sábado, 20 de fevereiro de 2010

Serviços em Drives ABB!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DRIVES - Acionamento de Motores Elétricos


Olá leitor. Neste primeiro tópico iremos comentar as características técnicas básicas da aplicação de acionamentos elétricos de motores, também nomeados de: drives, acionamentos, conversores e etc. De fato estamos falando do equipamento que irá controlar, proteger e monitorar os motores elétricos de corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), utilizados em diversos processos industriais.

Porque variar e controlar a velocidade e/ou torque dos motores?
Para entender porque o controle de velocidade é necessário, primeiramente temos que entender as necessidades de diferentes processos. Estes processos podem ser divididos em em duas principais categorias: tratamento de materiais e transporte de materiais, além disso há várias sub-categorias que estão sob as duas principais, processos industriais e não-industriais.

Alguns exemplos:

- INDUSTRIAL
Química
Papel, Celulose e Gráfica
Maritima e Navegação
Alimentos e Bebidas
Energia
Cimentos
Mineração
Metalúrgica
Plásticos, entre outros

- NÃO INDUSTRIAIS
Tratamento de água
Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado (HVAC)
Outros

Os processos industriais são numerosos, e da lista acima menciona apenas alguns dos segmentos industriais onde utilizam-se acionamentos de motores. O que eles têm em comum é que todos requerem algum tipo de controle usando variadores de velocidade.

Por exemplo, em aplicações de ar condicionado (HVAC), a necessidade de controle do fluxo de ar variando de acordo com a umidade e temperatura de uma sala. Estes elementos podem ser ajustados pela variação da velocidade dos ventiladores do sistema, controlados por acionamentos.


O diagrama acima mostra os tipos de variáveis que interferem no sistema de processamento industrial. Estas variáveis podem ser divididas em variáveis energéticas ou materiais. No sistema de processamento em si, o material ou a energia é processada por meio de uma força mecânica, influência eletromagnética, térmica, química, reações biológicas, ou até mesmo nucleares.
Cada processo necessita do material ou energia fornecido para tal finalizade e objetivo definido. O estado do produto final ou material é a saída do processo, mas em cada processo, os resíduos, sob a forma de energia e/ou material, também podem ser re-utilizados e re-aproveitados.
Nos sistemas de processos industriais, os acionamentos são usados para controlar a
força mecânica das máquinas envolvidas no processo, como exemplo, desde o acionamento de uma simples bomba dosadora de algum fluido, até mesmo o controle e acionamento de propulsores de grandes navios.

O tratamento do material também pode ser controlado por acionamentos. Um bom
exemplo é um forno de secagem, onde a temperatura do ar quente deve ser constante. O processo é controlado através do controle da velocidade dos ventiladores de ar quente usando acionamentos.

Esperamos que tenham aproveitado o conteúdo apresentado e a seguir algumas imagens de diferentes aplicações: