sexta-feira, 15 de junho de 2007

FOTOS DO RIO TIETE

Tudo bem, não tem muito a ver com o assunto JQUERY, mais coloquei aqui pro amigos verem, fotos que tirei no dia 15/06/2007 .. Fomos multados dias antes, pela policia ambiental, mais precisava tirar fotos do lugar pra mostrar que o local era visitado por muitas pessoas, e que o crime ambiental estava muito mais enraizado do que uma simples pesca, so que as fotos ficaram legais e o lugar é muito lindo.. Clique no PLAY e ligue o som .. Até +

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Variaveis "publicas" no Javascript e jQuery

Qualquer variavel referenciada com a clausula VAR ( Ex: var brazil = 'carnaval';) é criada e retirada da memoria, quando você efetua a chamada pra sua função, até ai compreensivel e recomendado, agora existe casos que vocë precisa manter valores em variaveis "publicas" para serem utilizados em varias partes do seu projeto, para isso, defina a variavel sem a clausula VAR (Ex: brazil = 'carnaval').
Agora se você definir dessa maneira as variaveis "publicas", dentro da função
$(document).read(function () { brazil='carnaval'});
Ela so vai existir dentro dessa função, então para fazer funcionar corretamente seus scripts, deixe essas variaveis "publicas" definidas, antes da chamada a essa função.
t+

Leitura dos objetos no jQuery

Acabei de descobrir depois de algum tempo de debugação, que o atributo ID utilizado nos campos de um formulario, se não forem referenciados, fazem com que o jQuery não funcione corretamente. No javascript o costume de codificar:

var elem = document.getElementById("nomedoobjeto");

Mesmo escrevendo o codigo assim :

input name="'objform1'"

É reconhecido tranquilamente, agora no jQuery, se você não colocar o ID:

input id='objform1' name='objform1'

Com certeza vai passar um bom tempo pra descobrir o porque que ele não trata o objeto corretamente.

Veja mais informações aqui

t+

domingo, 20 de maio de 2007

Barra de Status no FIREFOX (window.status)

Pra muita gente que não sabe, aqui vai uma dica fundamental, pra quem quer que a mensagem sai na barra de ferramentas do FIREFOX, quando utilizamos a função:

windows.status("Mais por muito menos");


Pesquisando sobre o assunto, depois de muito tempo acabei achando a solução, simples e direta, Entre no FIREFOX vá em:

  1. FERRAMENTAS
  2. OPÇÕES
  3. CONTEUDO
  4. CLIQUE NO BOTÃO AVANÇADO DE PERMITIR JAVASCRIPT
  5. SELECIONE MODIFICAR TEXTO NA BARRA DE STATUS.
E como dizem os meus amigos "E SEJA FELIZ".

t+

Dicas Javascript: Funções setTimeout, setInterval

Em um projeto de slideshow que tive que montar, o projeto rodou normalmente, até que o momento que fui testar no Firefox, ai descobri que a função setTimeout e setInterval, não funcionavam bem.

Primeiramente descobri que tinha que referenciar o objeto window , pois o meu codigo se encontrava assim:

Internet Explorer

  • var vTimer = setTimeout("minhafuncao()",2000);

Funcionava tudo, mais descobri que no Firefox, tinha que ser:

  • var vTimer = window.setTimeout("minhafuncao()",2000);


Tudo bem, era so referenciar o objeto window , mais anos e anos de programação direcionada para um unico Browser, não da pra ficar lembrando toda hora disso, até porque a função citada, não é uma que usamos toda hora.

Por isso utilize sempre a sintaxe do FIREFOX (como mostrado), para rodar nos dois, sem problemas .

t+

Parece simples, mais até acostumar!

Usar a jQuery no dia a dia da programação, realmente faz com que certos hábitos sejam mudados, parece uma nova linguagem no inicio, mais na verdade a abordagem (sintaxe) é diferente, mais com resultados muito melhores, programa-se uma vez só e pronto.

De cara substituir o document.getElementById por $(), já vale pelos bytes que economizamos, senão de computador os da memoria da gente, além do mais, depois que pega a manha fica fácil, veja por exemplo pra acessar e alterar uma propriedade CSS.

Javascript

var ele = document.getElementById("id_objeto");
ele.style.display = "none"; /* sumir com o objeto da tela */

/* Obs: Eu fiz assim porque no Firefox, você tem que referenciar o objeto antes e jogar pra uma variavel para tratar posteriormente, pelo menos não da erro no debugador, agora no jQuery, esquece isso, ele faz sozinho */

jQuery

$("#id_objeto").css("display","");


Observações

  • Utilize sempre o # (cerquinha) para identificar o objeto referenciado pelo atributo ID utilizado nos objetos do seu script HTML.
  • Não esqueça que para utilizar as funções jQuery, em qualquer parte do seu projeto, deve-se ser feita a primeira chamada, não importa em que parte do projeto, através da função $(document).ready(function{ seu script aqui dentro }); uma vez feito isso, em qualquer lugar que você referenciar o jQuery, vai funcionar.
Use a vontade...
t+







quarta-feira, 2 de maio de 2007

Ola Mundo - Primeiro contato

Dentro do HTMLKIT ou do seu editor de codigo fonte, crie um novo arquivo HTML (ele automaticamente cria as tags principais), temos que referenciar sempre a jQuery.js no arquivo HTML que estamos programando, para isso dentro da tag <head></head>, coloque:

<script type="text/javascript" src="jquery.js"></script>

Para executar qualquer comando após o carregamento do arquivo HTML, quer dizer, depois de ler tag </html>, carregar os arquivos de scripts e CSS, nos utlizamos do atributo onload dentro da tag <body>

<body onload='função' > </script>

Assim, após a identificação pelo browser do carregamento e estar pronto para ser exibido o HTML, ele verifica se onload existe e executa as funções ou função.

Encontrei na internet, a função JAVASCRIPT SETTIMEOUT ,que ficava verificando de tempo em tempo se determinado objeto já tinha sido carregado, em seguida processava a função desejada, adotei isso nos meus scripts, porque ia adiantando as configurações e ajustes necessarios para mostrar a pagina e só mostrava realmente quando tinha a certeza que os principais objetos estavam carregados.

Na jQuery, a coisa funciona parecida com o SETTIMEOUT, ele já vai processando as funções desejadas que vocë programou, antes mesmo do total carregamento da pagina. Leia artigo aqui

Utilize para isso, o comando:


$(document).ready( function{});
Sintaxe:
  • $() : utilizado em todas as funções que devem ser referenciadas a jQuery
  • document : expressão que indica o documento HTML
  • ready() : associado a leitura do documento enquanto está sendo carregado
  • function{} : dentro das chaves {}, colocar os comandos javascript ou jQuery que serão interpretados pelo browser (isso mesmo o browser é um interpretador de comandos)

Na verdade, até que não é difícil entender, a instrução $() referencia as funções jQuery, as expressões, marcadores, id, etc. dentro da $(), no exemplo document, vai ser analisada e interpretada pela jQuery, que em seguida atribui uma propriedade/função jQuery (ready) para executar uma determinada função criada pelo usuário.

Vamos a um exemplo completo:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
<title>APRENDENDO jQuery</title>
<meta http-equiv=
"Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">
<script type=
"text/javascript" src="jquery.js"></script>
<script language=
"JavaScript" type="text/javascript">
$
(document).ready(function() {
alert("Ola Mundo");
}
)
//-->
</script>
</head>
<body>
</body>
</html
>

Copie o codigo acima e cole dentro do HTMLKIT, salve o arquivo na pasta onde esta a jQuery.js e execute para ver o resultado.

A mensagem OLA MUNDO, será mostrada.

t+