Diario de bordo - Gisele Lima

Professora de séries iniciais. Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalho com uma 2ª série no turno da tarde e com alfabetização de cegos no turno da manhã. Participo do grupo da Rede Sul de Educadores Freinet/Peloras RS. Este é um espaço de registo da minha trajetória no CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM”

domingo, janeiro 06, 2008

FINAL DE CURSO

Finalmente cheguei ao final o curso, com a ajuda da orientadora Suzana conclui a monografia e realizei a apresentação no dia 12 de dezembro. Fiquei nervosa mas graças a Deus deu tudo certo, acho que foi uma boa presentação.
Foi muito bom realizar esse curso, uma experiência excelente. Obrigada a todas os colegas, professores e tutores virtuais pelas trocas que proporcionaram o meu crescimento pessoas e profissional.

domingo, junho 24, 2007

APRENDENDO UM POUCO

Faz tempo que não posto nada no meu blog, esta um pouco abandonado, mas quero registar que com a ajuda da Professora Suzana consegui postar o slid, fazia muito tempo que queria aprender, pior que foi muito fácil. Obrigada Suzana. este é um slid simples mas é só para teste, vou tentar melhorar.

domingo, novembro 12, 2006

TAREFAS E REFLEXÕES

Boa noite

Felizmente até onde sei continuo com as atividades em dia. Postei a auto avaliação do PA. Neste trabalho em grupo a distância, o que mais me inquietou e de certa forma continua me inquietando é a dificuldade de interação com o meu grupo, como superá-la diante da diversidade de compromissos que temos e das dificuldades tecnológicas encontradas pelas colegas no decorrer do trabalho. Neste ponto tento me colocar no lugar do mediador, pois este curso tem por objetivo formar multiplicadores que atuaram como mediadores na construção de conhecimento tecnológico de outros professores. Fico indagando como fazer para que o curistas se organize e refleta sobre o uso de seu tempo de forma a dar conta das atividades e principalmente sobre a importância da investir em sua formação, como ajudá-los a solucionar eventuais problemas tecnológicos.


Bem falando de outras disciplinas:
PROA 7 – O filme Cidade acessível é de uma profundidade que foi difícil escrever a reflexão, faz com que a gente se coloque no lugar do outro sem necessariamente ser portador de alguma necessidade especial, considerando os nossos conceitos. O filme muda os paradigmas da sociedade, e organiza a mesma tendo como prioridades aqueles que são por nós considerados deficientes em algum aspecto físico. Mas quando tratamos de inclusão não podemos esquecer dos que são excluido por serem intelectualmente diferentes de nós, e estes não foram incluídos também nesta Cidade acessível.


PROA 3 – esta disciplina me conquistou de forma muito especial, esta semana me organizei para fazer a experiência de Piaget conforme atividade solicitada pela professora Iris. Semana que vem escrevo aqui minhas observações. Comecei a ler o livro “Essas crianças que não aprendem”, indicado pela professora Iris, depois postarei alguns comentários no blog.
Lida rápida no texto “Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender” de José Armando Valente, onde ele levanta a importância da qualidade da ação e da interação do sujeito com o objeto de conhecimento para que ocorra transformação nos esquemas mentais e uma efetiva construção do conhecimento, de conceitos. Levanta também a importância do auxílio de um sujeito mais experiente para facilitar o processamento da informação e da sua organização. O texto permite uma boa reflexão sobre o trabalho com projetos em sala de aula.


Hoje iniciei a atividade integrada de avaliação do mapa conceitual do PA, postei as minhas considerações, esta é mais uma caminhada em direção a superação do problema do meu grupo, a interação. Esta atividade deve ser desenvolvida de modo que nós possamos trocar idéias sobre o mapa conceitual e construir uma nova versão do mapa. Vamos ver se desta vez dá certo.

sexta-feira, outubro 27, 2006

REFLEXÕES E NOVIDADES


Continuo um pouco afastada deste espaço, mas creio que tem sido por causas justas. Durante o mês de outubro apresentei a pesquisa sobre "alfabetização de crianças cegas" no ENAL da PUC e em um evento na FAPA, fou muito legal, sai dos eventos ponsando em alguns conseitos que ainda não tinha considerado e que vão contribuir muito para o andamento da pesquisa. Além disso estava super envolvida com as eleições para direção na minha escola, pois era candidata a diretora, mas também valeu apena pois conseguimos ganhar, a partir do ano que vem terei outro desafio a vencer em relação a educação.


Estou feliz e pode-se dizer aliviada, pois finalmente eu e meu grupo de PA coseguimos estabelecer uma comunicação, não posso dizer que tenhamos estabelecido uma relação de trabalho em grupo propriamente dita já que cada uma de nós posta alguma coisa, mas ainda não discutimos sobre o que postamos, acredito que isso faça parte de nossa caminhada, da construção de nosso conhecimento neste novo paradigma de educação, pelo menos novo para mim. Espero que em um futuro próximo também possamos estar discutido sobre nossas postagens.


Tenho tentado manter minhas tarefas em dia, ainda sou um pouco resistente quanto as postagens nos fóruns, mas confesso que já estou me sentando mais a vontade para escrever naquele espaço. Tenho lido algumas colaborações e questionamentos muito bons.


Os estudos do PROA 3 e 4 tem sido de muita valia para mim, poder aprofundar os estudos de Piaget é de grande significado para a minha área de trabalho, adoraria ter um grupo como o que temos aqui para fazer o mesmo com Vygotsky, pois este venho estudando praticamente sozinha.
Iniciamos o PROA7 referente a Educação Especial, o que também vem ao encontro as questões que tenho me dedicando atualmente.
Esta semana fiquei toda enrolada quando estava fazendo algumas atividades na página do PA quem me socorreu foi a colega Bernadete, ela é excelente colega sempre está pronta para ajudar. Ela me deu um comando para colocar música no PA, ainda não tentei mas vou tentar colocar no nosso.

Quanto ao PROA6 estou esperando pela proxima tarefa.


1ª AVALIAÇÃO: Fiquei contente com a minha avaliação e não só contente como concordo com o Daniel quando diz que não estou sendo muito criativa nas postagens do PA, não estava mesmo, pois só agora estou começando dominar um pouco melhor as ferramentas e conseguindo fazer algumas coisas sem perder muito tempo.


OBS: estou loca para saber como vai ser o trabalho com a professora parceira, pois já fiz o 1ª contato com ela e com a turma. Bem que nós podíamos ter um encontro presencial para falar sobre o trabalho que teremos que realizar nas escolas.

quinta-feira, outubro 12, 2006

DIA DA CRIANÇA

Feliz dia da criança para todos nós.

Tenho corrido tanto que não tem dado tempo para escrever aqui.
Estou adorando ler sobre Piaget,, também as postagens do PROA3 referente a este assunto. Quem trabalha com crianças e alfabetização das mesmas, como é o meu caso não pode estar longe desse teórico.
Tenho trabalhado bastante no PA, como escrevi, em uma das atividades, hoje consigo diferenciar bem um PA de um Projeto de Pesquisa e parte do PA se transformou em um Projeto de Pesquisa para mim.
Ainda falando no PA, como está sendo difícil a interação do meu grupo, não sei avaliar precisamente por que razão, mas tenho algumas hipóteses, só que não posso publicá-las sem antes conseguir trocar idéias com as minhas colegas, acredito que elas também devem ter algumas hipóteses sobre isso.
Semana passada consegui colocar as atividade do PROA 6 em dia, mais uma vez me defrontei com a dificuldade de realizar a atividade 4 em grupo. O que posso dizer sobre isso é que as atividades individuais consigo realizar sem problemas. No que se refere aos Fóruns, no inicio não me sentia muito a vontade para participar, mas agora já superei e consigo participar sem problemas, só não tenho participado mais por que estava muito envolvida no PA.

domingo, setembro 10, 2006

MUITAS DECOBERTAS - VISITE NOSSO PA


Esta foi uma semana de muito trabalho, aproveitei o feriadão para ler e organizar alguns textos. Estou agilizando a postagem no PA, mas ainda peco muito tempo na formatação das páginas, não é bem perder tempo, pois estou aprendendo a utilizar as ferramentas do HTML.

Encontrei alguns artigos muito interessantes na página Ciência e Cognição onde estava o texto sobre o método clinico de Piaget. Já iniciei a leitura do texto, e vou fazer alguns de seus testes com os alunos cegos em fase de alfabetização que estou observando.

Entrei no fórum do PROA4 – Problematizando Aprendizagem e encontrei uma contribuição muito importante para mim, não que as outras não sejam, a da colega Alciléia do PR, ela pesquisa o uso de software para crianças cegas, vou entrar em contato com ela por e-mail.
Esta semana iniciou o PROA6, já dei uma passada por lá, mas não encontrei atividade especifica para a minha turma. Ontem postei a avaliação que o Daniel nos solicitou, sendo assim acho que continuo em dia com todas as atividades.

No decorrer desta semana entrevistei um aluno de 6 anos fiquei impressionada com ele pensa sobre a leitura e a escrita e já faz relações grafema/fonema, é capaz de me dizer todas as letras que usamos para escrever várias palavras (eu falava a palavra e ele me falava como se escrevia), mas como é cego só escreve no computados (DOSVOX) pois ainda não sabe os códigos do braille, entrevistei também a mãe dele. O resultado deste trabalho mais tarde será postado no PA.

Tenho visitado os bloger de várias colegas, em sua maioria estão muito legais, infelizmente eu não consigo fazer muits das coisas que tenho visto, por exemplo: os giff animados, colocar relógio, na verdade são estas coisas estéticas que se faz usando a tecnologia.

Semana que vem vou conhecer a turma com quem vou realizar o projeto de ensino.

SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR, ESTOU PROCURANDO UM LIVRO DE VYGOTSKY: Fundamientos de defectologia . 2ed. Havana, Pueblo y Educación. Ano:1995

terça-feira, agosto 29, 2006

TAREFAS CONCLUIDAS


Estes últimos dias foram bem corridos. Semana passada nos dia 24, 25 e 26 estive em Passo Fundo participando do Fórum Paulo Freire é um espaço de discussão que gosto muito. Nestes dias não tive como ter contato com as atividades do curso.

Dia 20/06 postei a 1ª versão do texto do PROA3, mas no dia 21 entrei no fórum e lí que a orientação ali era mais específica do que a que estava no conteúdo do módulo então entrei em contato com a professora Cleci e ela sugeriu que eu enviasse novamente o texto. Escrevi novo texto pontuando um diálogo fidedigno, como era pedido, achei que era melhor do que reescrever o primeiro. Postei este segundo texto no dia 22/08.

Domingo, dia 27, entrei no PROA4 e lendo o fórum percebo que o professor Paulo tinha colocado um questionamento em relação a minha postagem sobre aprendizagem, então respondi. Novo fórum do PROA4 esta aberto tenho que olhar o material disponível.

Hoje falei com a colega Eliz, fiquei preocupada com ela, pois esta muito desestimulada, diz não estar conseguindo acompanhar, me parece estar com dificuldade de se relacionar com este novo paradigma que é a educação a distância. Entendo ela também estou tendo que romper muitas barreiras para continuar, mas crei que tenho a vantagem de que muitos textos que lei aqui e os próprias discussões dos fóruns estão relacionados com o que vejo e debato no curso presencial que faço na Ufpel. Gradativamente venho me adaptando a esta modalidade a distância, apesar de acreditar, até o momento, que se tiver opção, prefiro os cursos presenciais. Digo até o momento por que esta posição e sentimento, assim como qualquer posição e sentimento, são temporários e não definitivos. É uma questão de acomodação, assimilação adaptação e chegada ao ponto de equilíbrio, ou seja, me considero um ser, inacabado, aprendendo a cada nova situação que aparece ou mesmo com as que se repetem, provocando novas aprendizagens e a possibilidade de mudarmos de opinião sobre algo.

Hoje recebi fiquei sabendo que teremos uma semana para nos organizarmos, sem novas atividades, acho que estou com tudo em dia então vou descansar, estou precisando.