segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

domingo, 17 de setembro de 2017

Justificando a ausencia de postagem


              Oi

                    Pessoal, peço desculpas por estar desativado por grande período; estive com problemas pessoais mas pretendo voltar a ativa novamente.
                       Agradeço a todos, mais uma vez ¨obrigada¨

            Devo informar que apesar dos exercícios de fisioterapia ouve uma grande progressão da doença ora já não consigo andar sem ajuda, estou usando cadeira de rodas.
            O Dr Anderson Kuntz Grzesiuk, o meu neurologista, disse que a EM esta estabilizada, o problema então seria proveniente de um acidente de carro, originou uma lesão na medula(tenho placa de titânio na região sacro-lombar). donde vem a dificuldade em movimentar os membros inferiores, daí a necessidade da cadeira de rodas.



















e

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PORTADORA de ESCLEROSE MÚLTIPLA PODE ENGRAVIDAR



                         Como toda pessoa saudável, ou seja,  sem o diagnostico (portador de E.M.), nem sei por que mencionei pessoa saudável, não acho que portador de E.M. seja menos saudável;  pode sim engravidar e gerar filhos lindos e maravilhosos.
                           Simone uma jovem que conheço muito bem, ultrapassou todas as barreiras, engravidou e deu a luz Heloisa hoje com 3 anos e está grávida novamente, onde o bebe vai nascer em fevereiro (mes 02 de 2015), está passando muito bem, o mais incrível é que ela assim que confirma a gravidez pára de tomar a vacina (suspensa pelo médico, logicamente), retoma as aplicações no momento do parto, único inconveniente, não amamenta seu filho, recomendação médica.
                           
                           Resolvi registrar para encorajar mulheres que gostariam de ser mães, e tenham dúvidas, eu tenho já passei dos 60anos, tenho 3 filhos, sem nenhum problema, todos com formação universitária, casados e com filhos, posso afirmar com conhecimento de causa: Esclerose Múltipla não é genético nem é hereditária, nem ao menos é transmissível. Por favor não descriminem pessoas portadoras de qualquer patologia. Pare e pense: poderia ser você.


                                   

                                     Viva a vida, sem medo de ser feliz!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ESCLEROSE AOS 60 ANOS


                               Em reuniões dos portadores de Esclerose  Múltipla, sempre se ouvia comentários sobre E.M. aos 60 anos,  vamos melhorar quando atingirmos 60 anos,( isto é, aqueles que conseguirem chegar lá) diziam até: já li certa vez que a E.M., após essa idade não mais agride.

                                Eu ouvia atentamente, busquei informações a respeito por inúmera vezes, nunca encontrei resposta positiva convincente.
                                Curiosa que sou, passei a prestar mais atenção em mim.
                                Notei diferença, quanto mais o tempo passava menos surto eu tive, comentei com o Dr. Anderson, meu neurologista, ele disse  que era apenas por causa da vacina (Rebif), que tomo rigorosamente todas as segundas, quartas e sextas. Mas que eu continuasse atenta.
                             Agora começaram a surgir indícios onde aqueles comentários tinham fundamentos, estou confiante, pois já passei dos 60, tornei a comentar com Dr.  Anderson, ele para minha alegria, disse: é  verdade Alzira, nessa idade a E.M. tende a se estabilizar. Indaguei...Tem alguma explicação?, Ele... talvez pelo motivo de estarem aposentados, menos preocupação com filhos e/ ou pelo fato de aceitarem a doença.

terça-feira, 2 de abril de 2013

INFORMATIVO MERKC Serono

02.04.13
                       Hoje recebi a visita da enfermeira do SERONO (Barbara), uma pessoa mto agradavel, me trouxe alguns informativos 'Sobre: ESCLEROSE MÚLTIPLA', prometo apos uma leitura e resumo transcrevo e publico.

                       -Importância e objetivo da terapia ocupacional na Esclerose Múltipla
                      
                       Já faz algum tempo que o tratamento do paciente com E. M. nao se restringe à intervenção clinica, inclui a adoção de mudanças nos hábitos de vida , incorporando novos costunes ao cotidiano com o objetivo de diminuir a fadiga, melhorar o desempenho muscular, manter a independência e autonomia para a execução das atividades do dia-a-dia.

                       Uma pessoa que não consegue levantar os braços acima da  linha do ombro ou permanecer em pé, mesmo por um curto periodo de tempo, certamte tem dificuldade até para vestir uma blusa e uma calça sem a ajuda de alguém. Para essa simples tarefa necessitamos usar o grande grupo muscular do tronco e membros inferiores, que nos assegura ficar em, e ao mesmo tampo precisamos que o sistema nervoso  nos equilibre. Mas não é só isso. Ainda requeremos uma musculatura de braço que seja capaz de realizar todos os movimentos necessários para manipular a roupa e colocá-las no nosso corpo.
                       com ese exemplo, podemos notar o importante papel que a terapia ocupacional tem na reabilitação do paciente com Esclerose Múltipla.

                       Melhoria do ambiente de convívio

                      A terapia ocupacional é comumenta definida como a arte e a ciência que, por meio da exploração de atividades cotidianas, incrementada a independência  e possibilita o alcance do máximo de autonomia e melhoria de qualidade de vida.
                       Por isso, quando o terapeuta ocupacional identifica os déficits fisicos (como por exemplo, limitações em amplitude de movimentos, alterações de sensibilidade, presença de musculatura contrída com dificil movimentação, etc..) e as queixas funcionais (dificuldades para preparar uma refeição, utilizar o computador, entre outros), 
                       Há muitos relato de pessoas que tiveram que parar co  a sua atividade profissional e descobriram outras abilidades por meio da terapia ocupacional.
                        No ambiemte domiciliar , podem-se adoar algumas medidas facilitadoras de acessibilidade como a retirada de tapetes que podem causar quedas ou a colocação de sistema antiderrapante debaixo deles. Instalar sistema de barras em locais que causem uma maior insegurabça na casa, ou haja necessidade de maior apoio no momento de transferência. Cuidados redobrados com as quinas de móveis e mesas, caso haja necessidade de utilizar algum auxiliador de marcha, bem como a alteração da altura da
cama, sofá e vaso sanitário.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DEFINIÇÃO: O QUE É ESCLEROSE MULTIPLA

                            "Essa definiçao não é minha, aprendi lendo, ouvindo comentários médicos e outros".


                          - Esclerose multipla é uma doença neurologica de causa desconhecida, que acomete o siatema nervoso central ( afeta o cerébro e a medula espinhal)
                           - Não é contagiosa,
                           - Não é hereditário,
                           - Não é transmisível;
                           É uma doença auto-imune, isso significa que... o sistema imunologico ataca os neurônios (células do sistema nervoso) ou seja, deixa de reconhcê-los, é como se eles fossem  ameaças externas (uma bactéria, vírus, ou um corpo estranho qualquer).
                           - Esclerose múltipla caracteriza-se pela imflamação e destruição da bainha de mielina; mielina é uma substância que ajuda na condução de impulsos nervosos para o cérebro e todo o corpo. Na Esclerose múltipla a mielina lesada se transforma numa placa esclerosada (com uma consistência semelhante a uma cicatriz); isso dificulta o controle de várias funções neurológicas.

                              Pode atingir qualquer um, em qualquer momento da vida, (qualquer idade), embora seja mais frequente em mulheres brancas entre 20 e 40 anos; isso não quer dizer que os homens e ou mulheres negros também não sejam afetados pela doença.    (merck/serono)
                                
                            
                          
                          
                                                      

domingo, 12 de agosto de 2012

SEGUNDO INFORMAÇÕES, O MÉTODO PILATES NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO




                                Segundo o médico ortopédista com o qual eu me consulto, e a minha fisioterapeuta, pilates não é contra-indicado para um portador de Esclerose Múltipla.
                                 Eu tenho aulas de pilates à 7 meses e me sinto  melhor a cada dia, e posso afirmar que: se fico tres dias seguidos sem as aulas começo a sentir dores.

                                PILATES:
                              1 - Nâo possui contra-indicações. é indicado para qualquer pessoa a partir de 14 anos de idade interessada em melhorar seu condicionamento físico.
O método trabalha com performance atlética, pós-reabilitação, com pessoas idosas, jovens, lesões nas articulações, dores crônicas na coluna, hérnias de disco, lombalgias, tensões musculares.

                             2 - Trabalha a musculatura mais interna do abdome e da coxa, além dos glúteos, daí porque os movimentos fortalecem os musculos enrijecendo a musculatura.

                            3 - Em cada sessão é realizada uma série de exercícios elaborados pelo fisioterapeuta em aparelhos específicos com molas e no  solo com o auxilio de bolas, rolo, elásticos, etc. Com duração de uma hora.