CURSO DE OPERADOR DE ÁUDIO - SONORIZAÇÃO EM IGREJAS




muito útil - imprescindível – urgente!


É raro encontrarmos pessoas que foram preparadas para operar o equipamento de som da igreja. Geralmente é alguém que leu algumas revistas de eletrônica ou aprendeu alguma coisa na ‘raça’. Um bom coração, disposição e lendo o manual do equipamento não são suficientes para exercer esta função. (entretanto, isso já é alguma coisa!) Isso é o primeiro passo. O segundo também muito importante e que não substitui o primeiro é a “preparação específica para operar o som”, ou seja, “O curso de operador de áudio”.


Este curso intensivo é para aquele que deseja se envolver ou se aperfeiçoar nesta área. O Curso Básico De Operador De Áudio tem como objetivo preparar pessoas que possam servir melhor a Igreja de Jesus Cristo e influenciar o mundo à sua volta com os princípios do Reino de Deus.


Este curso intensivo visa ensinar ferramentas básicas muito úteis para melhorar o desempenho do operador de áudio da sua igreja. Começando com os conceitos básicos de:


- Microfones; Padrão de captação; Mesa Mixer; Princípios de Equalização; Periféricos; Sensibilidade dos Sonofletores ; Line-Array e “muitos outros tópicos”.


- Acústica; Ondas; Dispersão Sonora; Decibéis; Cálculos de EPR; Dimensionamento e alinhamento de PA para ambiente externo e interno; Cálculos de NP; e “muitos outros tópicos”.
- Ligações; Polaridades e Impedância Alta e Baixa; Manutenção; Aterramento; Série e Paralelo e “muitos outros tópicos”.


- Condição espiritual, física e técnica, percepção musical e “muitos outros tópicos”.


Método expositivo - Um sistema de compartilhamento eficiente em que pessoas de qualquer idade ou grau de escolaridade poderão aprender com excelente nível de aproveitamento. Isto torna o curso muito atraente. Seu baixo custo e tempo de duração garantem a inclusão de todos aqueles que desejam se preparar em seu ministério pessoal ou simplesmente conhecer a matéria.


Mais informações de como fazer este curso.

CURSO DE OPERADOR DE ÁUDIO
13 – 9141-8638
13 – 3302-4971
prricardocorrea@hotmail.com

Se desejar, faça o *teste a fim de saber o grau de preparo do operador de áudio da sua igreja, para conhecer melhor o nível de preparo daquele que está exercendo esta função.

Mais informações de como realizar este curso em sua igreja mande-me um e-mail ou deixe um recado.


TESTE PARA OPERADORES DE ÁUDIO
*TESTE BÁSICO

Não ‘chute’ as questões se você não sabe não responda e considere no final como erro.

1) Quando você liga o equipamento qual é a ordem?
a)Mesa, Amplificadores,Periféricos.
b)Periféricos,Amplificadores,Mesa.
c)Mesa, Periféricos,Amplificadores.

2) Ao entrar na mesa, o sinal varia de acordo com sua fonte, dinâmica do músico, tipo de instrumento. Para corrigir e acertar este sinal, tornando compatível com os outros sinais qual é o ajuste que será o primeiro?
a) Volume
b) Equalizador da mesa
c) Trim, Cue, Gain

3) Coloque as letras correspondentes a cada freqüência.
a) 500 hz à 2,5 khz
b) 100 hz à 500 hz
c) 2,5 à 12 khz
e) 20 hz à 100 hz

( ) Freqüências baixas
( ) Freqüências intermediárias
( ) Freqüências altas
( ) Freqüências médias

4) Qual processador é adequado para diminuir a faixa dinâmica de um determinado som?
a)Equalizador
b)Excitador de harmônicos
c)Porta ruídos (Noise Gate)
d)Compressor

5) Coloque o correspondente ao tipo de microfone.

a)Dinâmicos.
b)Condensados.

( ) Normalmente cardióides direcionais.
( ) Resposta de freqüência plana e de grande espectro;


6) Coloque as impedâncias resultantes das ligações dos esquemas.


( ) 16Ώ ( ) 4Ώ ( ) 2Ώ ( ) 8Ώ

7) Caso o templo da igreja ou local que você está sonorizando tiver um mezanino e as caixas laterais deste estiverem a 34 mts distantes das caixas frontais. Qual o atraso que você usaria no rack de Delay que manda o som para estas caixas?
a) 1 Segundo
b)100 m/s
c)500 m/s

8) Qual a função do Direct Box?

a)Ajustar o volume e enviar o sinal para o mult-cabo.
b)Ajustar a impedância e enviar o sinal para o mult-cabo.
c)Tirar os graves e enviar o sinal para o mult-cabo.
d)É uma extensão para quando o cabo não alcança a mesa de som, multi-cabo ou o cubo.

9) Qual e a forma mais indicada de ligar os microfones?

a)Impedância alta plugue ¼
b)Impedância baixa com plugue XLR
c)Impedância intermediaria com plugue ¼ ou XLR

10) Qual é a posição ideal para operar a mesa?

a) No canto esquerdo ou direito no fundo da igreja.
b) Próximo ao lugar onde o pastor senta ou de quem está comandando o evento.
c) No fundo da igreja dentro de uma casinha.
d) No centro da igreja.

11. A intensidade do som diminui com o aumento da distância da fonte geradora Este fenômeno se chama:

a) Sound Pressure Level
b) Inverse Square Law..
c) Root Mean Square

12. Quais são as Três características principais do som.

a) Reflexão, Absorção e Ressonância.
b) Graves, Médios e Agudos
c) Intensidade, Altura e Timbre
d) Volume Alto, Volume Médio, Volume Baixo

13. Dê o significado das funções básicas dos controles de programa de um Compressor?

a) Threshold ( ) Controle da taxa de compressão
b) Ratio ( ) Controla o tempo que levará para o compressor entrar em atuação
c) Attack ( ) Nível de entrada a partir do qual o compressor vai atuar.
d) Release: ( ) Botão que desativa o compressor,
e) Bypass ( ) Controla o tempo que levará para o compressor deixar de atuar após
o sinal voltar a ficar abaixo do nível.

14. Além da correta distribuição das caixas é necessário planejar o ‘Np’ para cobrir satisfatoriamente este ambiente. O que é Np?

e) Nível de potência em dBv
a) Nivelação das potências resultante do log de base 10.
b) Next Power
c) Nível de programa

15. A torre R de um P.A está emitindo 102 dB SPL a 1m. Se medirmos a R e a torre L emitindo também 102 dB SPL a 1m qual seria o resultado em dB SPL?

a) 105 dB SPL
b) 204 dB SPL.
c) 61 dB SPL
d) 112 dB SPL


16. O que é fase coerente no P.A?

a) Quando o volume está uniforme com o volume dos retornos do palco.
b) Quando as caixas estão esteticamente empilhadas.
c) Quando as ondas sonoras estão alinhadas em tempo de dispersão.
d) Quando as ondas estão niveladas em fase com o pé direito do palco.

VEJA O SEU NÍVEL
Pontuação - Nível - Observações
16 - Parabéns Parabéns! Incentive outros a fazerem o CBOA
11 a 15 - Satisfatório Conhecimento satisfatório. CBOA ajudará a fundamentar e complementar seus conhecimentos
7 a 10 - Limitado CBOA um bom lugar p/ adquirir informação e qualificação
4 a 6 - Insuficiente Você é um candidato ao “Curso Básico de Operador de Áudio
0 a 3 - Muito ruim O “Curso Básico de Operador de Áudio” é o seu lugar

Respostas:

1. c.
2. c.
3. e,b,c,a
4. d.
5. a,b
6. b,a,c,d
7. b,
8. b,
9. b,
10.d,
11.b
12.c
13.b,c,a,e,d
14.c
15.a
16.c



*Elaborado em fundamentos de operação básica de som.




CURSO BÁSICO DE OPERADOR DE ÁUDIO
13 – 9141-8638
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