quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tabela para Cálculo do INSS e IR pessoa física

Prezados,

Após quase um ano sem postar algum material, venho hoje atualizar este Blog.

Bom, estou disponibilizando a planilha atualizada do INSS e IR para trabalhadores assalariados e/ou autônomos. 



Para baixar o arquivo, clique AQUI!

Ao clicar, irá abrir uma nova janela para o download.


domingo, 18 de setembro de 2011

Boa noite a todos.

Hoje vou postar um assunto muito útil, principalmente para que trabalha em planilhas que mais pessoas utilizam. Vamos falar sobre como Proteger / Bloquear a planilha.

Protegendo/bloqueando a planilha você pode limitar determinadas atividades que os usuários poderão realizar com o material.

Primeiro passo, antes de qualquer outra coisa:

Para Proteger / Bloquear uma ou mais células, a célula deve estar protegida em sua formatação. Para isso, clique com o botão contrário sobre a célula e selecione a opção FORMATAR CÉLULAS.

Em seguida, clique na aba Proteção, e marque a opção Bloquear. Se, além de proteger a planilha você quiser ocultar as fórmulas, você também pode marcar a opção Ocultas. Veja imagem abaixo:





 Temos três caminhos para Proteger / Bloquear a planilha.


1º Caminho:


  • Clique na aba Revisão,
  • Depois, clique no ícone Proteção, conforme imagem:



2º Caminho:

  • Clique na aba Início,
  • Depois clique em Formatar e, em seguida,
  • Proteger Planilha... Veja a imagem:



3º Caminho:

  • No título da planilha, clique com o botão contrário,
  • Em seguida, clique em Proteger Planilha...


Todos os caminhos te levarão ao mesmo local, ou seja, abrirá uma nova janela para você definir o que o usuário poderá fazer na planilha quando estiver protegida.



Nesta janela também tem a opção de inserir uma senha, o que aumentará a segurança da planilha.

Espero ter colaborado com mais essa dica.







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gráfico com Formulário

Boa noite a todos. Início de sexta-feira (00:07).

Estou publicando um arquivo que acho muito útil no dia-a-dia, sobre gráficos e formulários.
Clique AQUI para baixar o arquivo.
Primeiramente, nesta planilha, tem duas tabelas de empresas distintas (Empresa ALFA e Empresa BETHA).



O gráfico gera três tipos de informações (01 - Empresa ALFA, 02 - Empresa BETHA, 03 ALFA + BETHA). As informações são alternadas de acordo com a seleção das opções do formulário.




Primeiro passo é criar o formulário com as três opções.


Segundo passo criar a terceira tabela e inserir a função se.


Terceiro passo aplicar a função SE, da seguinte maneira:  =SE($R$8=1;C4;SE($R$8=2;C9;SE($R$8=3;SOMA(C4;C9);0)))

Quarto e último passo é criar o gráfico.

Clique AQUI para baixar o arquivo.

Saudações a todos.




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Matriz - Matrizes - Gerenciador de Nomes

Saudações Pessoas!!!

Estou publicando um material que aborda o assunto de Matriz (Matrizes).

Como assim Matrizes? Ok, convenhamos, para entender as Matrizes, se faz necessário ter um conhecimento um pouco mais apurado no MS Office Excel.

As Matrizes permitem digitar uma fórmula para um conjunto de células, ao contrário de digitar uma fórmula para cada célula (uso comum das fórmulas).

Geralmente, aplicamos em matrizes as fórmulas comumente utilizadas no dia-a-dia, porém, para concluir a função, precisa pressionar a sequencia CSE (Ctrl + Shift + Enter). O MS Office Excel automaticamente irá inserir as ({}) no início e final da função.

Modelo: {=SOMA(Qtia*Val_Unit)}

Nesta fórmula, o MS Office Excel realiza a multiplicação entre cada célula de quantidade e preço unitário e depois faz a soma dos valores.

Para obter o arquivo de exemplo, você pode clicar AQUI!

Também no exemplo, apliquei a renomeação de intervalos.

Renomeação de intervalos? O que é isso?

Bom, para renomear um intervalo, como no exemplo, o caminho é aba FÓRMULAS // GERENCIADOR DE NOMES.

Em seguida, clicar em novo, digitar o nome desejado do intervalo, há também um espaço para colocar alguma observação e, o próximo passo é selecionar o intervalo que deseja renomear.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Contar com dia útil o sábado

Muito boa noite.

Estou publicando este material para atender a solicitação de um amigo e ex-colega de faculdade.

A solicitação é a seguinte: uma fórmula para contar os dias úteis entre duas datas, considerando os sábados como dia útil. Bom, o Office 2007 (pelo que sei), não possui nenhuma função desse tipo, portanto, precisei incluir algumas funções, sendo elas:

1) =DIA.DA.SEMANA(G13)

---> FÓRMULA DIA.DA.SEMANA PARA SABER QUAL DIA DA SEMANA OCORREU A DATA. SÁBADO É IGUAL A 7.


2) =SOMA((DIATRABALHOTOTAL(H3;I3;J3:J6));CONT.SE(E3:E22;7))

---> FÓRMULA DIATRABALHOTOTAL PARA CONTAR QUANTOS DIAS ÚTEIS TEM ENTRE DUAS DATAS (DATA 01 E DATA 02), SE TIVER FERIADOS A SEREM DESCONTADOS, INFORMAR AS DATAS NO CAMPO FERIADOS.

---> CONT.SE CONTARÁ QUANTOS SÁBADOS TEM EM TODAS AS DATAS E SOMARÁ AO DIATRABALHOTOTAL.

Para baixar a planilha clique AQUI!



No Office 2010 é possível utilizar a fórmula DIATRABALHOTOTAL.INTL que possibilita informar se o sábado é dia útil ou não.

1) =DIATRABALHOTOTAL.INTL(G2;H2;11;I2:I5)
---> CONTA QUANTOS DIAS ÚTEIS TEM ENTRE DUAS DATAS, PODENDO ESPECIFICAR QUAIS SÃO OS DIAS ÚTEIS.

Para baixar o arquivo do Office 2010, clique AQUI!


Abraço a todos. Dúvida fico a disposição.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Planilha cálculo IR e INSS (atualizada) para PF

Boa noite!

Atendendo a demanda por material sobre retenções de INSS e Imposto de Renda (IR) sobre as remunerações de pessoa física (PF), estou publicando a planilha atualizada para este cálculo.

Segue o link http://www.mediafire.com/?27214fncsij24ra se não der certo, tente clicar AQUI.

Em breve estarei postando um novo conteúdo sobre as retenções de pagamentos de PJ para PJ (este um pouco mais complicado), pois envolve tipos de enquadramento fiscal: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.