Mensagem de Boas Festas e Feliz 2011

PRINCÍPIOS E TÉCNICAS POR TAKASHI AMANO

(Continuação do artigo anterior)

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Fonte:Todos os créditos são do site www.aquajournal.net (empresa do grupo ADA)

O estilo Nature Aquarium segue alguns princípios próprios, nem sempre tão evidentes, mas que ajudam muito na elaboração de um projecto, então nada melhor que relacionar os principais pontos de atenção que o aquariofilista deve ter, esta selecção de dicas foi compilada pelo próprio Takashi Amano a sua escolha para a convenção anual da AGA em 2004.






PRINCÍPIOS



• Plante grupos e em números ímpares.

• Plantas com folhas finas ficam melhores do meio para o fundo do tanque, enquanto as de folhas grandes ficam melhores nos cantos.

• Não use plantas vermelhas no centro, elas parecem muito escuras e pesadas.

• Plantas de folhas escuras (vermelhas ou verdes) ficam melhores nos cantos e atrás, com plantas de cores mais claras no centro.

• Arranje as plantas e as rochas e troncos para ter um equilíbrio entre áreas bem iluminadas e escuras.

• Areia de cor clara tem um excelente contraste com a cor das plantas.

• Quando usar rochas misture tamanhos variados, grandes e pequenas, como ocorre na Natureza.

• As bordas das rochas devem ser arredondadas, sem arestas afiadas.

• Esconda suas intenções ao usar rochas, permita que elas sejam ocultas pela vegetação, parcialmente ou mesmo completamente.

• Layouts usando a frente limpa, só com areia, são uma boa alternativa aos layouts Nature Aquarium padrão, com um tapete cobrindo toda a frente do tanque.

• Uma boa alternativa de layout é criar ladeiras em ambos os lados do tanque descendo em direcção ao centro.



TÉCNICAS



• Use linha de algodão para fixar o musgo em pedras ou troncos.

• Musgos amarrados em pedras são uma óptima alternativa para cobrir áreas de substrato limpo.

• Use troncos ou grandes pedras com musgo, permitindo que a vegetação cresça em volta para criar áreas escuras em contraste com as claras.

• Prenda as Anúbias em rochas com musgos usando ligas de borracha, corte quase todas as raízes para que se fixe rapidamente.

• A Anúbia presa na rocha pode ser movida à vontade, posicione a rocha de modo que as raízes sejam escondidas. Lembra-se que elas crescerão em direcção luz.

• Plante Cryptos em locais onde o substrato seja profundo.

• Use plantas de caule de tamanho diversos, graduados da frente para o fundo do aquário, das mais baixas para as mais altas. Plante 3 mudas juntas de cada vez.

• Um tanque novo não deve ser podado antes de 3 meses.

• Espere até que as plantas cresçam até o alto para então podá-las na metade da altura.

• Anúbias e musgos ficam bem para frente do tanque por não precisarem de podas constantes.

• Colocar os equipamentos e tubulações que precisam ser usadas no tanque nas paredes laterais faz com que elas se tornem menos visíveis, devido ao reflexo das laterais.

• Para criar substratos usando areia de duas cores diferentes utilize um pedaço de papelão ou plástico, separe as áreas, preencha com a areia, nivele ambos os lados para ficarem da mesma altura e então retire o papelão com cuidado.

• Use tronco ou rochas com musgo no meio do substrato inclinado para funcionarem como barreira e impedir que o mesmo deslize.

• Ao usar substratos de cores diferentes as rochas ou troncos também podem ser usados para esconder a linha de separação entre eles.

• Iluminação traseira de baixo para cima destaca o movimento da água na superfície.

• Para um layout realmente simples use pequenas pedras e musgos ao redor de uma grande rocha ao centro.

• Conjuntos de galhos cobertos de musgos podem causar um belo efeito quando preenchem o tanque, feito adequadamente com inclinações subindo do fundo para frente ou do meio para os lados, em ascensão.

                                                 1.º Cheng Siu Wai, Hong Kong (ADA-USA)

Aquascaping

Olá pessoal,

Depois de ter introduzido alguns aspectos para a iniciação de um aquariofilista, existe a necessidade de explicar como se pode aspirar a ser um aquascaper de sucesso.

É esta fase crítica quanto a mim que diferencia muitos praticantes, pois existe 90% de trabalho e 10% de inspiração, PORQUÊ?

Tudo porque para se chegar ao nível dos melhores classificados dos concursos é necessário dominar algumas técnicas fundamentais para se produzirem algumas das obras de arte que vão sendo publicadas nos concursos, sites e fóruns.

Tudo está muito bem definido e pensado para chegar ao resultado final que nos surge na foto para concurso ou para apresentação de um trabalho criativo para um fórum ou site.

Quando publicamos qualquer trabalho, estamo-nos a expor como criadores e isso transmite uma imagem para quem quer acompanhar o nosso trabalho, claro que existem muitos que fazem por hobby sem preocupações de criticas, por outro lado existem cada vez mais aquascapers que pretendem se afirmar como referências nacionais ou mundiais nesta prática que já movimenta muitos milhões de euros, não podemos esquecer que muitos são patrocinados e por isso tem responsabilidades com os sponsors.

Para quem inicia, tem de perceber que tem sempre duas vias, a mera satisfação criativa pessoal ou entrar numa competição para expor o seu trabalho de uma forma mais profissional e ser compensado pelo seu esforço e capacidade artística.

Qualquer das formas é necessário o “saber” que não ocupa espaço :)…

Para mim a grande referência mundial do aquascaping é o Sr. Takashi Amano, um mestre que transmitiu imenso conhecimento técnico para todos aqueles que queiram seguir um caminho nesta área. Os seus livros são prova disso, porque passados alguns anos continuam a ser referência de estudo por muitos aquascapers.

Consegui um artigo do Sr. Takashi Amano num site brasileiro com a tradução português-brasil, estes artigos podem ser consultados na revista aquajornal da ADA (Aqua Design Amano), empresa criada pelo próprio, tem todas as fontes de autor e respectivos artigos que se podem consultar em Inglês.



Todos os créditos são do site www.aquajournal.net (empresa do grupo ADA)

Dicas de Takashi Amano, Aquário Natural



O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO AQUÁTICO



Introdução



Como em todo projecto criativo há um forte elemento estético envolvido no layout de aquários plantados, o que torna muito difícil definir qual o melhor estilo a ser adoptado. Mas não importa o quão artisticamente o layout seja definido se as plantas não parecerem saudáveis ou se as algas bloquearem a visão do aquário, esta não será de forma alguma uma boa visão. De outro modo, até mesmo um aquário sem qualquer definição artística terá algum apelo se as plantas parecerem saudáveis e estiverem florescendo. O 'estado de arte' de um bom layout está directamente relacionado às boas condições das plantas.

Actualmente, existem dois estilos básicos de disposições de plantas aquáticas. Um é baseado em jardins, e o outro na natureza. O primeiro tipo conhecido extensamente como Estilo Holandês imita a ordenação de uma jardineira de flores organizada pelo tamanho e pela cor das flores. As plantas de caules longos são usadas frequentemente, as plantas aquáticas são plantadas e ordenadas de forma estruturada. Um jardim de tulipas é um exemplo típico deste estilo.

O estilo natural (Nature Aquarium) é mais difícil de se estabelecer, porque pessoas diferentes focalizam aspectos diferentes da natureza. A única coisa que todas as técnicas, que estão sob este título, têm em comum é o fato de que foram aprendidas com o observar das plantas em seu estado natural, e fazendo exames das sugestões da própria Mãe Natureza.

Há, entretanto, uma ideia fundamental compartilhada entre estes dois estilos, que são o amor e o cuidado do aquariofilista que é visível no produto final. As competições de layout de plantas aquáticas têm-se tornado populares ultimamente, e a qualidade do trabalho está aumentando firmemente. Nos melhores procura-se sempre expressar algo sobre o espírito individual do criador.

Talvez a forma mais adequada de melhorar um trabalho deve ser expor-se regularmente a uma grande variedade de influências: paisagens, jardins japoneses, pinturas, fotografias, música etc. O povo japonês foi abençoado com uma terra de grande beleza natural. O Japão é uma tira longa e encurvada com muitos climas diferentes e abrange muitos tipos diferentes de geografia. Os japoneses têm uma tradição longa e distinta de extrair a beleza da natureza para o uso nas artes e na vida diária. Esta tradição é uma mina de ouro para os aquariofilistas, se eles somente 'VIREM' realmente o que olharam.

Uma outra qualidade muito importante do bom Jardineiro Aquático é a flexibilidade. Se não houver tempo o bastante para o trabalho, ou se não houver inspiração, o artista não a força, mas preferivelmente, espera o momento certo. O mesmo em relação às finanças: se o tanque desejado parecer muito caro, defina um mais barato. Então haverá bastante dinheiro para futuros acessórios. O aquariofilista necessita conjugar tempo, dinheiro, e sobre tudo: espírito. Nada deve ser apressado ou forçado. Estamos falando sobre a criação como lazer.



A natureza terá um apelo diferente quando se reservar o tempo de lazer para ela. Quando você está apressado para o trabalho, a chuva é um incómodo, mas se você tiver momentos quando poderá observar pequenos detalhes verá que há algo de mágico em ver a cidade vazia no meio da noite. O poder da observação é importante. Quanto você observa? Quanto você lembra do que você vê na natureza? Os detalhes que você observar e lembrar terão grande influência em qualquer forma de expressão, seja na pintura, fotografia, ou simplesmente no Aquascaping.





PROPORÇÕES E TIPOS DE LAYOUTS

Quando se lê sobre "Composição" em um texto ou livro de arte, há uma certa confusão sobre figuras geométricas e valores, o que assusta muitas pessoas. Mas a composição não é tão difícil de compreender. Em tudo o que está a nossa volta a composição é projectada com cuidado: dos pacotes de cigarro aos cartões postais, as portas da sala, todos são projectadas para agradar ao olho humano. Para fazer isso, a maioria confia em uma relação simples chamada comummente de 'Proporção de Ouro'. Quando se quer colocar uma rocha de rio em um tanque de 120 cm, por exemplo, a maioria das pessoas não a poria no centro. A colocariam um pouco para a direita ou para a esquerda, e isto é paradoxalmente mais equilibrado, e mais atraente a nossa sensibilidade estética.

A melhor posição, da forma como as pessoas percebem como a mais equilibrada, é conhecida desde a antiguidade - a relação de 1: 1,618 é a 'Proporção de Ouro'. Esta é a razão que há entre duas secções de uma linha, a menor está para a maior de forma que o maior seja a soma dos dois na fracção 3/5.

As pessoas que tem experiência com projectos não necessitam preocupar-se com a Proporção de Ouro, vem-lhes naturalmente. Claro que, também seria uma boa ideia desviar-se da 'Proporção de Ouro' e fazer experiências com as relações que parecem desequilibradas, injectando desse modo uma certa tensão na composição.

Os americanos referem-se a 'Proporção de Ouro' como centro ótico do layout.

A proporção de Ouro

Conhecida desde a antiguidade a proporção de ouro refere-se a uma razão a qual o nosso cérebro reconhece como sendo extremamente agradável e estética, esta razão é expressa por 1:1,618

Para usar a razão no nosso layout e definir onde colocar uma rocha, por exemplo, basta efectuar um cálculo muito simples:

Comprimento / 1,618 = Ponto Focal

Se o seu tanque tem 100cm então o ponto focal do tanque será a 61,8cm para a esquerda ou para a direita.

1 61,8cm

38,2cm 1,618

Vale lembrar que nosso cérebro, de modo inconsciente, 'lê' tudo da esquerda para direita, desta forma convêm esteticamente procurar valoriza o lado esquerdo da montagem.



A Importância do Espaço

Na pintura, na arquitectura, na fotografia, e em todas as artes, o uso do espaço é de prima importância. Os espaços existem e servem como importante ferramenta nas artes assim como a natureza faz na uniformidade de uma densa floresta. Dependendo das circunstâncias ecológicas e meteorológicas, estes espaços podem ser muito bonitos. Mas os aquariofilistas têm que criar suas próprias circunstâncias.



O layout Triangular

Todos os tipos de triângulos equiláteros, escalenos, isósceles e irregulares podem e devem ser usados nos layouts.

Os triângulos podem ser usados para definir a disposição das plantas, dos troncos e das rochas, da areia, em todas as direcções e diferentes ângulos de visão. Quando nós consideramos este fato, poderemos observar o tanque de lados diferentes, nós fazemos com que o próprio aquário seja uma forma relativamente nova e complexa da arte.

Para a disposição triangular básica, divida o lado do aquário com uma linha diagonal de modo que haja dois triângulos. A base da areia inclina-se para cima, assim é mais rasa na parte dianteira, elevando-se gradualmente para trás. Quando visto dos lados, a secção dianteira mais baixa do triângulo inferior será composta com plantas pequenas, e a secção traseira mais elevada por plantas altas. A altura crescente das plantas formarão uma linha diagonal invisível dado forma ao perímetro do triângulo.

Su Kun Cheng, Taiwan

Layout Ilha

Este layout é produzido colocando-se troncos, rochas e plantas altas no centro do aquário e deixando um espaço circular como perímetro.

Esta é uma montagem relativamente simples de se realizar, mas que requer alguma técnica para sua execução. Um bom resultado será obtido posicionando-se as peças ligeiramente fora do centro do aquário. Tanques compridos são melhores para este layout, alguns tamanhos sugeridos: 60x45x30cm, 90x60x45cm, 120x60x45cm.
Takashi Amano





O layout em Forma de 'U'

A ideia desta composição é criar uma espécie de reflexo de um dos lados do aquário. Troncos, rochas e plantas altas são dispostas nas laterais e a área central permanece livre. Os dois lados não devem, no entanto, ter o mesmo tamanho, mas devem variar nas proporções de 2:1, 3:1 ou ainda na razão da Proporção de Ouro, ou seja 1:1,618. Este layout é ideal para tanques mais longos, 180x60x60 cm por exemplo, e dos layouts básicos é o mais fácil.
Cliff Hui, Hong Kong



ELEMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DO LAYOUT

Peças de Madeira

Partes de árvores se deteriorando são facilmente encontradas em rios que passam por áreas arborizadas, e estas peças de madeira nos dão um senso de escala de tempo na natureza - o longo ciclo de viver-morrer-renascer do qual observamos breves fragmentos. Madeira apodrecida não é boa para qualidade da água, uma boa peça de madeira evoca um senso de tempo não humano. Na realidade, a madeira seca, parecendo fossilizada, pode nos dar uma forte impressão, esta qualidade pode nos inspirar durante o processo de criação do layout.


Disposição de Peças de Madeira

Como flocos de neve, todo pedaço de madeira é diferente. Não há nenhum padrão definido para escolher um que seja perfeito. Porém, o primeiro aspecto a considerar é o tamanho. Pode ser melhor seleccionar um ligeiramente menor do que você imaginou que precisaria, porque um tronco que é muito grande para um aquário assume e arruína o layout inteiro. Um que seja muito intricado também destoará do resto do aquário.

Há várias maneiras de planejar o uso de troncos. A primeira, seleccionando um pedaço que seja atraente, ponha no tanque, e então construa o plano ao redor. Este normalmente é o modo como os novatos fazem. Outra opção é escolher primeiro a forma do layout, então procura-se uma peça que se encaixe. Profissionais normalmente seguem este caminho. Uma forma intermediária seria escolher uma peça agradável, então tentar planejar o layout antes mesmo de levá-la para casa.

Os troncos devem ser colocados de forma que estes se apoiem contra a parede do aquário ou com várias ramificações sobressaindo. Isto dará mais dinâmica que a posição deitada, e até mesmo mais efectiva se o espaço atrás do tronco for aberto de forma a dar destaque.

Uma forma de dar vitalidade é plantar samambaias aquáticas, ou musgos, sobre o tronco. Esta é especialmente uma boa ideia ao usar um pedaço em cada lateral de um layout em forma de 'U' com ambos se alongando para o centro.

Ao usar um pedaço grande, no centro, como um toco de árvore velho, escolha um visual estável, e focalize a tensão criando uma composição dinâmica ao redor deste centro quieto.

Pedaços longos, simples são bons apoios para pequenos montes de terra em planos triangulares. Tente colocá-los de modo a realçar suas linhas.

Revestindo Pedras e Troncos

Se pedras e troncos forem simplesmente colocados nus no aquário, eles tornarão o aspecto inicial muito cru. Parecerão antinaturais. Eles precisam ser vestidos a rigor com musgos ou samambaias de forma que eles se ajustem e pareçam envelhecidos.

Prenda musgo de salgueiro (Fontinalis) ou musgo de Java (Vesicularia) sobre as pedras ou troncos, colocando-os na superfície que será visível e prendendo-os firmemente com linha de algodão preta. O musgo por não ser tão grosso torna-se difícil de prender. Depois de um ou dois meses, a linha apodrece e solta, e o musgo já fixo se elevará em direcção à superfície e continuará crescendo.

Outro método é inserir o musgo em rachaduras na madeira com um par de pinças. O resultado deve ser o mesmo, mas o procedimento é mais demorado.

Para prender samambaias sobre os troncos, como Microsorium ou plantas como Anubias, que emitem raízes, use fios de plástico do tipo que são usadas para fechar sacos de lixo. Depois de um ou dois meses, elas devem ter estendido suas raízes na madeira. Cuidadosamente observe o quanto as raízes cresceram, e lentamente remova os fios quando estiver seguro.



Noções de Paisagismo Aquático

O estilo holandês de plantas aquáticas é baseado no senso estético Ocidental de formas ideais e simetria, enquanto o estilo natural transtorna o equilíbrio da composição intencionalmente e busca harmonia entre partes discrepantes.

Como eu [Amano] sempre enfatizei, a natureza é o melhor modelo para este estilo. A beleza em ordem que pode ser achada no caos de natureza se observada de perto e cuidadosamente é inacreditável. É [a natureza] a melhor mestra.

Criando o Primeiro Plano (Plantas de Fundo [no substrato])

Depois de desenvolver o olho observando a natureza, percebe-se que as plantas mais importantes em uma paisagem em miniatura são as plantas curtas, que chamaremos plantas carpete. Estas compõem a base e preenchem o quadro. layouts pobres, normalmente, são o resultado de um aquariofilista que não presta bastante atenção nas plantas carpete, ou tem um modo antinatural de plantar.

Algumas das plantas comuns escolhidos como plantas carpete são Echinodorus tenellus, Sagittaria subulata, Eleocharis, Glossostigna elatinoides, Cryptocoryne minima, C. rubra e C. nevillii entre outras.

Em tanques maiores, podem ser usadas algumas espécies que crescem um pouco mais altas, como E. Iatifolius, E. grisebachii, Anubias nana e C. wendti. Finalmente, é incomum, mas podem ser usados Riccia e musgo de Java que crescem em pedras ou madeira como plantas carpete.



Usando Plantas como Destaques

Plantas ligeiramente mais altas bem posicionadas no primeiro plano, com folhas de forma interessante amoldadas, como algumas de folhas largas do tipo Echinodorus ou Anubias, no meio e fundo, pode emprestar para a composição inteira um senso de profundidade. Estas plantas conduzem o olho ao longo da composição aquática.

Naturalmente, o tamanho das plantas de fundo deverão variar entre um tanque de 60 cm e um de 180 cm mas os tipos de plantas usadas como destaque também serão diferentes. Por exemplo, em um tanque de 60 cm uma planta muito pequena como Glossostigma seria usada para a planta de fundo, e poderia ser realçado com Eleocharis que seria uma planta de fundo em um tanque maior no qual seria realçado por uma planta ligeiramente maior.

A única regra geral é não usar plantas longas como destaques, a menos que as folhas desenvolvam-se perto da base do talo. Considere que Cryptocorynes, Echinodorus, e Anubias estão todas disponíveis em tamanhos diferentes, elas são muito convenientes para uso como destaques.



Criando o Segundo Plano

O Segundo Plano termina o layout e define seu espaço. Em contraste com o primeiro plano escasso, o fundo é denso e dá para o aquário a aparência de selva.

Frequentemente usamos no fundo plantas de caule longo, entretanto há excepções como Vallisneria e Aponogeton. Há um número vasto de plantas aquáticas que podem ser usadas, mas algumas das espécies mais comuns são Mayaca, Alternanthera reineckii, Rotala macrantha, Rotala indica, Hygrophila corimbosa, Hygrophla polysperma, Ludwigia, etc.

Quanto maior a variedade de plantas em um aquário, mais natural irá parecer. As quantidades ideais variam de aproximadamente dez formas de folha diferentes e cores em um tanque pequeno, até cem em um tanque muito grande.

Plantas de folhas vermelhas são as flores do aquário, esteja seguro de satisfazer exactamente as exigências de iluminação e CO2 destas plantas de forma que eles possam apresentar as suas belas cores. Porém, estas plantas vermelhas devem ser usadas moderadamente, de modo que não subjugue o layout com sua cor e destruam o refinamento.

Definir o Hardscape

Aquascaping / aquapaisagismo

É nesta fase que começam as grandes dúvidas, a falta de conhecimento, técnica e experiência podem criar enorme frustração. Por esses motivos se diz que a aquariofilia exige muita paciência e ponderação antes de efectuar qualquer trabalho.

Para quem começa é essencial aprender o básico sobre esta técnica e depois com a experimentação a pessoa vai conquistando confiança para dar maior capacidade á sua criatividade e produzir os quadros vivos que falei anteriormente.

Existe um artigo fabuloso do blogue sekaiscaping que explica como ninguém os conceitos básicos desta técnica. Este blogue é um dos meus preferidos, fantástico como aborda os temas e artigos que publica, a sua imagem gráfica é um regalo para os olhos de um aquariofilista principiante ou não, porque constantemente produzem conhecimento e informação de qualidade para quem quiser usufruir. Este é o link: carregue aqui

Mais algumas imagens de participantes do concurso internacional AGA 2009:






1º Passo na aquariofilia

Olá pessoal, tenho andado ocupado a tentar fazer alguma coisa deste meu blogue, mas como sou um iniciante nesta área estou com algumas dificuldades em arrancar e expor as minhas ideias e experiências.

Mas com o tempo tudo se vai compor, portanto vou começar a ajudar quem quiser iniciar a sua aventura como aquariofilista.

Qualquer pessoa quando vê um aquário bem construído e com boa manutenção acaba por se interessar naquele quadro vivo em permanente mutação, alguns acabam por ter um sentimento de ”inveja”no bom sentido e surge a vontade de ter um quadro igual em casa…

Pinheiro Manso
http://faao.blogspot.com/

Ora um aquariofilista começa de alguma forma. Esta não é única, as possibilidades são imensas, por isso gostaria que vocês apresentassem a vossa primeira experiência com este hobby. E saber como surgiu o vosso interesse. Em conjunto vamos ajudar ainda mais pessoas a tirarem dúvidas.

A aquariofilia é um hobby fascinante porque permite o contacto com animais e plantas que muito dificilmente teríamos capacidade de apreciar a não ser num ambiente fechado. Daí que depois cada um tem um conceito e gosto diferente para cada variável (peixes, plantas e outros organismos aquáticos) é essa variável que produz obras fantásticas e cultiva ainda mais este mundo.

2009 AGA Aquascaping Contest 1º Lugar Tamanho médio


2009 AGA Aquascaping Contest - 2º lugar Tamanho médio

Quem inicia deverá ter primeiro uma noção básica sobre alguns conhecimentos não muito difíceis mas essenciais antes de fazer alguma coisa, para isso tirei essa informação da wikipédia e com a hiperligação é só ler. Fica-se com algumas noções básicas "Aquariofilia na wikipédia"



Depois da fase da leitura á que decidir se tem capacidade para ter um aquário dentro de casa mesmo que seja o mais simples possível, porque sempre que adquirimos um animal doméstico temos a responsabilidade de o criar e manter, caso contrário não vale a pena sacrificar os animais ao sofrimento por nossa irresponsabilidade.

Onde colocar o aquário?

Um aquário deve estar sempre num local resguardado de luz solar directa e de grande actividade ou passagem, assim evitam-se futuros desastres, vidros rachados ou danos em peças do aquário.

Quanto ao tamanho antes de tomar qualquer decisão sobre comprar peixes, plantas e decoração deve escolher primeiro a fauna que mais gosta, quais as suas necessidades e a compatibilidades entre espécies. A partir desse momento de planeamento saberá qual a exigência mínima para fauna e flora. Todo este planeamento inicial permite poupar dinheiro, tempo e preocupações.

Definida a fauna e flora do aquário bem como as suas necessidades e o local a colocar estará pronto para o segundo passo do planeamento: como definir o hardscape.

"http://aaguanatural.blogspot.com/feeds/posts/default"

O início!

1º Dia


Caros leitores, bloggers, navegadores, …, esta é uma minha primeira vez como criador e escritor de um blogue, por isso quero partilhar a minha experiência enquanto iniciado em aquariofilia e o porquê desta minha paixão por este hobby, a apresentação deste blogue tem como fundamento explicar os meus primeiros passos neste mundo e tentar trazer a minha experiência a todos aqueles que desejam iniciar-se ou estão a dar os primeiros passos na aquariofilia para que não cometam os mesmos erros que eu.

Como por exemplo o sentimento de perda dos nossos peixes ou a frustração com doenças e o inevitável aparecimento de algas num aquário em fase inicial.

Uma espécie de diário com experiências para que todos possam saber como é difícil recriar o ambiente ideal para cada tipo de peixe. A cultura do aquapaisagismo e a criatividade do aquascaping.

Nesta fase esta página está um pouco confusa, pois só hoje é que finalmente decidi criar um blogue, mas os conhecimentos ainda são escassos nesta matéria. Por isso um pouco de paciência, com o tempo irei actualizando o aspecto até criar algo com que me identifique plenamente.

Muito obrigado pela vossa atenção e até breve