segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A leucemia

Introdução à leucemia: Encontramos bastante pertinência no estudo da Leucemia Infantil uma vez que a leucemia é a doença oncológica que mais afecta as crianças e, como cancro que é, implica danos profundos a vários níveis (podendo ter repercussões a nível desenvolvimental).


Leucemia

*A leucemia é um cancro do sangue ou da medula óssea.

Sintomas:
*Dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação são causados pelo comprometimento do SNC.

Tipos de leucemia:
*Leucemia Aguda: é caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue.

*Leucemia Crónica: é caracterizada pelo aumento de células maduras mas anormais.


*Leucemia mielóide aguda: Este tipo de leucemia afecta pessoas de todas as idades, mas principalmente os adultos. A exposição a doses elevadas de radiação e o uso de quimioterapia contra o cancro aumentam a probabilidade de leucemia mielóide. As células leucémicas acumulam-se na medula óssea, destruindo e substituindo as que produzem as células normais do sangue. São libertadas na circulação sanguínea e transportadas para outros órgãos, onde continuam a crescer e a dividir-se. Podem originar tumores pequenos na pele ou sob a mesma e provocar meningite, anemia, insuficiência renal e hepática e lesar qualquer outro órgão.

Tratamento:
*Consolidação (tratamento intensivo com substâncias não empregadas anteriormente);

*Reindução (repetição dos medicamentos usados na fase de indução da remissão)

*Manutenção (o tratamento é mais brando e contínuo por vários meses).

Células de leucemia:
*Nas pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anómalos; estas células anómalas são células de leucemia. No início, as células de leucemia funcionam quase normalmente. Com o tempo, ultrapassam, em número, os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Torna-se, assim, difícil o sangue conseguir realizar a sua função.

Células do sangue normais:
*As células do sangue formam-se na medula óssea. A medula óssea é a substância mole que existe no interior dos ossos.
*As células do sangue, quando imaturas, chamam-se células estaminais. A maioria das células sanguíneas, amadurecem (maturam) na medula óssea e seguem, depois, para os vasos sanguíneos. O sangue que corre através dos vasos sanguíneos e do coração, chama-se sangue periférico.
*A medula óssea produz diferentes tipos de células sanguíneas. Cada tipo tem uma função especial:
*As células sanguíneas brancas (glóbulos brancos) ajudam a combater as infecções.
*As células sanguíneas vermelhas (glóbulos vermelhos) transportam oxigénio para os tecidos, através de todo o organismo.
*As plaquetas ajudam à formação dos coágulos sanguíneos, que controlam as hemorragias.












Principais procedimentos médicos no tratamento da leucemia.
*Cateter Venoso Central: A implantação de um cateter de longa permanência em uma veia profunda.

*Transfusões: Na fase inicial, os pacientes recebem, quase diariamente, transfusões de hemáceas e de plaquetas, enquanto a medula óssea não recuperar a hematopoese.



*Punção lombar: A medula espinhal faz parte do sistema nervoso que tem a forma de cordão e por isso é chamada de cordão espinhal. A medula é forrada pelas meninges (três membranas). Entre as meninges circula um líquido claro denominado líquor. A punção lombar consiste na aspiração do líquor para exame também é feita para injecção de medicamento com a finalidade de impedir o aparecimento de células leucêmicas no sistema nervoso ou para destruí-las quando existir doença nesse local. É feita na maioria das vezes com anestesia local e poucas vezes com anestesia geral. Nesse último caso, indica-se quando crianças de pouca idade são muito agitadas e não cooperam com o médico.

*Melograma: É um exame de grande importância para o diagnóstico e para a avaliação da resposta ao tratamento, indicando se não são mais encontradas células leucêmicas na medula óssea (remissão completa medular). Esse exame é feito sob anestesia local e consiste na aspiração da medula óssea seguida da confecção de esfregaços em lâminas de vidro, para exame ao microscópio. Os locais preferidos para a aspiração são a parte posterior do osso ilíaco (bacia) e o esterno (parte superior do peito). Durante o tratamento são feitos vários mielogramas.





*Aí iremos publicar um vídeo para verem o quanto é importante ser afectuoso para as pessoas que têm leucemia.
http://br.youtube.com/watch?v=uVlNnMMKv98