MENU

domingo, 30 de agosto de 2020

O QUE ROLOU #7 (GP da Bélgica)

E Lewis Hamilton venceu mais uma e sem grandes dificuldades. O Grande Prêmio da Bélgica foi marcado mesmo pelo acidente impressionante de Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo e de George Russel, da Williams, além disso, a duração dos pneus também chamaram a atenção. Confira agora os principais acontecimentos da prova disputada em Spa Francorchamps. 

  • PERTO DO TÍTULO E DOS RECORDES 
Lewis Hamilton não dá chance para nenhum piloto e continua absoluto na luta pelo título, pelo sétimo campeonato mundial e pelo recorde de mais vitórias na Fórmula 1. Com a vitória de hoje, Hamilton chega a sua 89ª vitória, falta duas para alcançar o recorde de Michael Schumacher. 
Já Valtteri Bottas, não foi, mais uma vez, uma grande ameaça a seu companheiro de equipe e rendeu mais um momento interessante na corrida quando ouviu um não da Mercedes ao pedir mais potência para a equipe para poder atacar Hamilton. 
Nas entrevistas antes do pódio, Bottas afirmou que não sabia desse combinado. Vale lembrar, que essas modificações de potência do motor, chamado de "modo festa", estarão proibidas já no próximo grande prêmio da Itália, na semana que vem. 
  • IMPRESSIONANTE 
O acidente de Antonio Giovinazzi e George Russel na volta 11 do Grande Prêmio da Bélgica foi impressionante e chegou a preocupar todos os fãs da Fórmula 1. A Alfa Romeo perdeu o controle sozinho e a Williams de Russel foi atingida e também bateu na barreira de pneus. 
Em entrevista a TV Globo, Russel chegou a afirmar que o halo o ajudou a ficar mais tranquilo ao ver o pneu solto se aproximando, embora a peça não tenha batido diretamente na frente de seu carro. 
O fato é que o acidente acabou decidindo os rumos da prova, já que praticamente o grid inteiro foi para os boxes para a única trocas de pneus. 
Confira abaixo o momento do acidente:    
  • GOSTAMOS: 
Do desempenho da Renault e de Daniel Ricciardo: finalmente a equipe francesa teve um final de semana para comemorar. No sábado os dois carros se classificaram em quarto e quinto lugar e hoje conseguiram terminar a prova nas mesmas colocações. Além disso, Ricciardo fez uma ótima prova e conseguiu anotar a volta mais rápida da corrida na volta 44 do Grande Prêmio da Bélgica. 
As expectativas são altas para a Renault no GP da Itália, já que Monza possui características bem parecidas com Spa Francorchamps. 
Ricciado quase consegue seu sonhado pódio com a Renault e repete melhor resultado pela equipe francesa (Reprodução/ Instagram Renault)

Do desempenho de Pierre Gasly: outro que saiu muito bem na prova da Bélgica foi Gasly, que conquistou o título de "piloto do dia" pelos internautas. O francês foi o único a largar de pneus duros e postergar a sua parada nos boxes, com isso conseguiu conquistar a oitava posição. 
Pierre Gasly aposta em uma estratégia diferente, faz boa corrida e conquista o título de Piloto do dia no Grande Prêmio da Bélgica (Reprodução/ Instagram Fórmula 1)


  • NÃO GOSTAMOS 
De mais um vexame da Ferrari: a vida da escuderia italiana não anda nada fácil na temporada atual e o Grande Prêmio da Bélgica veio escancarar isso. Teve troca de pneu mal feita, discussão de estratégia pelo rádios, engenheiros perdidos e pilotos visivelmente insatisfeitos. 
O resultado de isso tudo, junto com um motor bem ineficiente, foi o término da Ferrari bem longe dos pódios, Vettel terminou na 13ª posição e Leclerc terminou na 14ª posição. Que fase.... lembrando que os próximos dois grandes prêmios serão disputados na Itália, haja coração!
Do desempenho tímido da Racing Point: a equipe que vinha fazendo provas e principalmente classificações interessantes não correspondeu as expectativas hoje. Perez até tentou fazer uma estratégia diferente e não parou durante o safety car, mas não funcionou muito não. As panteras cor de rosa terminaram o Grande Prêmio da Bélgica em 9º lugar, com Lance Stroll e em 10º lugar com Sergio Perez. 

Confira os resultados do Grande Prêmio da Bélgica: 
Reprodução/ Twitter Fórmula 1


A Fórmula 1 volta para a sua oitava etapa do campeonato com a realização do Grande Prêmio da Itália, no próximo domingo, em Monza. 

domingo, 16 de agosto de 2020

O QUE ROLOU #6 (GP da Espanha)

 Em um fim de semana para lá de quente em Barcelona, a Fórmula 1 fez uma corrida para lá de morna no circuito de Barcelona. Lewis Hamilton venceu mais uma e os pneus da Pirelli aguentaram bem mais no calor do que se esperava. 

Confira tudo o que rolou em mais um Grande Prêmio da Espanha: 

  • MAIS UM RECORDE 
Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta e sem grandes dificuldades o seu quinto GP da Espanha, o quarto seguido. Com mais essa vitória, o hexacampeão mundial chega a 88ª vitória na carreia e a 156 pódios na Fórmula, superando o recorde que era de Michael Schumacher. 
No campeonato, Hamilton continua isolado na liderança e parece não ter adversários a sua altura, o britânico tem 132 pontos, 37 ponto a mais que Max Verstappen, segundo colocado. É a história sendo escrita. 

Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio da Espanha 2020
Mecânicos da Mercedes comemorar a 88ª vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Espanha (Reprodução/ Twitter Fórmula 1)
  • O OUTRO LADO
Enquanto Hamilton caminha triunfante para o seu sétimo título mundial, Valtteri Bottas não parece estar em condições de desafiar o seu companheiro de equipe. Bottas, que conseguiu a segunda posição no grid, não largou bem e caiu para a quarta posição ainda na primeira volta. 
Ao longo da corrida, o finlandês conseguiu se recuperar, mas pela segunda vez consecutiva termina um grande prêmio atrás de Max Verstappen, da Red Bull, por isso mesmo Bottas ocupa o terceiro lugar no mundial de pilotos, com 89 pontos, seis pontos a menos que o piloto holandês da equipe austríaca. 
  • PILOTO DO DIA 
Depois de duas corridas para esquecer, Sebastian Vettel finalmente voltou a pontuar com uma corrida bem sólida. O piloto da Ferrari fez uma estratégia diferente e fez apenas uma parada. Vettel fez mais 30 voltas com os pneus macios, o composto mais degradável do fim de semana, e conquistou o sétimo lugar. 
Com os seis pontos conquistados, Sebastian Vettel entrou para o clube seleto de pilotos com mais de três mil pontos na Fórmula 1. Atualmente, a lista conta com ele e Lewis Hamilton. Um bom fim de semana. 

Sebastian Vettel completa três mil pontos na Fórmula 1
Sebastian Vettel conquista três mil pontos na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Espanha (Reprodução/ Twiiter Fórmula 1)
  • GOSTAMOS 
Do ritmo de corrida da Racing Point: desde o início da temporada, os carros cor de rosa se classificavam muito bem, mas não conseguiam bons resultados durante a corrida. Hoje, em Barcelona, Lance Stroll e Sergio Perez, que recebeu uma punição de cinco segundos, após ignorar a bandeira azul, terminaram em quarto e quinto lugar. 

Da corrida caseira de Sainz: o único espanhol do grid fez uma boa prova. Sainz batalhou com diversos pilotos na pista e foi melhor que seu companheiro de equipe, terminando a corrida no sexto lugar. 
  • NÃO GOSTAMOS 
De mais um dia difícil para a Ferrari: a vítima da vez foi Charles Leclerc e seu motor, que não aguentou o final da prova e simplesmente apagou na volta 41. O ano não está fácil para a escuderia italiana.   
Do descaso da Ferrari com Vettel: chamou a atenção o relacionamento difícil entre Vettel e sua equipe de engenheiros durante o Grande Prêmio da Espanha. O tetracampeão chegou a perguntar para seu engenheiro o que deveria fazer com os seus pneus e respondeu de volta a seguinte mensagem: 


Engenheiro:
O que você acha sobre irmos até o final com esses pneus? 
Vettel: Ah ******** Eu perguntei isso para você antes! 

O meme de que Vettel é piloto, engenheiro, mecânico e estrategista nunca foi tão real.... 

Confira como terminou o Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona:

Classificação do Grande Prêmio da Espanha 2002
Reprodução/ Twitter Fórmula 1

A Fórmula 1 volta para sua sétima etapa do campeonato com o Grande Prêmio da Bélgica, no próximo dia 30 de agosto, em Spa-Francorchamps.  

domingo, 9 de agosto de 2020

O QUE ROLOU #5 (GP dos 70 anos)

 O GP dos 70 anos da Fórmula 1, realizado em Silverstone, foi marcado por uma boa estratégia da Red Bull, que finalmente quebrou a sequência de vitórias da Mercedes. 

  • NA ESTRATÉGIA 
Max Verstappen ganhou sua nona corrida na na Fórmula 1 no braço e na estratégia. O holandês já ultrapassou Nico Hulkenberg logo na largada e com seu pneu duro da largada conseguiu postergar a sua primeira parada e com isso a Red Bull surpreendeu a Mercedes, que largou de pneus macios. O holandês fez a sua segunda parada no mesmo momento que Valtteri Bottas e ainda voltou na frente. Mais uma corrida incrível do jovem piloto. 
Em um dia atípico, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas disputaram entre si o segundo lugar do GP dos 70 anos. A Mercedes liberou a briga entre os dois e o hexacampeão levou a melhor, que abre ainda mais a vantagem no mundial de pilotos. Com esse segundo lugar, Hamilton iguala o número de pódios de Michael Schumacher, de 155 pódios na categoria. Mais uma vitória do britânico contra os recordes. 
  •  GOSTAMOS 
Da corrida de Alex Albon: finalmente o tailandês teve um bom desempenho novamente a bordo de sua Red Bull, o tailandês largou em nono e terminou o GP dos 70 anos em quinto, bom resultado para quem quer continuar com seu assento garantido para a temporada que vem. 
Da troca dos pneus: Se o GP da Grã-Bretanha já tinha sido bastante interessante por conta dos desgastes de pneus em Silvestone, o GP dos 70 anos, com compostos mais macios, garantiu vários pits e várias estratégias diferentes que garantiram certa emoção e um vencedor diferente para a prova. 
Da corrida de Charles Leclerc: é cada dia mais claro que a Ferrari 2020 não é um carro muito bom, mas o piloto monegasco vem tirando leite de pedra. Hoje, em Silverstone, o dono da carro número 16 fez apenas uma parada e fez uma manutenção muito boa dos pneus, já que foi o único a fazer apenas uma parada. 
  • NÃO GOSTAMOS 
Da corrida de Sebastian Vettel: mais uma vez o tetracampeão teve um fim de semana realmente difícil, ainda nos treinos livres seu motor teve um vazamento bem feio e ontem durante a classificação não conseguiu sequer chegar no Q3. Apesar dos inúmeros problemas enfrentados com a sua Ferrari, Vettel também tem a sua parcela de conta por mais um campeonato ruim, logo na largada, vimos o carro número 5 rodando sozinho. É bom que Vettel fique mais atento já que há mais pessoas interessadas em uma certa vaga na Racing Point para o ano que vem...
Da corrida de Daniel Ricciardo: O australiano foi outro que não soube aproveitar uma boa quinta posição no grid. A Renault também fez três paradas, o que não era mais recomendado, e Ricciardo rodou sozinho em uma disputa contra a McLaren e Aupha Tauri, com todos esses incidentes, Daniel terminou fora dos pontos na 14ª posição.
Da estratégia da Racing Point: Nico Hulkenberg, que fez um final de semana muito bom, também sofreu com uma estratégia ruim de sua equipe. Isso porque a Racing Point, logo no fim da corrida, optou por fazer mais uma parada e colocar os pneus menos recomendados para o fim de semana. Ficou a impressão de que a terceira parada só aconteceu para que Lance Stroll terminasse na frente do alemão... que mais uma vez não conseguiu seu tão sonhado pódio na categoria. 

Confira como terminou o Grande Prêmio dos 70 anos: 
Reprodução/ Twitter Fórmula 1


A Fórmula 1 volta para a sua sexta etapa já na semana que vem com o Grande Prêmio da Espanha, realizado no Circuito da Catalunha, em Barcelona. 

domingo, 2 de agosto de 2020

O QUE ROLOU #4 (GP da Grã-Bretanha)

O 71º Grande Prêmio da Grã-Bretanha estava um pouco desanimado, isso é claro antes das últimas voltas que agitaram e embaralharam um pouco do grid. Mesmo com três pneus, Lewis Hamilton conquista a sua 87ª vitória na Fórmula 1 e fica bem tranquilo na liderança do campeonato, confira agora tudo o que rolou em Silverstone. 
  • SORTE NO AZAR 
Nico Hulkenberg fez uma verdadeira maratona para estar em Siverstone e estar na Inglaterra para substituir Sergio Perez, que foi diagnosticado com coronavírus. Entretanto, o azar já conhecido do piloto alemão adiou a volta de Hulk para uma corrida de Fórmula 1, isso porque sua Racing Point sequer conseguiu largar no Grande Prêmio da Grã-Bretanha. 
Em entrevista ao repórter da TV Globo, Marcelo Courrege, Nico afirmou que o problema que o deixou fora da prova foi um problema hidráulico combinado com um problema de motor. Pois é, a zica é bem forte... 
  • COM EMOÇÃO 
Lewis Hamilton venceu mais uma em casa, mas dessa vez o hexacampeão não teve moleza. Apesar de não ter sido ameaçado por ninguém durante todo o Grande Prêmio da Grã-Bretanha na volta 52 seu pneu dianteiro, assim como de seu companheiro Valtteri Bottas, não aguentou e estorou. Usando toda a sua experiência, Hamilton conseguiu atravessar a linha de chegada a frente de Max Verstappen, da Red Bull, que vinha em segundo lugar a mais de 30 segundos atrás do britânico. 
Na entrevista pós-corrida, o dono do carro 44 afirmou que não estava muito nervoso na última volta pois seu coração estava quase parando. Vale destacar que hoje Hamilton quebrou mais um recorde e agora é o piloto que mais venceu em casa, com sete vitórias em Silverstone, superando Alain Prost que venceu seis vezes na França.

  • TORPEDO 
Daniil Kvyat vinha em uma boa recuperação no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, mas bateu sozinho na 13ª volta. A pancada foi bem feia e foi causada pelo abuso das zebras. O russo ficou bem irritado e descontou inclusive no câmera, que feio...
  • GOSTAMOS 
Do desempenho das Renault: depois de corridas medianas, a equipe francesa tem bons motivos para comemorar. Daniel Ricciardo repetiu seu melhor desempenho com a equipe e terminou em quarto e Esteban Ocon também fez uma ótima corrida e terminou em sexto. 
Da corrida de Pierre Gasly: O francês fez uma ótima corrida e vem mostrando que depois de uma temporada conturbada com a Red Bull, conseguiu se recuperar e vem sendo o principal piloto da Alpha Tauri. Gasly terminou o Grande Prêmio da Grã-Bretanha em sétimo lugar. 
De mais um pódio de Charles Leclerc: apesar das diversas dificuldades do carro da Ferrari, o monegasco conseguiu mais uma vez um pódio para a escuderia italiana com uma corrida segura. 
  • NÃO GOSTAMOS 
Do desempenho ruim de Vettel: o final da temporada de Sebastian Vettel vem sendo dramática e desanimada. O tetracampeão penou na pista foi ultrapassado, mas no final das contas conseguiu somar mais um ponto no campeonato. 
Vale lembrar que Vettel vem tendo problemas com a sua Ferrari desde os treinos livres de sexta-feira. Nos dois treinos havia algo solto e problemas no pedal do carro número cinco. 
Da corrida de Albon: o tailandês continua tendo muitas dificuldades para guiar a sua Red Bull, ontem não conseguiu sequer passar para o Q3 e hoje logo na primeira volta se chocou com Magnussen, da Haas, foi punido e fez uma estratégia diferente para uma corrida de recuperação, terminou dentro dos pontos na oitava posição, mas ainda é muito pouco para quem tem em mãos o segundo carro mais veloz do grid.  

Confira como terminou o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone. 
Classificação do Grande Prêmio da Grã-Bretanha
Reprodução/ Twitter Fórmula 1

A Fórmula 1 volta para a sua quinta etapa para o GP dos 70 anos, também em Silverstone

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Quanto falta para Hamilton alcançar Schumacher?

Com as primeiras corridas dominadas pela Mercedes, o único adversário aparente para Lewis Hamilton é Michael Schumacher, o maior vencedor na Fórmula 1, até agora. 
Os recordes do ex-piloto da Ferrari até pouco tempo atrás pareciam impossíveis, mas Hamilton está muito próximo de superar. 
O recorde de vitórias podem ser igualado ainda este ano na nona etapa do campeonato 2020, no Grande Prêmio de Mugello, quando será comemorado o milésimo grande prêmio da Ferrari. 
Confira abaixo os números completos: 
 

domingo, 19 de julho de 2020

O QUE ROLOU #3 (GP da Hungria)

O grande prêmio da Hungria, conhecido por sua pista travada, rendeu boas disputas de estratégias e dentro da pista. Novamente Hamilton foi espetacular e colocou uma volta no quinto colocado (!), confira o que de principal rolou hoje no Hungaroring: 

  • ABSOLUTO 
Lewis Hamilton conseguiu todos os melhores resultados do Grande Prêmio da Hungria 2020, fez a pole no sábado, sobrou na corrida e conquistou a sua 86ª vitória e ainda anotou a melhor volta da corrida na última volta. Com mais essa vitória, Hamilton ultrapassa Bottas e já lidera o mundial de pilotos. 
Lewis Hamilton conquista com folga sua 86ª vitória na Fórmula 1 (Reprodução/ Instagram Mercedes)

  • ARROJADO 
A corrida de Max Verstappen tinha tudo para ser de muita dor de cabeça, já que o holandês bateu a sua Red Bull ainda na volta de instalação, minutos antes da formação do grid, mas a equipe conseguiu colocar o carro 33 no grid a tempo e o piloto holandês fez uma corrida espetacular. 
Verstappen largou muito bem, segurou Valtteri Bottas de pneus novos e conquistou um ótimo segundo lugar, que o colocou na terceira posição do mundial de pilotos. 
Mecânicos da Red Bull trabalham no carro de Max Verstappen antes da largada do Grande Prêmio da Hungria (Reprodução/ Twitter Fórmula 1)

  • GOSTAMOS 
Do desempenho de Vettel: Não é segredo que a Ferrari está penando para conquistar bons resultados nesta temporada, com um carro que não está completamente desenvolvido e um motor aquém do ano passado a equipe italiana está sofrendo e muito. 
Hoje, no Grande Prêmio da Hungria, apesar de alguns erros o piloto alemão se deu bem e conquistou importantes pontos com a sétima posição. 
Da corrida de Daniel Ricciardo: Apesar de não ter aparecido muito na transmissão, o australiano fez uma boa corrida, depois de uma classificação decepcionante. O piloto da Renault conquistou a oitava posição e ficou na frente das principais rivais da equipe francesa. 
Da recuperação de Albon: O tailandês se redimiu com a equipe e conquistou bons pontos com a conquista da quinta posição. Albon começou a corrida em 14 º. 
  • NÃO GOSTAMOS 
Da estratégia da Ferrari e do desempenho de Leclerc: O monegasco não teve vida fácil na Hungria, se classificou atrás de Sebastian Vettel e sofreu com a estratégia da equipe logo no início da corrida, que preferiu colocar pneus supermacios em vez de macios. 
Já no final da prova, Charles Leclerc foi ultrapassado por Sainz, a bordo da McLaren, e não levou para casa nenhum ponto, que fase....
Saiz ultrapassa Leclerc ao final do Grande Prêmio da Hungria (Reprodução/ Twitter Fórmula 1)

De mais um desempenho mediano de Bottas: O finlandês até tenta, mas não consegue fazer frente a Hamilton mesmo pilotando uma Mercedes. Bottas teve um problema na largada e caiu para sexto, no final da prova até tentou uma estratégia diferente para recuperar o segundo lugar mas faltou um pouco de braço. 

Confira como terminou o Grande Prêmio da Hungria 2020: 
Reprodução/ Twitter Fórmula 1

A Fórmula 1 volta para a sua quarta etapa no dia 2 de agosto para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone 


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Rapidinhas da F1 #40

  • DUPLA CONFIRMADA 
O grid 2021 está começando a se desenhar. Esta semana, a Williams anunciou que George Russel e Nicholas Latifi vão continuar na equipe para o ano que vem. 
Com isso, a renovação de Valtteri Bottas com a Mercedes fica cada vez mais próxima, a equipe alemã deve confirmar sua dupla atual de pilotos para o ano que vem.


  • NÃO PEGOU BEM 
Falando em Valtteri Bottas.... não pegou bem o finlandês ter voltado para Mônaco entre os grandes prêmios da Estíria e da Hungria. A nova orientação, com o protocolo que a Fórmula 1 formulou contra a COVID-19, é que os pilotos se mantenham junto com a sua bolha para o próximo país. 
  • NOVOS RUMORES 
Parece que Sebastian Vettel finalmente está encontrando um cockpit para chamar de seu para a temporada 2021. O rumor mais forte do momento no paddock é que o tetracampeão deverá se juntar a Lance Stroll na Racing Point, que a partir do ano que vem se chamará Aston Martin. 
Racing Point que chegou a negar qualquer proposta a Vettel parece ter mudado de ideia. Na entrevista coletiva de ontem, Vettel comentou sobre o assunto: 
"Rumores se chamam rumores por um motivo. As coisas não mudaram muito só alguns dias depois da Áustria. Não há novidades. Muitas pessoas estão falando sobre a Racing Point porque eles fizeram duas corridas muito boas neste começo de campeonato. No momento, tudo está aberto: pilotar ano que vem, ficar de fora e voltar depois ou não pilotar mais. Não em sinto pressionado para tomar uma decisão agora. Não há nada para anunciar ou mais nada mais concreto para dizer além do fato de que são conversas esparsas". 
O piloto da Ferrari também foi flagrado, nas últimas semanas, conversando com Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull a Alpha Tauri e Toto Wolf, chefe da equipe Mercedes. As negociações realmente começaram.



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mercedes-AMG F1 (@mercedesamgf1) em


  • E SERGIO PEREZ? 
O mexicano tem contrato com a Racing Point para o ano que vem, mas já vem conversando com outras equipes. Os principais possíveis destinos para Perez, que possui um patrocinador bem interessante e generoso, seria a Haas, que ainda não confirmou sua permanência na Fórmula 1, ou a Alfa Romeo, que espera uma definição de Kimi Raikkonen se irá ou não continuar na categoria, já que a outra vaga pertence a Ferrari, que manterá Antonio Giovinazzi. 
  • SENTIU  
Lando Norris também teve que "furar a bolha" da Fórmula esta semana e voltar para o Reino Unido, mas por um bom motivo. O piloto inglês vem sentido várias dores nas pernas, nas últimas provas. 
Segundo Norris, o problema não é nada sério e está relacionado com a grande parada que a Fórmula 1 teve durante o pico da pandemia do coronavírus na Europa. Vale lembrar, que não houve novos treinos de pré-temporada antes do Grande Prêmio da Áustria, há duas semanas atrás. 
  • SEM TOLERÂNCIA 
A FIA anunciou depois do primeiro treino do Grande Prêmio da Hungria que não irá tolerar as escapadinhas que os pilotos andam fazendo para fora da pista. Além do cancelamento dos tempos, quem sair da pista mais de três vezes poderá sofrer uma punição extra, a informação foi dada pela repórter da TV Globo, Mariana Becker, logo no início do segundo treino livre. 
  • CHUVA 
Segundo a previsão do tempo, teremos mais uma classificação e corrida debaixo de água. Os radares meteorólogos apontam que haverá pelo menos chuva moderada para sábado e domingo de atividades do Grande Prêmio da Hungria, quem irá se sair melhor?
  • 25 ANOS
O ano de 2020, também marcará 25 anos que as Mercedes são os Safety Car da Fórmula 1. Para comemorar a ocasião, o perfil oficial da categoria no Instagram, postou uma retrospectivas dos modelos usados, e aí qual é o seu favorito?