Lançado o CVMob 4.0 alpha 2

Após a 4.0 alpha 1, foi lançada a segunda versão de testes do CVMob: o CVMob 4.0-alpha2.

Essa versão traz as seguintes melhorias e correções em relação à versão anterior:

  • Adicionados gráficos de velocidade no eixo x e no eixo y
  • Adicionadas caixa e botões de seleção de quadro
  • Programa não fecha mais ao se excluir uma trajetória ou ângulo sendo calculadas
  • Cor dos pontos dos gráficos não é mais perdida após escondê-los e mostrá-los novamente
  • Ângulos e trajetórias não selecionados não são mais excluídos ao se excluir uma trajetória
  • Compilação corrigida

cvmob4

Link para download: https://www.dropbox.com/s/ynp09iynn5qcovd/CVMob%204.0-alpha2.zip?dl=0

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Lançado o CVMob 4.0 alpha 1

Quase três anos depois do começo de seu desenvolvimento (e depois de muitas paradas e recomeços), finalmente está finalizada a versão 4.0 alpha 1 do CVMob.

alpha-symbol-9.jpg

Isso significa que, a partir de agora, mais nenhuma mudança drástica será feita no CVMob 4.0 e todo o trabalho nessa versão será de correção de bugs, ajustes e, caso necessárias, algumas mudanças de comportamento de algum recurso — novos recursos ficam para versões futuras (4.1, 4.2, etc.). Mas alpha significa, também, que o software está extremamente instável e que, apesar de contar com a maioria dos recursos da versão anterior e mais, não serve ainda para uso no dia-a-dia. Para melhorar isso, por favor, baixem, usem e mandem defeitos e sugestões para o meu email (luizromario arroba gmail ponto com).

O código está disponível no Github, mas eu também compilei uma versão para Windows aqui: http://www.dropbox.com/s/2enkbz7h0a7gbh1/v4.0-alpha1.rar. Seguem alguns screenshots:

CVMob 4

CVMob 4 2

A próxima versão será a alpha 2 e não tem previsão de lançamento — assim que eu achar que um número suficiente de problemas foi corrigido, a versão será lançada.

Até.

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CvMob 4 mais perto…

Depois de um tempo parado, eu finalmente consegui algum tempo para trabalhar na nova versão do CVMob. Nesse tempo, consegui implementar vários recursos básicos do CVMob 3 nela e, agora, ela já suporta:

  • Tracking de pontos e ângulos na visualização do vídeo
  • Medição de distâncias
  • Tabelas de dados dos pontos, ângulos e das distâncias
  • Gráficos de posição, velocidade, aceleração e ângulo
  • etc.

O plano é de, assim que eu conseguir uma paridade de recursos entre o CVMob 4 e o 3, lançar o CVMob 4 alfa para Windows e Linux para que usuários interessados possam testá-lo e informar defeitos e lançando novas versões de teste à medida que ele é ajustado e consertado. Prevejo conseguir fazer isso dentro de um mês, caso não haja nada inesperado no meio do caminho.

Para finalizar, um screenshot da última versão do CVMob no git:

Captura de tela de 2013-10-11 12:44:43

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Versão 3.1.1

A versão 3.1.1 já está disponível para download.

http://sourceforge.net/projects/cvmob/?source=navbar

Lista de mudanças:

> Resolvido o problema com os CODEC’s
> Correção de outros bugs.

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Em breve: CVMob 4

Já em desenvolvimento há algum tempo, uma nova versão do CVMob, totalmente reformulada, já está (relativamente) próxima de ficar pronta. Uma das principais motivações dessa versão é a criação de um programa bem estruturado e que se utilize ao máximo dos recursos oferecidos pelo Qt, mas, do lado do usuário, também haverá várias melhorias, incluindo:

  • Um interface mais amigável e mais fácil de usar
  • Será possível abrir mais de um vídeo
  • Cálculo da trajetória de um ponto e da mudança de um ângulo marcado ocorre numa thread separada (não travando a interface durante o cálculo) e todos os dados sobre o cálculo são armazenados na memória, fazendo o cálculo necessário apenas uma vez
  • Capacidade de alterar a trajetória, caso em algum ponto ela se perca

Quem quiser acompanhar o desenvolvimento ou testar o programa para ver como ele está até agora, basta clonar o repositório do github (https://github.com/romariorios/CVMob/) ou do Gitorious (https://gitorious.org/cvmob/cvmob). O programa é opensource e está licenciado sob a GPLv2.

Por fim, um screenshot, para dar uma ideia de como ele vai ficar.

Image

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Nova versão

Está disponível para download a versão 3.1 do CvMob.

Lista de mudanças:

1) Eixo Y invertido!

2) Correção do bug do tamanho da janela ao abrir o segundo video.

3) Correção bug ao limpar trajetorias quando existem ângulos ativos.

4) Opção de não mostrar a trajetoria.

5) Inicia com a opção de vetores desativada.

6) Opção para vídeos em Slow Motion (em calibração).

7) Correção do bug das casas decimais (agora está com 5 casas).

8 ) Correção do bug da na conversão para metros na trajetoria y do arquivo de exportação.

Esta será a última atualização da versão 3 do CvMob.

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Versão 3.0.4 lançada

Já faz algum tempo, mas a versão 3.0.4 do CVMob foi lançada e já está disponível no Sourceforge.

Entre as mudanças, a maior é que o CVMob agora está disponível em forma de instalador, permitindo sua instalação e seu uso de forma bem mais fácil. Além disso, há algumas mudanças na interface, como diálogos de confirmação antes de limpar as tabelas de informações.

Lista completa de mudanças:

  • Nome do arquivo no título da janela
  • Botões de limpeza das tabelas pedem confirmação
  • Diálogo “Sobre” atualizado
  • Cursor do mouse em forma de seta no vídeo
  • Bug que tornava a calibração inútil corrigido
  • Portado para Qwt 6
  • Instalador (para o CVMob em português e o em inglês) criado
  • Mudanças menores de interface
Já está disponível no sourceforge. A versão 3.0.5 deve sair ainda essa semana, fechando a versão 3.0 e abrindo espaço para o começo da 4.o. Então, baixem, testem e, por favor, avisem se encontrarem algum bug que eu ainda não pude ver.

Espero que gostem. Até.
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Versão 3.0.3 lançada

Foi lançada a versão 3.0.3 de correções do CVMob. Mudanças na nova versão:

  • Suporte a tradução
  • Traduzido para pt_BR
  • Pequenos ajustes na interface

Clique aqui para baixar.

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Tutorial CvMob – Parte I

Este é um tutorial rápido do CvMob e introduzirá as principais funções.

A janela principal do software é esta.

Layout CvMob

Clique em ‘File>Open’ para abrir o vídeo.

O vídeo será mostrado em outra janela, então marque dois pontos para calibrar o CvMob, estes dois pontos devem estar a um distância conhecida. A precisão dos resultados dependerá desta calibração.

Depois que os pontos forem marcados clique em ‘Calibration>Start Calibration’ e insira o valor para a calibração.

O CvMob estará calibrado e pronto para efetuar medidas, agora clique no corpo que deseja calcular velocidade e aceleração.

Clique em ‘Play’ para que o CvMob comece a medir.

O software mostra os vetores velocidade por padrão, para exibir os vetores aceleração clique em Acceleration.

Para criar um relatório sobre as grandezas medidas clique em ‘update’ na janela principal.

A janela principal agora mostra todas as grandezas medidas e os gráficos de velocidade e aceleração em função do tempo.

O CvMob também mede distâncias e ângulos, veremos estas funções no próximo post.

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O Projeto GNU e sua contribuição para a política do software livre.

GNU/Linux.

Em 1984, Richard Stallman idealizou o Projeto GNU. O objetivo essencial era recuperar o espírito corporativo que havia prevalecido nos primórdios da comunidade de informática. Em seu foco, estava a criação de um sistema operacional completamente livre, que pudesse ser usado, modificado ou redistribuído gratuita e indiscriminadamente. Sua única exigência era a igualdade de direitos entre todos os usuários. O sistema deveria ser compatível com o Unix, porém com independência completa sobre seu código fonte.

Os programadores do projeto acreditavam que um sistema operacional não era apenas um núcleo (kernel). Estariam incluídos pacotes de editores, formatadores de texto, programas de e-mail e muitas outras especificidades. Logo, escrever um sistema operacional completo seria uma tarefa árdua e exigiria muito tempo.

Uma boa alternativa seria criar um sistema operacional compatível com o Unix, porém sem utilizar seu código-fonte. O design geral do Unix já era testado, e a compatibilidade facilitaria a migração dos usuários para o GNU. O grupo de programadores começou a desenvolver um núcleo chamado Hurd, até que em 1991, Linus Torvalds surgiu com o seu Linux, que combinava com sistema operacional GNU. Atualmente, ambos funcionam satisfatoriamente e em crescente qualidade.

Entretanto, há uma discussão entre Stallman e Torvalds sobre a nomenclatura do sistema. Para Stallman, o sistema se chama GNU/Linux enquanto Torvalds defende apenas Linux. Independente das nomenclaturas, o projeto não se limita apenas a sistemas operacionais e deve fornecer uma extensa gama de softwares desejados por grupos de usuários, inclusive softwares de aplicação.

Os limites para o software livre são inimagináveis, exceto quando as leis de patentes proíbem programas inteiramente livres. A grande meta do GNU é fornecer programas para executar quaisquer tarefas e deste modo, transformar o software proprietário em obsoleto. Assim, espera-se alcançar o ideal de cooperação e liberdade entre os usuários.

Sugestões de leitura.

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