lunes, 28 de febrero de 2011

O Sistema Munsell

O mais influente sistema de ordenação de cor - Sistema Munsell - foi criado pelo artista americano Albert Henry Munsell. Munsell desenvolveu uma maneira racional de descrever a cor, prevendo uma notação que pudesse ser usada internacionalmente, identificável visualmente e com uma linguagem para a descrever e comunicá-la. A publicação da sua primeira edição ocorreu em 1905, intitulada " A Color Notation". Munsell foi o primeiro a modelar um sistema utilizando um sistema numérico (alfanumérico) para classificar a cor.






No eixo central vertical encontram-se os níveis de cinzas, tendo como extremos o preto (parte inferior) e o branco (parte superior).






Nas páginas do livro Munsell todas as cores têm a mesma Tonalidade (H=hue), sendo que cada coluna apresenta Luminosidade (V=value) crescente e Croma (C=chroma) constante. Nas linhas horizontais o Croma é crescente do cinza para as cores mais puras; nas folhas de Munsell cada linha possui o mesmo nível de luminosidade.







Citação sobre cor

"Na percepção visual a cor quase nunca é vista como ela na verdade é, como ela fisicamente é. Este facto faz com que a cor seja o aspecto mais relativo nas artes."


Josef Albers Pintor Alemão (1888-1976)

martes, 22 de febrero de 2011

Efeito de Bezold

O Efeito Bezold é uma ilusão de óptica que ganhou o nome do Físico e Metereologista alemão Wilhelm von Bezold (1837-1907), descobriu que a cor pode parecer diferente dependendo das cores adjacentes. No exemplo a cor vermelha parece mais clara quando combinada com a cor branca e mais escura quando combinada com a cor preta.

Outra ilusão de óptica utilizada com o efeito de Bezold é a seguinte: colocando duas cores uma ao lado da outra é possível criar nas nossas mentes a percepção de uma terceira cor. Esta era a técnica utilizada pelos pintores pontilhistas como o pintor francês Georges Seurat (1859-1891), que pintavam pequenos pontos azuis e amarelos com o intuito de serem percepcionados como pontos verdes quando vistos à distância.



Gray Weather, Grand Jatte, 1888, Philadelphia Museum of art

Terminologia da Cor


Matiz é o atributo que distingue uma cor de outra.
O Tom define o grau de luminosidade de um certo matiz, do mais escuro ao mais claro.
A Saturação define o grau de pureza da cor, do mais puro ao mais acinzentado.

jueves, 17 de febrero de 2011

A cor é a música dos olhos (Goethe 1749-1832)

Poeticamente falando... :)

Experiências com o uso das Cores

As experiências que vou citar foram retiradas do livro "Psicodinâmica das Cores".


No campo da Neurologia, pode-se citar as experiências de Kurt Goldstein (1942) com uma paciente que tinha uma determinada área do cérebro afectada. Segundo Kurt essa paciente perdia o equilíbrio e sentia enjoos quando se vestia de vermelho. Ao usar roupas verdes os sintomas desapareciam. As experiências permitiram-lhe concluir que as cores correspondentes a um comprimento de onda maior produzem reacções expansivas. O verde e o azul correspondem a um comprimento de onda mas curto tendem a produzir reacções de contração.



Wassily Kandinsky (1866-1944), Pintor Russo acreditava que o verdadeiro artista procura expressar apenas sentimentos íntimos essenciais ( as cores são importantes nessa procura). Kandinsky afirmava que um círculo amarelo ostenta um movimento de expansão que o aproxima do observador, um círculo azul desenvolve um movimento concêntrico que o afasta do observador. Vemos nesta experiência paralela que o artista às vezes chega pela sensibilidade às mesmas conclusões que os cientistas pelas experiências.



Fuga, Kandinsky, 1914, óleo sobre a tela




Moscovo I, Kandinsky, 1916, óleo sobre a tela


martes, 15 de febrero de 2011

Triângulo CIE

Em 1931, a CIE (Commission Internationale de L'Eclairage), propôs o sistema XYZ, cuja representação gráfica é o triângulo CIE.
Cada cor é especificada pelo seu comprimento de onda.
Foram escolhidas três cores teóricas denominadas "valores triestímulos XYZ", próximos ao magenta, verde e azul-violeta. Essas três cores entram em proporções diversas na formação de todas as outras cores, de tal modo que a soma das suas percentagens seja sempre igual a um.
Todas as cores puras do espectro estão localizadas na região curva do contorno, enquanto que a linha recta deste contorno é chamada de Linha Púrpura ou Linha Magenta, uma vez que ao longo desta linha encontram-se as cores púrpuras e magentas saturadas.