terça-feira, 28 de junho de 2011

     Este blog define-se como uma estratégia educativa resultante de parte das atividades desenvolvidas pelos graduandos da Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. A atividade foi proposta pelos docentes da disciplina Práticas Educacionais em Ecologia, com o objetivo de estudar, mapear e analisar conceitos de ecologia relacionados com a Feira Livre de Cruz das Almas (BA), além de interagir com a sociedade. 
        Foram desenvolvidos quatro estudos, com diferentes parâmetros e conteúdos de ecologia relacionados com a Feira Livre de Cruz das Almas. A culminância dos trabalhos resultou em exposição (feira de conhecimentos) na Escola Estadual João Batista (em julho 2011).
      Os trabalhos desenvolvidos encontram-se postados neste blog, bem como, os produtos desenvolvidos (planos de aulas, brincadeiras, vídeos, etc) tendo por publico alvo toda a comunidade acadêmica da UFRB, professores, alunos, comunidade, e demais profissionais da educação e ensino de ciências.
       O município de Cruz das Almas situa-se cerca de 150 km da capital,  com 173,9 km², e população de 53.049. Apresenta um perfil geográfico limitado pelos municípios de Muritiba (Norte), São Felipe (Sul), São Felix (Leste) e Sapeaçu (Oeste). Situado na região conhecida como Recôncavo da Bahia, apresenta as coordenadas geográficas correspondentes a 12°40’0” de Latitude Sul e 39°06’0” de Longitude Oeste de Greenwich. O clima é predominantemente tropical quente e úmido, segundo a classificação de köppen. A pluviosidade média anual é de 1224 mm, com maior incidência de chuvas no período compreendido entre março e junho, inclusive. A economia do município é basicamente agrícola, destacando-se as culturas do fumo, laranja e mandioca (IBGE, 2010).

A Feira Livre de Cruz das Almas situa-se juntamente com o Mercado Municipal, no centro da cidade, e apresenta grande circulação pela população durante todos os dias da semana, especialmente o sábado (dia da feira). O local apresenta muitos pontos de lixos espalhados e uma grande diversidade de comércio, tendo ênfase à venda de produtos de origem animal e vegetal, artesanatos, roupas, calçados. Todavia, também apresenta-se enquanto importante espaço educador. Muito deve ser valorizado na sabedoria popular!




                     Figura 1. Visão da feira livre de Cruz das Almas, Bahia, Brasil.


      Espera-se que esta ferramenta seja utilizada para a execução de novos trabalhos e atividades em todos os ramos da educação formal e não formal. Ressaltamos que essa idéia poderá motivar outros profissionais da educação. Trata-se de uma primeira experiência. Esperamos que o material aqui disponível possa lhe ser útil.