Feeds:
Posts
Comentários

Um caixão simbolizou o enterro da corrupção na tarde deste domingo (15) durante protesto de moradores em Santa Rita do Sapucaí(MG).

Segundo os organizadores, a mobilização reuniu 2,5 mil pessoas.

Durante o protesto, que começou por volta de 14h30 e terminou uma hora depois, os moradores saíram da Praça de Santa Rita e seguiram pelas ruas principais do município.

“Nosso objetivo é fazer o enterro simbólico da corrupção, para enterrar tudo de errado que está acontecendo no país. Nós queremos mudança, que a corrupção acabe e que o Brasil volte a crescer novamente”, disse um dos organizadores do movimento, Giácomo Costanti.

VEJAM MAIS FOTOS – CLIQUE AQUI

 


Francisco Rodrigues Garcia, nasceu em 09 de Março de 1.911, morou por toda a sua vida na Avenida João de Camargo.

Seus pais Antônio Rodrigues e Conceição Garcia de Souza.Seu pai era de Natércia e trabalhava na construção civil.

Dona Conceição era dona de casa e vivia atenta com um dos seus cinco filhos que como ele mesmo dizia, “fazia arte pra burro”.

Chiquito Garcia, como era chamado estudou por três anos e começou a trabalhar na selaria de um senhor chamado Avelino.

Como seleiro ficou por um ano e meio.Não gostou da profissão e tempos depois se interessou por mecânica de automóveis. Foi aprender o ofício com um mecânico chamado Carrara que era de Pinhal SP.

Por 10 anos Chiquito Garcia mexeu com automóveis, o que possibilitou a ele a aquisição de um Chevrolet, ele adorava automóveis.

Depois de sua experiência com automóveis, Chiquito Garcia começou a trabalhar na Cerâmica Regina, onde em três anos aprendeu o bastante para montar, ao lado de dois sócios a Cerâmica Rennó, que ficava na Fazenda Rennó. A empresa fabricava, 10 mil telhas por dia além dos tijolos e distribuía seus produtos para toda a região.

Chiquito Garcia deixou a cerâmica, saiu da sociedade, e ingressou na Prefeitura Municipal, onde por 20 anos trabalhou como “patroleiro”.

Foi casado por 65 anos com Adolfina Lúcia Borsato Garcia, viveu por mais de 40 anos na mesma casa ao lado da Igreja São Benedito, casa essa, construída por ele mesmo.

O casal Chiquito e Dorfina tiveram dois filhos Iveta e Paulo; 6 netos e 7 bisnetos.

Nosso querido Chiquito Garcia, faleceu em Janeiro de 2.005.

Edmundo Prado Moreira, nasceu em Alfenas e registrado em Machado, em 30 de maio de 1901.Estudou as primeiras letras, com os pais Joaquim Leopoldino de Souza Moreira e Eurídice do Prado Moreira na Fazenda do Jambo, em Machado.

Iniciou os estudos, curso primário em 1912 no Grupo Escolar Cel José Bento.

Foi transferido a partir de 1913 para Santa Rita do Sapucaí, para estudar no recém formado Instituto Moderno de Educação e Ensino, pelo Professor João de Camargo. Concluiu o curso em 1920.

Realizou exames parcelados no Colégio Pedro II (Externato, no Rio de Janeiro).

A partir de 1920 foi matriculado após submeter-se a exame vestibular na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.Cursou a faculdade frequentando a enfermaria de Miguel Couto.

Especializou-se em obstetrícia, como interno por 2 anos após concurso no serviço de Fernando Magalhães e Otávio Rodrigues de Lima.

Formou em 1925, depois da defesa da tese “ TRANSFUSÃO DE SANGUE NO RECÉM NASCIDO”, recebendo o título de “ DR EM MEDICINA”.

Iniciou sua função de médico em Cachoeira de Minas, onde permaneceu por 1 ano (1926).

A sua inseparável maleta, seu carimbo, óculos e o também inseparável canivete

Transferiu se para Santa Rita do Sapucaí em 1927, onde casou-se com Maria Andrade Moreira em 19 de janeiro de 1.927.

Desta união, Dr Edmundo teve 5 filhos: Eurídice Maria, Edmundo, Eluiz Carlos, Levy e Marilisa.

A filha Eurídice e a neta Cynthia

Dr Edmundo com seu bisneto Rodrigo

Iniciou sua frequência no antigo Hospital Antônio Moreira da Costa em fevereiro do mesmo ano.

Três anos após, o Hospital fechou as suas portas em estado de verdadeira falência.

Designado interventor pelo então prefeito, lutou com seus colegas, fazendo quermesses e festas, também com empenho, conseguiu verba federal até reabrir as portas da instituição, reequipando a casa e criando a enfermaria para mulheres que era inexistente, quitando todas as dívidas.

Com um grupo de colegas do qual o provedor era José Palma Rennó, constituiu uma comissão construtora para fazer uma nova sede para o hospital, do qual fez parte ativa, levantando capital, com duas festas de Santa Rita, do qual foi festeiro, cedido ao Cônego Augusto José de Carvalho (padre Carvalhinho).

Fez intensa campanha pelo “Jornal Correio do Sul” e acompanhou a comissão levantando mais capital, participou da confecção da planta da casa e orientou na compra de equipamentos para o “novo hospital”.

E, também, pelo Jornal Correio do Sul, onde foi colunista por vários anos, fez campanhas em prol do desenvolvimento da cidade.

Indicou as Irmãs de Providência para a direção religiosa e enfermagem do hospital.

Criou um substituto para o fórceps (Laço Obstétrico), realizando 32 intervenções com pleno êxito.

Atuou como obstetra, auxiliar de cirurgia e clínico geral por todo o espaço de 63 anos.

Atuou por vários anos como clínico geral e obstetra no Sindicato Rural, onde montou uma pequena farmácia com amostras.

Foi médico de higiene da prefeitura por muitos anos e seus vencimentos eram creditados a Caixa Escolar da Escola Normal.

Foi nomeado professor do curso de formação de professoras, dos cursos de história, filosofia da educação e sociologia educacional da Escola Normal de Santa Rita do Sapucaí, por 25 anos, onde foi vice diretor e diretor (por 2 anos).

Manteve o curso de segundo grau de formação de professor fornecendo material aos alunos.

Fez parte da comissão construtora do Club Santarritense e como tal promoveu festas para levantamento de capital necessário para a sua construção.

Atuou no campo político pelo partido PSD e foi candidato a deputado estadual, do qual não obteve êxito.

Na década de 70, após ficar viúvo, casou-se com Stella Paiva.Da segunda núpcias, Dr Edmundo teve mais 3 filhos, sendo eles Stella, Luiz Edmundo e Lucas.

Foi vereador por 2 legislaturas.

Foi membro da Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí, auxiliando na campanha para a criação do INATEL.

Foi homenageado pela Associação de Medicina de Minas Gerais no seu jubileu de ouro, em 1975.

Foi também homenageado pela sociedade local e recebeu o título “de cidadão santarritense”, conferido pela prefeitura.

Foi membro da Academia Santarritense de Letras.

Parte desta biografia aqui narrada, foi por ele mesmo escrita, confiram:

A maternidade do Hospital Antônio Moreira da Costa, leva o seu nome.HOMENAGEM DA ACADEMIA DE LETRAS

” Não tive o privilégio de ser aluna do Dr. Edmundo pois era bem pequena, mas, sua presença era notada na antiga e querida Escola Normal Oficial, como grande professor que era. Suas palestras encantavam e ele brincava com as palavras, comentando com o auditório sobre assuntos diversos.
Na vida pessoal  formou uma bela família e também era médico. Médico naquele tempo era sinônimo de CARINHO, ABNEGAÇÃO, ATENDIMENTO CERTO NAS HORAS PRECISAS. Assim era Dr Edmundo: um homem que se dividia em vários para cumprir suas tarefas diárias e sempre com muito bom desempenho e amor ao próximo.
Elegante e fino, no vestir e falar, era um verdadeiro gentleman. Simpatia personificada. Entrava pela alameda de àrvores da escola e dificilmente ficava sem algumas alunas que iam cumprimentá-lo, perguntar alguma coisa, enfim, estar com ele. Foi muito amigo de meu pai, cuja idade era mais ou menos a mesma e falavam sobre música, já que meu pai era Maestro.
Depois que sai de Santa Rita, ficou viuvo e veio a formar uma nova família, que, infelizmente não conheço.
Dr Edmundo era uma pessoa extremamente cativante e por esta razão, sinto-me envaidecida em poder escrever alguma coisa sobre ele na homenagem de seus 110 anos de nascimento. Que bom se a vida fosse mais longa!!!”

Jandyra Adami Neves de Carvalho – Academia de Letras Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucai- Relações Públicas.

Dr Edmundo foi homenageado também com uma rua no Bairro Jairo Grillo que leva o seu nome:

Vídeos com familiares:

Dr Edmundo, faleceu em 27 de agosto de 1998, aos 97 anos.

VEJAM A GALERIA DE FOTOS:

Este era o prédio da Santa Casa de Santa Rita do Sapucaí, onde viveu a Irmã Rita, hoje sepultada em uma bela capelinha no alto do cemitério municipal, onde muitas pessoas vão agradecer por graças recebidas através de sua intercessão.

No local onde era a Santa Casa, hoje é o Colégio Tecnológio Delfim Moreira, conhecido por CP1.

Conheça o Hospital Maria Thereza Rennó em Santa Rita do Sapucaí, veja as fotos:

Tiro de Guerra - 1.960

AUTORIDADES: Augusto, Nelson Azevedo, Padre José, Antonio Capistrano, Capitão Paulo, Benedito Capistrano, Zito Teles e Sargento Ari.

SOLDADOS: José Benedito, Mario Domingos, Izanor Chiarini, Fernando Cruz, Elcio Venancio, Ramon Simões,Benedito Cunha, Helio de Oliveira, Joaquim Teodoro, Edson Vieira, Oswado Dias, Miron Cleto, Janareli do Totonho, Jesus Schuwart, Renato Barroso, Lázaro Moreira, J.Winicius, José Rodrigues, Joel Dias, Antonio de Cássia, Walter Foca, Walbergue, Fausto Dionizio, Isaias Isaque, Nelo Pivoto, José Chaves, Benedito Tibães, Pamphiro, Joaquim Ananias, Laerte Marzagão, Antonio Tavares, Célio Patta, Zezé Carneiro, Mario Balestra, Roberto Mesquita, Wanderley Campos, José Mendes, Elmo Crica, Roberto, Caetano,Eduardo,Sebastião Teodoro, José Vitor, Milton, Oscar Belo e Carmo. A moça é irmã do Janareli do Totonho.

Olá Cidadã Indignada ou seria um cidadão disfarçado de cidadã?

Primeiramente sua carta deixou claro que votou na atual administração, sendo assim de cara já é coautora de tudo de ruim que essa gestão tem trazido a nossa cidade. Se realmente estivesse indignada com a situação atual de nossa cidade, demonstraria isso citando as mazelas que o atual prefeito vem fazendo com nossa cidade, do que remexer em coisas do passado.

Para mim sua carta nada mais passa do que uma tentativa desesperadora de quem está prestes a ser desmascarado do que de uma cidadã indignada!!

Você afirmou que:

“Acreditei que o prefeito empresário iria aprender ter ginga política e deixar de lado seu jeito prepotente, mas não, embora tenha seus méritos por não ter comido nas mãos dos vereadores sanguessugas, foi um fiasco”

 Porém você está equivocada, ou tentando desesperadamente jogar a população contra os vereadores, pois quem NÃO COMEU na mão do prefeito foram os vereadores e não o contrário como você afirmou.

Você disse:

“ Os vereadores conseguiram me decepcionar oito vezes mais que o prefeito.”

Você citou a Câmara de Santa Rita do Sapucaí, como se tivesse apenas 8 vereadores, porém são 9, MAS como um deles é defensor fervoroso do atual prefeito você disse 8 vezes, mais uma vez tentando lubridiar nosso povo.

 Você disse:

“E o pior é que os vereadores marionetes por não terem números mais atrativos para a platéia (nós eleitores) aceitam fazer o patético espetáculo.”

O que você queria que os vereadores fizessem, diante da denúncia do lixão, com fotos e vídeos, que comprovavam a denúncia, se omitissem? Ou que defendessem VOCÊ ou o Prefeito? Os vereadores estão fazendo o trabalho deles que é fiscalizar as ações ou as OMISSÕES do executivo.

 Você disse:

“Senhores vereadores, integrantes do circo também denominado de Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, alguém aí nesse picadeiro já parou para pensar como esse cidadão chamado Raimundo Norberto sobrevive?”

Querida, o que está sobre investigação é o prefeito municipal diante da situação do lixão e não o denunciante. Se você tem provas do que está dizendo, por que não faz como Raimundo Norberto, denuncie e mostre a sua cara, por que se esconder?

 E por que esse rancor todo com a gestão passada?

Vereadores de Santa Rita do Sapucaí criem vergonha na cara e trabalhem com seriedade. Deixem de fazer espetáculos ridículos para este bando hienas famintas do Ronaldo Carvalho…”

Eu, Giácomo Costanti particularmente prefiro ser uma hiena faminta, do que um burro na atual gestão. Se para você o trabalho dos vereadores é espetáculo, sinceramente você não sabe nada de democracia e muito menos do que é ser um vereador. E por que essa fúria ao falar da gestão de Ronaldo Carvalho? Se você tem provas do mensalão, apresente-as, pois caso contrário será ao juiz que você terá que fazer, com essa sua frase, mais uma vez nos demonstra o seu desespero e ânsia em mudar o foco das denúncias contra o seu prefeito.

Mais uma afirmação sua:

 “…que ainda tem o respaldo online do bobo da corte Giacomo Constantine do Vale Independente, que independentemente de quem esteja no poder ele quer é aparecer para se candidatar na próxima.”

Primeiro tenho certeza absoluta que você sabe que meu sobrenome é Costanti e NÃO Constantine como escreveu!! Mas uma tentativa de tentar disfarçar-se!!

Olha querida, prefiro ser BOBO da Corte do que ser um dos ESCRAVO da atual gestão.

Te afirmo hoje (15 abril), não sou e nem penso ser candidato a nada, portanto não quero me aparecer, apenas venho mostrando a todos as VERDADES que ninguém quer mostrar, porque as MENTIRAS “eles” pagam com nosso dinheiro pra sair em jornais e TVs por ai…

Para completar:

“Giacomo, te dou a maior força, quem sabe você conseguirá uns 50 votos na próxima eleição”

Se eu fosse candidato minha querida, pode ter certeza que pelo menos DEZ vezes mais que esses seus 50tinhas votos eu teria, pois muitos me conhecem e sabem que não temo a nada e mostro a minha cara, JÁ VOCÊ SE ESCONDE ATRÁS DE UMA MULHER!

E para finalizar tenho certeza que se você for mesmo uma mulher, certamente não é uma SANTARRITENSE, pois as mulheres santarritenses a exemplo de Sinhá Moreira, são destemidas, guerreiras e não se esconderiam no anonimato.

Um abraço

Giácomo Costanti

 

FOTOS CEDIDAS POR CARLOS JOSÉ RIBEIRO – CHEFE CARLINHOS DENTISTA

Só na parte da tarde que máquinas e funcionários começaram a chegar no LIXÃO MUNICIPAL.

O presídio de Santa Rita do Sapucaí, vem passando por grandes mudanças desde que a SUAPI, assumiu a administração do local.

 

Nova fachada do Presídio

 

 

Os detentos trabalham, através de um convênio entre o Estado e Empresas, e recebem 1/4 de salário mínimo por mês.

 

Estes detentos fazem equipamentos de segurança do trabalho

 

As detentas trabalham em um mini galpão, construído pelos detentos em parceria com empresas. As detentas fazem lacres para garafões de água mineral.

Tampas produzidas pelas detentas

 

Os detentos estão trabalhando na construção de mais salas para que novos convênios possam ser realizados. Empresas entram com os materiais de construção e os detentos com a mão de obra.

 

Acampamento no antigo Sítio do Prof Ely Kallás

Desfile de 7 de Setembro

Na foto acima tem eu desfilando…saudades desse tempo!!

Visita oficial do Grupo de Escoteiros da ASA ao saudoso Dom José d”Angelo Neto, Arcebispo de Pouso Alegre.

Altar de Nossa Senhora no acampamento

Jesus, Fred Cunha, José Luis, Públio Telles, e Mauro Cunha ( Maurinho )

Missa no acampamento escoteiros da ASA,Pe.Texeira da ETE.

Mais fotos do LIXÃO de Santa Rita do Sapucaí. A prefeitura teima em chamá-lo de aterro controlado, mas isso é CONTROLADO??

VEJAM A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI

Vejam as fotos da festa de aniversário surpresa ao nosso amigo Alcenor (Pesqueiro To Atoa).

Foto 01

Foto 02 - Acampamento na Fazenda do Osvaldo (Presunto) Paiva

Foto 03 - Maurinho Cunha e Alexandre Guerzoni


Foto 04

FOTOS: Chefe Carlinhos DENTISTA José Ribeiro

Ainda dá tempo de você votar na enquete sobre o Carnaval 2.011 da Rádio Difusora AM 1550, clique aqui e vote!!!

Em Santa Rita do Sapucaí, a apuração estava marcada para às 15h00 na programação oficial da Prefeitura Municipal, PORÉM, como prova da desorganização e desrespeito para com a população lá presente, só teve início por volta das 16h00, sobre um chuva fina que não caiu às 15th00!!

Após a leitura das notas chegou-se ao seguinte resultado:

  • Escola de Samba Uniudos do Maristela – CAMPEÃ

Escola Campeão - Unidos do Maristela

  • Escola de Samba Águia Dourada – 2º LUGAR

  • Escola de Samba Unidos da Nova Cidade – 3º LUGAR

Os nossos sinceros parabéns a todas as escolas de samba de nossa cidade, que apesar de toda DESORGANIZAÇÃO por parte da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, fizeram bonito e alegram o nosso sofrido povo de Santa Rita.

Para ver a matéria – Clique Aqui

Clique Aqui para ver a matéria