domingo, 4 de abril de 2010

OS LIONS E A SOCIEDADE

Os Lions não vivendo isolados e sendo as suas actividades de serviço cada vez mais exigentes, o apoio e a colaboração de outras entidades da sociedade onde estamos inseridos é fundamental para a boa prossecução dos nossos objectivos lionísticos.
Importa ainda encontrar meios para melhorar a comunicação e a informação entre os Lions, com vista a dar a conhecer a todos, não só as suas realizações como as realizações promovidas por outros clubes, dentro e fora do nosso Movimento.

segunda-feira, 22 de março de 2010

REFLEXÃO E DIÁLOGO

Nos dias de hoje, no meio de uma sociedade cada vez mais evoluída sob o ponto de vista tecnológico e científico, de progresso material e de consumo desenfreado - por parte de grande parte da população - assistimos também, diariamente, a factos que demonstram à evidência que, apesar da evolução progressiva da Humanidade, a sociedade ainda apresenta, em flagrante contraste - e numa escala muito maior - bolsas de miséria física, espiritual e moral, que formalmente rejeitamos.
Daí que, como Lions integrados num movimento amplo de solidariedade e de acção ao nível internacional, sintamos necessidade de reflectir em conjunto e dialogar numa nítida comunhão de interesses e sentimentos.

BIOGRAFIA DE MELVIN JONES

Melvin Jones, criador do Lionismo e fundador da Associação na sua forma actual, nasceu em Fort Thomas, Arizona, EUA, a 13 de Janeiro de 1879, filho de John C. Jones e de Lydia M. G. Miles. Frequentou o curso secundário em Kahoka e St Louis, Missouri e, mais tarde, o Union Business College e o Chaddock College, de Quincy, Illinois.

Aos 21 anos foi para Chicago trabalhar na corretora de seguros Johnson & Higgins. Entretanto, fundou a sua própria corretora, denominada "Agência de Seguros Melvin Jones", onde trabalhou até 1920, ano em que passou a dedicar-se à Associação a tempo inteiro.

Como secretário do Círculo de Negócios de Chicago, iniciou contactos, a partir de 1914, com outros clubes autónomos dos EUA, para os interessar na formação de uma associação de clubes de serviço.

A 7 de Junho de 1917 conseguiu reunir no Hotel La Salle, em Chicago, representantes de clubes esparsos, do que resultou, posteriormente, Lions Clubs International.

Casou em 29 de Junho de 1909 com Rose Amanda Freeman, sua grande companheira nos trabalhos iniciais para fundação de Lions Clubs International.

Rose foi campeã americana de golf, desporto que praticou até morrer em Junho de 1954. Dois anos depois, contraíu matrimónio com Lilian Radigan, que o acompanhou dedicadamente até ao fim, que ocorreu no dia 1 de Junho de 1961, sendo sepultado no cemitério de Mount Hope, em Flossmoor, nos arredores de Chicago.

Em 1939, foi condecorado com a Ordem de Mérito Nacional de Carlos Manuel de Cespedes, de Cuba, então a maior condecoração concedida a um civil que não fosse Chefe de Estado. Recebeu outras condecorações e citações de numerosos países. Foi representante da Associação na Conferência Internacional de fundação da Organização das Nações Unidas, que teve lugar em São Francisco em 1945.

Como tributo ao grande Lion a quem já tinha outorgado, em 1958, o título de "Fundador", o Conselho de Administração aboliu o cargo de Secretário Geral, que Melvin Jones tinha desempenhado.

in O Lion Sabido, de Áureo Rodrigues e Rui Taveira, 4ª edição, 2003