quarta-feira, 14 de abril de 2010

Meu nome é André Victor M. de Sousa aluno do colegio Santo Tomas de Aquino e autor deste blog que criei o objetivo de transmitir um pouco sobre a biodiversidade.

quarta-feira, 31 de março de 2010

A Amazonia Azul



A Amazônia Azul é uma área formada pela soma da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental. Conforme estabelecido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, todos os bens existentes ao longo de uma faixa litorânea de 200 milhas marítimas de largura estão na denominada Zona Econômica Exclusiva.
A Plataforma Continental, que é o prolongamento natural da massa terrestre, pode ultrapassar essa distância, chegando até a estender 350 milhas marítimas.Com isso, a Amazônia Azul ocupa uma área de cerca de 3,5 milhões de quilômetros quadrados.

links para biodiversidade

1-bioblogcaroll
2-vidacsta
3-greenpeace
4-wwf
5-brasilescola
6-blogdaamazonia
7-ibama
8-tamar
9-biodiversidade
10-biodiversidadebio

quinta-feira, 25 de março de 2010

A biodiversidade ameaçada



Durante as últimas décadas, uma erosão da Biodiversidade foi observada. A maioria dos biólogos acredita que uma extinção em massa está a caminho. Apesar de divididos a respeito dos números, muitos cientistas acreditam que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.
Alguns estudos mostram que cerca de 12,5% das espécies de plantas conhecidas estão sob ameaça de extinção. Alguns dizem que cerca de 20% de todas as espécies viventes poderiam desaparecer em 30 anos. Quase todos dizem que as perdas são devido às atividades humanas, em particular a destruição dos habitats de plantas e animais.

Porque a biodiversidade é importante?



A diversidade é uma fonte potencial de imensas riquezas materiais ainda não exploradas, seja sob a forma de alimentos, medicamentos ou bem-estar. A fauna e a flora também são parte do patrimônio de uma nação, produto de milhões de anos de evolução concentrada naquele local e momento e, portanto, tão merecedora da atenção nacional quanto as particularidades da língua e da cultura.

Como nos podemos conservar a biodiversidade?



A conservação da biodiversidade é hoje discutida por cientistas, políticos e simpatizantes da questão ambiental, como forma de assegurar o uso, pelo ser humano, dos benefícios atuais e futuros deste recurso, como os produtos farmacêuticos e industriais.

O valor econômico da biodiversidade


O valor econômico da biodiversidade é dividido em 5 tópicos:
• Valor intrínseco – todas as espécies são importantes intrinsecamente, por uma questão de ética.
• Valor funcional – cada espécie tem um papel funcional no ecossistema. Por exemplo, predadores regulam a população de presas, plantas fotossintetizantes participam do balanço de gás carbônico na atmosfera, etc.
• Valor de uso direto – muitas espécies são utilizadas diretamente pela sociedade humana, como alimentos ou como matérias primas para produção de bens.
• Valor de uso indireto – outras espécies são indiretamente utilizadas pela sociedade. Por exemplo, criar abelhas em laranjais favorece a polinização das flores de laranja, resultando numa melhor produção de frutos.
• Valor potencial – muitas espécies podem futuramente ter um uso direto, como por exemplo, espécies de plantas que possuem princípios ativos a partir dos quais podem ser desenvolvidos medicamentos.

O que são pontos críticos da Biodiversidade?


Diversas espécies epífitas numa floresta úmida da América Central. Os ecossistemas da zona intertropical albergam a maior parte da biodiversidade mundial atual.
Um ponto crítico (hot spot) de Biodiversidade é um local com muitas espécies endêmicas. Ocorrem geralmente em áreas de impacto humano crescente. A maioria deles está localizada nos trópicos
Alguns deles:
• O Brasil tem 1/5 da Biodiversidade mundial, com 50000 espécies de plantas, 5000 de vertebrados, 10-15 milhões de insetos, milhões de microorganismos.
• A Índia apresenta 8% das espécies descritas, com 47000 espécies de plantas e 81000 de animais.