terça-feira, 29 de abril de 2008

Da conversão à santificação

Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.(II Cor. 3 :16-18).


Dentre muitas dúvidas que nós os crentes temos (e nós temos muitas!), existem algumas que decorrem de uma má compreensão do que seja realmente conversão e santificação. Tais questões são mais costumeiras em crentes novos na fé, não obstante crentes velhos na caminhada a possuírem também. Perguntam-se sobre como receber a salvação, se precisam de algo a mais para alcança-la. Se já estão prontos para serem chamados de salvos, dentre outras questões.

Venho aqui não para sanar todas as dúvidas, mas apenas dar alguns delineamentos para uma compreensão saudável da conversão e da santificação.
Partindo para o texto em tela, vemos no versículo 16 que há uma permissão do homem para que Deus possa agir. É através desta permissão, quando eu e você falamos: BASTA!! Não quero mais viver assim. Ou quando em meio às lágrimas, copiosamente chorando, reconhecemos que Jesus deve nos receber. O primeiro passo foi dado quando Deus mandou Jesus na cruz para morrer no meu e no seu lugar.

Não há que se confundir a vontade divina com a vontade humana. Aquela é um ato contínuo de Deus e não está condicionado a qualquer coisa ou fato. Na segunda pode haver parcialidades, condicionamentos, mascarações, pois ela é humana. A salvação é um ato divino que deve ser consentido pelo homem. É por graça e não por obras, como diria Paulo.

Ao querer Jesus incondicionalmente, somos tomados pelo Espírito Santo. O verso 17 diz que o próprio Deus é este Espírito. No mesmo versículo fica claro que aquele que respondeu sim ao chamado de Deus deve conceder liberdade ao Espírito. O Espírito só é Espírito de Deus se obtiver liberdade. Ele opera em nós a partir da conversão, porque Cristo nos aceita como nós somos, e, como Pai zeloso, vai nos tratando mediante o espaço que eu der ao seu agir. O processo em questão é o da santificação.

A conversão e a santificação são etapas tão próximas na vida do Crente que alguns desapercebidos as confundem. Existem aqueles que duvidam de sua conversão por acharem que precisam fazer algo para serem aceitos. De que Deus deveria ter um critério mínimo para aceitar as pessoas. Elas se chocam com a Graça de Deus que nos revela o seu amor que a todos constrange. Entender que um Deus Todo-Poderoso pode me aceitar do jeito que sou é algo revolucionário.A salvação é um dom que Deus não reservou para mais ninguém a não ser para si mesmo.

A santificação é a etapa seguinte. Vê-se no versículo 18 que o véu que cobria os nossos olhos foram tirados e agora, enxergando o que devemos ser e fazer, procuramos com o auxílio do Espírito melhorar. É quando somos do Senhor que Ele vai nos moldando, trabalhando em nós e nos corrigindo. A santificação é algo contínuo e só deve acabar quando formos chamados para a glória.

Fiquemos nas nossas mentes com estas palavras. Que Cristo morreu por nós e que deste ato somos salvos Por Ele pela Graça, pelo que Deus fez por nós. A santificação é a etapa seguinte. Ocorre quando eu e você, cheios do Espírito Santo, deixamos que Ele trabalhe em nós fazendo-nos semelhantes a Ele.
AMÉM!!!!!!!

Em Cristo,

Hugo Júnior.

sábado, 26 de abril de 2008

Sem antidade ninguém verá o senhor

Paz e graça a todos os irmãos...

Um sábado tremendamente abençoado pelo Pai. Um dia em que o Senhor falou ao meu coração durante todo o dia. Desejo fazer um breve relato a fim de partilhar desse dia tão maravilhoso.

A palavra do dia levantada pelo senhor foi " Sem santidade ninguém verá o senhor" Hebreus 12, 14. Nosso Senhor Jesus, tem por anseio que nós sejamos a sua semelhança. Homens e mulheres segundo o coração de Deus. Em conversa com meu amigo e discipulador Hugo Junior pude entender que o processo de santificação deve ser contínuo e ininterrupto e que o sacrifício de Jesus foi realizado uma unica vez, e que serviu para tirar os pecados de muitos (Hebreus 9, 28).

A misericórdia de Deus é tão significativa, que ainda por meio desse sacrificio fomos "aperfeiçoados para sempre" o Senhor aperfeiçoou os que "estão sendo santificados" (Hebreus 10, 14). E de que maneira podemos ser ainda mais aperfeiçoados? como podemos nos santificar verdadeiramente?


O senhor diz " Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes" (Tiago 1, 22)


A palavra de Deus é a resposta para as nossas perguntas mais elementares, e sempre em seu conteúdo, ainda que não explicitamente em um primeiro momento, podemos encontrar respostas para nossas resoluções.

Hugo e eu, decidimos que ao longo de nossa semana estaremos orando e trabalhando firme no propósito de sermos cada vez mais santificados e dispostos a receber do Senhor toda a exortaçao necessária para que tal objetivo e mandamento do senhor alcançado: "Sede santos porque eu sou santo" (Levítico 11, 44).


No amor de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Claudiano Neto


sexta-feira, 25 de abril de 2008

OS DEZ MANDAMENTOS DOS NAMORADOS


1º AMAR ao outro como a si mesmo. Se não há um sentimento puro, sincero esqueça (Ef.5.25).

2º AMAR também é Respeitar as individualidade entre ambos ( Espiritual, Emocional e Física) Ver Col 3:19.

3º AMAR é ter responsabilidade pelo outro, pois a Palavra empenhada é aprovada por Deus (Mat.18.19).

4° AMAR também exige COMPROMISSO, Planos para o Futuro, começa com uma base sólida de namoro (Tito2:4)

5º AMAR é não NEGLIGENCIAR os Conselhos dos mais experientes, principalmente, Pai e Mãe (Ef. 06:02)

6º AMAR é viver na DEPENDÊNCIA do Espírito, pois o "Discernimento Espiritual" é importante ( Mat. 06: 33).

7º AMAR é CEDER quando perceber que há certos momentos de indecisões, aceitar opiniões, refletir (Ti: 3.9)

8º AMAR é saber REMIR O TEMPO, não fique esperando uma década pela decisão do matrimônio. Lembre-se: Que o tempo é fugaz, portanto decida-se (Ef.5.16).

9º AMAR é saber PLANEJAR, não entre em Canoa Furada, antes de Subir ao Altar, ARRUME A SUA VIDA FINANCEIRA (Provérbios 13: 01 e 14: 01).

10º AMAR É CONFIAR EM DEUS, quando o namoro é preparado por Ele, tenha certeza meu irmão que: TUDO DARÁ CERTO (Isaias 49: 23).

Extraído do site www.webservos.com.br

Por: Carlos Assis Gamarra

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O PLANO DIVINO PARA A FAMÍLIA


...A família que adora a Deus é uma base segura para a vida moral e espiritual no mundo.

"...Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15)


Segundo o Pastor Francisco Ribeiro Novaes, cerca de 474 vezes na Bíblia é mencionada a família. Quase sempre relacionada com o chefe da mesma, por exemplo: a família de Rúben, a família de Elimeleque, etc. De outra maneira, em muitas outras ocasiões ocorrem referências à família designada por casa ou geração – exemplos: a casa de José, a geração de Terá.

Deus honra a nossa fé e o nosso desejo vivaz de ver os nossos entes familiares dedicados à Sua obra.

É importante crer na palavra do Senhor quando esta diz que “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa” Atos 16, 31

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Um travesseiro para a travessia

Os ventos e tempestades no Mar da Galileia são violentos em razão do funil de pedras e montanhas que a Depressão Sírio-Africana gera naquela geografia, fazendo do lago de 22 quilômetros de extensão e 12 de largura um cenário perigoso para qualquer embarcação, mesmo as modernas.
O evangelho de Marcos diz que a tempestade chegou, mas que Jesus dormia na popa do barco num travesseiro.
Eles o acordaram. Acharam que dormindo Ele era menos Ele.
Dormindo na popa do barco sobre um travesseiro?
Que Deus relapso!
Um travesseiro...
Travessa. Travesseiro.
Em português faz sentido se atravessar num travesseiro.
Sim! Nada mais simples: enquanto se faz a travessia se descansa num travesseiro.
Mas eles temeram mais a travessia do que confiaram Naquele que dormia com a cabeça no travesseiro.
Eles não lembraram que a travessia estava tanto sob Seu controle quanto o estava o próprio travesseiro.
Então o acordaram queixosos!
“Não te importa que pereçamos?!”
E falavam como se a travessia pudesse engolir e naufragar Aquele que dormia no travesseiro.
No dia em que uma tempestade, mesmo que cósmica, engolir Aquele que dorme no travesseiro [pois, não dormita e nem dorme O Guarda de Israel], então tudo acabou — até a tempestade!
A tempestade é Dele e para Sua Glória existe e se manifesta!
Ele está em casa na tempestade que Ele mesmo criou. Por isto, dorme durante a travessia no travesseiro.
Mas nós tínhamos de acordá-Lo com nossas queixas de incredulidade disfarçada de auto-piedade.
Ora, como somos impressionáveis, e raramente cremos mais no que não vemos do que nas coisas que vemos, então, sentimo-nos ‘autorizados pela nossa incredulidade’ a acordá-Lo.
Ele acorda. Está divinamente irritado. Por isso, fala ao mar e aos ventos como quem dá um pito num menino travesso. “Quieto! Psiu!” — são as ênfases de majestade do texto grego.
Porém, os meninos travessos eram aqueles dentro do barco, que temiam mais a tempestade do que confiavam em Quem descansava dentro do barco.
Por isso, o hino infantil lembra com solução madura o fato de que “com Cristo no barco tudo vai muito bem”.
A maturidade da fé não acorda a Jesus na travessia quando Ele descansa sobre o travesseiro. Pois, se Ele está dormindo, então é porque está tudo muito bem, mesmo que não pareça assim.
Tenho certeza que anos depois todos eles fariam como Paulo no naufrágio relatado em Atos dos Apóstolos: “Comam. Bebam. Durmam. Descansem. Joguem fora o que pesa. Mas não se aflijam. Pois, o anjo do Deus de quem sou e a quem sirvo, disse-me que nenhum de nós se perderá, mas somente o navio”.


A fé só cresce quando incorpora as lições de ontem ao patrimônio de minha paz no dia de hoje!
Nele, em quem temos o Seu travesseiro para toda travessia,


Texto extraido do site www.caiofabio.com.br