receita ficar menos calórica.” É lógico que eu, filha rebelde de mãe natureba (que nunca me deixou levar Ruffles na escola), vou à desforra: “meia caixinha, é? QUE TAL UMA CAIXINHA INTEIRA?” – e despejo a caixa de creme de leite na panela, com um sorriso de triunfo.

IMG_2721

  • Foi tanto creme de leite que a sopa ficou branca. :(

IMG_2722

  • Ah! E eu não tinha tablete de caldo de galinha em casa, coisa que eu nunca imaginei que minha mãe natureba usasse (foi tipo choque, sabe?). No lugar do caldo de galinha, coloquei bacon. Porque sou assim, ousada.

  IMG_2708

O QUE EU APRENDI: que mesmo longe mãe sempre sabe mais.

TENTARIA DE NOVO? sim, vou fazer para meus filhinhos. :)

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Sopa Creme de Abobrinha da Mamãe

INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas lavadas, com casca, cortadas em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • um punhado de salsa e cebolinha
  • 2 folhas de louro
  • bacon à vontade
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de maizena diluída em 2 colheres (sopa) de água
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 2 copos de água fervente

IMG_2719

MODO DE FAZER

Frite o bacon no azeite.

Em seguida, acrescente a cebola, o alho e o louro e refogue gostoso.

Acrescente a abobrinha, salsa e cebolinha.

Coloque 2 copos de água fervente e tampe, na panela de pressão.

Depois que ferver, espere 5 minutos e destampe a panela.

Coloque tudo no liquidificador (tire o louro antes) e bata até virar um creme.

Volte o creme para a panela, prove e acrescente sal e pimenta do reino.

Quando estiver fervendo, coloque a maizena, espere engrossar um pouquinho e desligue o fogo.

Acrescente o creme de leite.

IMG_2715

IMG_2714

IMG_2710

IMG_2716

—-

E este é meu fogão rosa. Eu que pintei. Um fracasso, mas um fracasso lindo, vai.

Tem alguma sugestão de receita? Gostou da sopa? Odeia sopa? Deixe um comentário! :)

Série Fracassando na internet: Rose Neapolitan Spritz Cookies

neapolitancookies

A ideia era fazer esses biscoitinhos. Napolitanos, diferentes, deliciosos. E estrear a batedeira que minha sogra deu. Vai ver foi a emoção de ter uma batedeira em casa, mas a receita saiu completamente torta. Chamei-os, carinhosamente, de biscocôitos de chocolate.

IMG_2707 IMG_2705 IMG_2704 IMG_2703 IMG_2702 IMG_2701 IMG_2700 IMG_2699 IMG_2695 IMG_2694 IMG_2692 IMG_2691 IMG_2684

 

—-

Se quiser tentar a sorte e tentar descobrir onde foi que errei, a receita original, em inglês, você encontra aqui. Tirei do Pinterest e vem do site Shop Sweet Things. Já aviso que deve ter sido metade erro meu, mas outra metade ruinzice da receita mesmo. Argh.

Tem alguma sugestão de receita? Alguma pista do que deu errado? Deixe um comentário! :)

Omi’s Sautéed Potatoes | Receita de batatas do Outback

 

 

 

IMG_2679

 

Então, eu tenho um painel de saladas no Pinterest. Porque minha relação com salada é assim: uma piada. Eu não gosto, eu nunca tenho legumes e vegetais em casa, eu não tenho paciência pra fazer. A sorte do meu corpo é que gosto muito de frutas e deve ser por isso que ainda não morri de inanição. Aí que dia desses quis ser saudável. Estava numa daquelas semanas que a gente come nosso peso em pizza e decide que não, naquela noite tudo será redimido. Iria jantar só uma saladinha. E comecei a navegar pelo meu painel Além do Alface, já me sentindo uns quilos mais leve. Claro que eu não tinha muitos ingredientes em casa. Basicamente, o que eu tinha era batata. Aí que, encontrei essas lindas batatas queimadinhas. E tentei a sorte! O problema é que… bem… não era bem uma salada. Aqui você descobre junto comigo como eu descobri que minha salada de batatas na verdade era uma receita de batatas fritas que não perdem nada para as batatas fritas do Outback!

 

—-

 

A receita original, em inglês, você encontra aqui. Tirei do Pinterest e vem do site What’s Gaby Cooking.

 

original

 

O PROCESSO:

 

  • O primeiro passo é imaginar que você vai fazer uma salada. Porque aí quando você vir que a salada virou batata frita, a receita automaticamente fica mil vezes mais gostosa. Você fica feliz e pode fingir que não sabia. Tá, não precisa disso. Continue lendo.

IMG_2658

  • É batata frita, mas não é aquela coisa gorda cheia de óleo. Vai pouco óleo na receita, por incrível que pareça. E é isso que deixa a batata crocante!

IMG_2660

  • Vai manteiga, mas a gente pode ignorar, juntos, esse fato.

IMG_2678

O QUE EU APRENDI: dá pra comer batata frita do Outback sem pagar caro por isso.

TENTARIA DE NOVO? sim, dessa vez sabendo que não se trata de uma salada.

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Batatas do Outback

INGREDIENTES

  • 6 batatas
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de alho esmagado
  • Flor de sal e pimenta (usei pimenta do reino) a gosto

IMG_2662

IMG_2663

IMG_2666

IMG_2669

MODO DE FAZER

Coloque as batatas com casca e tudo numa panela cheia de água e sal.

Deixe a água ferver e espere 20 minutos. As batatas já deverão estar mais macias. Jogue fora a água e espere as batatas ficarem menos quentes.

Tire a casca e corte as batatas em rodelas (quanto mais finas, melhor).

Aqueça o óleo em uma frigideira larga e antiaderente (não fiz isso, porque não tenho uma, claro). Quando o óleo estiver quente, coloque as batatas, todas viradas de um lado (não adianta deixar uma em cima da outra).

De tempos em tempos, mexa a frigideira para não grudar.

Quando você perceber que elas já estão mais coradas e com os queimadinhos marrons, vire as batatas para o outro lado.

Repita o procedimento até perceber que elas estão com carinha de saudável dos dois lados.

Tire um pouco da gordura, com um guardanapo.

Acrescente a cebola, e deixe aquecer até que ela fique marrom.

Desligue a panela.

Acrescente a manteiga, o alho, o sal e a pimenta e misture bem.

IMG_2672

IMG_2674

IMG_2675

IMG_2681

IMG_2682

 

—-

O ovo frito é só uma piração aí no meio. Basicamente, foi o ovo frito mais bonito que já fiz e fiquei emocionada. :)

O resultado é que meu jantar não ficou nada light, mas descobri uma receita sensacional que você também deveria tentar.

Tem alguma sugestão de receita? Tem uma receita de salada que eu deva tentar? Deixe um comentário! :)

Batalha de bolos de chocolate: banana com coco x abobrinha

bananacocoxabobrinha

 

Aí que estou com coisas já cozidas pra postar, mas toda a preguiça de descarregar a câmera e essas desculpas modernas me impediram de atualizar o Cozinhando esses dias. Aí que anteontem decidi tentar ouvir o que esse povo tanto fala, de que bolo de chocolate com abobrinha dá certo. Empolguei, fiz uma espécie de pão de chocolate com abobrinha, mas era receita paleo, acho que meu forno ficou irritadinho e a receita não deu certo. Maaaaaaaas não desistirei: a combinação pareceu surpreendentemente gostosa e continuo super curiosa para provar alguma receita que dê certo. Por outro lado, esse bolo de coco com banana também me traz muita felicidade. Me ajudem: esse final de semana devo tentar fazer essa outra receita muito menos saudável de bolo de chocolate com abobrinha ou o bolo de chocolate com banana e coco? Oh, dúvida. Deixe seu pedido nos comentários!

Caramelised White Chocolate Éclairs | Receita de calda de caramelo de chocolate branco

IMG_1485

Essa receita é de antes deste blog existir, por isso você vai perceber que tem poucas (ou duas) fotos. É que continuo em falta de paciência para criar na cozinha, e é o que temos para hoje. :) Imagine você: eu, euzinha, tentei fazer uma bomba de chocolate. Para um jantar na casa da minha prima. Sem nunca ter feito uma bomba de chocolate na vida. E com pressa. Com toda a ironia possível, o resultado dessa receita de bomba só podia mesmo ser uma catástrofe. Mas a receita envolvia chocolate branco caramelizado com flor de sal (que eu tinha acabado de comprar) e me apaixonei tanto por ela que, como sempre faço na vida, disse cegamente: VAI DAR CERTO (sou dessas que acredita que basta querer muito, que qualquer coisa dá certo). Bem, descobri que no caso da arte de cozinhar isso NEM SEMPRE FUNCIONA. O jantar estava marcado para às 21h. Apareci na casa da minha prima 23h, com cara de choro, um saco de muffins comprados no mercado, um tupperware com a calda de caramelo dentro. E um namorado constrangido.

—-

A receita original, em inglês, você encontra aqui. Vem do blog Poires au Chocolat.

original

O PROCESSO:

  • O segredo dessa receita é dar tudo errado. Basicamente, não acertei a massa, então decidi pular essa parte. No meio do processo, desencanei de fazer uma bomba de chocolate e foquei apenas no recheio dela. Ou seria cobertura? O que eu acabei fazendo foi o seguinte: confundi o modo de fazer do recheio com a cobertura. Misturei os dois. E me vi batendo uma clara em neve com chocolate derretido que ESTRANHAMENTE nunca ficava no ponto.
  • Tá bom pra você? Não tem nem muito o que falar não, a coisa é trágica mesmo. Mas a parte boa é que, entre mortos e feridos (e louças melecadas), não é que a calda em si ficou gostosa? Ponto para minha teoria do qualquer coisa com vontade dá certo.
  • Ou pelo menos não dá completamente errado, vai.

IMG_1483

O QUE EU APRENDI: nunca NUNCA NUUUNNCAAA faça uma receita nova com horário marcado.

TENTARIA DE NOVO? sim, mas não lembro bem como fiz.

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Calda de Caramelo de Chocolate Branco

1 tablete de chocolate branco

1 pitada de flor de sal

150g de creme de leite

1 colher de chá de baunilha

1 ovo

Modo de fazer

Corte o chocolate branco em pequenos pedaços, coloque-os numa forma e enfurne no forno.

De 5 em 5 minutos, abra o forno e vá mexendo o chocolate para que ele não queime.

Quando ele estiver com esse lindo tom amarelado da foto, tire do forno e misture com o sal.

Deixe esfriar.

Bata o ovo até ele ficar bem misturadinho.

Misture com o chocolate.

Acrescente o creme de leite e a baunilha e misture bem.

Se faltou alguma coisa, adicione até ficar parecido com o da foto, porque a essa altura eu não lembro se enfiei mais coisa no meio da receita! :D

Use a calda para colocar em bolos, comer com biscoitos e o que você mais quiser.

(A receita de hoje foi chocolate branco, mas tá mais pra café com leite, né?)

—-

Tem alguma sugestão de receita? Achou o ó? Deixe um comentário! :)