sexta-feira, 24 de abril de 2009

Palestra Prof. Vladimir Liberzon sobre o Spider Project

Na ultima quarta-feira 22/04, estive na palestra proferida pelo professor Vladimir Liberzon, sobre o programa Spider Project.
Promovido pelo PMI SP, o evento deixou-me bastante interessado na ferramenta Spider. Mas ficou claro que existem algumas condições para utilizar o programa e o principal é entender bem o conceito de volumes de trabalho. Talvez este seja o maior fundamento do programa, mas creio que seja a sua maior barreira.
Apesar de estarem presentes na maioria dos processos do PMBOK, Registros Históricos de Projetos, não são muito valorizados por , gerentes de projetos, que também desconhecem ferramentas estatisticas para tratar essas informações. Mas aqueles que mantêm um bom banco de dados com produtividades, bem como se dedicarem a estabelecer bons pradrões de EAP, vão concordar que o programa é uma ferramenta fantástica, muito superior ao MS Project, Pertmaster e demais ferramentas nesta linha.
Os particpantes do evento vão ter acesso À uma versão gratuita do programa, e espero poder trazer maiores informações para o Ferramentas GP.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Livro Project Management for Construction prof Chris Hendrickson

Uma excelente fonte de informação para profissionais da gestão de projetos, atuando na Construção é o livro do Profe. Hendrickson da Universidade Carnigie Mellon.
Apesar de focar na realidade americana (e p-articular contratos, financiamento de obras, etc...) é um amnual repleto de informações e exemplos, totalmente gratuito.
Verifiquem no Link

http://pmbook.ce.cmu.edu/

Project Management for Construction
Fundamental Concepts for Owners, Engineers, Architects and Builders
The_Owners'_Perspective
Organizing_For_Project_Management
The_Design_And_Construction_Process
Labor,_Material,_And_Equipment_Utilization
Cost_Estimation
Economic_Evaluation_of_Facility_Investments
Financing_of_Constructed_Facilities
Construction_Pricing_and_Contracting
Construction_Planning
Fundamental_Scheduling_Procedures
Advanced_Scheduling_Techniques
Cost_Control,_Monitoring,_and_Accounting
Quality_Control_and_Safety_During_Construction
Organization_and_Use_of_Project_Information
by Chris Hendrickson, Department of Civil and Environmental Engineering, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, PA l52l3 Copyright C. Hendrickson 1998

terça-feira, 7 de abril de 2009

Gerenciando Projetos com o Open Proj

Introdução
O gerenciamento de projetos é a disciplina do planejamento, organização, e controle de recursos para atingir objetivos específicos de um projeto de forma bem sucedida.
Um projeto é uma seqüência de eventos bem definidos com um começo e um fim identificados. O foco de um projeto é atingir um determinado objetivo, e é a responsabilidade do gerente de projeto guia-lo, baseado em parâmetros estabelecidos, tais como o tempo, o custo, e os recursos, mantendo um padrão especificado da qualidade.
A característica finita dos projetos contrasta com os processos, ou operações, que são trabalhos funcionais permanentes ou semi-permanentes. Desde que os processos têm estas características, não há nenhum término identificado.
O desafio primário da gerência de projetos é atingir todos os objetivos do projeto e as restrições a que são submetidos, a clássica regra da tripla restrição escopo, qualidade, tempo e orçamento.
O segundo desafio - e mais ambicioso - é a otimização da alocação de recursos e a integração das entradas necessárias para atingir objetivos predefinidos.
Um projeto envolve um conjunto de processos e conhecimentos para definição das atividades ou das tarefas que usem os recursos (capital, recursos humanos, materiais, energia, escopo, provisões, comunicação, motivação, etc...)
Se você for sempre responsável pela coordenação de uma variedade de tarefas específicas que devem ser terminadas dentro de um espaço de tempo determinado, para um definido orçamento, você é um gerente de projetos!
Desenvolver um produto de software, publicar um boletim de notícias, ministrar um programa de treinamento, começar um negócio novo ou mesmo construir uma pousada nova, são exemplos de projetos que milhões de pessoas desenvolvem diariamente.
Escopo:
O Escopo é o produto final, de todo o projeto. É uma combinação de todas as tarefas individuais e de seus objetivos. Apesar de incompleta esta definição atenderá os objetivos deste tutorial.
Tarefas:
As tarefas são divisões de todo o trabalho que necessita ser terminado a fim realizar os objetivos do projeto. Normalmente o escopo é decomposto de forma a chegarmos ao nível mais baixo possível que é a tarefa.
Recursos:
Todas as pessoas, equipamentos, materiais ou os serviços que são necessários terminar várias tarefas. A quantidade de recursos afeta o escopo, o prazo e o custo de todo o projeto.

A Tripla Restrição Tradicional
Como todo o empreendimento humano, os projetos necessitam ser executados e entregues sob determinadas restrições. Tradicionalmente, estas restrições são definidas como escopo, tempo, e custo.
São apresentados também como Triângulo da gerência de projeto, onde cada lado representa uma restrição. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar o outro.

Figura 1
A restrição do tempo define à quantidade de horas disponíveis de terminar um projeto. O restrições de custo remete à quantidade incluída no orçamento disponível para o projeto.
A restrição do escopo determina o que deve ser feito para produzir o resultado esperado do projeto.
Estas três restrições freqüentemente competem entre si: o escopo aumentado significa tipicamente o prazo e o custo aumentado , uma diminuição do prazo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.
Freqüentemente a qualidade é relacionada como uma quarta restrição que pode ser afetada quando altera-se as demais, por exemplo reduzir prazo sem diminuir escopo ou aumentar o custo pode ser uma situação onde perdemos qualidade.
A disciplina da gerência de projeto é sobre fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto (não apenas gerente de projeto) além de organizar seu trabalho para atingir os objetivos do Projeto.



A Ferramenta Open Proj


O Open Proj é uma ferramenta opensource (gratuita e de código aberto) que possibilita ao Gerente de Projetos, elaborar um cronograma, que não é um Plano do Projeto, calcular datas, estabelecer cenários, identificar riscos, calcular e visualizar Redes PERT, etc...

O Open Proj é um programa muito similar oa MS Project, e de fato um usuário mediano do Project não terá problemas em utilizar o Open Proj. Um dos principais atrativos é que ele abre arquivos tipo".mpp".

Para baixar o Open Proj você deve acessar o site da Serena, que desenvolveu o Open Proj :


Se você já é usuário do Project, logo após baixar o arquivo e instalar o programa, você poderá abrir seus cronogramas do project e já utilizar o Open Proj sem quaisquer necessidade de conversão, além disso o programa pode ser instalado em português o que facilita bastante. A instalação é simples e o programa é independente de plataforma ou seja mais fácil impossível.
Já usuários menos experientes devem acompanhar o Tutorial que estaremos publicando nas próximas postagens.

Visita Dr. Vladimir Liberzon ao Brasil - Imperdível

No mês de abril estará no Brasil o Dr. Vladimir Liberson, uma das maiores autoridades sobre otimização e riscos em projetos e fundamdor do Spider Management Team (Spider é uma ferramenta de gestão de projetos, talvez uma das mais completas disponíveis no mercado), para uma série de palestras segue o link com mais informações:

http://thespiderteam.com/2009.htm

sábado, 4 de abril de 2009

Ferramentas Gratuitas para Gestão de Projetos

Não é necessário investir em programas pagos para a gestão de projetos, muito menos apelar para cópias piratas!
Você pode ter as mesmas funcionalidades do MS Project com programas open source como o Open Proj, Planner, Gantt Chat e outros...
Vamos começas as atividades deste Blog, fazendo algumas resenhas sobre estas ferramentas.
Mas antes vamos falar sobre ferramentas Open Source, Freeware e onde obter mais informações sobre este tipo de programa.
Open Source Freeware Shareware, uma breve (mesmo) explicação !!!
Programas com licença open source, são programas desenvolvidos por programadores que decidem disponibilizá-los para uso geral, sem esperar uma remuneração por isso, além disso os códigos destes programas estão disponíveis para consulta, podendo ser mudados, melhorados ou customizados, desde que respeitados os direitos do autor original e que não venham a ser distribuidos com fins lucrativos.
Um verdadeiro universo formado por programadores universitários, hobbistas, ou mesmo empreendedores que visam criar um link com potenciais clientes, disponibilizam uma infinidade de produtos para as mais diferentes aplicações, sem qualquer custo, apesar de que muitos solicitam doações de quem quiser.
Já o Freeware, que muitas vezes é uma versão gratuita de um sofware pago, porém bem mais simples, a grande diferença é que você não terá acesso ao codigo fonte, o que não faz muita diferença para o usuário comum, certo ?
Errado!! O grande diferencial do Open Source é que muitos programas são melhorados ou complementados por outros programadores, melhorando ou ampliando suas aplicações.
O shareware é um programa do tipo amostra grátis, que você pode usar com restrições de prazo ou de escopo e sem custo, se você quizer usar todas as funcionalidades deve pagar uma taxa ou ficar clicando em infindáveis janelinhas que o lembram de pagar pelo programa.
O fato é que a ideologia ligada aos programas Open Source remonta ao Linux e todo o conceito de que as pessoas não precisam pagar para usar programas e que os mesmos podem ser desenvolvidos de forma colaborativa, sem custos para a sociedade. Para muitos é uma versão digital do comunismo ( ao menos para a Microsoft), para outros pode ser uma tremenda redução de custos, tudo depende de sua visão de mundo!
Já o software pago oferece todas as garantias de empresa estabelecida e responsável pelo fornecimento de um produto, como na industria tradicional, mas apresenta seu lado oneroso e que nem sempre apresenta uma boa relação custo benefício. Se o seu Windows já travou você já deve ter entendido que nem sempre a vida é tão fácil para o usuário de programas pagos e, principalmente para o usuário residencial que não pode pagar para um suporte adequado, migrar para o software livre não é tão traumático como se pensa.
Assim para o usuário residencial, estudante , profissional liberal e mesmo a microempresa, há programas seguros e com um suporte razoável, sem a necessidade de pagar por isso.
Como posso usufruir do Software Livre ?
Se você for usuário do windows, suas opções serão um pouco mais restritas, mas não muito!
A melhor fonte de programas open source e o site Sourceforge, que é um host para projetos de todos os tipos, são centenas de milhares de projetos e cerca de 2000 com o tag Project Management, mas há ferramentas de scheduling, to-do lists e outros tipod e programs que podem ser utilizados pelo gerente de projetos.
O link é : http://sourceforge.net/ comece sua busca e boa sorte.
Outra base interessante é o Free Sofware Fundation o link é http://directory.fsf.org/
Se você é usuário de Linux, uma ferramenta interessante é o Linux Alternative Project , nest site os programas versão Windows são relacionado às suas alternativas Linux, algumas alternativas têm uma versão Windows, como o Open Office, versão gratuita de todas as ferramentas do MS-Office.
Finalmente se você não é usuário de Linux recomendo à você a distribuição Ubuntu, que pode ser instalada em seu computador de modo compartilhado com o Windows e posso dizer, por experiência própria, que é uma excelente alternativa se você deseja mergulhar no mundo do software livre!
Nos próximos posts estaremos falando mais especificamente das ferramentas de gp !