quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tempo de milagres e ignorância

Vivemos hoje em meio a incertezas quanto aos líderes que se levantam por todo Brasil.
Se você ligar a sua televisão, certamente encontrará um ou mais canais onde existem pessoas fazendo grandes milagres, expulsando demônios de forma extravagante, expondo as pessoas em testemunhos de cura mediante a fidelidade a uma certa campanha, igreja ou pastor. Nos casos mais críticos, você encontrará  pessoas se auto-intitulando paipóstolo, vice-querubim e por aí a fora, vendendo seu suor como instrumento de cura e prosperidade entre outras loucuras.
Onde está Jesus e seu evangelho em tudo isso?
Quando nosso Senhor e Salvador andou por este mundo, embora tenha curado muitas pessoas por seu amor e devido a fé dos mesmos, não pregou qualquer tipo de doutrina escandalosa e propagativamente ambiciosa, pregou porém o arrependimento, a busca pela santidade, e a multiplicação dos dons.
E porque então a igreja se submete a essas barbáries?
Está aí uma pergunta que se pode definir em dois conceitos:
Primeiro, é mais atrativo para o ego do ser humano ter Deus como seu servo e atendente de uma espécie de 190, que só é acionado quando precisamos desesperadamente de uma cura e/ou milagre.
Em segundo lugar, o conceito de fé atualmente anda mais distorcido do que reflexo em colher.
Muitas pessoas acham que ter fé é quando se crê cegamente em um acontecimento, e se espera aquilo com tanta confiança que se o evento não acontecer, é capaz de se duvidar de Deus, isso não é fé, o nome disso é expectativa mundana.
A verdadeira fé é quando eu sei que Deus pode vir a meu favor, mas se isto não for de Sua soberana vontade, eu continuo depositando minha esperança em Cristo Jesus, porque o maior dos milagres já foi feito na cruz, que aliás eu nem merecia.
Eu sei que é duro pensar assim quando se precisa de algo muito grande, por exemplo a cura de um câncer ou a cura de um ente-querido, mas vejamos o exemplo de Abraão, ele não estava nem um pouco feliz de ter que entregar seu filho em sacrifício, seu coração estava entristecido, mas ele aceitou a vontade de Deus e fez o que o Senhor mandou, no fim das contas Isaque continuou vivo, ou seja, a obediência traz bons frutos, isso não quer dizer que Deus te dará o que você quer só pelo fato de ter obedecido, mas te dará a extrema felicidade de ter sido fiel, e terá alegria em você. (o que já é infinitamente suficiente pra mim, e pra você?)
E adicionando um terceiro ponto, pode-se dizer que o povo está a quilômetros de distância do que há de mais capacitador em termos de vida cristã: A BÍBLIA.
Ela nos diz:

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. 
Efésios 4:14

Para terminar deixo-lhes o poder de Deus em sua forma mais pura e instrutiva: a Palavra.

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 
2 Timóteo 4:1-8

Deus abençoe.

Autor: Fagner Tajes

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Políticos Corruptos, como faz? O.o


Há pouco foram realizadas atividades eleitorais municipais por todo o território nacional, tendo vigorado mais uma vez um dos direitos mais importantes do cidadão brasileiro: o voto. Estamos nos aproximando do dia 15 de novembro, um feriado que a cada ano nos lembra da libertação que obtivemos diante da era imperialista, conquistando a instituição da democracia e tornando o Brasil um país onde a população tem participação direta nas decisões.
Porém muito mais do que votar e cobrar nossos direitos, nós como Igreja de Cristo temos o dever de orar pelas autoridades instituídas, porque de alguma forma, foram instituídas por Deus, é Ele quem decide qual candidato será eleito, assim como está escrito em Romanos 13:

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas".

Porém seria uma grande hipocrisia dizer que é muito fácil se submeter às autoridades no Brasil.
Temos exemplos repetitivos de corrupção dentro do poder público que nos causam aversão à política, e parte da população vibra mais nas condenações feitas pelo ministro Joaquim Barbosa do que em muita copa do mundo de futebol.
Todavia lhes digo que devemos interceder até mesmo pelos governos injustos.
Olhemos para a Palavra do Senhor:
Saul perseguiu Davi sem motivo algum, somente por saber que ele fora ungido por Deus para ser rei de Israel. Quando Davi teve a chance de matá-lo, ele o fez?
Não, pois ele sabia que Saul era autoridade instituída por Deus sobre o povo de Israel, e por mais que não fizesse um governo justo, não poderia ser tocado, pois era ungido do Senhor.
O nosso país precisa de nós como intercessores, como noiva de Cristo, como Igreja!
Acordemos e entremos na guerra, pois não lutamos contra homens, e sim contra forças espirituais.
Deus abençoe.

Autor: Fagner Tajes, você vai encontrar este texto em forma reduzida no boletim informativo da Igreja Batista em Carianos em 04/11/2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O que somos na Terra, o que devemos fazer, porque devemos?

Vamos refletir um pouco acerca de uma figura muito emblemática da Bíblia: João Batista.
Para isso, serão numerados alguns tópicos.

1- João, filho de Isabel, foi enviado por Deus adiante de Jesus a fim de preparar o caminho para Ele.
Romanos 8 nos diz que a criação geme pela manifestação dos filhos de Deus, e que aqueles que recebem a Jesus, recebem o direito de serem chamados filhos de Deus.
Você já deve ter ouvido por aí a seguinte frase "preciso de um descanso, pois sou filho de Deus".
Parece duro, mas isso não é verdade. Todos somos criaturas de Deus, mas só nos tornamos filhos quando o recebemos através do arrependimento, nos prostrando diante da cruz.
Portanto aqueles que não recebem Jesus continuam sendo somente criaturas, e de alguma forma a natureza deles precisa da manifestação de Jesus em sua vida. Para isso, Deus manda seus filhos adiante de Jesus, para que o caminho seja preparado por eles.

2- João vivia no deserto, se alimentava de gafanhotos e mel.
Em várias passagens na Bíblia, a expressão deserto é adotada como sinônimo de tribulação, principalmente no livro de Êxodo, quando o povo de Israel teve que passar pelo deserto por muito tempo para poder chegar à terra prometida. Isso mesmo, para refletir o caráter de Jesus em você, é preciso ter uma vida simples como a de João Batista, se desligar das coisas espalhafatosas e assumir postura diante da missão: Preparar o caminho no coração das pessoas pra que Jesus tenha acesso e possa fazer mudança.

3- João estava disposto a enfrentar as perseguições até a morte, sem negar sua fé.
Isso também aconteceu com os discípulos de Jesus após Ele ter ressuscitado, e também acontece com todos aqueles que aceitam Jesus. Quando decidi morrer para o mundo, muitos dos meus amigos me abandonaram, deixei de ser convidado para muitas coisas e virei alvo de falatório e piadas. Porém, a palavra nos diz: "No mundo tereis aflições" e também "Seja forte e corajoso, e não tenha medo, pois eu estou contigo."

Por fim, devemos assumir postura, e entrar de vez na guerra contra o mundo, mas não contra as pessoas. Está escrito que nós não temos os humanos como inimigos, e sim principados, potestades e forças espirituais. Devemos levar uma vida humilde e trabalhar ao máximo para preparar o caminho, pois Aquele que vem depois de nós batiza com fogo do Espírito Santo.
Deus abençoe

Por Fagner Tajes

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A verdadeira masculinidade

A rede social facebook é definitivamente uma ferramenta extraordinária que nos permite ler quase que exatamente o perfil característico de uma pessoa. Digo isso porque a todo instante surgem no painel de feeds, várias imagens contendo pessoas bonitas e frases de efeito.
O campeão dos assuntos é o romance, a maioria de adolescentes. Repetidas vezes aparecem frases do tipo "o menino enxerga o corpo, o homem enxerga a personalidade" ou então "o menino gosta, o homem respeita".
Como podem ver, essas convicções em sua maioria, são resultado de um esteriótipo criado acerca do caráter masculino e da recepção desse caráter por parte das mulheres. E não há nenhuma inverdade quando se diz que o homem de verdade é respeitador e tudo mais, porém o que se deixa de dizer é que esse comportamento encantador é fruto de todo um estilo de vida, gerado por outros comportamentos.
A palavra de Deus em vários pontos nos destaca que a masculinidade plena e corajosa se dá na obediência a Deus. A partir disso, o Espírito Santo começa a lapidar as arestas da nossa antiga masculinidade, cuja teoria é muito bonita, mas na prática não somos capazes de manter em integridade.
O escritor Stephen Arterburn destaca a vida de Jó como um exemplo de masculinidade conduzida por Deus. Jó fez uma aliança com os próprios olhos, removendo de sua vida tudo que lembrava a imoralidade, e desviando olhar quando alguma mulher lhe parecia formosa.
Principalmente se você não for cristão, deve estar pensando: Que grande loucura, é impossível ser santo assim, pare com hipocrisias!"
Eu digo que é difícil, mas Jó era humano, e eu não lembro de já ter visto na Bíblia outro homem que faria Deus se gabar dele na frente de satanás.
Não pense que Jó não tinha pecados, isso sim seria hipocrisia, mas pare aí o que você está fazendo e reflita em uma coisa: se você doar uma roupa da qual não precisa mais e nem gosta mais, quanto sacrifício você fez? Quase nenhum certo?
É isso que eu quero dizer, viver a masculinidade sadia que vai além dos músculos, exige muito sacrifício, e você sabe, os grandes sacrifícios só faz quem é realmente um muito corajoso, quem é homem de verdade!
Deus abençoe.

Por Fagner Tajes

domingo, 28 de outubro de 2012

A polêmica da política na igreja e nas redes sociais

Se engana quem pensa que uma igreja não precisa de uma organização política para caminhar perfeitamente.
Toda diretoria de uma igreja é composta por pessoas que se submetem a uma hierarquia.
Essa hierarquia independe da condição espiritual mais elevada de um presidente em relação a um tesoureiro (exemplo), pois perante Deus todos somos iguais e temos que buscar santidade nos mesmos níveis(os mais altos), mas essas pessoas entendem que deve haver uma ordem para que tudo funcione perfeitamente.
Se mesmo nesses termos já encontramos conflitos e nos casos mais graves, escândalos, imagina quando o crente resolve soltar o verbo nas redes sociais escrevendo várias declarações cujo conteúdo assusta até mesmo quem não é crente, contendo ofensas, ataques pessoais e palavras de baixo calão.
Queridos irmãos, nós temos o dever de contribuir para o bem da sociedade, e o direito de fazer isso através do voto, temos o direito de expressar o que pensamos através da liberdade de expressão, temos tantos direitos que as vezes nos perdemos em tanta legalidade. 
Contudo, atentemos para a palavra de Deus que nos diz: "Tudo lhes é lícito, mas nem tudo lhe convém".
Quando lemos isso, sempre pensamos em atos como beber, fumar, etc. Porém uma das coisas que mais fazemos em conflito com isso, é expor a nossa imagem e a imagem da igreja com declarações deploráveis nas redes sociais.
Sejamos sensatos meus amados, 90% dos seus seguidores não tá nem aí pra sua opinião, e dos que restam, existem as pessoas que vão te apoiar na opinião, generalizando as pessoas como se fossem parte de uma regra de mau caráter dizendo: "esse ou aquele é um imprestável, vamos votar naquele outro." E a outra porcentagem que resta é a igreja que vai se escandalizar com as suas palavras, e isso vai te gerar problemas de imagem.
Por isso irmãos, sejamos discretos, corretos, e coerentes em tudo o que fazemos e falamos, façamos o que é certo e preguemos a paz e as boas novas do evangelho puro!
Vamos cuidar da imagem da Igreja de Cristo, porque os que querem denegrir estão fazendo um belo trabalho.
Deus abençoe.

Por Fagner Tajes

sábado, 27 de outubro de 2012

Santidade em nossos padrões, é o suficiente?

Amados, há pouco tomei emprestado um material muito interessante chamado "A Batalha de Todo Homem". E embora seja um livro direcionado para homens, algumas verdades sobre princípios se aplicam a ambos os gêneros. Para mim, uma afirmação muito marcante do autor é que a igreja se acostumou com a santidade em seus próprios padrões.
Sabemos que há muito tempo o movimento "gospel" tem feito com que grande parte da igreja misture os padrões do evangelho com os padrões do mundo, ou pelo menos a parte mais influenciável. É um tal de músico se auto-adorando, baladas gospel, e nossos adolescentes têm cada vez uma ideia mais torpe de respeito, preconceito e principalmente de liberdade e plenitude sexual, tendo em vista que o sexo antes do casamento é visto como normal na sociedade em que vivemos.
Sim, esses são casos graves.
Contudo, calçados em puro egocentrismo e arrogância, muitas vezes nós cremos que vivemos em santidade e até chegamos a balbuciar desfeitos desta geração. Será que estamos esquecendo que somos todos eternos devedores pelo sacrifício que nos traz a paz?
O fato é que o padrão de santidade que existe nas escrituras e no coração de Deus é superior ao que nós pensamos ser correto. Em várias pregações de um pastor muito sábio, ouvi que existem alguns níveis de santidade que só te livram da cadeia.
A Palavra do próprio Deus diz que entre os santos não deve haver qualquer menção ou pensamento acerca de imoralidades, sejam elas sexuais, nocivas (as mais graves como raiva, inveja, desejo carnal, etc.) ou qualquer outra (piadinhas de duplo sentido, deboches maldosos, humilhações, pequenas irregularidades como pirataria, etc.), antes, ações de graças.
Deixemos de lado as peripécias e parafernalhas do mercadão gospel, retenhamos o que é puro e bom, e busquemos santidade incansavelmente, a ponto de realmente sermos vistos pela sociedade como estranhos, afinal, nós somos cidadãos do céu.
Deus abençoe!

Por Fagner Tajes

Teste

Galera, estou reativando este blog, antes denominado "Composições", o qual será renomeado para "Conceito!".
Aqui discutiremos sobre muitas coisas, vamos expor nossos gostos, opiniões e aprender uns com os outros.
Espero que gostem das postagens. Caso queiram divulgar alguma coisa ou evento entrem em contato comigo no e-mail tajesjr@gmail.com.
Um abraço a todos, fiquem com Deus.