Pesquisa em Foco

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que você acha sobre a Divisão do Estado de Mato Grosso?

sábado, 4 de junho de 2011

Foto: Gilmara Costa 



No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
Em Luciara a data foi comemorada com passeata, através de iniciativa da Escola Estadual de 1º grauHumberto Castelo Branco e contou com a participação das Escolas Juscelino Kubitschek e Escola Indígena Hadori.
Segundo o Coordenador da Escola Humberto Castelo Branco, Honório Alencar, a conscientização é a melhor maneira de trabalhar o assunto com os adolescentes.
O movimento contou também com apresentação do músico local, Zé Pequeno que cantou diversas músicas de autoria própria com alusão ao meio ambiente e ao município de Luciara.
Os alunos e profissionais da educação, percorreram as ruas e avenidas da cidade, com cartazes e faixas contendo informações sobre a natureza.
Luciara é um município que fica a aproximadamente 1.170 km da capital Cuiabá ás margens do Rio Araguaia e dotado potencial turístico.

Fonte: Gilmara Costa

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sindicato dos Servidores de Publico de Luciara Realizam Manifesto para implantação do PCCS


Fotos Prof. Claudilene



O Sindicato dos Servidores Públicos de Luciara (SINSPULL) juntamente com o Vereadores Daniel e a Vereadora Elizath, fizeram (20/05) manifesto para o enquadramento dos servidores da educação e a criação do PCCS (Plano de Cargo de Carreira Salarial), dos demais servidores.

            Segundo as informações da Diretoria do Sindicato (SINSPULL) Erondina e Fausto Filho relatam que no Município de Luciara praticamente todos os funcionários efetivos tem como remuneração um salário mínimo, até mesmo os servidores com mais de 15 anos de serviços prestados ao Município de Luciara.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Prefeito de Luciara ameaça morador com pedaço de concreto



A vereadora Elizeth Nunes (PMDB) de Luciara esta acusando o prefeito Parassu de tentar agredir seu marido com um pedaço de concreto na manhã de  hoje, dia cinco de abril.
Em conversa por telefone a legisladora disse que estava acompanhando sua tia de 90 anos, que foi encaminhada para tratamento médico em São Félix do Araguaia, quando a ambulância parou no posto de combustíveis do prefeito e pediram para ela assinar a nota do abastecimento.
Como ela se recusou os funcionários chamaram o dono e prefeito, que chegou ao local tirando fotografias e acusando Elizeth de estar usando o cargo de vereadora para usufruir do patrimônio público.
Com a confusão a vereadora chamou seu marido Laudemiro que foi recebido pelo prefeito com ofensas, e com os ânimos alterados Elizeth afirma que o prefeito teria ameaçado de jogar pedras contra seu esposo.
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de policia civil da cidade e depois da confusão a ambulância seguiu viagem para São Félix do Araguaia.


Fonte:Agência da Notícia com Leandro Trindade

quinta-feira, 31 de março de 2011

Escola de Luciara faz manifesto contra ensino médio multisseriado

            

 

Gilmara Costa/Assessoria de Imprensa 

 

        Alunos, Professores e Direção da Escola Estadual de Ensino Médio Juscelino Kubitscheck fizeram  (30/03) manifesto contra a decisão tomada pela SEDUC de tornar as salas multisseriadas, ou seja, várias classes em uma única sala.

        Segundo o último censo do IBGE, Luciara possui hoje 2405 habitantes o que consequentemente torna o município como um dos menores do Estado.

        Atualmente 116 alunos estão matriculados na Escola JK divididos nos turnos matutino (ensino regular) e noturno (EJA) o que levou a Gestão Escolar de Educação da Secretaria de Estado de Educação a tomar a decisão de tornar as salas multisseriadas. 

       Segundo informação da Diretora da Escola Elaide Araújo esse sistema torna o ensino inferior ao que é oferecido hoje, prejudicando assim, todos os alunos da escola.

        A possibilidade de junção de turnos e turmas tem provocado instabilidade política-pedagógica na escola e preocupados com a qualidade do ensino médio no município, foi solicitado através do secretário de Formação da subsede do Sintep de Luciara, José Raimundo Ribeiro – Zecão, apoio junto ao SINTEP para que seja resolvido o problema o mais rápido possível.

      A comunidade Escolar mostrou sua indignação através de passeata pelas ruas da cidade, parando em pontos estratégicos como, assessoria pedagógica, prefeitura e câmara municipal visando um apoio por parte do governantes municipais no sentido de que os mesmos interfiram juntos em sua solicitação.

      O SINTEP se manifestou através de seu presidente, Gilmar Soares Ferreira, com a seguinte declaração “a constituição de turmas multisseriadas é um grande retrocesso pedagógico, o sindicato espera que as questões sejam encaminhadas, de acordo  com a justificativa da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, como nos anos anteriores, de modo a respeitar o projeto político-pedagógico da escola.