Feeds:
Posts
Comentários

Mudança de Casa

logonovo

O Amigas na cozinha está de casa nova. Agora é AMIGASNACOZINHA.COM.BR.

Clique aqui para conhecer a nova casa das Amigas.

O dia da Pizza não poderia terminar sem Pizza!

IMG_1261AMO Pizza, cresci admirando os sabores, receitas e suas possibilidades. Desde os primeiros Rodízios com os colega de classe, passando pela fase de fazer em casa comprando discos prontos até despertar para as melhores pizzarias.

Durante a adolescência esse amor se fortaleceu e ficou para sempre com gostinho especial de Sábado a Noite! Quando vim morar em São Paulo muitas noite de trabalho foram contempladas pelas redondas queridas que alegravam as madrugadas da equipe.

Junto com os conhecimentos de gastronomia fui aprendendo a reconhecer massas e ingredientes especiais, além dos lugares mais charmosos para degustar essa maravilha e foi  assim que cheguei a Pizza Bros do conhecido chef Franco Raviolli.IMG_1271

Mas, qual a visão de grandes chefs sobre uma pizza?
Foi justamente essa a proposta do festival “Chefs com a Mão na Massa” que Franco Ravioli da Pizza Bros criou.

Ravioli convidou 4 chefs de grandes restaurantes, que ele tanto admira, para criar as mais inusitadas e saborosas combinações.

As pizzas tem os nomes dos chefs que as criaram e parte da renda do valor das mesmas será doada à Casa Hope – instituição que trata e fornece apoio à crianças com câncer.

Não preciso dizer que, além de ser uma bela contribuição para uma nobre causa, cada uma das combinações ficou simplesmente Divina!

Vejam abaixo:

menu

Franco Ravioli – Pizza Bros. – ingredientes (queijos mozzarella e burrata, pesto tradicional, tomate concassé, azeitonas pretas e crocante de presunto cru)

Jefferson Rueda – Attimo – ingredientes (refogado de pancetta, cebola, polpa de tomate fresco e azeitonas pretas coberto com fatias de queijo meia cura)

Ligia Karazawa  – Clos de Tapas – ingredientes (queijos feta e mozzarella, pimentão vermelho e berinjela assados, fatias de presunto cru e agrião)

Silvia Percussi – Vinheria Percussi – ingredientes (queijos taleggio e mozzarella, cogumelos eringui refogados, tomates grappe confitados e tomilho)

Tsuyoshi Murakami – Kinoshita – ingredientes (missô, pimenta tobanjam, sake, pimenta dedo de moça, cebolinha e pancetta)

Além da experiência gastronômica mais do que especial, o local ainda conta com
ambientes belos e aconchegantes além de muitas histórias que fazem lembrar uma típica vila italiana. Comandada por Franco, descendente dos Italianos do Norte e chef autodidata, a Pizza Bros. foi inaugurada em 1986 numa pequena casa no coração do bairro dos Jardins.
IMG_1254 IMG_1283

Boas pizzas preparadas com ingredientes sempre frescos e de primeira qualidade ajudaram o projeto a crescer e se consolidar ao longo dos seus 26 anos de história.

#FicaDica
IMG_1255

Buteco. A verdadeira Rede social.

 Logo  Quem gosta de curtir bons momentos com os amigos sabe que um bela mesa de buteco gera assunto e diversão por um bom tempo!
E foi com amigos que fui apresentada ao Maior festival Gastronômico do Brasil, o Comida Di Buteco.

Esse ano tive o privilégio de participar a caravana de imprensa de lançamento do evento, que foi uma loucura, cada delícia que não sabíamos nem por onde começar a degustação.
Foi literalmente um desfile de pratos, cada boteco apresentando sua criação e toda explicação técnica do objeto de desejo dos presentes!

O Festival começou efetivamente dia 12 de abril e segue até  cinco de maio, com o slogan Buteco. A verdadeira Rede social, o Comida di Buteco apresentará 400 petiscos onde a lingüiça e/ou mandioca ou Aipim para os gaúchos, serão os convidados especiais.

Pela primeira vez,  ele será  realizado simultaneamente nas 16 cidades participantes e também propõe  para essa edição  a unificação dos ingredientes especiais.

Conversando com Eduardo Mayra o idealizador e responsável pelo evento que existe desde 2000, descobri que o objetivo do projeto é de  RESGATAR E VALORIZAR A COZINHA DE RAIZ no Brasil, e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações. Como vocês sabem que eu adoro uma comidinha caseira não tive como ficar de fora disso.Eduardo_Maya

Além do papel  cultural, o Concurso Comida di Buteco vem  desenvolvendo cultura gastronômica  e principalmente demarcando circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos. Além de contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais.

Prato

Quem quiser participar, além de votar no tira-gosto mais gostoso, podera avaliar a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas.  Confira a baixo a lista do butecos participantes em Campinas, organize sua agenda e participe.

A lista de botecos participantes em Campinas

Bar da Vendinha

Bar do André Rei do Mé

Bar do Bigodi e da Tia Eli

Bar do Cação

Bar do Cachaça

Bar do Carioca

Bar do Fernando

Bar do Nicola

Bar do Soares

Bar do Zé

Bar Preste Atenção

Boteco do André

Botequim da Estação

Buteco Rancho Vô Joaquim

Casa do Norte Sampaio

Cultura de Bar

Estação Barão

Paella do Chico

Ponto 1 Bar

Possante Bar

Rancho Maria Bonita

Rei do Joelho

Seo Jorge

 Mesa Petisco01 bolinho Pessoa02

Ateliedocafe02
Hoje dia 14 de Abril é o dia Internacional do Café portanto, vamos ao assunto!

Minha paixão pelo café é recente, sempre tomei o clássico cafezinho do escritório e na casa dos amigos mas até então esse hábito era apenas um cafezinho. Em 2009 tive contato com as primeiras cafeterias com blends especiais. Café trufado, Café com Baunilha, Café com amêndoas e assim fui degustando e ficando curiosa. Hoje o universo do café movimenta um grande mercado e degustar essa preciosidade se tornou um verdadeiro ritual que não abro mão!

Nesses belos encontros que a vida proporciona conheci o Arian do Guia do Lugarzinho que por sua vez era amigo da Renata que escreve o Momentos Cafeínados, então foi um caminho sem volta!  Eles são especialistas no assunto e por isso resolvi aproveitar e entrar na onda do Café!

Dia 06 de Abril foi um dia mais do que especial pois a convite do Ateliê do Café ,  participamos do workshop Cupping e Métodos de Preparo, onde  meu marido me representou e trouxe para casa muitas novidades!!

Foram mais de 5 horas de estudos e muitos cafés! O Ateliê do Café fica em Valinhos e tem uma estrutura toda especial para vivenciarmos essa experiência, começando pela história do café que foi apresentada, passando por todos equipamentos que estão envolvidos no processo. Uma viagem pelo mundo do café!Ateliedocafe01

Abordando desde a História do Café  e suas curiosidades muito interessantes como por exemplo, vocês sabiam que a palavra café é originária da palavra árabe qahwa, que significa vinho! Por esse motivo o Café era conhecido com o “Vinho da Arábia”.

Muitos são tipos de cafés cultivados e suas misturas e composições formam o que chamamos de Blend.  Os diversos tipos de grãos colhidos, que estudamos um a um nesse dia, são influenciados por fatores com altitude, clima, tipo de colheita, tipo de torra, tipo de moagem.. Todos esses fatores combinados aos diversos métodos de preparo geram experiências completamente diferentes de degustação.

No curso foi possível estudar e colocarmos em práticas alguns desses métodos como:
– Hario V60
– Coado
– French Press
– Cafeteira Moka ou Italiana
– Espresso
– Aero Press

Atelie_do_cafe06Atelie_do_cafe09

Algumas 2 dicas que já estou aplicando diariamente!
1 –  Antes de passar o Café passe água quente no filtro apenas para soltar qualquer resíduo que possa interferir no aroma e sabor do café!

2 – Ao passar o Café no método coado, não coloque a água fervendo pois ela queima o café o deixando mais amargo!

Depois dessa experiências meus cafés nunca mais serão os mesmos!
Agradecemos pela oportunidade e seguimos estudando e degustando!

Cupcakes de Páscoa

Só quem tem criança em casa sabe o quanto a Páscoa é divertida e desejada!
Nesse dia, cada detalhe completa um dia especial.

Depois do sucesso com a receita dos biscoitos inspirados em coelhos, chegou a vez da cenoura!
Inspirada no tema a Dani fez uma receita linda que compartilhar  especialmente com as amigas .

Com vocês a Daniela Folloni do It Mãe, blog lindo e cheio de dicas para as amigas Mães.

————————————————————————————————————————-

Cup_Cake Ok, a Páscoa está chegando e talvez você nem tenha conseguido comprar os ovos no supermercado! E eu aqui postando uma receita de cupcake como se uma it mãe tivesse tempo (e disposição) para ir pra cozinha. Bom, vou colocar aqui as minhas justificativas (e motivações) para incentivas você a colocar a mão na massa literalmente:

1- Cozinhar é a minha terapia do momento. E acho que você também pode beneficiar sua mente  se fizer alguma coisa gostosa no fogão (e que as pessoas elogiem muito, de preferência – assim o ego fica bem massageado também)

2- O preparo dos cupcakes têm um lado lúdico, Na hora de colocar o creme com a bisnaga e fazer os enfeites de pasta americana, chame as crianças. É como brincar de massinha! E vira mais um momento de curtir em família

3- Os cupcakes podem virar uma lembrancinha original e barata para os convidados do almoço do domingo de Páscoa. Que tal? ;)

4- Esses bolinhos decorados deixam a hora do café ainda mais gostosa e surpreendente. E… são uma delícia mesmo.

A receita a seguir é de cupcake de chocolate com café e creme de brigadeiro no topo. Acho legal ter o gostinho de café para dar uma quebrada no chocolate (que a gente come tanto na Páscoa), mas se você preferir fazer sem, não tem problema.

Ingredientes

  • 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
  •  2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  •  1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¼ colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara (chá) de iogurte natural ou coalhada
  • 3/4 de xícara (chá) de café espresso

Modo de preparo

Bata a manteiga numa batedeira e, em seguida, adicione os ovos e o açúcar. A mistura deve ficar fofa. Adicione o extrato de baunilha, o bicarbonato de sódio, o sal e bata até deixar a massa homogênea. Reduza a velocidade da batedeira. Separadamente misture a farinha de trigo e o cacau com o iogurte usando uma colher. Logo em seguida, adicione o café espresso e junte à massa. Deixe bater até ficar homogêneo. Vá enchendo ¾ de cada forminha de cupcake (você acha para comprar em lojas de confeiteiro como Bondinho e Barra Doce) com a massa e leve ao forno pré-aquecido (180ºC a 200ºC) por aproximadamente 25 minutos.

Ingredientes para o brigadeiro 

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chocolate em pó

Modo de fazer o brigadeiro

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Mexa sempre até atingir o ponto (que é aquele consistente, mas não duro demais).
Depois que os bolinhos estiverem prontos, chegou a hora de decorar! Veja o passo a passo aqui na galeria!Confira o passo a passo completo da Receita no It MãeUma Feliz Páscoa para todas Mamis!

Mais uma receitinha fácil e rapidinha que aprendi com meu Pai que é o Rei do pudim rsss.
Ele gosta tanto de pudim que resolveu aprender, assim ele pode fazer sempre que ele tem vontade. E isso já rendeu até competição lá em casa tem até foto disso.. vou procurar..
Vamos lá!

Pudim  Ingredientes:
– 1 caixa de leite condensado
– 1 medida de leite igual ao leito condensado (pode usar a caixinha como medida)
– 3 ovos
– 1 xícará de açúcar, para o caramelo da cobertura.

Modo de Fazer:
No liquidificador bata por 1 a 2 minutos o leite condensado, o leite e os ovos e reserve.
Em uma assadeira do tipo redonda com furo no meio faça o caramelo. Que é simplesmente derreter o açúcar até que vire um caramelo, apenas tome cuido para não deixar tempo demais pois, o caramelo escurece e fica com sabor mais forte…
Após caramelar a forma cubra com a massa do pudim e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora. Após deixe na geladeira, para servir desenforme o doce e enfeite como quiser.

Dicas:
1 – Cozimento:  para saber se o pudim esta cozido, teste com um palitinho, fure o pudim e veja se o palito sai limpo, sem massa grudada, igual quando se faz bolo.
2 – Cuide para que tenha sempre água na forma base de cozimento, e para isso você precisa ir redondo a água… caso contrário o pudim queima.
4 – O ideal é fazer sempre na noite anterior ao evento, assim dá tempo dele ficar geladinho.
3-  Para decorar você pode usar fios de ovos e cerejas, bonito e impressiona a família …rss

Dificuldade: Muito fácil!!
Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: aproximadamente 10 pedaços.

DSC_4627            Essa receita faz parte da minha infância, minha mãe fazia fornadas e fornadas e colocava tudo em potes de vidro que duravam um bom tempo. Lembro de ficar olhando e ela fazer a massa e pedir para ajudar a fazer o desenho final com o garfo.

Agora estou aqui refazendo a receita e sentindo o aroma todo pela casa de biscoito fresquinho. Fui experimentar fazer os tais coelhinhos lindos que vi no facebook outro dia e com um pouquinho de paciência e habilidades você consegue sim.

Para aprimorar o formato do bichinho a prática ajuda bastante, o primeiro sair super tortinho os últimos bem melhores com certeza a criançada vai adorar!

Ingredientes:DSC_4612
– 2 xíc. de maizena
– 1 xíc. de farinha
– 1 ovo
– 150 gramas de manteiga
– 3/4 xíc. de açúcar

Modo de Preparo:
1- Amasse todos os ingredientes com a mão, até a massa dar o ponto de ser modelada sem grudar. Para ajudar a dar o ponto você deve ir acrescentando aos poucos farinha com maizena e açúcar..
2- Faça pequenas bolinhas na mão e achate com um garfo ou modele da forma que desejar.
3 – Leve ao forno em assadeira untada até dourar em baixo.
4- Fica parecendo um sequilho, delicioso!

Rende uns 30 biscoitos.
DSC_4562 DSC_4563 DSC_4566 DSC_4569 DSC_4574 DSC_4575 DSC_4580 DSC_4581 DSC_4587 DSC_4616 DSC_4621

Carnaval e Churrasco!

Carnaval chegando, muitos planos e muita vontade de reunir os amigos e aproveitar!

ChurrascoEu como boa gaúcha AMO churrasco, e aprendi tudo que sei até hoje com meu Saudoso Papi que agora anda ensinando aos anjinhos os seus segredos. Sempre que eu ia para cozinha ligava para ele e falava, o pai como que eu faço isso? E ele ficava todo feliz explicando! Lindas lembranças.

A Carne que eu mais gosto no churrasco é a Costela de Ripa, sim Costela. Gaúcho adora churrasco de costela pois, fica pronto muito rapidinho e além de tudo é fácil e baratinho de fazer. Mas o Gaúcho não costuma fazer a costela grande que precisa de horas no fogo.. no Sul o segredo é fazer a Costela de Ripa que é cortada em tirinhas e assa muito rapidinho no espeto mesmo, nada de grelha.

Para Fazer é muito simples: Basta você temperar com sal grosso por 10 minutos antes de levar ao fogo, passado os 10 minutos tirar todo excesso do sal  e “tocar no fogo” em 40 minutinhos vai estar no ponto!

Churrasco01Seguem algumas dicas importantes que aprendi com meu Pai:

  1. Antes de assar a carne a deixe em temperatura ambiente por pelos menos 30 minutos.
  2. Quando for comprar a carne, no caso a costela ou picanha, tenha cuidado para escolher uma peça que não tenha gordura em excesso, mas que também evite as peças que não tenham nada de gordura, pois no caso da Costela e da Picanha principalmente, essa gordura faz toda a diferença no sabor, pois ela que deixa a carne mais molhadinha.
  3. Quando você for fazer Picanha, prefira a peça “fresca” que você compra no açougue pois, elas costumam ser mais saborosas que as maturadas (que vende no mercado, fechada no saquinho com sangue).Outro item genial que tem me ajudado muito e que meu pai ia adorar conhecer é o novo livro da Editora Senac –  Carnes e Churrasco de Marcos bassi que é uma perfeição e ensina muitos detalhes e dicas que nunca sonhei saber!978-85-396-0279-7 Carnes e churrascoCarnes e ChurrascoTipos de cortes, algumas receitas, dicas práticas e muitas fotos geniais para auxiliar você e seus amigos. Realmente, uma escola a parte que vou dividindo com vocês durante o ano!  Agora além de uma gaúcha que ama carne vou entender ainda mais sobre o assunto! O livro é uma bela dica de presente para quem ama churrasco e item essencial no seu cantinho de estudos.
    Vale a pena ter pertinho de você!Bjs e excelente folia para todos!
    Carla Falcão

Já passei por tantos momentos difíceis nessa vida, que gosto de pensar que em todo tipo de situação podemos tirar algo de positivo. Nesses dias que se depois da “passagem” do meu Pai recebi um convite muito especial e que num momento tão delicado foi um grande presente! Conhecer a Fábrica de Panettones da Bauducco!!! AMO!

Posso dizer que foi quase como ir a Disney ou como Fazer um passeio com a Turma do jardim de Infância. Num dia super bacana fomos até Extrema/MG com as colegas dos seguintes blogs: Chocolatria, Aventuras Gastronômicas, Gorda Safada, Comidinhas do Bem, Smart Girl e Trend e Tips. Todos blogs muito legais que vale a pena vocês conhecerem.

Foi um dia muito de muita conversa e animação um longo caminho até a fábrica e mal podia esperar para conhecer todo processo! Chegando lá fomos recebidas pela Equipe de Marketing da Bauducco que nos contou sobre a história da empresa e suas peculiaridades tipo: Você sabia que os Panettones começam a ser produzidos em Julho com o segredo da Família que veio da Itália 60 anos atrás.  Dessa forma, a Bauducco se tornou a maior produtora de Panettones no mundo, e foi a empresa que inventou o Chocottone, totalizando um número de 65 Milhões de Panettones por Ano!!

Alguns Números que impressionam:

– 500 a 600 Toneladas de produtos produzidos por dia;
– 65 Milhões de Panettones por ano;
– 15 Mil Panettones por dia;
– 2 Milhões de ovos utilizados por dia;
– 500 kg capacidade da batedeira industrial; (juro bate que umas 3 pessoas juntos fácil… rsss)
– 14 Linhas de Produção;
– 1 peça de 33 kilos de Fermento gera 1000 Panettones;
– 52 hs para preparar um Panettone;
– 16 hs de processo de fermentação do Panettone;

Realizada essa etapa inicial que foi regada com muito Panettone, biscoitos e afins recebemos as instruções para a visita a fábrica, bem como todo aparato para visita: Protetores de ouvidos, luvas, aventais, touca de cabelo, tudo dentro dos padrões de higiene e segurança que são muito, muito rigorosos! E garanto para vocês que depois de conhecer todo processo reconheço que Panetone Bauducco vale cada centavo que pagamos!

Depois de devidamente equipados entramos na linha de produção, acompanhamos desde o processo de a produção até o embalo de biscoitos, recheios, recheadinhos e Cookies. Tudo lindo, esteiras mais esteiras de biscoitos um mar de delícias. Vontade de colocar o dedo no meio do recheio kkk… Muito passeio de criança isso.

Depois da linha biscoitos fomos para os tão sonhados Panettones, acompanhamos o processo todinho que leva 52 horas desde o preparo do fermento na “Sala dos Bebês” (1 bebê gera 1000 Panettones), a separação de cada ingrediente, preparo da massa, inclusão das frutinhas, separação da massa e inclusão nas formas para irem ao forno. Muito bacana como cada processo é certinho para que a produção seja uniforme e organizada foi realmente de encher os olhos!

Quando passamos próximo dos fornos quase assamos junto… Que Calor.. Deixo minha admiração aos profissionais que se dedicam ao processo, pois o mesmo exige dedicação e muito comprometimento com a qualidade.


Foi um dia delicioso que terminamos comendo Panettone quentinho, saindo do forno com direito a fumaça, pena que na foto não apareceu…e casquinha crocante… Inesquecível! Depois recebemos um Kit muito bacana e ainda passamos na lojinha e fizemos a festa com tantos produtos com preço especial! Destaco o meu Lindo Panettone com o Porta Panettones em acrílico lindo que comprei por um precinho especial e que é um super lançamento da Bauducco!

Agradeço a todos pela oportunidade e para compartilhar  como as amigas, recebemos 2 para sortear para algum felizardo do blog. Já explico os detalhes para você participar!

Fotos:
1- Panttones: própria da Bauducco
2- Berçário: retirada do site do Rosembaun

Foi uma Delícia, e um sonho realizado.
Parabéns a Bauducco e a FSB pela organização.
Foi muito bacana, contem com a gente!

Bjs
Carla Falcão