Trending Topics #eusoubrahmeiro

Bonito trabalho realizado pela Brahma no Twitter conseguiu um resultado ótimo nesta sexta-feira.

O twitter @BrahmaCerveja realizou sorteio de Coolers e outras atividades de interação com os seguidores, que já são quase 4.000, como perguntas sobre assuntos como futebol, resultado de jogos, entre outras.

Conseguiram se posicionar como a marca de cerveja mais lembrada na mente do Twitteiro, isto com um posicionamento voltado para o trabalhador, o guerreiro, o brahmeiro.

Não sei se todos que participaram da ação, retuitando a mensagem costumam tomar Brahma, mas acredito que isso trará resultados na memória dessas pessoas.

A Skol que sempre teve um posicionamento com o público mais jovem deveria ter sacado isto antes não é!?

Publicado em Twitter | Marcado com , , , | Deixe um comentário

Fora da Bolha: Enquanto isso…

Enquanto digitava o artigo Profissionais Generalistas vs Profissionais Especialistas, onde citei que o profissional deve estar atendo ao mundo real, e não somente ao mundo de sua profissão coisas inimagináveis aconteceram, e gostaria de dar aqui um exemplo real do que eu digo, e peço encarecidamente aos profissionais de comunicação e mkt como um todo:

Continuar lendo

Publicado em Artigos | Marcado com , | Deixe um comentário

Profissionais Generalistas vs Profissionais Especialistas

Há algum tempo havia lido um artigo que falava sobre profissionais especialistas x generalistas, no Webinsider, agora o assunto volta à tona no artigo Profissional da Web, precisa-se de um, de Cibele Silva.

Profissional de comunicação dentro de uma bolha

Profissional de comunicação dentro de uma bolha

Vejo duas faces desse contexto:

De um lado profissionais especialistas em web e redes sociais, que vivem em mundos fechados onde somente o que importa é o que acontece no “pseudomundo-fechado” deles.

De outro lado profissionais que entendem que o mundo não é a bolha onde vivem, porém não possuem este conhecimento web.

Acredito que é muito mais fácil para alguém que NÃO possui este conhecimento web em adquirí-lo do que tentar abrir os olhos dos profissionais web que somente olham para as suas “pseudocelebridades” e “pseudobigacontecimentos” que não afetam em nada o mundo real que está lá fora, com pessoas reais, consumidores que só serão atingidos por ações centradas neles, e não nesses pseudomundos.

Profissional que entende de redes sociais são os Sociólogos, estes sim conhecem realmente redes sociais, profissionais de marketing entendem sobre definição de público-alvo e estratégia de marketing, profissionais de criação/webdesign saberão criar peças para impactar, assim como os profissionais de comunicação que criaram mensagens que atinjam o público estipulado, porém quem entende realmente de redes sociais são os Sociólogos, eles podem criar grafos, analisar tendencias de comportamento coletivo, o tão aclamado Consciente Coletivo.

Um exemplo clássico que eu utilizo é o SecondLife que foi o boom em 2008 e simplesmente morreu, caiu por terra, não resultou em NADA de positivo para a internet como um todo, à não ser para mostrar que nem toda novidade é válida, porém escutei váááááários (com muita ênfase) profissionais e canais de mídia citando como uma revolução e blábláblá, e o que se viu na realidade foi um cenário montado para ganhar dinheiro sem pensar no custo, e se isso teria algum tipo de retorno real, que viabilizasse a entrada de diversas empresas neste mundo virtual, que somente quem utilizou foram profissionais voltados na área, pois não conheci sequer UMA PESSOA que não tenha conhecimentos na área ou se relacione com a profissão, que tenha utilizado com algum fim específico o SecondLife.

Outro exemplo é o Twitter, adoro o Twitter, acredito que ele ainda tem muito para crescer, mas gostaria antes de mais nada obter um dado para fundamentar uma tese que tenho: “Quantos profissionais/estudantes/entusiastas na área de comunicação/mkt/web temos no país?”, a teoria que acredito é que 80% da população do Twitter no Brasil é da área de comunicação e afins, porém preciso de Dados concretos para poder fundamentar essa TEORIA, veja bem teoria em capslock, não é uma afirmação somente uma visão geral que tenho da ferramenta.

Concluíndo, concordo plenamente com a Cibele Silva em seu artigo, porém precisamos lembrar de olhar para os lados e JAMAIS colocar uma viseira de cavalo e olhar só para um ponto, pois o mundo está girando, as coisas estão acontecendo à nossa volta, e profissionais totalmente especialistas perdem isso.

Portanto profissional de comunicação e marketing: Pare agora de olhar NET, ou de acessar o UpdateOrDie e dê uma olhada na novela e nas comunidades do Orkut, com um olhar crítico, pois isso é o que realmente influencía o seu consumidor, o seu público-alvo.

Estourem a bolha, “#reflitam” ok!?

Publicado em Artigos | Marcado com , , , , , | 4 Comentários

Voltei!

Nada melhor do que voltar. Sabe quando você fica protelando, esperando um momento certo? Pois é, o momento certo é hoje, não que hoje seja um dia especial, mas é o dia que você tem controle, o dia que você pode fazer, amanhã e ontem é impossível.

Vou voltar em forma de microposts, pq acabo escrevendo de mais, aí gera assuntos paralelos e acabo não conseguindo fazer um post com menos de 10 Páginas!

LET’S GO!

Publicado em Artigos, Outros | Deixe um comentário

Recurso de Listas no Twitter detalhado com fotos das telas

Recentemente (15/10) o Twitter lançou o serviço de listas, e fui um dos contemplados para testar o serviço em um dos profiles de um cliente, veja abaixo como ficou a novidade de listas no Twitter:

Continuar lendo

Publicado em Twitter | Marcado com , , , , , , | 1 Comentário

A utilização da técnica de Realidade Aumentada pode ajudar as estratégias de marketing nas empresas?

Pode e poderá ajudar ainda mais.

Atualmente o número de pessoas no Brasil que utilizam ou sabem utilizar a técnica é muito pequeno, os investimentos para a utilização da técnica estão com custos relativamente elevados, visto que é uma “tendência” ditada pela mídia em geral, trazendo um retorno considerado pequeno relativo à outros meios de interação.

É inegável o fato que a técnica traz uma experiência única para seus usuários e que é uma técnica que possui grande futuro, porém depende muito do aumento do uso de usuários, e o caso à ser implementado.

Todo lançamento é arriscado e pode custar caro, no início da internet comercial todas empresas queriam ter um site, mesmo que o número de usuários era pequeno. Com os anos e a popularização dos meios de acesso tornou-se obrigatório o uso de tal meio de comunicação, assim como esse novo meio de contato com a marca poderá ser ainda muito difundido dentro de um futuro próximo.

Pesquisando na internet sobre o assunto, para poder criar tal resposta à esta pergunta achei alguns casos que são realmente interessantes:

Publicado em Artigos | Marcado com , , , , | Deixe um comentário

Novo Código de Auto Regulamentação Email Marketing

Recebi nesta manhã a nova versão do Código de Auto Regulamentação que foi comentado durante o evento EMM Brasil 2009 em Porto Alegre, segue abaixo ele na íntegra, ou baixe o pdf.

Continuar lendo

Publicado em Artigos | Marcado com , , , , | Deixe um comentário

Campanha Instantânea da Gringo

“Osh meu rei… ” é o que o Pai Popup diz no início de um dos hotsites mais bem bolados que vi atualmente, principalmente entre empresas do setor de marketing digital.

Untitled-1

Veja abaixo alguns screenshots que tirei do hotsite:

Para acessar o hotsite, visite: www.campanhainstantanea.com.

Publicado em Outros | Marcado com , , , , , | Deixe um comentário

[Vídeo] Entendendo a Mídia Social

Achei este vídeo na web, bem interessante, explica de forma básica e resumida a evolução das mídias sociais na sociedade atual, exemplificando com uma cidade fantasia que produz sorvetes. Um tanto superficial, mas fácil e explicativo.

Publicado em Vídeos | Marcado com , , , , | Deixe um comentário

Evento Email Marketing Brasil Porto Alegre

Participe do maior evento de e-mail marketing do Brasil. Conheça ainda mais a principal ferramenta de comunicação da Internet. Conheça todos os cases, as ações de venda, e os resultados.

É essa semana vai estar corrida, evento na sexta e sábado, mas vale a pena, pois o conteúdo é muito bom.

Nesta sexta-feira, irá estar acontecendo em Porto Alegre o EMMBrasil, que irá tratar sobre Email Marketing, para saber mais acesse: http://www.dinamize.com.br/emailmarketingbrasil/.

Agradeço aqui a atenção recebida pelo Jonatas Abbott, da Dinamize, que encomodei bastante perguntando informações, e pela Carolina Branchi, gerente de contas da Dinamize que me auxiliou no processo de compra.

Twitter influenciou a compra

Gostaria de ressaltar aqui, que o que mais me influênciou na compra foi o Twitter, e a hashtag #emmbrasil, pois mesmo eu tendo recebido diversos emails sobre o evento, a pesquisa sobre a tag, me mostrou que muitas pessoas relacionadas ao assunto estavam interessadas sobre o evento, e isso foi o que me motivou a realizar a compra, mais um ponto para as redes sociais.

Publicado em Outros | Marcado com , , | Deixe um comentário