"A reflexão da ação deverá ser o princípio básico do educador.
Visto que se aprende constantemente é necessário refletir as práticas docentes diariamente para alcançar não a perfeição, mas sim, o melhor de sí mesmo.
A falta da reflexão causa o absolutismo estático da ignorância." (Andréia)

sábado, 29 de maio de 2010

Plataforma CEDERJ, um mostro de sete cabeças??



Plataforma - É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura. (Wikipédia)

Integração e facilidade até que ponto??
Não há como negar a boa vontade e a capacidade dos profissionais da área de informática na montagem de uma plataforma. Mas, a realidade é que do outro lado, existe um mundo de usuários que dependem do bom funcionamento desse mecanismo para interagir com as propostas de atividades exigidas pela instituição de ensino. Então, se apesar de todo esforço desses profissionais para fazer uma ferramenta que funcione.... esta não funcionar... o que acontece???
Bemmm.... Eu estudo em uma modalidade de ensino a distância e sou dependente, também, de uma plataforma de ensino (a Plataforma CEDERJ) e esta, muitas vezes emperra nos momentos mais críticos a ponto de tornar um dia normal em um dia trágico. 

Pesquisa com alunos do CEDERJ sobre suas experiências com o uso da plataforma.

Através dela tenho obtido várias informações de que não tinha conhecimento, aumentando cada vez mais a minha curiosidade para tentar entender essa teia de disciplinas e a sua finalidade. Às vezes há vários imprevistos, como agora, estou tentando acessar e não entra, faltam algumas notas, documentos não são postados, as respostas das dúvidas são demoradas, não há os gabaritos das aps disponíveis nem das ads e assim, vai. Mais no todo tirando estes contratempos é boa.” (Keila Silva Mota C. Nogueira - 3º período de pedagogia, Saquarema,RJ)

Na realidade acho a plataforma CEDERJ meio complicada às vezes. Quer dizer de difícil acesso. Na maioria das vezes consigo acessar, mas por várias vezes já tentei, tentei e não consegui. Fica fora do ar. Algumas coisas não funcionam... “ (Denise dos Santos Campello – 3º. Período de pedagogia, Miguel Pereira, RJ)


“A plataforma tem me atendido dentro do possível, principalmente quando não estamos sob pressão. Ao utilizarmos no dia a dia costuma funcionar, mas nas atividades obrigatórias é um desespero, pois, aumenta o número de acesso e fica impraticável, o que prejudica quem tenta cumprir todas as atividades e é desqualificado por falta de participação. O que mais irrita é estar assistindo a tudo e não conseguir fazer nada.” (Alexandre Teixeira Rezende – 3º. Período de pedagogia, Miguel Pereira, RJ)



Bem, com relação às minhas experiências com a Plataforma, estou assumindo uma postura diferente da que vinha tendo até o semestre passado. Ela me irritava porque demorava muito, achava muito confusa, muito feia (esteticamente desagradável), o que só me dava vontade de reclamar. E reclamei algumas vezes, e na maioria das vezes não obtive resposta. Era material que eu não encontrava, tutor online que não respondia às questões e por aí afora.
Esse ano mudei, e acho que a Plataforma também!... Não está nenhuma maravilha, mas já me adaptei. Não espero muito dela, faço o que posso para tirar o melhor da Plataforma. Já não fico tão nervosa por não encontrar algo, eu simplesmente vou futucando em tudo, todas as hipóteses lógicas e ilógicas. Além disso, estou aproveitando as oportunidades de me colocar nas discussões de todos os fóruns, mais de uma vez, inclusive dialogando com colegas do nosso e de outros pólos. Pelo simples fato de acreditar que é não só um direito, mas um ganho para a minha formação. Também já deixei vários comentários, pedidos e sugestões nas salas de tutoria.
Ainda não acho a Plataforma perfeita, acho que o "voltar" é sempre uma perda de tempo, pois muitas vezes volta para a página principal sem necessidade, e inúmeras vezes ela obriga a uma nova digitação da senha, etc.
Concluindo, acho, então, que acessar a plataforma tem sido uma experiência construtiva na minha vida, pois estou adaptada a essa ferramenta, reconheço seus limites e os meus, e ainda assim, tenho tirado bastante proveito dela, e isso tem me ajudado muito nos meus estudos e relacionamento com os tutores. “ (Maria Francisca de Mendonça Costa – 3º. Período de pedagogia – Miguel Pereira)

(Prof. RONALDO D AVILA ROENICK – Tutor presencial Informática na educação2 – Miguel Pereira)
“A plataforma é resultado de um esforço significativo de desenvolvimento, fruto de uma opção por não utilizar uma solução pronta - como, por exemplo, o Moodle.
Eu acho que algumas definições e decisões foram equivocadas e tornaram o uso menos intuitivo e simples - por exemplo, a anexação de um arquivo a um e-mail - e um tanto inflexível.
Percebo, também, alguns problemas de indisponibilidade e de lentidão.
Eu prefiriria usar o Moodle, mas acho que atende as necessidades mais básicas. “

Somos, todos nós, cobaias de um GRANDE experimento?

É fato que, a modalidade de EaD vem se aperfeiçoando a cada dia e a implantação da internet, por meio do uso da plataforma, como ponto de interação aluno-instituição, aluno-aluno e aluno-professor vêm, aos poucos, tomando o rumo certo da funcionalidade, ou seja, algo possível de execução.
O que podemos fazer para ajudar é perder o medo e realmente (como diz nossa amiga Maria Francisca) “futucar” bastante, e quando não conseguirmos o retorno desejado fazer a reclamação à coordenação, para que os erros sejam corrigidos. Assim, estaremos dando nossa contribuição para que a plataforma se torne, cada vez mais, um ambiente realmente agradável de uso.
Um grande abraço a todos.
Andréia.

Seguidores

Quem sou eu

Miguel Pereira, RJ, Brazil
Estudante de pedagogia - 3o.Periodo - CEDERJ - UNIRIO