01) Para isso ser executado com sucesso, o programa CPAU deve ser instalado lá na pasta System32 do windows.
02) Executa o prompt e vá até a pasta onde está o programa que se deseja que seja executado com administrador e execute o comando: cpau -u USUARIO -p SENHA -ex EXECUTÁVEL.exe -enc -file DESTINO.job -lwp
03)Criação do arquivo em lote *.bat na pasta do programa alvo com esse comando salvo. cpau -u USUARIO -p SENHA -ex EXECUTÁVEL.exe -enc -file DESTINO.job -lwp . Salvar o atalho desse arquivo na área de trabalho que está operacional.
SENHA=Senha deste usuário. EXECUTÁVEL.exe=Arquivo .exe que você deseja rodar como administrador. DESTINO=nome do arquivo .job que será criado pelo comando.
🚩Comando 2: cpau -dec -file DESTINO.job -lwp Onde: DESTINO = nome do arquivo .job que foi criado pelo comando anterior.
Se você já tentou excluir um usuário antigo do Windows 10/11, mas a pasta do usuário permaneceu ocupando espaço em seu disco rígido. Vamos explicar como apagar a pasta do usuário que não foi excluída quando a conta do usuário foi removida ou desativada explicada neste link Como desativar a conta de Administrador no Windows 10/11, e que você não pode excluir pelo Explorador de Arquivos.
Vale lembrar que esta dica apaga todo o conteúdo do usuário em questão, que não foi possível excluir pelo Explorador de Arquivos. Além disso, é necessário que sua conta do Windows tenha privilégios de administrador para seguir este processo.
Abra o Executar do Windows apertando no teclado Win + R.
Digite "systempropertiesadvanced" e clique em “OK” ou pressione “Enter” no teclado.
Dentro das Propriedades do Sistema, clique em “Configurações” no campo “Perfis de Usuário”.
Em “Perfis armazenados neste computador”, selecione o perfil que você deseja apagar os dados, que ficará em azul, e clique em “Excluir”. No meu caso, a conta do usuário já foi apagada, mas os dados não haviam sido excluídos.
Ele perguntará se você tem certeza de que deseja excluir o perfil do usuário “Nome do usuário”. Clique em “Sim” para prosseguir. Pronto, os dados deste usuário foram apagados e não vão mais ocupar espaço no HD/SSD.
Verifique se a pasta do usuário foi mesmo apagada. Se não foi, você poderá exclui-la, pois estará vazia. Abra o Explorador de Arquivos e entre em “C:\Users”. Selecione a pasta que deseja excluir e pressione Shift + Del no teclado ou clique com o botão direito do mouse e selecione “Excluir” ou no caso do Windows 11 o ícone abaixo.
Para fazer a sincronização e ter sucesso, o computador deve está no domínio e depois é preciso entrar no prompt de comando com perfil administrador e executar o seguinte comando:
Lembre-se de substituir o uuid-pool pelo que foi retornado no primeiro comando.
Agora vamos obter uma lista dos uuids das vms existentes no servidor.
xe vm-list
O retorno será similar, contendo as seguintes informações:
uuid ( RO) : [uuid-vm]
name-label ( RW): [vm-name]
power-state ( RO): [vm-power]
Precisaremos das informações retornadas em uuid-vm para todas as vms que vamos configurar para auto-inicializar. Substitua a informação no comando abaixo:
Neste artigo irei mostrar como publicar serviços da rede interna ou até mesmo de uma DMZ, usando o range de endereços IP contratado com a operadora de internet.
Solução
As vezes precisamos publicar servidores da nossa rede para serem alcançados através da internet por pessoas que podem estar em qualquer parte do mundo, como por exemplo servidor Web, de Email, VPN, FTP ou qualquer outro serviço. Como temos um link dedicado com uma operadora de internet e neste link temos além do IP WAN atribuído ao pfSense, temos também outros números IP que fazem parte da rede, do nosso range de endereços, então queremos usar alguns destes IP para publicar serviços de alguns de nossos servidores.
No pfSense isso é possível através do uso de VIP – Virtual IP, vejamos como funciona.
Neste cenário eu tenho o seguinte range de endereços IP contratado com a operadora de internet:
Endereço da rede: 192.168.100.96 e Broadcast: 192.168.100.111
Gateway: 192.168.100.97
IP atribuído ao pfSense: 192.168.100.101
Então, vou publicar o seguinte serviço na internet.
Servidor RDP: IP LAN – 192.168.0.10 – IP publicado na WAN – 192.168.100.98
Acesse o menu Firewall > Virtual IPs
Cliquei no botão “+” ao lado para adicionar um novo IP Virtual, em seguida você estará na tela abaixo.
Marque a opção IP Alias, Interface WAN, digite o endereço IP do range WAN que você quer usar na publicação do serviço, coloque a máscara de sub-rede correta, neste caso é /28 e abaixo em Descrição coloque o nome do serviço que está sendo publicado, veja que coloquei como RDP, mas você pode colocar o que achar melhor, como por exemplo: Serviço RDP do Servidor de Aplicação ERP.
Clique no botão Save e em seguida em Apply Changes para aplicar as alterações.
Aqui vemos o VIP devidamente criado.
Depois disso basta ir no Menu Firewall novamente e clicar em NAT.
Clica no botão “+” para adicionar uma nova regra de NAT.
Então definimos aqui, a Interface que tem que ser a WAN por onde os pacotes vão entrar, Protocolo TCP, Destino selecionei o VIP que foi criado com um dos números IP disponíveis no range contratado junto a operadora (192.168.100.98 RDP), Porta de Destino selecionei MS RDP que refere-se a porta 3389 usado pelo serviço de Acesso Remoto do Windows, no IP alvo (Redirect taget port) coloco o IP LAN do servidor a ser alcançado, no caso o servidor que tem o serviço de acesso remoto habilitado e que precisa ser acessado a partir da internet e por fim repito a porta MS RDP e coloco uma Descrição para identificar a regra NAT, em seguida clico em Save.
O NAT foi criado, não esquecer de clicar em Apply changes para que o pfSense aplique a nova configuração, lembro que o pfSense também cria automaticamente a regra de firewall que libera este NAT, por causa da opção Filter Rule Association que mantemos como padrão.
Vá no menu Firewall > Rules, na aba WAN você verá a regra criada.
Conclusão
Neste artigo vimos como publicar serviços na internet, usando um endereço IP público que faz parte do pool de endereços contratado com a operadora, publicamos um servidor RDP com IP público 192.168.100.98 pela interface WAN do pfSense, que por sua vez tem o IP 192.168.100.101 atribuído na sua interface.
Ressalto que este cenário é meramente ilustrativo, por isso usei números IP privados na interface WAN, porém os passos deste artigo servirão perfeitamente em produção real, onde normalmente você tem números IP que começam com 189.x.x.x, 200.x.x.x, 201.x.x.x, etc, em seus endereços públicos.
1.) Digite o seguinte texto no bloco de notas e salve como AjustarHorario.bat na área de trabalho:
net start w32time
w32tm /resync /force
net stop w32time
2.) No menu iniciar digite taskschd.msc + Enter e na janela que se abre clique em “Criar Tarefa”.
3.) Na guia Geral em nome coloque “Atualizar Relógio”, marque a opção: “Executar com privilégios mais altos”.
4.) Clique na guia: Disparadores e clique no botão Novo, No campo Iniciar a tarefa marque a opção: “Ao fazer logon” e clique em ok.
5.) Ai vai na guia: Ações e clique em Novo, no campo Programa\script coloque o caminho onde você salvou o arquivo “AjustarHorario.bat” ou então clique em procurar e localize o arquivo, depois clique em Ok.
6.) Agora reinicie o seu computador e sempre que você ligar vai tar na hora certa (desde que tenha internet)
Queremos entrar como super usuário no momento em que o Linux é carregado. Logo, vamos até a linha linux para colocar essa configuração:
Essa linha nos mostra quando o boot começar.
O GRUB tentará carregar o arquivo do kernel que está em /boot/vmlinuz-4.8.0-36-generic como usuário root (super usuário), em modo de leitura (ro, read only), sem escrever na tela (quiet), apresentando uma tela de carregamento (splash) e o modo gráfico ($vt_randoff).
Mas eu quero poder alterar a senha do meu usuário quando o sistema iniciar. Isto é, quero poder escrever as configurações, então vamos alterar a opção ro (read only) para rw (read and write).
O sistema será acessado via o terminal. Então podemos retirar essas opções que mostram a tela de carregamento e o modo gráfico:
Bem, vamos acessar o sistema pelo terminal… Mas qual terminal?
Precisamos dizer para o GRUB iniciar um terminal assim que o sistema carregar, dessa forma conseguiremos realizar as alterações.
Para isso falaremos para ele iniciar (init) um Shell, como o Bash, um shell muito comum para os sistemas Linux, que está localizado na pasta bin:
Pronto! Configurações realizadas! Vamos dizer para o sistema iniciar com essas configurações. Para isso nós pressionamos Ctrl + x ou simplesmente F10.
O sistema irá iniciar com essas configurações em um terminal já logado como super usuário:
Agora resta apenas alterar a senha do usuário.
No meu caso vou alterar a senha do usuário administrador yuri, então posso dizer para o terminal: “Por favor, altere a senha (passwd) do usuário yuri“:
passwd yuri
Vamos informar a nova senha e pronto! Vamos reiniciar o computador para instalar nosso programa.
Queremos executar (exec) o comando init, que está localizado na pasta /sbin/init, passando como parâmetro o nível 6 (reiniciar):