Internet na corrida presidencial

“José Serra tem mais de 220 mil seguidores no Twitter enquanto Dilma apenas 47 mil”

Os três candidatos que lideram a corrida presidencial têm feito tudo que podem para aparecer na internet, mas os resultados obtidos até agora indicam que eles têm encontrado dificuldades para arregimentar na rede um número significativo de simpatizantes com disposição para trabalhar por eles na campanha.

Mais de 220 mil pessoas se inscreveram para ler o que o tucano José Serra escreve às madrugadas no Twitter, um serviço que permite a distribuição de mensagens curtas a redes de seguidores. Mas apenas 2 mil pessoas se interessaram até agora em participar de uma rede de militantes voluntários que o PSDB começou a articular com ajuda do serviço.

A petista Dilma Rousseff estreou na rede há um mês fazendo barulho. Contratou especialistas que atuaram na campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entrou nos principais sites de relacionamento pessoal e deu uma entrevista ao vivo na internet. Sua página no Twitter atraiu a curiosidade de apenas 47 mil pessoas até agora.

Na campanha presidencial americana de 2008, Obama usou as redes sociais e várias tecnologias disponíveis na internet para recrutar milhões de eleitores que trabalharam de graça para ele. Obama arrecadou na internet US$ 235 milhões em contribuições de pequeno valor individual, um terço de tudo que recebeu.

Os estrategistas que assessoram os partidos brasileiros nessa área acham improvável que um fenômeno semelhante se repita no Brasil. Grande parte do eleitorado do país não tem acesso à internet e só uma pequena fração vai à rede fazer política ou procurar informações sobre o assunto.

Cerca de 65 milhões de brasileiros têm acesso à internet, o equivalente a metade do eleitorado. Mas apenas 5% dos eleitores apontaram a internet como uma fonte de informação importante para definição do voto nas eleições municipais de São Paulo em 2008, segundo o Ibope. Mesmo entre eleitores com instrução superior, apenas 12% indicaram a rede como um fator relevante.

“A internet reduz os custos da participação política, porque ninguém mais precisa ir ao comitê do candidato para manifestar seu apoio”, diz Marcelo Coutinho, um especialista da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Ela poderá ser útil para organizar os militantes, mas dificilmente ajudará os partidos a ganhar votos.”

Os políticos em geral só têm contato na rede com eleitores que já gostam deles. Coutinho e Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo (USP), estudaram o comportamento de comunidades organizadas no site de relacionamento pessoal Orkut para apoiar candidatos a prefeito nas últimas eleições em São Paulo e concluíram que sua atuação só serviu para reforçar convicções que seus integrantes já tinham.

Nos EUA, os partidos políticos usam bases de dados comerciais para cruzar informações de todo tipo e atingir os segmentos do eleitorado mais relevantes para suas estratégias. “Não temos no Brasil uma estrutura parecida e as restrições da legislação impedem que algo assim seja feito aqui”, diz o consultor Caio Túlio Costa, que assessora a campanha da candidata do PV, Marina Silva.

O PT começou em abril a fazer um cadastro dos seus militantes na internet, para montar uma base de dados para a campanha deste ano. O partido acredita ter 200 mil filiados conectados à rede, mas ninguém sabe ao certo. O número de petistas que participou do cadastro é mantido em segredo pela agência de comunicação contratada para fazer a campanha de Dilma na internet.

Os especialistas também duvidam que os partidos consigam arrecadar muito dinheiro na internet, porque os eleitores brasileiros não têm o costume de contribuir financeiramente com os políticos, ao contrário do que ocorre nos EUA. O PV, único partido brasileiro que hoje pede doações na internet, arrecadou R$ 203 mil entre janeiro e março.</P< p>

Mas nenhum candidato ignora a força da internet como meio de comunicação. Serra estreou no Twitter há um ano e usa o serviço para polir a imagem e dialogar com seguidores. “Ele aprendeu ali a revelar traços da sua personalidade que o público desconhecia”, diz o publicitário Sérgio Caruso, que assessora o PSDB.

Em abril, a Rede Globo de televisão tirou do ar um anúncio institucional depois que os petistas acusaram a emissora de usá-lo para fazer propaganda disfarçada de Serra. A decisão foi tomada horas depois que um dos responsáveis pela campanha de Dilma na internet, Marcelo Branco, começou a espalhar na rede mensagens com críticas à Rede Globo.

Há uma semana, os petistas tiveram que explicar o uso de uma foto da atriz Norma Bengell para ilustrar a biografia de Dilma em seu site, depois que os tucanos disseminaram na rede uma nota de jornal sobre o assunto que pouca gente lera. Incidentes desse tipo têm pouca importância agora, mas podem fazer diferença na reta final da campanha.

Fonte Valor online 

Gasto de Lula com publicidade sobre 48% em 6 anos

“O aumento expressivo do número de órgãos em que a publicidade oficial é veiculada se deve…”

A propaganda do governo Luiz Inácio Lula da Silva chegou, no ano passado, a 7.047 veículos de comunicação de todo o País. O número é 1.312% superior ao de 2003, primeiro ano do governo Lula, quando 499 veículos receberam verba para divulgar a publicidade oficial. De 2003 a 2009, a Presidência da República, ministérios e estatais gastaram R$ 7,7 bilhões com propaganda. Os gastos do ano passado, de R$ 1,17 bilhão, superaram em 48% os R$ 796,2 milhões investidos no primeiro ano de governo.

O aumento expressivo do número de órgãos em que a publicidade oficial é veiculada se deve a uma mudança de estratégia da comunicação do Palácio do Planalto: desde que Lula chegou ao governo, a ordem é regionalizar a propaganda e diversificar as maneiras de fazer o marketing governamental chegar à população. Os veículos que divulgaram publicidade federal em 2009 estão espalhados por 2.184 municípios, contra 182 em 2003. Só com a publicidade institucional da Presidência da República, destinada a difundir a marca e os feitos do governo, foram gastos R$ 124 milhões no ano passado.

O volume é três vezes superior ao de 2003, mas não acompanha, proporcionalmente, a ampliação do número de veículos escolhidos para divulgar a propaganda federal. Isso significa que veículos de comunicação de abrangência nacional tiveram de dividir a verba que recebiam antes com órgãos regionais – alguns deles de pequeno porte, o que inclui rádios e jornais de interior sob controle de políticos de partidos aliados.

Televisão, jornal, rádio e revistas, nesta ordem, foram os meios que mais receberam recursos em 2009. Para emissoras de TV, foram destinados R$ 759,5 milhões, 64% do total. Jornais receberam R$ 115,4 milhões e rádios, R$ 104 milhões.

Maior crescimento. A internet aparece em quarto lugar em valores absolutos, mas é o veículo que registrou o maior crescimento no volume de verbas sob Lula: os gastos do governo com publicidade na rede mundial de computadores saltaram de R$ 11,4 milhões em 2003 para R$ 36, 3 milhões em 2009. As despesas com propaganda em outdoor são as mais inconstantes nas planilhas da Secom. Curiosamente, de 2003 para cá, os picos de investimento nesse tipo de mídia se deram em 2004 e 2006, anos eleitorais.

Em 2006, quando o presidente Lula concorreu à reeleição, o governo gastou R$ 19,9 milhões com publicidade em outdoors – no ano anterior, 2005, a despesa fora de R$ 7,7 milhões e no ano seguinte, 2007, de R$ 3,4 milhões.

Sete anos. Em 2004, ano em que houve eleições municipais, há outro ponto fora da curva: as despesas chegaram a R$ 21 milhões. Somados, os gastos com publicidade oficial em outdoors nos anos eleitorais de 2004, 2006 e 2008 chegam a 60% da despesa total com esse tipo de mídia ao longo dos sete anos de governo Lula.
Fonte: O Estado de São Paulo

Mouse com 18 botões chega ao mercado internacional

Já imaginou um mouse com 18 botões? Parece brincadeira, mas não é.

O periférico, batizado de WarMouse, foi criado recentemente para o público que gosta de passar horas jogando MMORPG, como é o caso de World of WarCraft.

Com 18 botões totalmente configuráveis, o mouse conta também com scroller e um mini-joystick para facilitar a movimentação enquanto joga.

A sensibilidade do mouse varia entre 100 e 5.600 DPI, e pode ser ajustada de acordo com o que o usuário acreditar ser melhor durante o jogo.

Por enquanto, a novidade está sendo vendida somente no exterior, por US$80,00. Não há previsão para chegada no Brasil.

Pérolas da Internet

A internet está recheada de coisas diferentes, não é mesmo? Coisas estranhas, inusitadas e bizarras não param de aparecer pela web, e a cada dia surge uma foto ou vídeo engraçado que se torna um sucesso num piscar de olhos. E este Olhar na Web tratou de facilitar sua vida ereuniu diversos sites que publicam esse tipo de conteúdo, confira!

A premissa do Orkut é a de ser uma rede de relacionamentos na qual você encontra amigos, familiares e por aí vai. Mas também é a oportunidade perfeita para tirar um sarro das fotos postadas por alguns usuários, como esta em que os caras se divertem tomando banho num córrego. É no mínimo diferente, não é mesmo? Quem reúne tudo isso é o Pérolas do Orkut, que funciona de modo colaborativo. Se você viu alguma imagem engraçada no perfil de alguém e quiser compartilhar, é só mandar para eles. O portal ainda conta com um sistema de votação e comentários nas fotos. O Tolices do Orkut funciona de modo parecido, mas eles preferem tirar uma onda dos comentários feitos nas diversas comunidades. Tem cada pergunta que é difícil de acreditar.

O Fail Blog tem a missão de juntar o que há de mais curioso na web, seja em vídeo ou em foto. O blog divulga vários flagras engraçados, como o deste jogador de futebol. Ou então o pequeno acidente gravado pela garotinha. O site ainda permite que você divulgue os posts diretamente no Twitter ou Facebook, por exemplo.

Ir ao supermercado normalmente é uma tarefa não muito agradável. Mas a galera deste site resolveu tornar essa experiência um pouco mais divertida. Eles vão a uma grande rede de supermercados dos Estados Unidos e tiram diversas fotos das pessoas mais esquisitas que passam por lá. Podemos dizer que é um estilo mais ousado do que o outro.

E quem nunca viu uma capa de revista distorcida pelo exagero no uso de algum editor de imagens? Bom, o Photoshop Disasters é mestre em achar fotos nas quais o braço da pessoa está fora do lugar, a mão está desfigurada. As vezes a photoshopada é tão bizarra que até deixa a modelo com um olhar nada sensual. E se você gosta dos vídeos mais bombados da web, não pode deixar de entrar no Pérolas do YouTube. O site comporta os vídeos mais falados do momento, como este da garota do “HOT-DOG”

Se você quer se divertir e rever as dicas, basta clicar nos links abaixo desse texto. Não perca mais tempo!

Pérolas do Orkut

Tolices do Orkut

Fail Blog

People of Walmart

Photoshop Disasters

Pérolas do Youtube

Klikot: a rede social que paga para você fazer parte dela

É fã de Orkut, Facebook e Twitter? Não pode ver uma nova rede social que já vai logo se cadastrando? Então se liga nessa aqui. A Klikot promete pagar os usuários que fizerem parte dela.

A receita é simples. A empresa divide os lucros de publicidade com os usuários, que são quem efetivamente produzem qualquer conteúdo dentro de uma rede social. Quanto mais conteúdo você produzir e quanto mais visitas tiver, mais dinheiro vai acumular na sua conta. E você também ganha participação nos lucros dos amigos que indicar. Portanto, chame logo toda a turma para participar com você! Tem gente que já acumulou quase 400 dólares, olha aqui. E se você está duvidando, é possível deixar um scrap diretamente para a pessoa em questão. Afinal, estamos em uma rede social, não é mesmo?

Tudo funciona de uma forma bem parecida com o Orkut ou Facebook. Tem álbum de fotos, espaço para deixar recados, comunidades, aplicativos… Quem já está acostumado com as outras não vai estranhar e muito menos ter problemas. A diferença é que você precisa ter uma conta no PayPal para receber a sua grana. Para se cadastrar tanto no Paypal quanto no Klikot, acesse o link abaixo. Boa sorte!

Cadastre-se no Klikot!

Teclado virtual do Google em 35 idiomas

O Google lançou nesta sexta-feira, 30, um teclado virtual para auxiliar pessoas que fazem buscas no portal e são alfabetizadas em idiomas como hebraico, catalão, basco e armênio, por exemplo.

A novidade, que também está disponível em outras 31 línguas. Hoje, o buscador da companhia não dá suporte direto a esses idiomas, dessa, o teclado virtual poderá substituir essa brecha.  

Aqui no Brasil não há a necessidade, mas os usuários de um dos 35 países beneficiados, encontram o ícone de um pequeno teclado virtual ao lado do campo de buscas.

Os 35 idiomas que terão o teclado virtual são: albanês, árabe, armênio, basco, bielorrusso, bósnio, búlgaro, catalão, croata, tcheco, finlandês, galego, georgiano, grego, hebraico, híndi, húngaro, islandês, cazaque, quirguiz, macedônio, malaio, mongol, persa, polonês, russo, sérvio, eslovaco, esloveno, sueco, tártaro, tailandês, turco, ucraniano e uzbeque.

 

Acabou de sair do forno

Layout do meu site

Bianca Mafra

www.biancamafra.com

Meu site já está no ar!

Acabou de sair do forno!

Não deixem de acessar e mandar recados!

Bjão Pessoal!

Estudo sobre segurança identifica que… senha 123456 deve ser evitada

A empresa de segurança Imperva analisou 32 milhões de senhas de usuários do site Rockyou.com, que foram expostas recentemente, para concluir que “123456” é a principal combinação a ser evitada.

Antes de começar a rir, um alerta. Se especialistas em segurança chegaram a essa conclusão — que parece, e é, óbvia — os responsáveis são os próprios usuários de serviços online, que continuam usando a tal combinação (supostamente secreta, só para lembrar). Ou seja: se você ainda tem uma dessas, troque antes de fazer parte das estatísticas de um próximo estudo de segurança. 

Confira a lista completa da Imperva, com as dez senhas mais comuns, que devem ser evitadas.

1)    123456
2)    12345
3)    123456789
4)    Password (“senha”, em inglês)
5)    Iloveyou (“eu te amo”)
6)    Princess (“princesa”)
7)    Rockyou (nome do serviço que teve as senhas vazadas)
8)    1234567
9)    12345678
10)    abc123

Fonte: UOL Tecnologia

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Web inglesa baixa 12 músicas em 30 segundos

Que tal baixar 12 músicas em apenas 30 segundos? Ou navegar na web, assistir a filmes em alta definição e ainda fazer downloads, simultaneamente, sem ter “engasgos” na conexão? Calma, a velocidade parece surpreendente, mas ainda está longe dos planos dos usuários brasileiros.

A banda larga Infinity, da BT, oferece taxas de download de até 40Mbps para usuários finais e 10Mbps de upload, o que significa, por exemplo, que você pode subir um vídeo de 20 segundos para o Youtube em 2min30.

O novo serviço da empresa, disponível para moradores da Inglaterra, é o resultado de uma substituição de cabos de cobre por fibra ótica. Porém, como a ligação na casa do usuário não é feita pela fibra, a velocidade real poderá ser menor de acordo com o gargalo da rede.

Segundo reportagem do Daily Mail, até o final do ano cerca de 4 milhões de lares terão acesso à nova tecnologia. As empresas rivais da BT também podem utilizar a infraestrutura da rede para oferecer serviços de banda larga.

O Infinity, que estará disponível a partir do dia 25 de janeiro, vai custar 19,99 libras esterlinas por mês, o que corresponde a quase R$ 60. Porém, o pacote com esse valor têm restrições: upload de 2Mbps e limite de uso. Se o usuário quiser os 10Mbps de upload e conexão ilimitada, vai ter que desembolsar 24,99 libras esterlinas por mês, um pouco mais de R$ 70.

Fonte: GigaBlog

Novidades do Microsoft Office 2010

A Microsoft divulga imagens do Office 2010 e surpreende ao anunciar o lançamento de uma versão online e gratuita de seu pacote de aplicativos.

A gigante dos softwares Microsoft esta promovendo o evento Worldwide Partner Conference – WPC – (em português Conferência Mundial de Parceiros) nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho em Nova Orleans, EUA.

Neste evento a empresa de Bill Gates divulga prévias do que vem pela frente na nova versão de seu pacote de aplicativos para escritório, o Microsoft Office 2010, cujo lançamento da versão final deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

Além disso, neste evento foi anunciado o lançamento de uma plataforma online do Microsoft Office 2010 em que serão disponibilizadas quatro ferramentas: editor de texto, editor de planilhas, editor de apresentação de slides e um programa de notas. Ambas terão a mesma aparência do Office 2010 para desktop e serão acessadas através do sistema Windows Live, que hoje conta com mais de 400 milhões de usuários no mundo todo.

Microsoft x Google

As reações a este evento da Microsoft começaram antes mesmo de seu início, pois na última semana a giganta da internet Google anunciou que começará a expandir seu campo de ação de maneira definitiva com o lançamento do Google Chrome OS, o sistema operacional da Google.

Pouca informação se tem a respeito deste lançamento previsto para o segundo semestre de 2010, mas parece que a dona do maior serviço de buscas do mundo entrará com tudo no mercado de softwares. Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Google Chrome OS. Ao que tudo indica, não foi por acaso a época escolhida para o anúncio de um sistema operacional que pretende concorrer com o Windows.

As duas gigantes em mais um embate!

Esta disputa entre duas das maiores empresas de tecnologia do mundo vem se intensificando nos últimos tempos, inclusive com a Microsoft lançando o Bing, um serviço de busca para substituir o fracassado Windows Live Search e tentar diminuir a força do Google. Quer saber mais sobre o concorrente do Google.com? Clique aqui e acesse o artigo Bing: a resposta da Microsoft ao Google.

O que fica claro é o seguinte: se a Google está disposta a entrar no mundo dos sistemas operacionais a Microsoft também está investindo para entrar de cabeça no mundo dos aplicativos e serviços online. Apesar de todas as dúvidas e mistérios, esperemos torcendo para que com as duas gigantes disputando desta forma, quem ganhe seja o usuário.

Microsoft Office Web

Finalmente a disputa entre a Microsoft e Google começa a render frutos. Um dos principais será o Microsoft Office Web, anunciado hoje pela Microsoft e que pretende ser a grande concorrente do Google Docs. A princípio serão quatro ferramentas: editor de texto (Word), de planilha (Excel), apresentação de slides (PowerPoint) e programa de notas (OneNote), disponíveis gratuitamente e com grande variedade de recursos.

Excel Web

O serviço online seguirá o mesmo padrão visual e de funcionalidade do serviço de desktop, o que facilita sua utilização por usuários acostumados com o novo visual do pacto da Microsoft, que segue uma linha parecida com a do Office 2007. Mesmo antes do seu lançamento já se afirma que o Office Web possuirá mais recursos que seu grande concorrente.

Word Web

Enquanto não ocorre o lançamento da versão final (previsto para o final desse ano), você pode ter uma prévia do que vem por aí acessando as imagens divulgadas pela Microsoft. Clique nas miniaturas para ver a imagem ampliada:

Microsoft Office 2010

Seu lançamento será realizado na primeira metade de 2010, mas uma versão técnica já vazou na internet e pode ser encontrada em sites de compartilhamento. De qualquer modo, não há nada como uma versão final e a do Office 2010 promete!

Outra novidade que já se pode notar com as imagens divulgadas pela Microsoft é em relação ao visual. Se você já curtiu as inovações de funcionalidade e estilo da versão de 2007, se surpreenderá ainda mais com o Office 2010. Novas barra de ferramentas e janelas de configuração com novas opções podem ser notadas nas telas abaixo.

A nova versão do Microsoft Word é marcada por novidades quanto à utilização de imagens nos textos. O programa ganha uma coleção de efeitos de imagens disponibilizadas pelo DaVinci Image Engine. Além disso, assim como os demais programas, o Word ganhará um novo sistema de pré-visualização para colagens, facilitando a vida do usuário na hora de copiar e colar textos e/ou imagens.

O Excel ganha um novo recurso chamado de “Sparklines” (traduzido livremente para linhas acesas) que permitirá a seus usuários inserirem pequenos gráficos em uma única célula de uma planilha. O PowerPoint chega com novas ferramentas para a edição e utilização de vídeos em apresentações de slides, bem como a possibilidade de criar vídeos com estas apresentações, inclusive com suporte a narração. Veja uma prévia destes novos recursos nas imagens abaixo:

Tanto o cliente de email quanto a agenda do Outlook 2010 ganharão um sistema de conversação, algo semelhante ao bate-papo do Gmail (mais uma ferramenta para concorrer com o Google!). Além disso, o novo programa contará com um sistema de ignorar processo, para que você não seja mais incomodado com emails indesejados.

Menos versões que os anteriores

Devido ao lançamento da versão web gratuita, o Office 2010 não contará com o Office Basic, pré-instalado em alguns computadores, Office Small Business e Office Enterprises. Ao todo, serão cinco pacotes diferentes:

• Office Home and Student – Word, Excel, PowerPoint e OneNote
• Office Home and Business – Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook
• Office Professional – Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access e Publisher
• Office Standard – Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Publisher
• Office Professional Plus – Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher, Access, InfoPath, Communicator e SharePoint Workspace (mais conhecido como Groove).

Pelo visto as coisas entre Microsoft e Google está esquentando. Ao que parece a versão web do Office 2010 vêm para ficar, mas será que isso significará realmente uma ameaça para o Google Docs? O fato é que com esta concorrência, ambas as empresas devem se agilizar para criar ferramentas mais úteis, funcionais e variadas para seus usuários.

Pelo que se pode notar pelas imagens, tanto a versão online quanto a de desktop mantém a mesma funcionalidade da versão 2007 do Office, com a vantagem de possuírem alguns recursos extras, o que é sempre bom. Esperemos para ver quais os requisitos mínimos e também o preço das novas versões, que não devem ser nada baixos.