sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ubuntu 11.04 - Conclusão

Publiquei semana passada um artigo, contando um pouco de como funcionam os lançamentos do Ubuntu e dando algumas de minhas primeiras impressões da versão 11.04. Pois bem, já usei bem ela e posso dar meu veredicto final.

Como já havia dito, houveram algumas mudanças, como a Suíte Office passou a ser o LibreOffice, e o Rythmbox, antigo player padrão, foi substituído pelo Banshee, que tem integração com o Controlador de Volume, o que permite uma maior mobilidade com as músicas.

Ubuntu 11.04: Surpreso!

Vou dar uma pequena descrição do que culminou nessa minha surpresa.
Primeiramente, eu queria atualizar o Ubuntu do 10.10 para o 11.04, mas não tinha espaço no meu HD para isso. Então a mula aqui resolveu aumentar o tamanho da partição, o que fez com que o Grub (gerenciador de boot do Ubuntu) ficasse desconfigurado.
Consegui resolver o programa com o "Super Grub Disk", mas consegui uma burrada maior ainda: entrei no GParted (software do Ubuntu para gerenciar partições) e formatei o HD.
Como já tenho experiência em asneiras do tipo, formatei e coloquei meu dual boot Windows 7/Ubuntu tranquilamente, mas minhas surpresas começaram aí.

Ao instalar o 7, já configurei um espaço menor para ele (50 Gb dos 75) e comecei a instalar o Ubuntu 11.04.

Surpresa 1

Lembra no primeiro post do "Uma semana pinguim"? Aquela gambiarra para definir a partição (Swap, ext4..)? Dessa vez, a instalação tinha uma nova opção: "Instalar ao lado do Windows 7". Primeira surpresa minha, pois agora ficou muito mais fácil para todo mundo colocar o SO emparelhado a outro.

Surpresa 2

Minha placa de vídeo deu alguns problemas para rodar perfeitamente a interface Unity. Para minha imensa satisfação, consegui voltar para a interface clássica do 10.10, escolhendo "Ubuntu (Clássico)" na tela de login. Bola dentro da Canonical!

Surpresa 3

Talvez a melhor delas: dessa vez, não derramei uma gota de suor para instalar os plugins essenciais, que são Flash e Java: o Flash já estava na central de programas, e o Java bastou eu habilitar "Parceiros da Canonical" nos Canais de Software (Central de Programas > Editar > Canais de software > Outro software > Parceiros da Canonical) e pesquisar por Java. Bem mais simples do que eu me lembro.

E é isso. estou bem contente com as mudanças do sistema, só não gostei da interface Unity, prefiro Gnome. Deveriam deixar a Unity, como antes, só na versão Netbook Remix. Fora isso, estou curtindo o Narval Garboso :D

Como instalar o Java no Ubuntu

Um dos maiores problemas que um iniciante enfrenta ao instalar alguma distribuição Linux é instalar os plugins básicos. Um mundo novo para explorar, mas como me localizar?
Um desses programas básicos é o Java.

No caso do Ubuntu, há várias maneiras de instalá-lo, mas esta é a mais simples que encontrei:

Abra uma janela do terminal (WHAT!?!?).. Calma! Pode abrir uma com a combinação Ctrl+Alt+T, sem problemas.

Agora, digite esses comandos (ou copie):

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update

Dê um ENTER. Essa linha vai adicionar um "caminho" até o site do Oracle Java, esse "caminho" é chamado de repositório. Também vai atualizar a lista de repositórios.

Agora, basta mandar instalar:
sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

Depois de um OK, ele vai baixar e instalar o Java. Após concluir esse processo, digite:
java -version

Vai aparecer o nome e a versão de Java que foi instalada, e isso quer dizer que tudo correu bem!


Lembrando que esse é o Oracle Java, o usado normalmente no Windows. Lembrando que é possível instalar o IcedTea (versão de código aberto) pela Central de Programas. Porém, alguns sites são incompatíveis com ele, como o do Banco do Brasil, que exige o Java da Oracle.

Ficamos por aqui, e qualquer dúvida, podem perguntar!
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get updatesudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get updatesudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get updatesudo apt-get install oracle-jdk7-installera


sábado, 30 de abril de 2011

Uma semana que mudou muita coisa

Como visto, não postei por um bom tempo aqui. Isso aconteceu por preguiça mesmo, admito hehe. Maaaas, estou de volta e postando. Vou analisar algumas coisas para ver qual frequência de posts.

Dadas as desculpas, vamos ao que interessa: meu projeto "Uma semana pinguim" acabou se tornando um estilo de vida (pinguim) e me embrenhei totalmente no SO. Consegui ficar totalmente independente do Windows (claro, com alguns sacrifícios, como menos jogos disponíveis e.. acho que só).
Falando no linux, a versão que uso, o Ubuntu, acaba de lançar a versão 11.04 (Natty Narwhal), que significa "O Narval garboso". Narval é um mamífero marinho.
A galera que faz a versão final do Ubuntu gosta de colocar um codinome junto com a versão, que também não é à toa. Acha que é apenas a versão o número 11.04? Não!
Os primeiros dois números são o ano, os outros dois, o mês (04 - Abril). Versões do Ubuntu são lançadas semestralmente, então todo ano temos a xx.04 e xx.10.
E os codinomes.. esses não sei se tem sentido, mas sempre são duas palavras em inglês que começam com a mesma letra, sendo um bicho e um adjetivo, dá uma olhada:
  • Ubuntu 4.10: The Warty Warthog (O Porco-Africano Verruguento)

  • Ubuntu 5.04: The Hoary Hedghog (O Ouriço Grisalho)

  • Ubuntu 5.10: The Breezy Badger (O Texugo Fresco)

  • Ubuntu 6.06 LTS: The Dapper Drake (O Pato Doméstico Estiloso)

  • Ubuntu 6.10: The Edgy Eft (A Salamandra Hi-Tec)

  • Ubuntu 7.04: The Feisty Fawn (O Jovem Bravo Cervo)

  • Ubuntu 7.10: The Gutsy Gibbon (O Macaquinho Corajoso)

  • Ubuntu 8.04 LTS: The Hardy Heron (A Garça Durona)

  • Ubuntu 8.10: The Intrepid Ibex (O Bode Intrépido)

  • Ubuntu 9.04: The Jaunty Jackalope (O Coelho Elegante)

  • Ubuntu 9.10: The Karmic Koala (O Koala Kármico)

  • Ubuntu 10.04 LTS: The Lucid Lynx (O Lince Lúcido)

  • Ubuntu 10.10 LTS: The Maverick Meerkat (O Suricato Vagabundo)
Dá pra ver a criatividade da equipe de desenvolvimento. Agora você deve estar se perguntando das mudanças no SO.
Ainda não testei muito dele, mas as principais mudanças que vi foram Os softwares de Som e Office, antes Rythmbox e OpenOffice, agora são Banshee e LibreOffice. Tem também a interface Unity, mas como aidna não a usei, não posso falar.
Outra mudanças interessante foi na instalação, que agora oferece a opção de instalar-se paralela ao Windows, o que antes era possível apenas mediante comandos (definição manual do Swap, ext3/ext4, tamanho, etc.), o que ao meu ver, facilita muito para o usuário final.

Acho que é isso, se vc teve paciência de esperar essa postagem, espero que tenha gostado. Se tiver alguma sugestão de tema para abordar, comente.

Abraços!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encerrando o blog...

É com grande pesar que venho anunciar o encerramento do blog...
Obrigado a todos que estiveram comigo, esperando novidades, mas agora acabou.

...

1º de Abril haha =D
Brincadeiras à parte, não tenho postado no blog devido a alguns compromissos curriculares, que vem me ocupando quase todo o tempo. Além disso, o Ubuntu (meu projeto atual do #umasemanapinguim) tem muitas facetas e ângulos, devo organizar todos os prós e contras do sistema e postar assuntos mais aprofundados.
Não abandonem o blog hein? Logo (dentro de uma semana, espero) voltarei com novas postagens.

Abraços!

domingo, 27 de março de 2011

Dia 1 - Sofrimentos a Alegrias


Primeiro dia de Linux. Estranheza, confusão e saudades do Windows foi o que senti a princípio. Porém, fui logo me adaptando à nova interface.

Minha primeira dificuldade esteve nas fontes: as conhecidas "Arial" e "Times New Roman" não se encontram aqui no Ubuntu. Testei algumas até me adaptar à "Liberation Serif", a qual estou usando no momento no Navegador e no sistema.
Falando dele, o Google Chrome me decepcionou um pouco, pois não oferece download de plugins automaticamente, assim como não verifica possíveis Updates através do próprio software (o que é facilmente driblado, pois o gerenciador de atualizações do Ubuntu verifica e baixa esses updates). Apesar disso, a sincronização de dados e as extensões ainda me fazem optar por ele.
Fora isso, tenho me dado bem com e
le, ainda sofro com saudades de alguns de meus jogos (como Age of Empires III), mas já vi que há possibilidades de rodá-lo no Linux através de alguns ajustes.
Outro probleminha que encontrei foi na hora de instalar o plugin Java, que ainda não consegui, mas creio realizar essa tarefa logo.
Gostei de alguns efeitos visuais dele, como o de arrastar janelas, que cria um efeito "elástico" na janela movida, e os wallpapers são bem bacanas também.
Aos poucos estou adaptando o sistema ao meu gosto. Instalei o "emesene", um messenger bem interessante (a começar pelo nome, uma alusão ao MSN) e leve, sem propagandas e lixo do Windows Live Messenger. Faz o que promete, que é a troca de mensagens. Bem simples.
Achei muito bacana a barra de horário do Ubuntu, que traz consigo um sistema de metereologia, bem interessante.
Essa mesma barra permite colocarmos alguns atalhos para aplicativos, o que a torna bem versátil.
O que me incomoda é um barulhinho semelhante a peido, tod
a hora. Pretendo ver isso também.
Ufa! Já foi bastante por um dia. Veremos o que me aguarda amanhã. Fica uma imagem de meu sisteminha:


Ah! Aceito nomes para o dálmata do wallpaper, se alguém quiser sugerir nos comentários, ou através do meu twitter @clebergriff , ficarei feliz. O nome escolhido ganhará...meus parabéns :D

No mais, boa semana, e amanhã estarei de volta!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Instalando - Primeiro Boot

Instalando

Como é um SO livre e gratuito, não tive problemas em encontrá-lo. Bastou baixar a ISO e gravar um CD.
Reinicio e faço o Boot pelo CD. Sem problemas, ele carrega o conteúdo do CD.
Abre-se uma interface intuitiva e prática: selecionar o idioma e escolher entre instalar o sistema ou iniciar pelo CD. Instalando...
No caso, tive apenas o trabalho de definir a patição, muito trabalhoso, que com a ajuda de um tutorial de tecmundo se tornou moleza (http://www.tecmundo.com.br/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm).
Enquanto copia os arquivos, o sistema permite configurar horário, teclado e informações do usuário, como login e senha. Após isso, telas de agradecimento e uma prévia em slides do sistema que, ao contrário do windows, permite rolar as telas quando quiser, através de botões laterais.
Apresenta as mais variadas ferramentas, dando exemplos de softwares já inclusos e outros que podem ser instalados posteriormente.
Sou orientado e reinicia e, após uma tela de prompt, o Ubuntu ejeta meu CD e reinicia.

Primeiro Boot

A tela de boot é diferente, o que indica que o Ubuntu tomou as régias da situação no arranque. Apresenta 5 opções:

*Ubuntu
*Ubuntu (Recuperação)
*Memory Test
*Memory Test
*Windows 7

Após poucos segundos da tela de abertura púrpura, já me encontro no desktop do Ubuntu. Tempo de instalação: 25 minutos.