Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

VISITA DO COORDENADOR DA COOPERAÇÃO BRASIL E JAPÃO


KATSUHITO HAGA, Coordenador de Cooperação Técnica do Japão no Brasil, em visita ao Instituto da Mulher D. Lindú com o objetivo de fortalecer a parceria entre o Estado do Amazonas e o Japão.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Governo e TJAM implantam cartório no Instituto da Mulher

10 de Março de 2011

 

O Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade referência do Estado no atendimento integral e humanizado do público feminino, agora conta com um Cartório de Registro Civil em suas instalações, inaugurado nesta quinta-feira, para emitir certidões de nascimento e de óbito. Por mês, cerca de 500 bebês nascem na maternidade do Instituto. O cartório foi implantado numa parceria entre o Tribunal de Justiça do Amazonas  e o  Governo Estadual.
            Segundo o diretor da unidade, Agnaldo Costa, o cartório vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, ampliando o conjunto de serviços oferecido pelo Instituto, que conta com 175 leitos, dos quais 111 da maternidade e 64 para urgências ginecológicas. Agnaldo Costa destacou que, aliado ao serviço de registro civil, a unidade desenvolverá o projeto Semente do Futuro. “O projeto contempla a emissão da certidão de nascimento e a doação de sementes de plantas da região para simbolizar o meio ambiente e a necessidade de crescimento saudável da criança e da preservação do planeta”, disse.
            De acordo com o presidente do TJAM, João Simões, o serviço proporciona cidadania aos bebês que nascem na maternidade do Instituto. “O Governo do Amazonas e o TJA trabalham para proporcionar cidadania desde o primeiro minuto de nascimento porque sem o registro civil não há cidadania completa”, disse.
 Qualidade - Também nesta quinta-feira, o Instituto lançou o projeto ‘Cuidando dos Cuidadores’, que visa oferecer orientação psicológica, check-up de saúde e outros serviços voltados à melhoria na qualidade de vida os funcionários da unidade.
Além da maternidade e dos serviços de ginecologia, o Instituto da Mulher Dona Lindu, inaugurado no ano passado, oferece serviços de Mastologia, de atendimento às vítimas de violência sexual, banco de leite humano e, para os bebês, teste do pezinho e da orelinha.

CURSO DE CUIDADOR DO IDOSO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RESULTADO PROCESSO SELETIVO DA SEMSA

Publicado no Diario Oficial do Municipio de Manaus o resultado do processo seletivo da Secretario de Saude do Municipio de Manaus acesse neste link http://dom.manaus.am.gov.br/pdf/2011/fevereiro/DOM%202633%2023.02.2011%20CAD1.pdf

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prefeitura capacita profissionais para atendimento a recém-nascidos

Prefeitura capacita profissionais para atendimento a recém-nascidos
A Prefeitura de Manaus dará início, na próxima terça-feira (8), ao treinamento “Atenção às Doenças Prevalentes da Infância – Neonatal”, voltado para servidores da rede municipal de saúde. Será o primeiro de quatro cursos a serem realizados neste ano, destinados a capacitar médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os profissionais receberão orientações sobre os procedimentos de assistência ao parto e ao recém-nascido.
Os cursos são promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O primeiro deles contará com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e ocorrerá de terça-feira (8) a sexta-feira (11), entre 8h e 17h, no auditório do Instituto da Mulher, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro. Nesta primeira etapa, serão disponibilizadas 60 vagas para profissionais do Distrito de Saúde Sul da Semsa. Os próximos treinamentos irão contemplar vagas para servidores que atuam nos demais Distritos, incluindo a zona rural.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, explica que a série de treinamentos dará continuidade ao programa de capacitação da Semsa voltado para prevenir e controlar doenças da infância e manter a curva decrescente de mortalidade neonatal no município. “Capacitar os profissionais generalistas sobre conceitos clínicos específicos do período neonatal, que ocorre entre o 1o e o 28o dia de vida da criança, assegura acompanhamento ambulatorial especializado, em uma etapa que exige atenção rigorosa”, enfatiza. Nos dois últimos anos, mais de 500 servidores foram capacitados na área de Saúde da Criança.
Durante o treinamento, os profissionais serão orientados para identificação precoce de doenças típicas desta faixa etária, como pneumonias, otites (inflamação no ouvido), conjuntivites (inflamação na camada exterior do olho), icterícia neonatal, entre outras. Além da prevenção e identificação dos agravos, os profissionais serão orientados sobre os procedimentos clínicos a serem adotados para o tratamento dos pacientes.
Selo Unicef – De acordo com o secretário, a capacitação de profissionais faz parte do conjunto de ações permanentes da Prefeitura, que visam alcançar melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes, nas áreas da saúde, assistência social e educação. Com foco neste objetivo, Manaus está entre os municípios do Amazonas que concorrem ao “Selo Unicef Município Aprovado”, edição 2009-2012. Manaus aderiu à competição pelo Selo Unicef que irá premiar os municípios da Amazônia Legal que alcançarem melhorias significativas nas condições de vida da população infanto-juvenil.
A coordenadora do Setor de Saúde da Criança da Semsa, Elena Marta Amaral, frisa que, na saúde, a Prefeitura vem intensificando ações em diversas frentes de trabalho – incentivo ao aleitamento materno; planejamento estratégico com vistas à prevenção de óbito materno e infantil; ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família para fortalecer o modelo na Atenção Básica; ações de educação junto a escolas e comunidades, para promoção da saúde, entre outras. Estas iniciativas podem contribuir de maneira significativa para que o município receba o “Selo Unicef Município Aprovado”, em 2012, ao final das avaliações.
Na última edição do Selo (2007-2008), voltada para o Semiárido brasileiro, 1.128 municípios desta região aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção. Do total de inscritos, naquela edição, 259 municípios receberam o selo. Na edição 2009-2012, foram incluídos na competição localidades da Amazônia Legal. Atualmente, mais de 1,8 mil municípios do Semiárido e da região amazônica concorrem ao Selo Unicef.
Destaque – A Prefeitura de Manaus recebeu, em 2009, o Prêmio Bíbi Vogel, um reconhecimento do Ministério da Saúde (MS) às ações de estímulo ao aleitamento materno, na rede pública. Em 2010, a Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz foi credenciada como Hospital Amigo da Criança, pelo MS, Organização Mundial da Saúde e Unicef.
Reportagem – Adyam Litaiff.