quarta-feira, 2 de março de 2011

Nota de Repúdio

Na tarde deste domingo dia 13 de Fevereiro de 2011, ás 15:30 horas, no estádio Waldemiro Wagner em Paranavaí/Pr, tentaram barrar os trabalhos da Rádio S k a l a Fm 107,9 (comunitária) de realizar as transmissões esportivas entre os times do ACP de Paranavaí e ATLÉTICO PARANAENSE da capital paranaense, o impasse aconteceu entre a equipe de esportes da Rádio S k a l a e o senhor Isaias Bessa que estava representando a Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, conforme relato do Sr. Bessa, o mesmo veio autorizado à cidade de Paranavaí para impedir os trabalhos da S k a l a Fm e que somente seria permitido a entrada da equipe após o pagamento de duzentos reais por componente, (neste caso daria um montante de oitocentos reais, pois a equipe é formada por quatro pessoas) por ano. Após alguns minutos foi solicitado a presença do Sr. Lourival Furquim diretor de esportes do ACP, que deu o aval para a equipe adentrar ao estádio e realizar a transmissão esportiva, mas constatou-se que ao chegar na cabine de transmissão utilizada pela Rádio Skala Fm a mesma estava sendo utilizada por outra emissora da capital com a autorização da direção do W .W., e que vieram a Paranavaí para prestigiar o seu time (no caso o Atlético),  mas conseguiram nos colocar em outra cabine, atrasando o início do trabalho da S k a l a.
Á Radio S k a  l a Fm através deste comunicado vem agradecer o apoio do diretor de esportes de ACP, e repudiar a ação da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, pois a Rádio S k a l a é uma emissora comunitária, sem fins lucrativos, e que as transmissões esportivas são realizadas com o cunho de ação cultural, a emissora transmite os jogos não é em apoio ao campeonato paranaense, mas sim, em apoio ao ACP que é o time da cidade. Durante a semana que antecede o jogo a emissora anuncia várias vezes o jogo, e ainda convoca os torcedores para comparecerem ao estádio para apoiar o time, tudo isso de forma gratuita, para a transmissão ser realizada no estádio a emissora conta com o apoio financeiro de algumas empresas para cobrir as despesas.
A rádio e sua equipe de esporte faz tudo isso por amor a cidade e ao time do Paranavaí , levando cultura e incentivando a prática do esporte.
Mas o que nos parece é que a Assoc.  dos  cronistas está querendo calar a boca da imprensa que fala a linguagem do povo, pois o Sr.  Bessa  em suas palavras disse que: “O campeonato pertencia a Rede Globo, pois a emissora havia pago 5 milhões para as transmissões dos eventos, e que até os funcionários da Globo estavam credenciados, e que a S k a l a também teria que fazer o mesmo credenciamento para a equipe.)”.
Vejamos:

Constituição brasileira de 1988
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    • V - o pluralismo político
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vidaliberdadeigualdadesegurança e apropriedade, nos termos seguintes:
    • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
  • Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Uma emissora que detém o poder de mídia no país tem condições de pagar cinco milhões, pois seus comerciais são de valores exorbitantes, onde seus anunciantes é somente a elite, e agora querem comparar as emissoras de rádios comunitárias com a mesma???, onde os anúncios são feitos com valores simbólicos, e até os anúncios do time e do campeonato são realizados de forma gratuita.
A Rádio S k a l a Fm não esta recusando-se de pagar, mas questionando os valores cobrados pela Assoc. dos  Cronistas Esportivos do Paraná. O que deveria ser pensado é que a rádio que opera com 25 watts esta sendo obrigada a pagar o valor que uma rádio comercial de 10.000 ou 100.000 watts, ou até aquele canal de  t v  ou a rádio que abrange todo Paraná teria que pagar, sendo que seus valores arrecadados com o campeonato conseguem pagar essas e outras taxas que poderão surgir, e que contratam profissionais para desempenharem suas funções. Mas do outro lado estão as rádios comunitárias que as vezes seus participantes colocam dinheiro do bolso para apresentar o time da sua cidade, e que por sua vez a emissora por não possuir renda suficiente tem em seu quadro somente amadores, que dão o seu suor para  enaltecer o time da cidade e elevar a estima do torcedor pelo ACP.
A equipe de esportes da Rádio S k a l a Fm 107.9, agradece aqueles que apóiam sua programação e repudia a ação da Assoc. dos Cronistas do Paraná.

Alberto Sergio – Narrador esportivo
Perci Carga Pesada – Comentarista esportivo
Dr. Tiago Cavazani – Repórter esportivo
Beto Neves – Diretor da Emissora.

Paranavaí, 14 de Fevereiro de 2011.