quinta-feira, 7 de outubro de 2010

7ª DIRES REALIZA OFICINA DO MOBILIZASUS

A Sétima Diretoria Regional de Saúde – 7ª DIRES, juntamente com a SESAB e Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde – DEGETS realizam o II Módulo do treinamento para Conselheiros Municipais de Saúde, através do MOBILIZA/SUS, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão democrática e participativa no SUS Bahia.
No período de 7 e 8, participarão os conselheiros de 10 municípios da regional (Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Itajuípe, Itapé e São José da Vitória).
Já nos dias 17 e 18 desse mês, a capacitação abrangerá os seguintes municípios: Aurelino Leal, Camacan, Gongorai, Ibirapitanga, Itapitanga, Itaju do Colônia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.
O evento acontece na UNIME, em Itabuna.

7ª DIRES
Outubro / 2010
http://www.7dires.blogspot.com/

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

7ª DIRES ESCLARECE INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE


GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA - SESAB
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE - 7ª DIRES - ITABUNA – BA.


/
NOTA TÉCNICA DENGUE 7ª DIRES / SETEMBRO 2010



Buscando esclarecer as informações veiculadas a respeito do óbito ocorrido no dia 12/09/2010 no Hospital São Lucas, supostamente considerado como Dengue Hemorrágico, a 7ª DIRES/SESAB, afirma que não existe confirmação clínica nem laboratorial, de que o caso seja Dengue Hemorrágico. De acordo com investigação epidemiológica datada do dia 11/09/2010, o paciente apresentou quadro clínico compatível com Leptospirose, tendo como sinais e sintomas: icterícia acentuada, dor na panturrilha, diarréia, dispnéia, febre alta, dor abdominal.
Fazendo uma análise da situação epidemiológica da Dengue nos municípios da área de abrangência da 7ª DIRES, verifica-se que no ano de 2010 até a semana 36 ocorreram 1418 casos suspeitos de Dengue. Destes 826 foram registrados no município de Itabuna. Destaca-se, que no panorama geral, houve uma redução de 92% no número de casos em relação ao mesmo período no ano de 2009.
Com relação ao monitoramento da circulação viral, identificou-se que no período de 2008 a 2010 houve maior predominância do sorotipo (DENV 2) com 84,7% dos casos isolados.
Alerta-se para a circulação do sorotipo (DENV 1), no município de Itabuna, que foi isolado pela última vez no ano de 2008 e, novamente no ano de 2010, formando uma população de susceptíveis. Adicione-se a isto a maior concentração de casos na faixa etária de 15-24 anos. Diferente do perfil de anos anteriores que concentrou-se no grupo de 5-14 anos.
Com relação as ações do controle vetorial, nos municípios da área de abrangência da 7ª DIRES, destacam-se algumas fragilidades: ausência de articulação sistemática com todos os setores do município (educação, saneamento, limpeza urbana etc), insuficiência de materiais utilizados na rotina do agente, dificuldades no gerenciamento dos Agentes de Combate a Endemias com relação ao falso registro e omissão de focos, bem como as práticas educativas junto a comunidade.
Nesta direção a 7ª DIRES alerta para a vulnerabilidade de ocorrência de epidemia, bem como, o aumento das formas graves da doença. Assim recomendamos aos gestores e a sociedade em geral:
Intensificação dos trabalhos de campo com correção das inconformidades citadas acima, garantido a manutenção do vetor em índices aceitáveis;
Implementação da coleta de amostras para sorologia e isolamento viral, em tempo oportuno, visando a identificação do vírus circulante para tomada de decisões oportunas e específicas;
Alimentação dos bancos dados de forma regular a fim de acompanhar o comportamento da doença;
Organização da assistência em todos os níveis de atenção, com definição de fluxos dos pacientes;
Implementação do Protocolo de Manejo Clínico da Dengue;
Implementação das ações de Educação e Mobilização Social de forma a incentivar a população a adotar hábitos e condutas capazes de evitar a proliferação do mosquito : evitar acúmulo de água parada, limpeza contínua de tanques e reservatórios, limpeza de quintais, destino adequado de lixo e outros.


Itabuna, 28 de setembro 2010
7 ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

7ª DIRES PARTICIPA DA 1ª FEIRA DE CONTROLE SOCIAL NO SUS

Durante toda a sexta-feira, 27, a Sétima Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires), em Itabuna, participou da 1ª Feira de Controle Social no SUS. O evento realizado na Praça José Bastos, em Itabuna, é uma parceria da 7ª Dires, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Município.

Na Feira foi montada uma Tenda, intitulada Paulo Freire. As atividades na tenda ocorreram em formato de rodas de conversa, vivências integradas, práticas de cuidados terapêuticos populares e atividades artísticas e culturais. As rodas de conversas são inspiradas na idéia dos círculos de cultura desenvolvidos na pedagogia freireana, que prevê a estruturação de espaços de debate e leitura/análise coletiva sobre contextos e situações problema, trazidos a partir de temas sugeridos pelos participantes dos coletivos da educação popular em saúde, a partir das diversas vivências e experiências promovidas por todo o brasil.

A Tenda configura-se como uma marca do movimento de educação popular, articulando protagonistas de práticas populares e tradicionais de saúde, profissionais, gestores, educadores, representantes do controle social e militantes dos movimentos sociais.

Participaram do evento profissionais da 7ª Dires e da 14ª Dires, em Itapetinga, além de profissionais de saúde e população. Para o diretor da 7ª Dires, João Marcos de Lima, a feira é uma oportunidade para a população ter acesso e ser inserida no Sistema Único de Saúde, onde participantes e a comunidade em geral partilham experiências e discutem temas relevantes para a garantia do direito à saúde e o desenvolvimento participativo do SUS.


7ª DIRES
Agosto / 2010

http://www.7dires.blogspot.com

terça-feira, 27 de julho de 2010

Itabuna comemora aniversário e recebe investimento na área da saúde

Nos 100 anos de emancipação da cidade de Itabuna, na região sul, a população será beneficiada na área da saúde. Na quarta-feira (28), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entrega ao Hospital de Base, por meio da assinatura do contrato de comodato, equipamentos para UTI neonatal e emergência.

Em solenidade às 11h, na Santa Casa de Misericórdia, o secretário Jorge Solla assina o contrato também incorporando os novos serviços de radioterapia, cardiologia e cirurgia bariátrica à unidade. A Sesab investiu aproximadamente R$ 717 mil na aquisição de equipamentos para o Hospital de Base como ventiladores artificiais e monitores paramédicos, que ajudarão a qualificar o atendimento na unidade.

Com a iniciativa será ampliada a oferta de serviços médicos de média e alta complexidade à região macro-sul, composta por 102 municípios e uma população estimada em dois milhões de habitantes, que passam a ter melhores condições de acesso à saúde.

Também serão equipados, os hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej. A UTI neonatal do Manoel Novaes receberá 89 aparelhos entre incubadoras, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétrico, berços aquecidos. As emergências dos três hospitais serão equipadas, cada uma, com dois ventiladores, dois oximetros e dois monitores.

O secretário ainda visitará as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), no bairro São Caetano, que deverão ser concluídas em novembro deste ano. As UPAs de porte 2 têm capacidade para atender até 300 pacientes por dia.


ASCOM/SESAB

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CURSO DE VIGILANCIA SANITARIA E AMBIENTAL

A formação dos trabalhadores do SUS constitui-se numa das ações estratégicas para o desenvolvimento de ações integrais e efetivas que abrangem a promoção, prevenção de riscos e agravos e proteção da saúde da população. Assim, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) com o apoio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador (DVST/CESAT) e da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), está dando inicio hoje ao primeiro módulo do CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL.

Esta importante iniciativa tem como objetivo qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental para o desenvolvimento de suas ações específicas de inspeção, fiscalização e educação sanitária, de forma integrada.

O Curso será desenvolvido em quatro módulos de Aprendizagem contendo momentos de concentração (teórico-práticos) e de dispersão. Ao final espera-se a reorganização dos sistemas municipais de Vigilância com a transformação das práticas de saúde e o envolvimento dos trabalhadores no processo de consolidação do SUS.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

7ª DIRES TEM NOVA SEDE DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA



A Sétima Diretoria Regional de Saúde inaugurou no último dia 7, a nova sede da Assistência Farmacêutica. O setor, que agora funciona na antiga Unidade de Pronto Atendimento Valdenor Cordeiro, atende pacientes da região com diversas enfermidades, geralmente crônicas e progressivas, que acometem principalmente pessoas idosas, como Alzheimer, Parkison, Osteoporose, Artrite, Glaucoma, entre outros.

O componente especializado da Assistência Farmacêutica, anteriormente conhecido como programa de medicamentos de alto custo, é uma estratégia do Ministério da Saúde para dar acesso a medicamentos seguros e eficazes para a população.

Segundo o diretor da 7ª Dires, João Marcos de Lima, mais de mil pacientes estão cadastrados no Programa, com média de 30 atendimentos por dia, beneficiando não só a população de Itabuna como de municípios vizinhos. Ainda de acordo com o Diretor, o investimento feito visa proporcionar um atendimento mais humanizado, como preconiza o Sistema Único de Saúde.

Além do atendimento a pacientes, a Assistência Farmacêutica da 7ª Dires disponibiliza para as Secretarias Municipais de Saúde, medicamentos essenciais do Programa de Tuberculose, Hanseníase e insulinas e presta orientação aos municípios na estruturação de serviços relacionados a medicamentos.


7ª DIRES
Junho / 2010

http://www.7dires.blogspot.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

7ª DIRES REBATE ACUSAÇÕES SOBRE O HBLEM

O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, é uma entidade com Gestão Municipal, mantido pela Prefeitura local através da Secretaria Municipal de Saúde, sendo estas instituições responsáveis pelo funcionamento do mesmo, incluindo manutenção da estrutura física, da aquisição de materiais, medicamentos, equipamentos, contratação e pagamento dos funcionários, dentre outros.

O HBLEM é contratualizado pela Secretaria Estadual de Saúde para prestação de serviços de saúde aos usuários do SUS, por isso, cabe a SESAB, realizar o repasse de recursos referentes aos serviços prestados à população com base nos procedimentos realizados (consultas ambulatoriais, internamentos, exames e outros).

Atualmente, a produtividade do HBLEM é em torno de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), mas, como medida de apoio para o Hospital de Base, a SESAB disponibiliza mensalmente o equivalente a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), recurso no valor total do seu contrato, independente dos procedimentos realizados. Esse repasse é realizado desde que o município perdeu a Gestão Plena de saúde, por conta da má gestão. Em 2009, o Hospital recebeu do Estado 12 parcelas mensais no valor acima citado e neste ano, a instituição já recebeu a primeira parcela e está prestes a receber a segunda.

Durante reunião realizada no último dia 9, no gabinete do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, com representantes do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna, Conselho Estadual de Saúde, SINTESI, Secretário de Saúde e Diretor da 7ª Dires, foi reafirmada a necessidade de que o município destine recursos para a manutenção do Hospital de Base, uma vez que é de sua responsabilidade a gerência do mesmo. Com base no relato feito pelos Conselhos, sobre a situação caótica em que se encontra o HBLEM, a SESAB considerou a possibilidade de ajudar na recuperação de equipamentos. Para isso, solicitou que o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do município elaborassem um relatório sobre as necessidades do Hospital e encaminhassem à SESAB.

Diante dessas situações, o que parece estranho é o Secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, falar sobre promessas não cumpridas pelo Estado, sendo que até o momento não foi apresentado à população de Itabuna, qual o projeto que a administração tem para o Hospital de Base. A população ainda precisa saber, quanto de recursos o município disponibilizou para o HBLEM no ano de 2009?

Se o município não tem condições de gerir o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, que o Secretário de Saúde do Município se pronuncie sobre o assunto e passe para o Estado, assim a SESAB vai mostrar a viabilidade do Hospital como tem feito em alguns outros, e com certeza, a população será beneficiada.


7ª DIRES
Fevereiro / 2010
http://www.7dires.blogspot.com/

ITABUNA SE TORNA ELEGÍVEL PARA FASE 2 DO PROESF

O município baiano de Itabuna se tornou, no último dia 10, elegível para participar da Fase 2 do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família - PROESF. O município, segundo consta na portaria GM n. 300 do Ministério da Saúde, atingiu o critério de não redução igual ou superior a 10% do número de equipes de Saúde da Família no início da Fase 1, estando apto a participar da Fase 2 do projeto.

O PROESF é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada a partir de um acordo de empréstimo celebrado com o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento), com o objetivo de apoiar, por meio da transferência de recursos financeiros fundo-a-fundo, a expansão da cobertura, consolidação e qualificação da estratégia Saúde da Família, nos municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes.

Com o PROESF, a expansão do Programa de Saúde de Família (PSF) na Bahia ganha mais força. O programa federal soma-se aos esforços da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a qualificação do PSF. A Sesab tem investido na construção de unidades de saúde da família, até o final de 2010 serão mais de 400 unidades entregues, além disso, os municípios recebem da Sesab incentivo financeiro para manutenção de equipes.

Fonte: Ascom Sesab

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOVO LARVICIDA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Acontece amanhã (16), no auditório do Day Horc, o treinamento dos supervisores de campo dos agentes de saúde do município de Itabuna e da sede da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), também em Itabuna, para a utilização do larvicida Diflubenzuron no combate à larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O larvicida substituirá o Temephôs, que vinha sendo usado nas ações de combate ao mosquito. De acordo com João Emanoel, técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), embora o Temephôs ainda seja eficaz, em testes de laboratório, feitos com doses subletais, observou-se resistência do mosquito ao produto, fato considerado normal em virtude do grande período de tempo em que vem sendo empregado.

O treinamento para utilização do Diflubenzuron, realizado pela consultora do Ministério da Saúde, Roberta Gomes Carvalho, também está contemplando supervisores de campo dos agentes de saúde do município de Salvador, sede da 1ª Dires e técnicos do colegiado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As atividades, em Salvador, foram iniciadas hoje (15) e prosseguem até a próxima quinta-feira, dia 17. Também no dia 17, serão treinados os supervisores do município de Ilhéus e da sede da 6ª Dires. Na próxima semana, o treinamento será realizado em Jequié.

Ascom Sesab
Dengue/larvicida

ACS DA 7ª DIRES RECEBEM KITS DE TRABALHO

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos municípios que compõem a 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Itabuna, recebem amanhã (16), em solenidade que acontecerá no Parque de Exposições, kits de fardamento. Na mesma oportunidade, serão entregues, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), kits de fardamento para agentes de endemias de 239 municípios com população menor que 20 mil habitantes, sendo 12 municípios da 7ª Dires e três da 6ª Dires, com sede em Ilhéus.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investiu mais de um milhão de reais para a distribuição dos kits, que são compostos por boné, três camisas e mochila e serão entregues aos mais de 24 mil ACS que atuam no estado. Até agora, foram entregues 613 kits, que correspondem a 53% do total previsto. Já foram contemplados com os kits os municípios das regionais de Alagoinhas, Amargosa, Boquira, Caetité, Cícero Dantas, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Irecê, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim e Serrinha.

"Os kits de fardamento estão garantindo uma uniformidade dos agentes comunitários, e ainda que a população os reconheça como uma categoria de profissionais de saúde", disse o diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann.


Ascom/Sesab
PACS/Itabuna