segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeiro semestre de 2010

Olá!
Que o ano de 2010 seja de realizações para todos vocês!!!
Sejam bem vindos à Unipró!!!
Equipe de Geografia

domingo, 5 de julho de 2009

Correção do simulado-bolsão Unipró do dia 04/07/09

Olá a todos e todas. Trazemos abaixo as questões de Geografia do simulado-bolsão Unipró realizado na manhã do dia 04/07/09, com um pequeno comentário sobre cada questão. Importante que leiam, e entendam caso tenham errado, para ver o que houve. Lembrar que o simulado é um treino, mas que deve ser levado a sério para não errarmos no CEFETES (atual IFES).
O grande problema de muita gente é não corrigir os seus erros, ficando somente por contar quantos acertou e pronto. Quando deveria ser o contrário, ver onde errou e onde melhorar. Bom é isso, segue abaixo:

47- (Udesc) Sobre a vegetação brasileira, é incorreto afirmar:

a) A Mata dos Cocais é uma formação vegetal encravada entre a Floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga. É, portanto, uma mata de transição entre formações bastante distintas, constituída por palmeiras ou palmáceas.
b) Nas áreas mais altas do pantanal matogrossense há campos inundáveis, floresta tropical e mesmo cerrado. O Pantanal, portanto, não é uma formação vegetal, mas um complexo que agrupa várias formações em seu interior.
c) Mata de galeria ou mata ciliar é a que acompanha os rios e lagos, ficando permanentemente alagada. Nela se reproduzem milhares de espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Ela também é conhecida pelo nome de mangue.
d) Os campos naturais são formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. Sua origem pode estar associada a solos rasos ou a temperaturas baixas, em regiões de altitudes elevadas, a áreas sujeitas a inundação periódica ou ainda a solos arenosos.
e) O cerrado é muito parecido com a savana africana; é constituído por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa (que retém mais água).

Sobre a questão: As características da vegetação brasileira, sua relação com o clima e os impactos provocados pela ação humana são temas muito comuns em provas. A letra C está incorreta pois a vegetação de galeria ou mata ciliar não pode ser considerada a mesma coisa que mangue. O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, etc onde haja encontro de águas de rios com a do mar. Já a mata ciliar é uma formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, e nascentes - mas não necessariamente ligado ao mar. Pelo Código Florestal Federal é considerada como "área de preservação permanente".

48- (Pucpr) Considerando-se os dois últimos recenseamentos e as estimativas atuais sobre crescimento demográfico brasileiro, verifica-se:
a) Cresceu a taxa de mortalidade.
b) Diminuiu o número de velhos.
c) Há menos mulheres que homens.
d) Taxa de natalidade diminuiu mas a fecundidade aumentou.
e) Aumentou a expectativa de vida.

Sobre a questão: A população brasileira mudou muito no século XX, principalmente na sua segunda metade. Os recenseamentos a que o texto se refere são os estudos realizados pelo IBGE a cada 10 anos com o objetivo de conhecer mais sobre a população brasileira, ou seja, realizados em 2000 e 1991 (houve um problema e o censo em vez de ser em 1990, foi realizado um ano depois). A resposta correta é a letra E, pois realmente houve um aumento da expectativa de vida no Brasil, ou seja, as pessoas hoje vivem mais tempo do que há 20 ou 30 anos atrás. Apesar da violência que a TV mostra a mortalidade só tem diminuído. Os velhos aumentaram. Ainda existem mais mulheres que homens. Por fim, a letra D está errada, pois tanto a taxa de natalidade (nascimentos em geral) quanto a fecundidade (filhos por mulher) diminuíram.

49- A divisão geoeconômica do Brasil apresenta alguns elementos que se diferenciam da divisão político administrativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a exemplo do (a):

a) Região Centro-Oeste que na diferenciação geoeconômica passa a integrar, na sua totalidade, o Centro-Sul brasileiro, mas que aparece como uma unidade regional na divisão político-administrativa do IBGE;

b) Região Sudeste, a mais desenvolvida do país, está inteiramente localizada no complexo do Centro-Sul;

c) Inclusão do Estado do Tocantins como parte da região amazônica na divisão geoeconômica, enquanto que, na divisão político-administrativa do IBGE, aquele Estado é considerado como fazendo parte da região Centro-Oeste.

d) Inserção da parte oeste do Estado do Maranhão no complexo amazônico e considerada na divisão político-administrativa do IBGE, como fazendo parte da região nordestina.

e) A divisão do país em regiões geoeconômicas leva em consideração as fronteiras dos estados, ao contrário da divisão do IBGE.

Sobre a questão: Como exposto nas aulas, existem diferentes formas de dividir o Brasil em regiões. A mais conhecida é a do IBGE, que divide o Brasil nas cinco regiões que vemos na previsão do tempo na TV e etc. A resposta correta é a letra D, que inclui parte do estado do Maranhão devido suas características físicas e sócio-econômicas como complexo amazônico, e que na classificação do IBGE fica no Nordeste. Só recordando: na classificação geoeconômica um estado pode ter uma parte de sua área numa região e o restante em outra, já na divisão do IBGE isso não ocorre.

50- Considerando as características da hidrografia brasileira, marque a alternativa correta:

a) Apresenta grande quantidade de rios de planalto, que são muito utilizados para a navegação;

b) Os rios da Bacia Amazônica são muito utilizados para navegação e esta bacia cobre grande parte do território brasileiro;

c) A bacia do Rio São Francisco banha terras de outros países da América do Sul e tem grande importância econômica no sertão nordestino;

d) A Bacia Platina é a única totalmente brasileira e nela fica localizada a hidrelétrica de Itaipú;

e) O Brasil é pobre em rios, porém muito rico em águas subterrâneas e lagos.

Sobre a questão: A resposta correta é a letra B, pois realmente na bacia Amazônica os rios são a principal forma de transporte ligando áreas separadas pela floresta. A letra A está incorreta, pois os rios de planalto não são de fácil utilização pela navegação, não sendo assim muito utilizados como diz a opção A. A letra C diz que o rio São Francisco que atravessa o nordeste brasileiro banha outros países...como isso pode acontecer? Rs. Que marcou essa letra tem de ler mais e prestar mais atenção nas aulas. A bacia platina citada na letra D não está totalmente em território brasileiro, atingindo outros países como o Uruguai e Argentina.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Formação da Terra e tectônica de placas - Assista!!!! "DEVER" DE CASA

Deixando para vocês vídeo sobre a formação da Terra e seu relevo. Esse vídeo vai ajudar muito para o entendimento de alguns dos temas que vimos em aula.
O vídeo fez parte da série Poeira das Estrelas que foi transmitido no programa Fantástico (da Rede Globo). Quem narra e explica o vídeo é o físico e professor Marcelo Gleiser.
Vale a pena parar por alguns minutos (só 8 min) e prestar atenção pois serve como uma ótima revisão...deixa o vídeo carregando e só depois assiste...valeu!!abração
Flávio

Boas vindas...

Olá a todos.
Gostaríamos de dar as boas vindas aos alunos do Unipró de 2009, bem como inaugurar esse novo "espaço virtual" que visa servir como mais uma ferramenta de contribuição ao aprendizado/reflexão dos temas relacionados a Geografia e ao mundo em que vivemos.
Por enquanto é isso,
Um abraço
Equipe de Geografia Unipró