Autoestima e cuidado mútuo

1274417_680729728621172_1241559959_o (1)

Marcos Meier nos ofereceu uma extraordinária reflexão sobre autoestima e cuidado mútuo. Sobre como os fundamentos da autoestima são diferentes no homem e na mulher.

Saber disso, e usar este conhecimento pode não só equilibrar a alegria e fluência nos relacionamentos, como construir a autoestima no casamento.

Somos diferentes sim, mas somos frutos da criatividade de Deus.

Fomos desafiados a exercitar profunda solidariedade nos relacionamentos, procurando sempre entender o outro e dialogar com amor e de maneira construtiva.

“Como seria o mundo se os cristãos fossem tão solidários que pessoas desejassem ter um vizinho cristão?”

Fomos advertidos que ao criticar pessoas, eventualmente podemos estar criticando a criatividade de Deus.

Para quais pessoas estamos oferecendo nossa profunda solidariedade ?

Cuidando das Finanças e do Tempo

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,”. Hebreus 12:1

A partir deste texto, o Pr. Rodolfo Montosa, nos conduziu a uma rica reflexão sobre como devemos tratar a questão das finanças e do tempo com seriedade, sobre a relevância de saber distinguir o valor das coisas, e sobre a necessidade da disciplina ao administrar finanças e o tempo.

Com riqueza de detalhes, todos foram conduzidos a refletir sobre a “Relação financeira entre o hoje e o amanhã“, e também sobre o “Quanto vale um milessegundo?“, tudo isso convergindo para a mordomia do tempo e dos bens que recebemos.

A reflexão encerrou-se apontando que necessitamos do cuidado uns dos outros, lembrando o Jesus levou alguns amigos para o Getsemani, onde vivenciou um dos momentos mais dramáticos da sua missão.

“Jesus buscou o cuidado.
Não deixe de caminhar com alguns amigos para os seus momentos “getsemani”.

Devocionais com Pr. Elben Cesar – Quinta-feira

Para iniciar o dia, o Pr. Elben Cesar ministrou uma breve e profunda meditação sobre o momento dramático que Jesus passou no Getsemani.

Aqui, alí e acolá. Ao enfrentar o momento crucial de sua missão, o texto bíblico deixa clara a inquietude resignada do Senhor, ao se aproximar do momento onde por amor ficaria pela única vez em toda eternidade, separado do Pai.

 

Saudação do Presidente

O presidente da Assembléia Geral, Rev. Áureo Oliveira, abriu congresso com uma saudação pastoral, convidando a todos para considerem a possibilidade de que este encontro seja “Peniel” para nós, e que  “o Senhor possa triunfar sobre as nossas ambiguidades”.

O Salmo 126 foi lido porque reflete o sentimento de alegria e júbilo pela realização deste evento.

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião,
ficamos como quem sonha.
Então, a nossa boca se encheu de riso,
e a nossa língua, de júbilo;
então, entre as nações se dizia:
Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós;
por isso, estamos alegres.
Restaura, SENHOR, a nossa sorte,
como as torrentes no Neguebe.
Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
Quem sai andando e chorando, enquanto semeia,
voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”