Há algum tempo havia lido um artigo que falava sobre profissionais especialistas x generalistas, no Webinsider, agora o assunto volta à tona no artigo Profissional da Web, precisa-se de um, de Cibele Silva.
Profissional de comunicação dentro de uma bolha
Vejo duas faces desse contexto:
De um lado profissionais especialistas em web e redes sociais, que vivem em mundos fechados onde somente o que importa é o que acontece no “pseudomundo-fechado” deles.
De outro lado profissionais que entendem que o mundo não é a bolha onde vivem, porém não possuem este conhecimento web.
Acredito que é muito mais fácil para alguém que NÃO possui este conhecimento web em adquirí-lo do que tentar abrir os olhos dos profissionais web que somente olham para as suas “pseudocelebridades” e “pseudobigacontecimentos” que não afetam em nada o mundo real que está lá fora, com pessoas reais, consumidores que só serão atingidos por ações centradas neles, e não nesses pseudomundos.
Profissional que entende de redes sociais são os Sociólogos, estes sim conhecem realmente redes sociais, profissionais de marketing entendem sobre definição de público-alvo e estratégia de marketing, profissionais de criação/webdesign saberão criar peças para impactar, assim como os profissionais de comunicação que criaram mensagens que atinjam o público estipulado, porém quem entende realmente de redes sociais são os Sociólogos, eles podem criar grafos, analisar tendencias de comportamento coletivo, o tão aclamado Consciente Coletivo.
Um exemplo clássico que eu utilizo é o SecondLife que foi o boom em 2008 e simplesmente morreu, caiu por terra, não resultou em NADA de positivo para a internet como um todo, à não ser para mostrar que nem toda novidade é válida, porém escutei váááááários (com muita ênfase) profissionais e canais de mídia citando como uma revolução e blábláblá, e o que se viu na realidade foi um cenário montado para ganhar dinheiro sem pensar no custo, e se isso teria algum tipo de retorno real, que viabilizasse a entrada de diversas empresas neste mundo virtual, que somente quem utilizou foram profissionais voltados na área, pois não conheci sequer UMA PESSOA que não tenha conhecimentos na área ou se relacione com a profissão, que tenha utilizado com algum fim específico o SecondLife.
Outro exemplo é o Twitter, adoro o Twitter, acredito que ele ainda tem muito para crescer, mas gostaria antes de mais nada obter um dado para fundamentar uma tese que tenho: “Quantos profissionais/estudantes/entusiastas na área de comunicação/mkt/web temos no país?”, a teoria que acredito é que 80% da população do Twitter no Brasil é da área de comunicação e afins, porém preciso de Dados concretos para poder fundamentar essa TEORIA, veja bem teoria em capslock, não é uma afirmação somente uma visão geral que tenho da ferramenta.
Concluíndo, concordo plenamente com a Cibele Silva em seu artigo, porém precisamos lembrar de olhar para os lados e JAMAIS colocar uma viseira de cavalo e olhar só para um ponto, pois o mundo está girando, as coisas estão acontecendo à nossa volta, e profissionais totalmente especialistas perdem isso.
Portanto profissional de comunicação e marketing: Pare agora de olhar NET, ou de acessar o UpdateOrDie e dê uma olhada na novela e nas comunidades do Orkut, com um olhar crítico, pois isso é o que realmente influencía o seu consumidor, o seu público-alvo.
Estourem a bolha, “#reflitam” ok!?