Exposição “Rico Lins: uma gráfica de fronteira” em Brasília

A exposição itinerante “Rico Lins: uma gráfica de fronteira” já abriu na Caixa Cultural Brasília e permanecerá aberta até 11/12/2011.

Confira algumas fotografias da exposição em curso.

Galeria Principal - Caixa Cultural Brasília

Galeria principal

Banner Rico Lins: uma gráfica de fronteira

Nave principal e banner da exposição

Originais

Originais em exposição na Caixa Cultural

Exposição RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA agora em Brasília!

A exposição itinerante “Rico Lins: uma gráfica de fronteira” abrirá na Caixa Cultural Brasília na terça feira dia 01/11/2011 às 19h00, onde permanecerá até 11/12/2011.   O projeto começou na Caixa Cultural Rio em fevereiro de 2009 e iniciou-se sua itinerância em maio do mesmo ano no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, passando posteriormente por Recife, Fortaleza e Curitiba.

Convite

Rico Lins

Confira abaixo o catálogo que apresenta a obra do designer Rico Lins.

Catálogo Gráfica de Fronteira

expo “GRÁFICA DE FRONTEIRA” segue para Curitiba

23 de agosto de 2010
palestra: 18h
abertura: 19h

A exposição itinerante “Rico Lins: uma gráfica de fronteira” segue semana que vem para Curitiba, como parte da programação da Bienal de Design, que ocorre no mesmo período.
Às 18h do dia 23, antes da abertura, haverá uma palestra com o designer, aberta ao público.

Para saber mais, clique no e-flyer acima!

E a expo “Gráfica de Fronteira” acaba de ganhar o prêmio de melhor exposição de artes visuais de 2009 pela APCA!

Em assembléia realizada na noite desta segunda-feira-feira, 07 de dezembro, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo, a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) escolheu os melhores de 2009 nas seguintes categorias: Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 6 de abril de 2010, no Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Segue a relação dos premiados:

ARTES VISUAIS

Exposição Internacional – Virada Russa – CCBB

Exposição: Os Gêmeos (MAB-FAAP)

Obra Gráfica: Rico Lins (Instituto Tomie Ohtake)

Fotografia: Walker Evans (Masp)Retrospectiva: Burle Marx 100 anos – A Permanência do Estável (MAM)

Revelação: Stephan Doitchsnoff (Masp)

Iniciativa Cultural: Museu Afrobrasil

Encerramento com paletra e debate em RECIFE!

EXPOSIÇÃO DE RICO LINS ENCERRA COM DEBATE E OFICINA


Palestra Debate com Rico Lins, Paulo Bruscky, João Roberto Peixe e h.d. Mabuse

Os últimos dias da exposição “Rico Lins: uma Gráfica de Fronteira” prometem muito movimento no Centro Cultural dos Correios – CCC Recife. Para os dias 26 e 27 de março, foram preparadas uma oficina para jovens ligados a programas sociais de arte, cultura e tecnologia, além de um debate histórico.

O debate
Um encontro marcado entre Rico Lins, Paulo Bruscky, João Roberto Peixe e h.d. Mabuse para dialogarem sobre fronteiras entre o design e outros campos da cultura, tecnologia, artes visuais e política cultural. Frutos de diferentes gerações, os participantes vão falar sobre experiências ricas e diversas vividas em suas carreiras fronteiriças entre arte e design.
O debate promete ser instigante, trazendo à tona embates e encontros entre técnicas artesanais e alta tecnologia, possibilidades de suporte, lugares para exibição, relações com os públicos, etc. Superando a fronteira das artes gráficas e visuais, também deverão ser tocadas as interfaces com as artes cênicas, música, literatura e com as culturas populares.
Para Rico Lins, o Design deve ser usado para pensar a Cultura, como ferramenta para o planejamento das políticas culturais. “É importante considerar o Design como processo. Mais do que uma atividade, Design é uma forma de pensar”, comenta Rico. O debate acontece no próximo dia 26 de março, às 19h, no CCC Recife, com entrada franca.

A oficina
A fim de deixar sementes de pensamento e prática acerca da área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas, Rico Lins vai oferecer uma oficina exclusivamente para 20 jovens participantes dos programas de formação em arte e cultura Oi Kabum! e Programa Multicultural, este da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Antes da oficina, que acontece durante todo o dia 27 de março, os jovens participantes devem pensar em temas da atualidade e coletar referências visuais. Durante o encontro com Rico Lins, eles irão se reunir em equipes formadas por pessoas com temas semelhantes para trabalhar na tradução das ideias em símbolos gráficos.
O objetivo é retomar técnicas antigas de composição e impressão, o que tira um pouco os jovens da frente do computador e promove autonomia ao processo criativo e de produção.

A exposição
“Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” continua em cartaz no quarto piso do Centro Cultural Correios – CCC Recife até 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.

Sobre Rico Lins
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NYTimes, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.
Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI, FAAP, etc. Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, as mostra itinerante Brasil em Cartaz sobre o cartaz brasileiro, e a exposições Connexions>Conexões e Les Affiches de Chaumont no ano França-Brasil, em torno do design de autor. Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle.

____________________________________
SERVIÇO
O debate
Data: 26 de março de 2010 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Cultural dos Correios Recife – 1o Piso
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – 3224.5739 / 3424.1935.
Entrada franca

A oficina
Data: 27 de março de 2010 (sábado)
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h
Local: Auditório do Centro Cultural dos Correios Recife – 1o Piso
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – 3224.5739 / 3424.1935.
A exposição
“Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”
Data: até 28 de março de 2010 (domingo)
Horário: Terça a sexta das 9h às 18h e sábado e domingo 12h às 18h
Local: Auditório do Centro Cultural dos Correios Recife – 1o Piso
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – 3224.5739 / 3424.1935.

Uma gráfica de fronteira – EM RECIFE!

Rico Lins : uma gráfica de fronteira

Centro Cultural Correios Recife

abertura > 25/02 às 19h

……………………………………………………………….

> Retrospectiva da obra de Rico Lins chega ao Recife <

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” vai ocupar espaços no Centro Cultural Correios – CCC Recife de 25 de fevereiro a 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito entre design gráfico e artes plásticas.
Para Rico, é importante pensar sobre o processo de composição das peças gráficas, revisitar maneiras fundamentais de fazer design, experimentar técnicas de ilustração e impressão, mas sobretudo refletir sobre o tempo de vida das coisas e a temporalidade do seu próprio trabalho. Rico Lins conta que quando começou a trabalhar, design não existia e reflete: “Cada vez mais, é uma necessidade a criatividade. Quanto mais repertório você tiver, mais bem posicionado você está em tudo”.
A exposição é não-linear, apresentando um imenso banner-instalação como peça central, ela se transforma de acordo com o ambiente onde será exibida. O que será visto no CCC Recife difere do que passou pelas salas na Caixa Cultural e pelo Instituto Tomie Ohtake, dispensando objetos e trazendo novos, promovendo novos diálogos entre os diversos tempos, suportes e técnicas utilizados pelo autor e entre a obra e o público.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 de março, encerrando-se com uma oficina para adolescentes entre 14 e 16 anos e mesa-redonda com designers locais.

Sobre Rico Lins

A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais e didáticas. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NYTimes, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.
Atualmente, é coordenador do Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI etc. Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle.

SERVIÇO

Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – Recife – PE
Fones: 3224.5739 / 3224.1935

de 25 de fevereiro a 28 de março
Terça a sexta das 9h às 18h
Sábado e domingo 12h às 18h

Última semana – Rico Lins: uma gráfica de fronteira

_e-convite-ITO-ultima-semana
O Instituto Tomie Ohtake convida para a última semana da exposição

Rico Lins: uma gráfica de fronteira
até domingo 12/07 às 22h00

oficina com Rico Lins
sábado 11/07 de 9h30 às 18h30
(vagas completas)
________________

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201
entrada pela rua Coropés
Pinheiros – São Paulo
tel. 11 2245.1900

Rico Lins: uma gráfica de fronteira – Instituto Tomie Ohtake

folder_tomie

15 de Maio a 12 de Julho de 2009
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada Gratuita

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201
Entrada pela Rua Coropés
Pinheiros – São Paulo

Uma Gráfica de Fronteira | Graphic Borderlines

Exposição na Caixa Cultural

9/02 a 15/03 de 2009
Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 24 – Centro

gráfica de fronteira