Remir o Tempo

Publicado: 17 de janeiro de 2012 em Uncategorized


“Se você não tem tempo para fazer o que deveria estar fazendo, é porque gasta tempo com o que não deveria estar fazendo”. Ouvi essa frase de um homem de quem já fui discípulo: Edson Barbosa. Ela me marcou e mudou a minha vida. Percebi que muitas coisas não são atingidas, não porque são difíceis, mas porque as prioridades não são respeitadas.
Tenho um emprego secular e pastoreio uma igreja. Durante certo tempo fazia ainda um curso complementar para validar o meu bacharelado em teologia. O tempo era escasso. Gosto de, após um dia complicado no trabalho ou na igreja, simplesmente fazer algo sem importância, que não me obrigue a pensar muito. O Espírito Santo, porém, lembrou-me a frase do início dessa meditação durante meio ano. As tarefas se acumulavam e o tempo apertava. Toda vez que pensava em “relaxar” o Espírito Santo me lembrava de remir o tempo. Deixei os meus hobbies e me dediquei ao que tinha de fazer. Venci as pendências e me senti realizado.
Há muitos que reclamam de não achar tempo para orar ou ler a Bíblia e se ressentem de fraqueza espiritual. Precisam saber que não se pode apenas “encontrar” um tempo disponível para essas coisas, mas, sim, “tirar” tempo para a essencial comunhão com Deus. Quem se aplica ao essencial não terá de correr para recuperar as coisas que perdeu no meio do caminho, como a paz interior, a certeza da aprovação e do amor de Deus, ou a sabedoria para vencer nas provações.
Já tirou tempo para Deus hoje?

Josias Brepohl

O Caminho para a Paz

Publicado: 1 de janeiro de 2012 em Uncategorized

Hoje se comemora o dia mundial da paz e o mundo tem procurado desesperadamente por ela. Para o mundo, é dela que precisamos. Então abordarei como chegar a ela através do amor ensinado por Jesus Cristo.
Sim! Jesus nos ensinou tudo sobre como viver uma vida feliz, próspera e de paz nesse mundo tão atribulado e cheio de pecados. A Bíblia nos diz que por onde Jesus passava, Ele pregava as boas novas do Reino e realizava muito milagres.

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9.35,36)

Jesus era cheio de amor por aquele povo que, sabia Ele, iriam mais tarde gritar “Crucifica-O!”. E até mesmo naquele momento de sofrimento intenso que era a crucificação Ele não desistiu de morrer em nosso lugar para purificar-nos e ainda orou a Deus pedindo “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.” (Lucas 23.34)

Quando Jesus veio ao mundo para viver como homem, Ele provou que é possível viver uma vida sem pecados e em suas pregações ensinou sobre como viver uma vida de perfeita integridade nessa Terra. Ele reforçou cada um dos mandamentos que foram entregues ao povo na época de Moisés e ainda muito mais!
Mas uma das coisas que mais chamam a minha atenção em todas as mensagens que Jesus nos deixou está em Mateus 22.37-40 e Marcos 12.28-31. Quando um dos mestres da Lei lhe perguntou qual era o mandamento mais importante, Jesus respondeu que o primeiro e maior mandamento é “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. E o segundo mais importante é “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Vocês conseguem entender a profundidade desses mandamentos?
Jesus nos ensinou que para haver paz precisamos amar o nosso próximo como a nós mesmos, e este não é um mandamento fácil de ser cumprido por nós que somos seres humanos falhos, pois teimamos em amar a nós mesmos acima de tudo. E acredito que quando amamos a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento, o amor ao próximo vem como consequência, pois quem não ama ao seu próximo não pode amar a Deus. E quem ama ao seu próximo preza pela paz, não é mesmo? E não faz diferença se esse próximo te ama ou te odeia, o mandamento não muda!

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhe façam, façam também vocês a eles. (…) Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.” (Lucas 6.27-31,36)

Em tudo Jesus demonstrou amor. Ele foi tão amoroso, misericordioso e tão coerente em seus ensinamentos que nem mesmo os chefes dos sacerdotes e nem todo o conselho dos principais líderes do povo judeu conseguiam achar um motivo para condená-Lo, embora muitos tenham testemunhado falsamente contra Ele. (Mateus 26.59,60 e Marcos 14.55,56)

E pra terminar, gostaria de deixar aqui uma passagem para meditação pro ano inteiro:

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro, nem egoísta, não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.” (1º Coríntios 13: 4-8)

Então se você tem esse amor que Jesus nos ensinou, você tem a paz. E se você tem a paz, o mundo ainda tem chance, pois a paz começa em mim e em você. Ela começa no coração das pessoas que querem seguir o caminho do amor ensinado por Jesus.

Anne Beatriz Cruz

P.s.: Quem quiser saber um pouquinho mais sobre o que a Bíblia nos fala sobre o amor, leia Romanos 12.9-21. =)

A Segunda Vinda de Cristo

Publicado: 30 de dezembro de 2011 em Uncategorized


Nem tudo vai bem no mundo. Com tantas tempestades, enchentes, incêndios, terremotos, violência, assaltos, sequestros e corrupções, as autoridades tornam-se impotentes – quando não são elas que fomentam desordens, provocando guerras e confusões. Haverá quem ponha ordem na casa? Só mesmo o Senhor Jesus Cristo. E Ele prometeu voltar. Quando? Ninguém sabe. Jesus disse que deveríamos estar atentos aos sinais dos tempos. Ele nos aconselha a olharmos para a figueira. Quando seus ramos se renovam, e suas folhas começam a brotar, o verão está próximo. A figueira é o símbolo da nação de Israel. Para saber da proximidade da segunda vinda de Jesus, atentemos a tudo quanto acontece com Israel. Desintegrada e retirada de sua terra (cujo nome o imperador de Roma, Adriano, mudou de Israel para Palestina) em 70 d.C. e foi espalhada entre as nações. Desde 1948, Israel retorna e forma novamente a nação. É a figueira a lançar brotos e folhas. Não concordamos com tudo o que se desenrola entre judeus e palestinos. Mas Deus diz: Eles serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus e os governarei com justiça e fidelidade (Zc 8.8). A figueira ressuge como nação e alvoroça a humanidade. Esse alvoroço é sinal da proximidade da volta do Senhor Jesus Cristo. Eu sou dos que esperam por Ele e, por isso, faço minha a última oração da Bíblia. Amém. Vem, Senhor Jesus! (Ap 22.20)

Helmuth Matschulat

Por que Jesus teve de Nascer numa Estrebaria?

Publicado: 23 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos nascem em local impróprio. Mas por que Jesus teve de nascer numa estrebaria e teve por berço uma manjedoura? Esse local mostra que Jesus veio para ser mesmo bem humano: Jesus abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos (Fp 2.7a). Jesus nasceu para resgatar a humanidade. E onde vive a humanidade? Embora uma parte viva na riqueza e no luxo material, a corrupção morral corre solta. Ricos ou pobres, sábios ou ignorantes, quando sem Cristo, vivem em chiqueiros do aviltamento moral, presos ao pecado. Deus não se agrada da morte de ninguém. Por isso, Jesus nasceu para ser o Salvador de cada um que o aceita como Senhor. Daí o apelo de Jesus: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas (Mt 11.28a). Jesus não oferece apenas uma reforma ou um remendo novo para um vestido velho. Ele nos oferece vida nova. Jesus nasceu num estábulo para oferecer vida aos que jazem nos charcos do pecado. Jesus oferece libertação para quem vive na escravidão do pecado. Jesus veio para ser caminho para todo aquele que não tem alvo e direção na vida. Deus se deu a conhecer ao homem por meio de Jesus, seu Filho. Receba-o como seu Salvador.

Helmuth Matschulat

Senhor Deus, Tu o Sabes

Publicado: 11 de outubro de 2011 em Uncategorized


Deus mandou que Ezequiel profetizasse ao vale de ossos secos (Ez 37), representação da casa de Israel, e os ossos reviveram em duas etapas. Primeiro, houve a restauração física: os ossos se cobriram (…) porém não havia respiração nos corpos. Depois, veio a restauração espiritual: o Senhor Deus está mandando (…) soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam. Essa visão fala sobre as tribulações da vida. Deus não nos leva apenas a lugares prazerosos, mas também para desertos e vales de ossos secos: situações de dor, desertos sem água ou alimento. Parece que não há mais jeito, não conseguimos reagir. Isso é um engano! Jesus pode fazer-nos levantar a cabeça, olhar para o alto e profetizar: – Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Deus nos pergunta: – Seus sonhos e esperança poderão reviver? Jesus nos restaura a vida se cremos. A segunda etapa vem pela fé ao crer que Deus agirá com poder! Ele nos questiona para que digamos: – Senhor, meu Deus, só tu sabes. A resposta do profeta revela consciência da situação e de quem é Deus. Só Deus pode tirar-nos desse vale. Na linguagem profética, o “vento santo”, o “sopro de Deus”, é o Espírito Santo. Quando os discípulos, fechados numa sala, com medo, receberam o sopro de Deus, ganharam nova vida! Esse sopro traz vida ao desanimado e abatido. Quem recebe o “oxigênio” de Deus é transformado e ganha a vida que há em Jesus. Profetizemos e respiremos a vida de Deus! Essa é a chave da vitória!

Daysi O. Gonçalves

Festival do Crepe no Palito

Publicado: 7 de outubro de 2011 em Uncategorized

Sábado, dia 15 de outubro de 2011.
Na Igreja Aliança Cristã e Missionária do Núcleo Bandeirante
(3ª Av. Área Especial 5 Lote J – Núcleo Bandeirante)
A partir de 20:00hs
Valor: R$ 2,00 cada.
Todo o valor arrecadado será destinado a Missões – Projeto Portugal!
Telefone: (61) 3552-2080

Conexão 2011

Publicado: 2 de outubro de 2011 em Uncategorized

O CONEXÃO 2011 foi idealizado com a finalidade de despertar os jovens para o Reino de Deus. Este é o inicio da nova fase dos congressos nacionais de jovens da Aliança.
A nossa mocidade quer transformação no meio em que vivemos e, principalmente, na vida de nossos amigos e familiares não-crentes. Foi por isso que Deus, com toda a sua misericórdia, fez ressucitar em nossos corações o desejo de nos reunirmos para compartilhamento, oração e consagração.
Pastores que viram adolescentes participarem dos congressos da Mocidade da Aliança no passado hoje têm a oportunidade de vê-los como líderes nesse evento de 2011.
Se você acredita em mudança, em evolução e, o mais importante, na salvação por meio de Jesus Cristo, venha fazer parte desse grupo de pessoas que não se conformam com o mundo.
O 1º passo para a conexão entre Deus e os homens já foi dado há mais de 2 mil anos… junte-se a nós nessa caminhada!
Informações sobre o CONEXÃO 2011: https://jovensalianca.wordpress.com/2011/09/07/conexao-2011/

Equipe Conexão 2011

Deus Sabe

Publicado: 22 de setembro de 2011 em Uncategorized

Deus sabe por que nosso futuro está escondido. Para Deus, seria fácil dar-nos um sexto sentido que nos ajudasse a ler pensamentos ou a prever o futuro. Imagine que, um dia, alguém viesse até nosso berço e profetizasse o futuro para nossa mãe: “- Essa criança viverá as horripilantes guerras mundiais, uma apavorante explosão populacional e uma fome mundial; não haverá dia alegre ou tranquilo. Sofrimento, necessidade, pobreza e medo serão o seu pão de cada dia.” O coração da mãe seria despedaçado por tal previsão. Deus veda o futuro, porque não poderíamos suportar o peso que nos sobreviria. Deus nos toma pela mão e nos dirige, quando nos deixamos dirigir por ele, dia a dia, ano a ano, através de todas as tempestades da vida, de modo que não venhamos a sucumbir. O homem que procura garantias no horóscopo, na leitura de cartas ou da mão apenas conseguirá tornar-se superficial e irresponsável. Assim é o coração humano. E aquele a quem for profetizado maus dias para breve ficará deprimido e desanimado. Ele não será ajudado em coisa alguma – muito menos, emocionalmente. Em relação a crendices, ocultismo e espiritismo, há um sinal de aviso: – Cuidado! Mantenha distância! Quando aprendemos a confiar nossa vida a Deus, ficamos, então, ligados a ele e podemos gerenciar nosso caminho através dos anos, passo a passo, sem adivinhações.

Traduzido, condensado e adaptado por Josias Brepohl de Volksblatt, nº1, 1992, Blättermission Landli

Conexão 2011

Publicado: 7 de setembro de 2011 em Uncategorized

Preletores:

Fernando Pedro – Pastor da Comunidade Aliança da Igreja de Lagoa Santa – MG
Jurandir Yanagihara – Pastor da Igreja Aliança do Paraíso – SP

Inscrições até o dia 20 de outubro.
VAGAS LIMITADAS!
Garanta sua vaga enviando inicialmente seu nome e o da sua Igreja para acembras@gmail.com
Os dados devem ser confirmados até o dia 20 de outubro, caso contrário, a inscrição será cancelada.

Dados para inscrição:
– Nome completo;
– Data de Nascimento;
– RG (órgão expedidor);
– CPF;
– Telefone;
– Dados do vôo (chegada e saída de Brasília) e Cia Aérea.

Informações complementares:
– Horário para chegada no aeroporto de Bsb: sábado (12/11) até 13hs*;
– Horário para retorno: terça-feira (15/11) após 12hs*;
– Trazer roupa de cama e banho;
– Idade mínima: 15 anos completos até 12 de novembro. SEM EXCEÇÕES.

*Qualquer exceção deverá ser comunicada com antecedência.

Galerinha de Brasília, qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: jovensalianca@hotmail.com

O Prêmio da Nova Vida

Publicado: 5 de setembro de 2011 em Uncategorized

“O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente nesta direção que ele vai dirigir a sua cortada. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi derrotado. Finda-se o jogo sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra – pois o que se deseja é que ninguém erre. E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos…”

(Fonte: http://www.rubemalves.com.br/tenisfrescobol.htm)

Eu não estou afirmando que já venci ou que já me tornei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois Cristo Jesus já me conquistou. É claro, irmãos, q eu não penso que já consegui me tornar perfeito. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam diferente, Deus vai esclarecê-los. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora. Filipenses 3.12-16

Muitas vezes competimos com nossos irmãos em Cristo. É humano. Mas a Bíblia nos fala que a nossa vida cristã não é baseada em competição e sim, baseada em cooperação. Nós temos a tendência de competirmos uns com os outros. Por um lado é bom, pois faz com que nos esforcemos bastante, no entanto, se competirmos uns com os outros não chegaremos a lugar nenhum!

Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas se vocês se mordem e devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. Gálatas 5.14-15

Precisamos entender que todos ganharão o prêmio. Nessa carta Paulo incentiva a todos para correrem atrás do prêmio, que é para todos. Portanto, não olhe o seu irmão como adversário, mas como cooperador e colaborador na obra de Deus. Se ele foi abençoado com alguma coisa, não fique com ciúmes, mas se alegre de coração. Se ele está passando por alguma dificuldade, não se alegre, mas chore com ele. Deus guardou um prêmio para cada um de nós; ninguém foi excluído.
Lembre-se que você não é perfeito e que ninguém no mundo é. Lembre-se de que ninguém merece de fato o prêmio, e que só o receberemos pela graça de Deus porque todos são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; não há distinção, pois todos são um em Cristo Jesus. (Gl 3.26-28). Precisamos aprender a “lição do frescobol”.

Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1.12-14

Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Hebreus 12.28a

Anne Beatriz Cruz