sexta-feira, 4 de maio de 2012

NOS PRÓXIMOS DIAS VOLTAREMOS A PUBLICAR NO BLOG!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PIADAS DE NERDES


.Não me considero um nerde, apenas curto estudar. Porém devo admitir que as piadas deles são um tanto boas, lendo algumas pela gama de piadas que existem na internet, separei umas que imagino que vocês gostaram, caso você não encontre graça em nenhuma das piadas, não se preocupe, elas são para doido mesmo.


   O que é um menino complexo?
       É o que tem a mãe  real e o pai imaginário.


  Por que as estrelas não fazem miau?
       Porque astro no mia.


  O que um próton disse para um elétron?
       Hoje você está muito negativo.


  Por que Geo tem muitos filhos, e Trigo não tem filhos?
       Porque geo metria e trigo no metria.


  Por que o atrito e a resistência do ar foram ao psicólogo?
       Porque eles não aguentavam mais serem desprezados.


   Por que o hélio não tem celular?
       Porque ele não faz ligação.


   O que o "M.M.C" estava fazendo em baixo de uma escada?
       Ele estava esperando o "M.D.C".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ENCONTRE A SEQUÊNCIA-2


Já publicamos outro post sobre sequências matemáticas no blog, ENCONTRE A SEQUÊNCIA, como matemática é uma área das ciências das quais me fascina, encontrei outra sequência de números, desta vez de Leonardo Pisano (conhecido atualmente como Fibonacci), o qual resolveu um problema de reprodução de coelhos, no seu livro Liber Abaci. Então tente descobrir o valor do X da sequência abaixo:

1;2;3;5;8;13;21;X;..........

Quando você chegar a um resultado, deixe uma mensagem, e nos responderemos a sequência correta.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMO ACENDEM AS LÂMPADAS DOS POSTES?



  Quem nunca imaginou que quando começa a entardecer e as luzes dos postes acendem, fossem pessoas que acionavam um interruptor para ligá-las, e repitam esse trabalho diariamente, que jogue a primeira pedra! Ou que simplesmente o fato de está à noite elas acendem, como tem gente que pensa que é por isso, vamos a um fato, durante o período da tarde quando chove, por que algumas lâmpadas acendem se ainda não é à noite? Veja na imagem. 
Poste na praça da Sé em São Paulo





Curioso né! Porém não existe mágica e ninguém tem essa missão de acender e apagar as lâmpadas dos postes todo dia ao crepúsculo e ao amanhecer. De modo bem didático vamos fazer uma analogia com o funcionamento de uma lâmpada normal de uma residência, todos sabemos que para uma lâmpada acender ela necessita está sujeita a uma tensão, essa voltagem vem dos fios de alta tensão dos postes, que chegam à sua casa, percorre o circuito elétrico e, ao chegar à lâmpada ela acende, para você apagar basta fazer com que essa tensão não alcance a lâmpada, quando você aperta o interruptor, desconecta os fios, a voltagem não chega na lâmpada, logo ela não acende.
 

O mesmo processo acontece com as lâmpadas dos postes, a voltagem dos fios de alta tensão chega às lâmpadas e elas acendem, o diferente e que não é uma pessoa que liga ou desliga com o interruptor e sim a luz proveniente do sol, é isso mesmo, preste atenção que existe um aparelho nos postes o qual os eletricistas chamam de fotocélula (relé fotoelétrico), que fica atrás do poste na mesma altura da lâmpada, como é ele que tem a função de captar a luz solar, fica voltado para aonde o sol nasce, portanto para o lado leste, quando a incidência solar é alta, a resistência do aparelho diminui fazendo com que passe corrente elétrica, ativando os relés e desligando as lâmpadas, porém quando há pouca incidência de luz sobre a fotocélula, à noite ou quando chove muito, sua resistência aumenta levando a interrupção da corrente elétrica, logo desligando os relés e, acendendo as lâmpadas.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ



Como você já percebeu sou totalmente contra a divisão do estado do Pará, analisando os fatos consegui juntar os principais argumentos favoráveis, e contra a divisão, fazendo uma analogia entre ambos, achei mais coerente lutar contra a divisão, porém o que desejo ressaltar com este texto, e que independentemente do seu ponto de vista, e que você venha priorizar o bem coletivo e, não sermos levados por interesses pessoais de uma pequena parcela da sociedade.
Na coluna ao lado temos uma enquete sobre a divisão do estado e, é de fundamental importância sua participação.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

RUI BARBOSA

Rui Barbosa
Rui Barbosa de Oliveira, baiano, foi um dos grandes intelectuais do Brasil durante a transição do império à república, pode-se ser considerado como o principal elaborador da primeira constituição republicana, foi escritor, jurista, político, homem de grande sabedoria, foi membro fundador da academia brasileira de letras. Entretanto o foco não é Rui Barbosa, mas sobre um episódio da sua vida. 

Diz a lenda que certa vez um ladrão resolveu entrar em sua residência para rouba-lhe uns patos de criação, mas o larápio não contava que na sua saída encontraria com o Rui Barbosa, este aproximou-se e lhe disse:

"Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação para levar meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se isso fazes por necessidade, transijo; mas, se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à enésima potência do que vulgo denomina nada"

E o ladrão sem ter entendido nada pergunta: "Tá bom, dotô, mas me exprica: eu levo os pato ou deixo os pato?

domingo, 15 de maio de 2011

STEFHEN HAWKING vs CHARCOR

Stefhen Hawking
Stefhen William Hawking, britânico, um dos maiores físicos da atualidade. Ocupa cadeira de matemática que foi assentada por Isaac Newton, na universidade de Cambridge. Cosmólogo que revolucionol as teorias sobre buraco negro, aonde ele descobriu que os buracos negros emitem radiação. Briga com a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida com doença de CHARCOR (Jean-Martin Charcor, neurologista francês que a descreveu em 1869), doença genética que paralisa os músculos do corpo, sem atingir as funções cerebrais e, detalhe, ainda não possui cura. O interessante é que seu pai Frank Hawking, como trabalhava em um instituto de pesquisas médicas em Londres, queria que seu filho estudasse medicina, discordando de seu pai, optou por física, quem sabe se ele tivesse feito a vontade de seu pai, hoje teria descobrido a cura para a sua própria doença. 
 Em 1959, aos 17 anos de idade passou em física na university college, universidade em Oxford. No ano em que Hawking concluiu o curso, descobriu que tinha a doença de charcor, mesmo assim,  em 1966 se formou em Ph.D, em cosmologia pela Trinity Hall, em Cambridge, onde atualmente ocupa a cadeira a qual foi de Newton.
Entretanto as suas principais brigas são com doenças que o assolam desdo a sua juventude, 1985, têve pneumonia a qual quase lhe custou a vida, hoje ele se locomove através de um cadeira feita especialmente para ele, onde usa um sintetizador de voz para se comunicar.

domingo, 8 de maio de 2011

CUNAMBÍ


Estava lendo alguns artigos na internet, e me deparei com um texto de um jovem, onde ele afirmava que existia um líquido o qual se jogava à agua e, de repente os peixes começavam a boiar mortos, na hora achei estranho, será que é coisa do outro mundo? Porém minutos depois me recordei de quando vou pescar com meu tio em Marudá-PA, estava me lembrando que antes de nós sairmos para pescar, ele preparava um tipo de batida com uma planta o qual ele chamava de cunambí e, depois ele engarrafava e íamos pescar, chegando no rio, ele derramava sobre as águas o cunambí e, depois de um tempinho começava a boiar peixes no rio, claro depois de nós já termos pescado com rede, de feito aquela bagunça antes de virmos embora, jogamos o cumanbí para trazermos o máximo de peixes possível, mas o que tem essa erva que faz o peixe boiar praticamente morto na água?
 Cunambí é uma planta da espécie Clibadium surinamense da família asterácea, encontrada ne região norte do Brasil, essa planta como foi mencionada no excerto acima é utilizada na pesca. Quando jogado esse líquido sobre á água e, o peixe ingeri o líquido ele fica intoxicado, boiando na água, dependendo da quantidade utilizado do cunambí, pode levar à morte do peixe.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

PARADOXO

entendeu a figura?
Conseguiu entender como está àquela aresta na diagonal da figura? Caso você não tenha conseguido, nem me pergunte por quê! Até agora eu fico imaginando por onde ela passa. Mas como essas existem vários paradoxos os quais intrigam a comunidade científica internacional, analise esta frase "esta frase é falsa", se a afirmação for verdadeira, ela nos comprova que a frase é falsa, agora ela sendo falsa, então ela afirma que é verdadeira. Viagem na frase e entenda!
Como esse, temos o paradoxo da professora que decide passar para os alunos, uma prova surpresa na próxima semana (de segunda à sexta), um grupo de alunos da classe resolveu tentar descobrir em que dia ela passará a prova, eles imaginaram o seguinte: Vamos partir do pressuposto que a professora não passe o teste, nem na segunda, nem na terça, nem na quarta e nem na quinta, se ela não passar na quinta, só poderá passar na sexta, agora ela passando o teste na sexta, não será mais surpresa para os alunos, assim descartando a sexta, temos o mesmo fato na quinta, pois chegando à quarta, não será mais surpresa quando ela passar o teste na quinta, assim será à quarta, à terça e à segunda. Portanto não será surpresa para os alunos o teste. Entretanto caso a professora decida passar a prova na quarta-feira, os alunos não saberá que será o teste. Resumindo, esse paradoxo está meio doido, existem várias análises de matemáticos sobre esse paradoxo, sinceramente um mais confuso do que o outro.
Caso você tenha sobrevivido a essa leitura até aqui, então para finalizarmos, um paradoxo bem conhecido, porém nem tão mais fácil, o "paradoxo do barbeiro", de Bertrand Russell, Em um vilarejo existe um barbeiro que barbeia a todos que não se barbeiam então quem barbeia o barbeiro? Difícil ne, uma saída seria dizer que o barbeiro é uma mulher, mas isso está longe de ser garantido cem por cento, até porque a matemática trabalha com fatos.

domingo, 17 de abril de 2011

ENCONTRE A SEQUÊNCIA


Estava vasculhando um site  sobre engenharia e, encontrei o site de um engenheiro civil de Minas Gerais, aonde ele propõe uma sequência de números que segundo ele engenheiros resolvem em apenas três minutos, arquitetos resolvem em seis minutos, médicos resolvem em uma hora e advogados nem conseguem resolver, lembrando que isso foi informação do referido site. Agora tente você resolver e encontrar o valor de X:


1 ; 2 ; 6 ; 42 ; 1806 ; X ; ...


Quando você chegar na resposta, ela terá não em ordem, dois números 2, dois números 3, dois números 4 e um número 6.